Casa

EDP Comercial baixa preço da eletricidade em 4% em 2026

A EDP Comercial vai baixar os preços da fatura de eletricidade dos clientes domésticos e dos pequenos negócios, já a partir de janeiro do próximo ano. As descidas previstas são de 4% e 5%, respetivamente.

EDP Comercial baixa preço da eletricidade em 4% em 2026

A EDP Comercial vai reduzir os preços da eletricidade já a partir de janeiro, na componente da fatura que depende da empresa. A descida será de 4% para os clientes residenciais e de 5% para os pequenos negócios, avançou ao Expresso a presidente da elétrica, Vera Pinto Pereira.

A decisão, explicou a responsável ao semanário, relaciona-se com a descida dos preços dos contratos futuros de eletricidade no mercado ibérico. No entanto, a variação final na fatura dos clientes ainda vai depender do que a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) decidir até 15 de dezembro.

De recordar que, segundo a proposta da ERSE, apresentada a 15 de outubro, no caso dos consumidores em baixa tensão, onde se incluem os domésticos, a variação das tarifas de acesso às redes implicará um acréscimo de 3%.

Já no mercado liberalizado, a variação do preço final depende das tarifas de acesso às redes e da componente de energia, adquirida por cada comercializador nos mercados grossistas, acrescida da respetiva margem de comercialização, que no caso da EDP Comercial terá a redução anunciada de 4%.

Portanto, se for confirmada a proposta do regulador para uma subida de 3% nas tarifas de acesso às redes, a combinação desse aumento com a redução anunciada pela EDP Comercial - à volta de 1,1 euros mensais -, vai traduzir-se numa descida média de 1% na fatura final. A confirmar-se esta situação, um cliente médio pagaria menos 40 cêntimos por mês na conta da eletricidade.

Disponível online, livrarias e supermercados.