
Por onde começo a poupar?
No Grupo de Facebook “Contas-poupança – As suas dúvidas” (pode visitá-lo AQUI) uma espetadora perguntou por um simulador para fazer o seu orçamento mensal. Pode (e deve) pedir para aderir ao grupo. Pode tirar qualquer dúvida que tenha com imensas pessoas que partilham a sua experiência e conhecimentos. Já são quase 70 mil pessoas que se ajudam gratuitamente umas às outras. Uma raridade que deve aproveitar (digo eu).
Várias pessoas responderam na altura que tinham alguns ficheiros Excel que tinham feito e que para elas funcionava. Logo, muitos começaram a pedir por mensagem privada que enviassem o ficheiro.
Como percebi que pode ser interessante para muitos outros, sugeri que me enviassem os ficheiros para partilhar com todos. Volto a partilhar este artigo, porque faço referência a ele no livro "Começa Já".
Escolha o seu orçamento
Começo com o da espetadora Isabel Santos, que partilhou connosco o ficheiro Excel dela que é super completo, com várias fontes de receitas extra e despesas muito específicas (por exemplo, para quem tem animais de estimação). Na minha opinião, é o mais simples e eficaz dos que tenho recebido e é o que habitualmente uso quando tento ajudar alguém a analisar as suas finanças pessoais. Teste este primeiro. Caso não se sinta confortável com ele, use qualquer um dos outros que tem nesta lista.
A Eduarda Ferreira teve também a amabilidade de enviar o Excel que ela própria criou para gerir o orçamento familiar.
“Tenho 45 anos, trabalho desde os 13 anos e creio que faço este mapa em Excel desde que tive o meu primeiro computador. Antes, fazia em cadernos e era bem menos elaborado. No momento em Excel tenho registos que remontam a 1998 creio.
Fui melhorando ao longo dos anos e cheguei a este que com certeza irá evoluir ainda. É simples e eficaz. É curioso ir atrás aos anos anteriores e ver as diferenças, as médias, etc.”
Envie-nos o seu
Caso esteja a ler este artigo e tenha também um ficheiro em Excel que queira partilhar, envie o ficheiro para info@contaspoupanca.pt. E pode ser incluído nesta lista.
Não tenho qualquer responsabilidade nestes conteúdos. A ideia é partilhar informação que pode ser útil para todos. E se encontrarem erros em algum dos ficheiros, não se esqueçam que são documentos feitos por pessoas que estão a partilhá-los com a melhor das intenções para ajudar. Agradecem quaisquer sugestões (obviamente) construtivas.
Fazer e levar a sério o meu Orçamento mensal foi uma das coisas (é um passo essencial) que mudou a minha vida financeira.
Boas poupanças!