Os preços dos bilhetes nos serviços da Comboios de Portugal (CP) vão aumentar, em média, 2,26% no próximo ano, anunciou a empresa esta segunda-feira.
"A partir de 1 de janeiro de 2026, entram em vigor novos preços para todos os serviços CP, com um aumento médio de 2,26%", lê-se no aviso. Já os preços do Passe Ferroviário Verde e dos passes Navegante e Andante, não terão qualquer alteração.
As listas de preços dos bilhetes para os vários serviços, incluindo comboios urbanos, Alfa Pendular, Intercidades e Regional e InterRegional estão disponíveis na página da CP.
De recordar que o Passe Ferroviário Verde, no valor de 20 euros mensais, veio substituir o ferroviário nacional e permite viagens em comboios regionais, interregionais (2.ª classe), urbanos de Lisboa e Porto (fora das áreas cobertas pelos passes intermodais metropolitanos), urbanos de Coimbra e intercidades (2.ª classe, com reserva de lugar obrigatória e antecipada).
O preço do Navegante Metropolitano, válido em toda a Área Metropolitana de Lisboa, é de 40 euros mensais, enquanto o Navegante Metropolitano (válido num concelho) custa 30 euros e o Navegante +65, para idosos, custa 20 euros.
No que diz respeito ao Andante, dos transportes públicos da Área Metropolitana do Porto, na generalidade dos casos, o custo dos passes mensais é de 40 euros (passe metropolitano) ou 30 euros (municipal ou três zonas).















