Taxas Euribor continuam muito negativas
São boas notícias para quem tem crédito à habitação associado às taxas Euribor. Todas as 3 taxas (3, 6 e 12 meses) continuam a rondar os -0,50% (sim, negativos). O que é que isso significa?
Significa que o seu banco lhe está a “pagar” (ou a descontar no que lhes devia estar a pagar) 5 euros por ano por cada 1.000 euros que lhe emprestou. É mais do que o que lhe estão a pagar a si pelos seus depósitos a prazo, se os tiver. Ora, isto é terrível para os bancos. É por isso que estão a aumentar sem parar as comissões.
Mas é o que é e deve aproveitar esta situação para pôr esse dinheiro de parte, se conseguir. Lá mais para a frente vai ter toda a vantagem em amortizar antecipadamente o que puder, quando a Euribor voltar a terreno positivo. A ideia é pagar a sua casa ao banco alguns anos mais cedo do que o que diz o seu contrato. Essa é a situação ideal.
As taxas Euribor todos os meses no blogue Contas-poupança
Serve este artigo para lhe dizer que a partir de agora vai ter esta indicação todos os meses aqui no blogue. Tem disponível os valores da média mensal de todos os prazos aqui neste link ou na categoria na página inicial do blogue Contas-poupança (foto acima).
É uma forma rápida e prática de saber com o que deve contar se estiver a pensar contrair um crédito à habitação ou para saber se os valores estão a subir ou se estão a continuar a descer para ir fazendo as suas opções. Não tem de estar à espera que eu escreva um artigo sobre o assunto. Sempre que quiser saber como estão as coisas, basta vir aqui ao blogue e ver. Espero que seja útil.
As taxas Euribor esta semana
As taxas Euribor voltaram a descer na semana passada a três, a seis e a 12 meses.
A taxa Euribor a 6 meses, a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação, baixou para -0,521%, contra o atual mínimo de -0,534%, verificado em 28 de janeiro.
No mesmo sentido, a 3 meses, a Euribor recuou ao ser fixada em -0,548%, menos 0,003 pontos, contra o atual mínimo de sempre, de -0,556%, verificado em 06 de janeiro.
No prazo de 12 meses, a taxa Euribor também caiu, ao ser fixada em -0,489%, menos 0,001 pontos, contra o atual mínimo, de -0,515%, verificado em 02 de fevereiro.
As taxas Euribor estão negativas desde 2015 e são fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de 57 bancos da zona euro está disposto a emprestar dinheiro entre si no mercado interbancário.
Neste gráfico, retirado do site https://www.euribor-rates.eu/pt/taxas-euribor-actuais/, pode ver a evolução da Euribor desde 2000. Olhar uns instantes para esta evolução permite-lhe avaliar a importância da “benesse” que estamos a ter e ao mesmo tempo fica a saber o que pode voltar a acontecer no futuro. Seja prudente na hora de contratar e aproveite para renegociar com o seu banco se tiver um spread superior a 1,2%. Pode poupar dezenas de milhares de euros.
(VÍDEO) EURIBOR | Porque é que a Euribor está negativa mas a minha prestação não desce
EURIBOR – Aprenda a saber quando vai aumentar ou baixar a sua prestação
0 comentários