A Euribor está negativa, mas a minha prestação está sempre na mesma…
Estou sempre a ouvir isto. Por isso decidi fazer uma reportagem a explicar o que é a Euribor e como é que ela afeta (ou não) a sua prestação do crédito à habitação.
É que – talvez não se aperceba – mas quase de certeza que nunca esteva a pagar tão pouco de prestação ao banco. Claro que por nós o valor ideal era zero, mas como sabe isso não é possível, nem seria desejável. Afinal de contas, se não fosse o banco (seja ele qual for) não teria uma casa “sua”.
A principal razão das prestações estarem em mínimos históricos é a Euribor estar negativa. Na reportagem desta semana do Contas-poupança (tem o link no fim deste artigo) explico-lhe porque é que parece que a sua prestação não mexe, e o que deve fazer agora para não ser apanhado de surpresa quando a Euribor voltar ao normal.
O que é a Euribor?
A Euribor – dito de forma muito simples – é o preço a que os bancos compram dinheiro uns aos outros para lhe emprestar a si. A sua prestação é composta pela soma de duas parcelas: a Euribor (a 3, 6 ou 12 meses) + o spread (o lucro do banco).


Então porque é que a minha prestação não desce?

Euribor negativa até quando?

Quem compra agora é burrinho, porque o mercado vai cair dentro de 12 18 meses max.
Nao tenham pressa em se endividar …
O meu nome é carlos Queiroz e vi a vossa peça e como consumidor de crédito habitação que sou, fui consultar o meu, então tenho uma euribor a 3 meses com um spread de 0,35% e a taxa da euribor que neste momento consta nos detalhes da minha prestação é de -0,444%, posso concluir que o banco neste momento teria que me pagar algo, certo?
Olá. Certo. No meu caso o banco amortiza 20 euros por mês a mais do que devia do “bolso” dele.
Boa tarde.
Caro Pedro, e para o caso de quem compra casa agora!?
Tendo em consta isto:
Uma forma de se prevenir é colocar já hoje de lado o que está a poupar por causa da Euribor negativa. Veja quanto pagava de prestação em 2014 e quanto está a pagar agora e coloque todos os meses esses valor de lado e ponha-o a render para amortizar o seu crédito à habitação quando a Euribor voltar a subir. Não seja apanhado de surpresa. Os especialistas estão a avisar com vários anos de antecedência.
Nesse caso escolha a melhor TAEG inicial, e tente amortizar pelo menos 2 mil euros por ano nos primeiros 5 anos. Essa estratégia vai baixar as suas prestações para o resto do contrato.