Prestação do crédito à habitação desce em Janeiro na Euribor a 3 e 6 meses

Escrito por Pedro Andersson

05.01.22

}
2 min de leitura

Publicidade

Prestação do crédito à habitação desce em Janeiro 

A prestação paga ao banco pelo crédito à habitação desce ligeiramente este mês de janeiro nos contratos indexados à Euribor a 6 meses e a 3 meses, face às últimas revisões, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Um cliente com um empréstimo no valor de 150 mil euros a 30 anos, indexado à Euribor a 6 meses e com um ‘spread’ (margem de lucro do banco) de 1%, passou a pagar a partir deste mês 445,83 euros, o que se traduz em menos 1,97 euros face à última revisão (julho).

Já no caso de um empréstimo nas mesmas condições (valor e prazo de amortização), mas indexado à Euribor a 3 meses, o cliente passou a pagar 443,41 euros, menos 2,42 euros do que pagava desde outubro.

Estes valores foram calculados tendo em conta as médias da Euribor no mês de dezembro, tendo sido a seis meses de -0,545% e a três meses de -0,5682%.

As taxas Euribor são o principal indexante em Portugal nos contratos bancários que financiam a compra de casa. A Euribor a seis meses é a mais usada, seguida da taxa a três meses.

As taxas Euribor entraram em terreno negativo em 2015 e significam uma poupança significativa para todos os que têm taxa variável, seja qual for o prazo. Alerto sempre que esta “benesse” não vai durar para sempre. 

Aliás, o aumento preocupante da inflação pode vir baralhar as contas que apontavam para um regresso a terreno positivo da Euribor só em 2025. Pode ser antes. 

Aconselho todos a colocarem o dinheiro que estão a poupar de parte (no meu caso são cerca de 50 euros por mês) e a pô-lo a render para fazer face aos aumentos da prestação quando eles surgirem. Não me digam que isso é impossível, porque se não fosse a Euribor estar negativa que remédio tínhamos nós senão pagar. É dinheiro que está a ficar no nosso bolso todos os meses DESDE 2015 que não era suposto estar nas nossas contas bancárias. Em situações normais esse seria o lucro do banco. Não se iludam!

Se clicarem aqui neste link podem ver o valor médio mensal da Euribor nas 3 taxas, que recolho todos os meses para que possa ir acompanhando a sua situação.

Explico neste artigo como pode fazer as contas para saber se a sua prestação vai subir ou descer nas próximas mensalidades, com base no comportamento da Euribor.

Leia mais:
Como a Euribor afeta a minha prestação do Crédito à habitação?

(VÍDEO) EURIBOR | Porque é que a Euribor está negativa mas a minha prestação não desce

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

IVA ZERO | A lista dos produtos básicos – Quanto vão (realmente) descer?

Os 44 alimentos que vão passar a ter IVA zero Com certeza já viu e ouviu a lista dos 44 alimentos essenciais que vão passar a ter IVA Zero em vez de 6%, como atualmente. Está em todo o lado e parece que ninguém fala de outra coisa. Também a vou colocar aqui para...

VÍDEO | Já pensou em fazer um Workshop gratuito de finanças pessoais?

Aprenda finanças pessoais gratuitamente Portugal está na cauda da Europa em termos de literacia financeira. Um inquérito recente mostrou que os portugueses não só ganham pouco, como não sabem como lidar com o dinheiro que têm e que costumam assinar de cruz os papéis...

PODCAST | #159 – Ainda tem medo dos Certificados de Aforro?

Juros dos Certificados de Aforro no máximo possível Os Certificados de Aforro atingiram este mês os juros máximos previstos por lei. É uma rentabilidade absolutamente extraordinária para um produto con capital garantido: 3,5% no primeiro ano e 4% a partir do segundo...

ÚLTIMA HORA | Governo dá apoio de 30 euros por mês a famílias mais pobres

Governo dá apoio de 30 euros a famílias mais pobres e mais 15 euros por filho O Governo anunciou hoje um novo apoio mensal de 30 euros às famílias mais pobres para compensar a subida do custo de vida. O pagamento deste apoio será automático e feito de forma...

COMBUSTÍVEIS | Preços na próxima semana (27 de março a 2 de abril)

Preços dos combustíveis na semana que vem A informação dos preços dos combustíveis é baseada nos cálculos que têm em conta a cotação nos mercados internacionais e outros fatores que são considerados na formação do preço dos combustíveis em Portugal. São dados que...

EURIBOR | Euribor 3 meses sobe para novo máximo e supera 3%

Euribor 3 meses sobe para novo máximo e supera 3% Na última semana a Euribor recuou um pouco por causa da crise em vários bancos, nos EUA e na Suíça, mas pelos vistos está a retomar as subidas. Seja como for, continuam super altas. Hoje, a taxa Euribor subiu a três, a...

PODCAST | #158 – Como vão funcionar os Apoios extraordinários à Habitação em 2023?

Como vão funcionar os dois Apoios extraordinários à Habitação em 2023 (rendas e crédito à habitação)? O Governo acaba de aprovar duas medidas importantes para ajudar as pessoas que estão a pagar rendas de casa muito altas (como inquilinos) e as famílias que viram a...

COMBUSTÍVEIS | Preços na próxima semana (20 a 26 de março)

Preços dos combustíveis na semana que vem A informação dos preços dos combustíveis é baseada nos cálculos que têm em conta a cotação nos mercados internacionais e outros fatores que são considerados na formação do preço dos combustíveis em Portugal. São dados que...

ELETRICIDADE | Preço da eletricidade no mercado regulado desce 3% em Abril

Fatura da luz desce em média 3% para clientes do mercado regulado a partir de Abril - ERSE O preço da luz no mercado regulado vai descer cerca de 3% a partir de 1 de Abril. O valor do kWh vai descer para 0,1567 € e a potência contratada de 3.45 kVA para 0,1688 €. A...

IRS 2022 | Página COMPLETA das deduções ao seu IRS já está online para consulta

ÚLTIMA HORA | Já está online! Agora sim, já pode verificar se está TUDO bem. Como avisei em vários artigos ao longo dos últimos meses, todas as faturas que faltavam no e-fatura iriam (se estiver tudo bem) surgir numa página que só iria aparecer em Março. Pois bem,...

Publicidade

Publicidade

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. Rui Manuel Borges Casaca

    Olá, boa tarde e bom ano!
    Já sigo o à algum tempo e embora eu perceba o alerta que faz sobre a Euribor poder subir antecipadamente, o que é certo é que encontro-me numa fase da minha vida (com 33 anos e com uma família e uma descendente), em que queríamos comprar a nossa primeira casa.
    Acontece que parece que andamos sempre na última carruagem e que estamos sempre na pior altura de sempre para fazer o que toda a gente de uma forma geral faz, neste caso compra de habitação.
    Podíamos tê-lo feito antes, mas não tínhamos a capacidade financeira que temos agora graças a todos estes anos de poupança.
    Contudo fico sempre hesitante se ainda assim, com todos estes alertas e condições piores e a descida do prazo máximo para pagar os créditos de habitação (de 40 anos para 30 anos), devemos seguir em frente com as melhores condições que conseguirmos arranjar, ou se aguentamos mais um pouco até a inflação subir, a Euribor subir, etc e depois vermos o que acontece e decidir nessa altura avançar com um crédito habitação.
    Não sei mesmo, e farto-me de pesquisar, se nesta altura é uma boa altura para comprar casa ou se é melhor aguardar.
    Um muito obrigado por tudo o seu trabalho!

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. A sua questão é muito interessante. Se me permite uma observação genérica um bom negócio é sobre um bom negócio em qualquer altura. Não espere por alturas especiais. Esteja sempre com o radar ligado. Se encontrar um bom negócio é avançar. Não compre é à pressa por medo de perder o “momento ideal”.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.