Investimentos

Tem a certeza de que sabe quanto dinheiro tem?

Sabe mesmo quanto dinheiro tem? Esta foi uma das coisas que mudou a minha vida financeira. Talvez também possa mudar a sua. Como já vos disse várias vezes, o que faz a diferença na nossa vida financeira é sabermos exatamente quanto ganhamos e quanto gastamos todos os meses. Não há grande ciência para além disso. […]

Tem a certeza de que sabe quanto dinheiro tem?

Sabe mesmo quanto dinheiro tem?

Esta foi uma das coisas que mudou a minha vida financeira. Talvez também possa mudar a sua. Como já vos disse várias vezes, o que faz a diferença na nossa vida financeira é sabermos exatamente quanto ganhamos e quanto gastamos todos os meses. Não há grande ciência para além disso.

Só podemos gerir o que conhecemos. Imagine uma empresa que nunca sabe quanto dinheiro entra e quanto sai. Quantos meses ou anos de vida lhe dá? Mesmo que se vá mantendo de portas abertas, basta haver um imprevisto qualquer para a obrigar a fazer as contas, mas já poderá ser tarde demais.

Não lhe vou falar do orçamento mensal, esteja descansado. Se segue o Contas-poupança, espero que já o faça há muitos anos. Hoje quero falar-lhe de um gráfico Excel que faço todos os meses e que mudou a minha vida financeira. É o gráfico do meu (da minha família) património financeiro.

Qual é o seu Património?

Se eu lhe perguntasse neste momento quanto dinheiro você tem, conseguia responder-me?
Não é “mais ou menos”. É arredondado aos euros. Tenho quase a certeza absoluta de que não sabe de cabeça. E mesmo recorrendo ao seu homebanking, duvido que me consiga dar rapidamente a resposta correta.

Ou seja, o que lhe estou a pedir é que saiba o total de TODAS as suas contas bancárias, poupanças, depósitos a prazo, Certificados de Aforro e do Tesouro, PPR, Fundos de investimento, ações, bitcoin, etc. Tudo o que tiver. Se só tiver duas contas, é o total dessas duas contas que eu quero que você saiba de cabeça todos os meses. Vou explicar-lhe o que faço e como o faço. Este é a minha tabela de Excel.

Todos os meses, a dia 1, vou ver o saldo de todas as minhas contas bancárias (tenham muito ou pouco) e todas as minhas poupanças/investimentos. E atualizo a tabela, como pode ver.

Ter este ficheiro atualizado todos os meses, permite-me saber duas coisas muito importantes: primeiro, se eu precisar de dinheiro numa emergência (ou para uma oportunidade de investimento) sei exatamente quanto tenho a cada momento; em segundo lugar, consigo perceber a evolução global do meu património financeiro.

Com a evolução mensal de cada investimento/poupança sei o que está a correr bem e o que está a correr mal, e tenho a noção real e exata se estou a atingir os meus objetivos dentro dos meus prazos ou não.

Por exemplo, como já vos expliquei, o meu objetivo a médio/longo prazo é juntar dinheiro para amortizar totalmente o meu crédito à habitação. Já tracei o meu plano e espero atingir esse objetivo daqui a 10 anos (em vez de 28 anos). Ao olhar para o valor total que tenho todos os meses, consigo perceber claramente se estou no caminho certo, se estou a “andar” no ritmo certo, se preciso acelerar ou se tenho de adiar o meu objetivo.

Por outro lado, consigo também facilmente fazer um gráfico com a evolução de cada um dos meus investimentos ou poupanças para ver se estou a ganhar ou a perder dinheiro com cada um deles. Com apenas um olhar de relance consigo decidir se devo tirar de um lado e pôr no outro, por exemplo, para ter um maior rendimento com as minhas poupanças.

Seja o general das suas tropas financeiras

É quase como se você fosse um General a comandar as suas tropas: olha para o terreno e cada uma das suas poupanças é um batalhão que coloca no terreno e que avança ou recua de acordo com os seus objetivos. E pode tirar de um lado e colocar no outro, se isso lhe for vantajoso. E, em alguns casos, também vai ser obrigado a decidir desistir de uma para reforçar outra.

Já me aconteceu ter de dar um investimento por perdido, recuperar o que ainda restava e reinvestir noutro que estava a render mais (neste caso estou a falar de uma ação negativa que não atava nem desatava e tinha outras que estavam mesmo a pedir para as reforçar). O que perdi nessa ação recuperei rapidamente no que investi noutra que se revelou mais rentável.

Mas só posso tomar este tipo de decisões na minha vida financeira se souber ao detalhe quanto dinheiro tenho em cada momento, em tempo real.

Deixo-lhe a minha sugestão de fazer rapidamente essa tal folha Excel e que a atualize uma vez por mês. Ter consciência da nossa realidade (seja boa, seja má), faz muita diferença.

Disponível online, livrarias e supermercados.