Eletricidade

Como faço para ter lâmpadas grátis desde 2012 usando a garantia

Lâmpadas grátis?! Estas são as dicas que mais me entusiasmam. A vocês não sei, mas a mim dão-me a satisfação de saber que estou a usar de alguma maneira o os meus direitos enquanto consumidor. Que eu me lembre, desde 2012, comprei muito poucas lâmpadas com dinheiro do meu bolso. Quando uma lâmpada se funde, […]

Como faço para ter lâmpadas grátis desde 2012 usando a garantia

Lâmpadas grátis?!

Estas são as dicas que mais me entusiasmam. A vocês não sei, mas a mim dão-me a satisfação de saber que estou a usar de alguma maneira o os meus direitos enquanto consumidor.

Que eu me lembre, desde 2012, comprei muito poucas lâmpadas com dinheiro do meu bolso. Quando uma lâmpada se funde, e após confirmar se ainda estão no período de garantia (algumas dão 2 anos ou mais de garantia), pego na fatura e vou à loja e provo que fundiram ANTES da garantia expirar. Umas falam até em 10 anos, outras em 10.000 horas, outras em 5 ou 2 anos, etc.

No meu artigo original (esta é uma atualização) transmiti erradamente a ideia de que mudo de lâmpadas de 6 em 6 meses porque estão sempre a fundir e que por isso estou SEMPRE a substituí-las. Não corresponde à realidade. A maioria das minhas lâmpadas estão lá há anos (mais de 2) e por isso só quando fundirem avaliarei se vale a pena ou não acionar a garantia. Muito provavelmente cumpriram impecavelmente a sua função. Por isso, nada a apontar.

Ora, o que tem acontecido pela minha experiência é que algumas das minhas lâmpadas fundem-se em poucos meses ou em menos de 2 anos. Concluo, portanto, e acreditando eu que o sistema elétrico da minha casa não tem nenhum problema (porque as outras estão bem e a funcionar), que uma coisa é a publicidade às lâmpadas LED (estou sempre a falar de lâmpadas LED) e outra é o tempo que elas realmente duram. Depende das marcas e dos lotes, etc. Nunca saberei a razão. Só sei que fundiram e quanto tempo duraram.

A minha lâmpada grátis desta semana

Para quem nunca leu esta dica (é das primeiras deste blogue), sempre que compro uma lâmpada guardo a fatura e escrevo na própria lâmpada a data em que a instalei (pode ser diferente da data da fatura) e a loja em que a comprei. E pronto. Só isto! E esqueço o assunto.

Quando ela fundir, ao tirá-la, vejo a data em que a instalei, faço uma breve conta de cabeça e verifico se já passaram 2 anos ou não.

Pego na fatura e na lâmpada, vou à loja, e peço uma nova igual ou o dinheiro para comprar uma nova. Foi, mais uma vez, o caso. Foi colocada a uso a 29/1/2020. Não durou, portanto, nem 6 meses. As anteriores no mesmo local duraram muito mais tempo do que isso.

O problema

Mas ao verificar a data e ao procurar a fatura, dei-me conta de um problema: não consegui encontrar a fatura. E agora?

Lembrei-me que já uma vez o facto de pedir sempre fatura com NIF me safou de despesas desnecessárias. Quando perco uma fatura, vou buscá-la ao e-fatura das Finanças. Imprimo-a e eles encontram a original. Tem AQUI um caso muito prático: Uma vantagem inesperada por pedir fatura com NIF.

Fiz o mesmo para a lâmpada. Pesquisei no e-fatura pelo número de contribuinte da Maxmate e encontrei-a. Imprimi-a e levei-a ao apoio ao cliente da Maxmate. Preenchi um formulário e passados uns dias mandaram-me a fatura original por e-mail. Funcionou tudo muito bem e sem qualquer problema. Aliás, como deve acontecer em qualquer apoio ao cliente.

Levei-a lá e foi super simples. Recebi o dinheiro da lâmpada que fundiu: 5,49 €.

É pouco? Na moeda oficial do Contas-poupança são 11 litros de leite que não tive de comprar. Mas, na prática, para mim a lição mais importante é que poupo algum dinheiro em lâmpadas por fazer isto desde 2012.

Claro que tem de fazer a conta a quanto vai gastar na deslocação para tratar deste assunto. Pode não compensar. Só volto à loja se me compensar, naturalmente.

Tem aqui outros artigos relacionados:


5 passos simples que vão mudar a sua vida

Finalmente, um livro que ensina tudo o que a Escola, o Estado e as famílias não ensinam sobre Dinheiro. Em apenas 5 passos, tem o caminho com a estratégia mais eficaz para criar riqueza com o seu salário, e não com o salário dos outros ou com o que gostava de ter.

Link para reservar já o livro que vai mudar a sua vida financeira:

https://bit.ly/GanharDinheiro_ComoCriarRiquezaComUmSalárioNormal


Disponível online, livrarias e supermercados.