Como poupei 60 € na fatura de eletricidade com um telefonema




Telefonei, poupei mais 60 €

Como sabem, partilho aqui as minhas experiências de poupança e investimento no meu dia-a-dia com a intenção de que pelo menos alguns aí desse lado possam aproveitar o meu e o exemplo de muitos outros para que possam também poupar (quase sem esforço) e assim ficarem com mais dinheiro na carteira ao fim de cada mês.
Se bem se lembram, na reportagem da semana passada do Contas-poupança (quartas-feiras, Jornal da Noite, SIC) mostrei-vos uma app chamada “Payper” em que fazem upload de pelo menos 3 faturas da luz e passados poucos minutos têm o resultado (matemático) de qual é a empresa mais barata para o seu caso específico. Pode ver ou rever a reportagem AQUI.
Se tentar neste momento não lhe garanto que já consiga porque foram tantos os acessos que os servidores deles bloquearam e espero que já tenham tudo resolvido. Normalmente diz que não conseguem reconhecer a fatura mas a sua fatura não tem nenhum problema, o sistema deles é que envia essa mensagem.

Decidi mudar

Já vos disse várias vezes que testo as reportagens antes de as fazer. Neste caso, para avaliar se a app funcionava ou não enviei as minhas faturas (dos 12 meses) e esperei pelo resultado. Sou cliente da Endesa há algum tempo e o resultado que mais me pareceu acertado foi mudar para a Goldenergy. Já fui cliente deles há uns anos, mas na altura não gostei do serviço e desisti passados alguns meses e acho que na altura mudei para a EDP Comercial, já não me lembro bem. Já corri umas 5 empresas de eletricidade. Encontro mais barato, mudo.
Não tenho medo dos problemas. Se eles surgirem (e surgem em TODAS as empresas) resolvo-os e mudo se não ficar satisfeito com o resultado.

Mudei

E assim foi. Confirmei os resultados, liguei para a Goldenergy e transferi o contrato para eles. Iria poupar mais 4 € por mês com o tarifário deles. Sempre eram mais 48 euros que ficavam no meu bolso. Na prática seria menos porque dois amáveis leitores do blogue me pediram o “código amigo” e poupamos juntos mais 2 euros por mês por aproveitarmos essa promoção. Mas isto é um aparte (eles ficaram tristes por terem perdido o desconto, mas pelo menos durante mais 6 meses mantemos esta estratégia, depois logo se vê). Serve, no entanto para mostrar que temos de levar em conta muitos pormenores para além do kWh e da potência contratada.
Por exemplo, a melhor opção para mim seria um tarifário da EDP com um “Plano amigo” também mas teria de andar à procura de alguém que fizesse o contrato também na EDP por minha sugestão e não tenho paciência para isso. São opções.
Continuando. Mudei para a Goldenergy. São eles que tratam de tudo, não é você. Portanto, como está previsto, a Goldenergy contactou a Endesa para que esta lhes passasse o contrato.
Dois dias depois, recebo um telefonema da Endesa a perguntar: “Porque é que quer sair?”. Eu respondi: “Porque me fazem mais barato noutra empresa”.
– “Nós cobrimos essa oferta”.
– “Ai sim? Então?”
– Só para não sair, damos-lhe já 60 euros de desconto durante os próximos 6 meses e mantém o tarifário que tem.”
– “OK. Aceito”.
Não tive de fazer contas de cabeça. Entre poupar 48 euros num ano ou 60 euros em 6 meses a escolha é óbvia. E daqui a 6 meses voltamos a falar. Claro que eles contam que eu me esqueça dos 6 meses e que por inércia continue com eles, mas já coloquei um alarme do telemóvel para daqui a 6 meses voltar a ver qual é a empresa que me faz mais barato. Se forem eles continuo, se não forem, mudo. E depois eles que façam contas como fizeram desta vez (para minha surpresa, devo dizer).
Acho que esta promoção dos 60 euros terminava naqueles dias, mas estão sempre a surgir outras. Só tem é de negociar e estar atento. O que interessa aqui é o princípio e não as promoções em si a cada momento.

Mexa-se

Em resumo, por ter decidido mudar e por ter feito um telefonema acabo de ficar com mais 60 euros no bolso. Se para si é pouco, recordo-lhe que são cerca de 130 litros de leite na moeda do Contas-poupança. Ou uma fatura de luz de graça, ou dois meses de gás, ou dois meses de condomínio, etc. Já percebeu a ideia.
Esta minha experiência aplica-se a qualquer empresa de eletricidade que tenha neste momento. Procure mais barato, e negoceie. Ameace sair. Se aceitarem cobrir o preço tudo bem, se não aceitarem pondere mudar MESMO. Tem assim tanto a perder? Ou a tem a ganhar? Lembre-se que é o seu dinheiro que sai da conta. Não é o deles. Eles só recebem…


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49 comentários em “Como poupei 60 € na fatura de eletricidade com um telefonema

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    joão carlos silva Reply

    Endesa para mim nunca mais , estive dois meses sem acesso a nenhuma factura ! Erros no sistema , problema de acesso , actualizações e sei lá que mais desculpas arranjaram , paguei 2 meses sem nunca ter tido acesso a qualquer factura ! Quando saí , já completamente farto da Endesa , foram telefonemas uns atrás dos outros a chatear , tive que os ameaçar com a ERSE para me largarem da mão…nunca mais !
    Actualmente Goldenergy Plano ACP BI- Horário Semanal :

    gás termo fixo : 0.0280 dia
    consumo kwh : 0.0511

    electricidade : vazio – 0.0799 fora vazio -0.1726
    potência 5.75 kva 0.2466

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    Patrícia Reply

    Boa tarde.

    Gostaria de perguntar se a Endesa (ou outra qualquer operadora) pode chegar a ser mais vantajosa que o desconto da tarifa social da EDP ou com este desconto o valor é imbatível?

    Grata a quem conseguir ajudar.

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    Pedro M. Reply

    Se você, tal como eu, faz parte do grande grupo de pessoas que já aprendeu com o Sr. Pedro Andersson peço-lhe que leia o meu comentário até ao fim.

    Há várias maneiras de poupar dinheiro, umas mais significativas que outras, mas também umas mais fáceis que outras.

    Aqui discutimos maneiras de poupar na conta da energia (luz e/ou gás), que é uma maneira bem fácil e rápida de poupar qualquer coisa num ano.

    Eu como cliente Endesa desde 2017 conheço bem os tarifários e serviços deles e até ao dia não tenho grandes reclamações a fazer, daí sugerir a adesão a várias pessoas.

    Gosto de poupar sempre que posso, e se puder poupar ajudando outros a poupar ainda mais satisfeito fico.

    Por enquanto a Endesa tem uma “vantagem” que é o Plano Amigo, por cada pessoa que aderir com o seu código de um cliente atual, ambos Angariador e Angariado recebem 1€ de desconto por mês. Não parece muito mas se conseguir alguns amigos vai fazer diferença, como faz para mim.

    Como imagino que o próprio não queira ou não possa fazê-lo. Hoje vou reiterar um apelo feito por outro utilizador do blog há uns meses: Se já aprendeu com o Sr. Pedro Andersson, na sua pesquisa de operador mais económico de energia considere aderir à Endesa com o código de amigo do mesmo 303757426 (adradecia que o próprio confirmasse esta informação visto ter sido prestada por outro internauta), seria um pequeno agradecimento da toda informação que ele providencia, a título particular e como jornalista. Eu considero o tarifário E-Luz o mais equilibrado, mas se comunicar as leituras e aderir num mês em que o seu consumo seja acima da média a tarifa aniverário pode compensar. Atenção que estará a pagar mais durante o ano para ter um mês grátis, por isso se depois quiser mudar de operador esteve a pagar mais que com o tarifário E-Luz durante os meses depois da tarifa aniversário.

    A título de exemplo para quem gastar 200kWh por mês, aderir com o código de amigo do Sr Pedro Andersson equivalia a baixar o preço do kWh em 0,5 cêntimos, já ficaria com um tarifário equiparado ao tarifário com o kWh mais barato no mercado neste momento visto que o custo da potência contratada é inferior na Endesa. E depois por cada amigo que trouxesse mais desconto teria…

    Se por acaso quando estiver a ler esta mensagem, o Sr. Andersson já tenha desistido da Endesa (visto que quase aconteceu na altura deste artigo), se lhe for vantajoso aderir à Endesa faça-o com o meu código, 301805717, que eu fico muito agradecido.

    Cumprimentos.

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      Vitor R Reply

      Muito bem Pedro M.!

      “Hoje vou reiterar um apelo feito por outro utilizador do blog há uns meses”
      Cá estou eu 😉

      “Como imagino que o próprio não queira ou não possa fazê-lo”
      Nem ele nem outros. Ele não me deixou publicar um tópico que escrevi para o grupo do facebook DELE para promover o código do plano amigo DELE. Compreendo as razões. Mas lamento. Aos seguidores que tem, ao serviço que nos presta, já deveria ter chegado o momento em que ele não tivesse que pagar mais nenhuma factura de electricidade e gás. Não só não nos custava nada como ainda poupamos com isso. Enfim.
      Devo ter sido o 1º amigo dele da Endesa porque o contactei para ser meu patrocinador (podemos patrocinar dezenas de pessoas, mas só há 1 chance para se ser patrocinado). Até hoje, já poupamos 24€ cada um. Tenho mais 7 “amigos”. O assistente da Endesa disse-me que conhecia casos de quem tenha mais de 50 amigos.

      Sim, esse é o código do Sr. Pedro Andersson: 303757426
      Se tiverem dúvidas, no momento do contrato, perguntem (pelo telefone: 800101030):
      1 – se está activo
      2 – se este código está associado ao nome dele.

      Caso nessa altura o código já não esteja activo (significa que eu “perdi um amigo” e 1€/mês), pode usar o meu, 301923787, em nome de M.M. , pois irei continuar aqui por muitos anos porque: Campanha Boas Vindas + Tarifa Aniversário + Plano Amigo = Preço Imbatível.

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    Carlos Silva Reply

    Olá a todos, para quem queira poupar e me ajudar a poupar na Endesa :código amigo! -12€/ano!
    use o meu: 307957144,
    poupamos ambos. abraço

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    João Reply

    Tem toda a razão Sr. Armando, dá 1.200, erro meu.
    Eu nem sei se me compensa amortizar mensalmente o valor da casa ou mesmo anualmente, nunca tentei saber, tenho uma taxa de spread tão baixa e um valor baixa de prestação que nem sei se compensa. O banco está a perder dinheiro com o meu crédito e até agradecia que pagasse.

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    João Reply

    Tem toda a razão Sr. Armando, dá 1.200, erro meu.
    Mas mesmo assim esse valor junto ao fim de uns 2/3 anos deve ajudar a amortizar.

    Eu nem sei se me compensa amortizar mensalmente o valor da casa ou mesmo anualmente, nunca tentei saber, tenho uma taxa de spread tão baixa e um valor baixa de prestação que nem sei se compensa. O banco está a perder dinheiro com o meu crédito e até agradecia que pagasse.

  7. Avatar
    Pedro Cerqueira Reply

    Bom dia Sr. Pedro,

    Gostava de questionar sobre uma duvida que tenho neste campo e que acredito que varias pessoas tambem o tenham que é o seguinte:
    Depois de ver a sua excelente reportagem eu como varias pessoas tenho um pacote de Luz e Gas, acontece que a duvida que tenho é se ao realizar a mudança por exemplo de EDP para endesa, tenho algum custo na mudança. Pelo que investiguei no que diz respeito à luz é transparente, relativamente ao gás será necessario fazer nova inspeçao? Isso irá acarretar custos?

    Continue o excelente trabalho que tem feito a ajudar e a educar as financas portuguesas. Tem aqui os meus sinceros Parabens

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      Pedro M. Reply

      Só é necessario uma inspeção ao sistema de gás se houver uma interrupção do serviço.

      Se tiver um serviço de luz e gás ativo, e contactar o novo operador apenas, o mesmo irá lidar com o operador atual / distribuidor de energia, para concluir a transferência do contrato sem custos.

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        Pedro Cerqueira Reply

        Muito Obrigado pela resposta. Continuo a poupar dinheiro com a aprendizagem que tenho tido consigo.

        Muitos Parabens e continue o fantastico trabalho, estou sempre a espera pela proxima noticia… 😉

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    João Reply

    Eu tenho contrato com a Casa Galp desde 12/2018, na altura era 11% de desconto no KW/H e Termo fixo tanto do gás como da electricidade.
    Em Agosto retiraram-me os 11% no termo fixo e ficou só no KWH tanto no gás como na electricidade.

    Estou neste momento a pagar a taxa mais baixa do mercado, penso não haver nenhuma que chegue a este valor:
    0.1413 kw/h da luz
    0.0526 kw/h gás
    Potencia 3.45, mas mesmo assim pago quantias avultadas, só o mês passado consumi 412 kw/h de luz e 512 kw/h de gás!!!!
    Só em desconto de luz tive 6€ e uns trocos.
    Tive uma conta que nem é bom lembrar.

    Queria mudar para experimentar mas encontrar mais baixo que isto não consigo e olhem que já esmiucei essa net toda.

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      Armando Gonçalves Reply

      João, já deu uma vista de olhos na Muon? Veja o tarifário TOP. Cumprimentos

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      Vitor R Reply

      João, ainda consegue poupar mais se mudar para a Endesa, aproveitando:
      – Campanha boas vindas 60€
      – Tarifa Aniversário: 1 factura grátis de luz e gás por ano (é a 12ª, 24ª 36ª, etc após activação do contrato)
      – Campanha Plano Amigo: 1€/mês por cada amigo a quem recomendar a Endesa, sem limite de amigos. Adira logo através de alguém e já está a poupar. Código do Sr. Pedro Andersson, criador do céu, da terra e do blog contas poupança 🙂 303757426.

      Eu pago de electricidade (e já paguei menos) 0,155467€/kWh * 11 meses / 12 meses = 0,1425€/kWh em média por mês (com este preço você pagaria mais 0,49€ por esses 412kWh)
      e 0,055112€/kWh * 11 meses / 12 meses = 0,0505€/kWh em média por mês (com este preço você pagaria menos 1,08€ por esses 512kWh)

      Quando diz “o mês passado”, refere-se muito provavelmente a Janeiro que é precisamente o meu mês
      de oferta da fatura. Também consumi mais. Paguei zero euros por 289kWh de elec. e 173kWh de gás.

      Tenho, de momento, 8 “amigos” = 8€/mês 96€/ano.

      Não esmiúce mais. 😉
      A seguir a este comentário se calhar ainda vem alguém dizer que tem mais barato que isto. Está lançado o desafio. Venham de lá essas sugestões.
      Meu perfil de consumo é: 4,6kVA de potência contratada, consumos médios mensais de 190kWh de electricidade e 90kWh de gás.

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    Jorge Reply

    Na Endesa (tarifa aniversário) a oferta é de cada 12ª fatura. Costuma ser a fatura do período que começa por volta de 2 semanas antes da data de adesão.

  10. Avatar
    Vitor Reply

    Os 48€ que poupava na Goldenergy face à Endesa, isto a contar com a factura grátis? E como funciona a factura grátis na Endesa? Fazem a factura mais baixa grátis ou é a factura do mês de contracto? E existe a factura fixa com a factura de acerto no 12º mês ou é preciso ter de dar sempre as leituras? Tenho contador daqueles xpto novos que deviam dar as leituras automaticamente, mas não é verdade.

    “Continuando. Mudei para a Goldenergy. São eles que tratam de tudo, não é você. Portanto, como está previsto, a Goldenergy contactou a Endesa para que esta lhes passasse o contrato.
    Dois dias depois, recebo um telefonema da Endesa”
    E pode-se mudar de empresa dois dias depois? Não se tem de cumprir um mês antes de voltar a mudar?

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      Jorge Reply

      O telefonema recebido do fornecedor atual serve para o consumidor confirmar que pretende mudar. Nesse momento ainda é possível voltar atrás ou seja, cancelar a mudança.

  11. Avatar
    JP Reply

    Boa tarde Pedro. Antes de mais, obrigada pela generosidade das suas partilhas de poupança.
    Antes do fim do ano mudei da Goldenergy para a Endesa e eles já anunciavam que a campanha de boas vindas dos 30€ ou 60€, conforme a contratação de apenas uma ou das duas energias, ia acabar… mas o ano entrou e a campanha continua em vigor…
    Acho que campanha “Aniversário” NÃO COMPENSA: as tarifas são mais altas e o benefício real pouco claro, a meu ver. Eu aderi à tarifa “Tarifa e-luz & gás”: já recebi a primeira factura onde já verifiquei o crédito de 10€ (5€ relativos ao gás + 5€ relativos à electricidade).
    Ou seja, embora o valor absoluto das tarifas dos termos fixos e das potências sejam mais ou menos equivalentes ao que eu pagava na Goldenergy, durante 6 meses vou receber 60€ apenas por ter mudado…
    No fundo isto acaba por funcionar como uma fidelização de 6 meses mas quando receber a 6ª factura, volto a espreitar o mercado e ver se valerá a pena mudar de novo. E é assim que tenho feito e vou continuar a fazer, enquanto a mudança de comercializador de energias não implicar custos.
    Cumprimentos,
    JP

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      Marco Lopes Reply

      Claro que sim! Tarifas E-luz e E-gas… A tarifa de aniversário foi feita para publicidade para causar “impacto” na opinião pública.

      Outra coisa… a contratação E-luz e E-gas tem de ser feita por INICIATIVA do CONSUMIDOR!!!!

      Eu fiz por intermédio de um operador, há uns anos atrás, e depois tive de cancelar tudo porque afinal só garantia 1 ANO de desconto! 😀 “Pequenas” coisas que é preciso esclarecer logo, e que ninguém diz!

    • Avatar
      Jorge Reply

      A tarifa aniversário pode valer a pena, se a fatura oferecida for uma das mais elevadas ao longo do ano, para o consumo habitual. É uma questão de fazer as contas. Atenção que os “12% de desconto” da tarifa e-luz & gás não são sobre os preços da tarifa aniversário.

  12. Avatar
    ramiro felix cruz Reply

    boa noite. como funciona a mudança para outra comercializadora de electricidade ? lembro-me, aqui ha uns anos, fiz essa mudança. enquanto ja estava na outra operadora, recebo uma factura de um valor astronomico da operador de onde saí (a endesa ). se neste momento decidir mudar para outra, e receber novamente outra factura astronomica, como devo agir ? obrigado desde ja, por alguma dica relativamente a este problema.

    • Avatar
      Pedro M. Reply

      só recebe uma fatura astronómica se estiver com más estimativas durante alguns meses, e recebia uma fatura dessas quando mudasse de operador ou quando a distribuidora de energia efetuasse uma leitura.

      Para evitar isso, envie leituras. Nem que seja de 2 em 2 meses…

  13. Avatar
    Joaquim Ferreira Reply

    Acabei por fugir um pouco ao assunto, mas em complemento refiro que transferi em passado recente um contrato para a Endesa, tarifa Aniversário apenas na parte eléctrica pelo que o montante a receber será de € 30,00 em parcelas de € 5.00 mensais. Teve um pequeno contratempo de que não gostei porque a Endesa não considerou esta transferência de contrato para incluir o tal “Plano Amigo” porque o Cliente, eu, tenho o mesmo número de contribuinte nos dois contratos. A Endesa considera com esta prática que eu não posso ser dono de duas ou mais casas. Em suma, tenho dois contratos com a Endesa com tarifa Aniversário e só um tem o Plano Amigo. Bem hajam.

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      Marco Lopes Reply

      Nunca percebi porque é que as pessoas caem nessa coisa da TARIFA ANIVERSÁRIO!

      Primeiro, não permite BI-HORARIO.
      Segundo, uma factura grátis por ano? Qual delas? É a cada 12 meses a contar do inicio do contrato, independentemente do valor?

      De qualquer forma… não é melhor 12% de desconto nas tarifas E-luz e E-gas, que existem há anos?? uma factura gratuita por ano significa em média MENOS de 10% ao ANO!!!!

      • Avatar
        Jorge Reply

        O bi-horário interessa a uns, não interessa a outros. Depende do perfil de consumo.
        Os 12% de desconto nas tarifas e-luz e gaz não são sobre os preços da tarifa aniversário, mas sim sobre outros preços de referência (superiores).
        Para muitos consumidores, a fatura de Dezembro ou Janeiro, meses em que se aquece a casa, se gasta mais a aquecer a água e (com menor impacto) se tem as luzes ligadas mais tempo, pode corresponder a uma percentagem de 10% ou mais do consumo anual. Se a fatura gratuita corresponder a esse período, a tarifa aniversário poderá interessar.

  14. Avatar
    Joaquim Ferreira Reply

    Na minha modesta opinião a Tarifa aniversário desde que o contrato seja feito/transferido em Janeiro irá desencadear uma tarifa €0,00 referente a Dezembro de cada ano. De salientar que no meu caso os meses de maior consumo têm sido sempre Dezembro e Janeiro. O consumo de KW aumenta de uma média de 250 para 630/650 o que se traduz num desconto de cerca de 17/18%. A mesma situação ao gás que passa de uma média de 18 para 28/30. Assim é difícil encontrar qualquer tarifário da concorrência que supere a situação que referi que considero não se tratar de uma excepção.

    • Pedro Andersson
      Pedro Andersson Post authorReply

      Certo. No entanto, se sair antes andou a pagar a mais durante o resto do ano. Mas o raciocínio é mesmo esse. Escher o melhor no seu caso.

    • Avatar
      Vitor Reis Reply

      Ah, finalmente alguém que sabe o que está a dizer!
      Claro que sim Joaquim.
      A minha também é a de Janeiro. Consumo subiu. Fez muito frio e tive que fazer mais kms de carro eléctrico. ☺️
      Aguardo pela emissão da minha 2.ª factura a zeros.
      Tarifa Aniversário + Plano amigo (só tenho 4 amigos mas já são menos 48€/ano, que é praticamente o valor de uma factura) = Preço Imbatível
      Se você, que está a ler isto, quiser mudar para a Endesa, só o faça depois de pedir a alguém que lhe forneça um código amigo! -12€/ano! Peça ao Pedro Andersson, dono disto tudo. Foi o que eu fiz!
      Caso ele já tenha cometido o erro de ter saído da Endesa, use o meu: 301923787
      Se precisar de ajuda, deixe aqui comentário com o seu contacto.

      • Avatar
        Telmo Reply

        A fatura aniversário (que cheguei a ter) por vezes é um engodo… Subiram a tarifa passados uns meses (na altura nem foi no mês de janeiro, onde é mais habitual) e depois temos que andar a pagar valores inflacionados 6/7/8 meses à espera do mês “grátis”. Escolham o e-luz (se for a Endesa a empresa a escolher).

        • Avatar
          Marco Lopes Reply

          Sem dúvida! Para além disso a E-luz permite BI-HORÁRIO!!!

          Mas façam sempre por iniciativa vossa, caso contrário (pelo menos era assim!) a oferta não revalida (só se aplica no primeiro ano!)

    • Avatar
      Marco Lopes Reply

      Nunca percebi porque é que as pessoas caem nessa coisa da TARIFA ANIVERSÁRIO!

      Primeiro, não permite BI-HORARIO.
      Segundo, uma factura grátis por ano? Qual delas? É a cada 12 meses a contar do inicio do contrato, independentemente do valor?

      De qualquer forma… não é melhor 12% de desconto nas tarifas E-luz e E-gas, que existem há anos?? uma factura gratuita por ano significa em média MENOS de 10% ao ANO!!!!

      • Avatar
        João Reply

        A tarifa aniversário é so para tapar os olhos, no fundo dão de facto a factura mas o kwh e o Termo fixo são bem mais elevados.

      • Avatar
        Vítor Reis Reply

        Não percebe? Eu explico: uso o excel para fazer contas.

        Recebi, há dias, a minha fatura relativa ao mês de Janeiro. Tive um consumo de electricidade e gás 50% acima da minha média anual. TOTAL da factura, ZERO EUROS!
        Para o MEU PERFIL DE CONSUMO, NÃO HÁ MAIS BARATO. Não adianta, é imbatível.

        Para além disso, passei agora para 7 “amigos” com o “plano amigo”, isto é, menos 7€ todos os meses, 84€/ano. É mais uma “factura grátis” por ano.

        Pago mais durante o ano? Por acaso da última vez que comparei com o Sr. Andersson, eu até estava a pagar menos (termo de energia e de potência) que ele que não tinha tarifa aniversário. Mas mesmo que estivesse a pagar mais durante 11 meses, qual era o problema se na média de 12 meses estivesse a pagar menos? Não ter a possibilidade de trocar de comercializador de 3 em 3 meses? Teria mais que fazer. Mas nem é o caso.

        Estou ainda “habilitado” a não pagar nada todos os meses com o “plano amigo”.
        Já tenho 7. “Só” preciso de mais 50 amigos =)

        Eu é que não percebo quando há pessoas que se agarram a percentagens de 12%, 25, 30%, 50%, 200%, etc de desconto em relação a um valor PERFEITAMENTE ALEATÓRIO que difere de comercializador para comercializador e que por isso é INCONCLUSIVO. A culpa é da ERSE que permite que cada comercializador tenha o seu “preço de referência” e que depois usem estas percentagens para iludir os potenciais clientes.

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    Marco Lopes Reply

    Depois da experiência avassaladora que tive com a ENDESA há uns anos atrás, a diferença para eu mudar de operador de energia tem de ser no MÍNIMO 20% de desconto sobre as tarifas da EDP. Menos do que isso não vale o esforço de ter de perder DIAS A FIO ao telefone… entre outros… Pelo menos fiquei a saber o funcionamento do sistema! Mas fiquei com medo dos outros operadores…

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    Cordeiro Antonio Reply

    Bom trabalho “contas poupança”.
    Tbm no início do mês mudei para a Endesa….pq era mais barata e aproveitei os 60 na luz e gás ( 5€ + 5€ ), e tbm pq daqui a 6 meses volto a perder 5 minutos de futebol ou de filmes ou de shopping e procuro quem for mais amigo da minha carteira.
    A inércia é tramada!
    E não se esqueçam de todos, todos os meses amortizarem nem que seja 100€ no empréstimo bancário!
    A inércia é o melhor amigo dos políticos e empresários…e a inercia a preguiça o deixa andar o nosso pior inimigo!

    • Avatar
      João Reply

      Desculpe mas 100€ não amortiza nada.

      No meu caso nem vale a pena mexer nisso, faltam-me 10 anos e pago menos que uma renda no pior bairro do pais.

        • Avatar
          joao Reply

          Sim Sr, Pedro, tem razão.

          Mas mandar todos os meses 100€ não deve amortizar quase nada, pode no entanto por de lado 100€ todo os meses e no final do ano amortizar 12.000 ou mais.
          Assim sim.
          É a minha opinião.

          • Avatar
            Armando Goncalves

            João, com 100 euros por mês não dá 12.000,00 ao fim do ano. De qualquer forma se não pagar qualquer taxa pela amortização, mais vale entregar 100 por mês (tipo juro composto). Cumprimentos

  17. Avatar
    rui santos Reply

    Infelizmente (ou felizmente) é assim e não só neste setor,nas telecomunicaçoes passa-se o mesmo.
    Só é pena é que eles se lembrem de “gratificar” a assiduidade do cliente APENAS e QUANDO recebem a notificação que o cliente vai embora. Se o cliente ligar e pedir a rectificaçao do tarifario,nao “baixam as calças”. O cliente manda cancelar o contrato, dao logo tudo e mais alguma coisa…
    Refiro-me à Meo.Na altura de renegociar contrato,constato que um amigo porque saiu,fizeram-lhe,para nao sair um preço de 8,90€(mesmo tarifario que o meu),liguei a fim de renovar o meu contrato,fizeram-me 13,49. Ou seja,a um cliente recente,fazem um otimo desconto,e a um cliente de a mais de 25 anos nao!!
    Inacreditável,no passado antes de o contracto terminar ligavam-me com o intuito de eu me manter ,e vinham com uma lenga-lenga que o meu historial de antiguidade era muito importante para eles.. Insatisfeito expliquei a situaçao,cheguei a fornecer os dados do meu colega,e nem assim.
    No fim de uma longa conversa,cheguei a perguntar se nao me conseguiam dizer o porque das diferenças,se era por a chamada estar a ser gravada! BINGO!! fui logo esclarecido.
    Se eu der a ordem de saída já me podem fazer o tal preço!!
    Provavelmente é isso que eu vou fazer daqui a uns meses,o problema é o custo que isto acarreta ,nomeadamente a aquisição de um novo cartao da nova operadora,etc…

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