Números 707 – Provedora de Justiça quer acabar com eles

Escrito por Pedro Andersson

11.07.19

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4 min de leitura

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Provedora de Justiça saúda redução do tarifário das chamadas para números 707 e 708

Sabia que sempre que liga para um número de telefone começado por 707 por telemóvel está a pagar mais de 18 euros por hora?

A provedora de Justiça, numa nota colocada no site, congratulou-se com o anúncio pela Anacom de reduzir o tarifário das chamadas para números começados por 707 e 708. Mas a Provedora vai mais além. Ela defende o fim destes números no contato com a Administração Pública. De facto, hoje em dia já não se justificam estes números caríssimos para os cidadãos.

Como podem ler neste artigo, em Junho a Autoridade Nacional de Telecomunicações (Anacom) anunciou uma descida de 48% no preço máximo das chamadas de telemóvel para números começados por 707 e 708, e de 10% para telefone fixo.

Maria Lúcia Amaral diz nessa nota que vai continuar a acompanhar a situação com vista à eliminação total destas linhas telefónicas, quando utilizadas no âmbito de relações jurídicas de consumo, e também para melhorar a Lei do Consumidor.

“A provedora de Justiça congratula-se com a deliberação da ANACOM de reduzir o tarifário das chamadas telefónicas para os números de telefone começados por 707 e 708 e de recomendar a sua não utilização pelos fornecedores de bens e serviços no âmbito de relações jurídicas de consumo”.

De acordo com a provedora, “não é legalmente permitida a utilização de números de telefone de custos acrescidos no âmbito de relações jurídicas de consumo, designadamente nas linhas de apoio e de assistência técnica pós-venda aos clientes, disponibilizadas por operadores económicos privados e pelo setor empresarial do Estado”. Reclamem no Livro de Reclamações Eletrónico sempre que sentirem que estão a ser prejudicados e usem estas declarações da Provedora como justificação, se o entenderem.

No entendimento de Maria Lúcia Amaral o “custo destas chamadas telefónicas é elevado e onera sobremaneira os consumidores, podendo estes serem demovidos de exercer os seus direitos, nomeadamente de reclamação, de assistência pós-venda e de informação”.

No caso do Estado é ainda mais grave

A provedora de Justiça recorda também que a utilização de números de telefone começados por 707 e 708 tem abrangido diversas empresas do setor empresarial do Estado, nomeadamente a CP e a Infraestruturas de Portugal, assim como várias empresas privadas, nomeadamente os CTT, do setor da aviação, do ramo segurador, de inspeção automóvel e de venda a retalho.

Maria Lúcia Amaral adianta que a CP e os CTT informaram-na de que estão a estudar alternativas possíveis para substituir as linhas telefónicas com custos acrescidos para os clientes. Já em 2018, a provedora tinha chamado a atenção para a existência de vários serviços públicos e empresas detidas pelo Estado que continuavam a utilizar linhas telefónicas de custo acrescentado para contacto com utentes, desrespeitando a legislação.

A importância de reclamar sempre

A chamada de atenção surgiu após a provedora, Maria Lúcia Amaral, ter recebido várias queixas sobre os custos acrescidos associados à utilização destas linhas. No comunicado publicado na página da provedoria de Justiça, Maria Lúcia Amaral destaca que na sequência da chamada de atenção vários serviços públicos como a Autoridade Tributária e Aduaneira, a ADSE, a Direção-Geral do Consumidor, o Instituto da Segurança Social, a “Linha de Atendimento Sexualidade em Linha”, a “Linha da Juventude” e as Lojas do Cidadão terminaram a utilização destas linhas telefónicas começadas por 707.

Neste artigo tem a reportagem em vídeo com as novas regras e uma alternativa que pode ser útil para encontrar os números “grátis” por trás dos 707.


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14 Comentários

  1. Marco Lopes

    Os números 707 são uma ABERRAÇÃO e nunca deveriam ter sido criados (a culpa é muito do CONSUMIDOR, que aceita serviços de empresas que usam estes números!!! Pessoalmente, não faço contratos nem compro produtos a empresas que usam “apenas” estes números)

    E já agora… os números 808, que não fazem qualquer sentido há muitos anos!!!! Hoje em dia toda a gente tem chamadas NACIONAIS gratuitas ou incluidas num pacote de minutos, não faz qualquer sentido pagar por uma chamada! O 808 fazia “algum” sentido há mais de uma década!!!

    Responder
  2. Pedro Silva

    Esperamos que brevemente os 707 sejam coisa do passado . Ate lá , como consumidores , está na nossa mao , escolher as empresas que nao tenham 707 , sempre que haja empresas por onde escolher !
    A mesma ideia se aplica ao 808 . Por exemplo no setor da electricidade , a empresa com mais clientes em Portugal , usa o 808 e só atende de 2ª a 6ª feira . Mas existe uma empresa da concorrencia , que até tem preços bastante interessantes , que usa um 800 ( gratuito ) e atende aos sábados , domingos e feriados ! Na minha opiniao se muitos clientes mudassem para essa empresa , nem que fosse só por uns 3 meses e depois retornassem à empresar lider , obrigavam a empresa líder a mudar o 808 por um 800 e atender tambem aos sabados , domingos e feriados . Sei que é polémico trabalhar aos domingos e feriados . Mas na minha opiniao isso é apenas polémico , quando sao todos os domingos e todos os feriados . Acho que ninguem se importa , de trabalhar a um domingo de 3 em 3 meses , se tiver a possibilidade de trocar com um colega se nao lhe der jeito e se for devidamente bem pago !

    Responder
    • Marco Lopes

      Se está a falar da EDP, olhe que eu sou cliente EDP, já estive a ENDESA durante 2 meses (um PESADELO!) e voltei para a EDP. Se a EDP não tivesse números de apoio da REDE FIXA (técnicamente, sem custos hoje em dia) talvez não tivesse voltado!!!

      21 158 5350 • EDP Comercial
      21 001 6383 • EDP Universal
      21 001 6336 • EDP Distribuição
      21 001 6393 • EDP Gás

      Responder
      • Pedro Silva

        Estive a verificar o site da Edp Comercial , e o unico numero de apoio tecnico que está lá é um 808 , e existe um 21 mas apenas para quem liga do estrangeiro . Se consegue ligar de Portugal para um 21 e obter o apoio que necessita , isso é muito bom . De qualquer forma , se esse 21 existe , deveria ser bem anunciado e nao escondido ! Quanto a comparar Edp Comercial com Endesa , note que estamos a falar unicamente de numeros de telefone , quanto a tudo o resto , aqui nao é o local mais indicado , pois estariamos a fugir ao tema deste artigo .

        Responder
        • Marco Lopes

          Procuro sempre números da REDE FIXA ou telemóvel.
          Se não funcionarem, são os OPERADORES de telecomunicações quer estão a BLOQUEAR (ilegalmente, quanto a mim!)
          Já tenho queixas no portal da queixa e no livro de reclamações no que toca a estes “bloqueios” (pelo menos pela parte da NOS!). E aqui está outro assunto que poderia ser debatido no Contas Poupança!
          https://portaldaqueixa.com/brands/nos/complaints/nos-bloqueio-propositado-de-numeros-de-telefone-de-destino-29348219

          Responder
          • Pedro Silva

            Muito obrigado por partilhar os seus conhecimentos . Os consumidores necessitam desesperadamente de atos corajosos , como os seus , os do PEDRO ANDERSSON e de tantos outros que nos estao a seguir !

  3. Jose Antonio Pinto

    Entretanto há uma alternativa chamada 707.PT
    É pena não ter ainda muitos números…

    Responder
  4. Isabel Santos

    707 20 25 25 – ascendi O& M

    Deixo a minha participação acerca dos 707

    Pois bem, recebi uma notificação via CTT para pagar uma multa de portagem referente a uma viagem que não efetuei, uma vez que me encontrava doente nesta data, o carro nem saiu do estacionamento na data referida.

    Ligo pela rede móvel aquele número para reclamar e gasto 2,30 sem nunca ter sido atendida.
    Não vou pagar e nem sei onde reclamar !

    Responder
    • Marco Lopes

      Está tudo montado para apanhar os incautos!

      Aos anos que eu aviso publicamente toda a gente parta BOICOTAR os números 707 e até mesmo 808 (que não fazem qualquer sentido nos dias de hoje!!!!!!)

      707 NUNCA!!!

      Responder
      • Pedro Andersson

        O problema é quando tem de resolver um problema com urgência e não tem à mão outros contactos…

        Responder
  5. Medbetty

    Ainda bem que existem pessoas como eu que abominam os nº 707 sobretudo nos atendimentos ao cliente. É sobretudo uma maneira de imputar ao cliente os custos com o call-center. Já tive uma experiência dessas(a Empresa tinha contacto em Portugal mas passou a Ibérica e nós Portugueses deixamos de ter contactos) em que aparecia um nº fictício 22 e ia sempre parar a Espanha e até se recusaram a identificar-se ao telefone. Claro que nunca mais vou ter nada com esta empresa porque fiquei com um prejuízo de 200 euros, não me resolvem nada e por isso sempre que puder vou fazer campanha contra esta impressa seja de viva voz nas lojas ou na net

    Responder
  6. JOSÉ DIAS

    Bom dia,
    Gostaria de saber se passou a ser obrigatório os prestadores de serviços como por exemplo a Via Verde, Bancos, Seguradoras, fornecedores de gás e eletricidade etc. a terem um número de apoio ao cliente fixo, alternativo ao 707 e divulgado nas suas páginas online? E também se as operadoras de telecomunicações também estão abrangidas?
    É que no caso tenho tido problemas com o serviço prestado por uma operadora (Nowo) e o número de apoio ao cliente é um número próprio da operadora 16800 de chamada paga de 0,95€, quando tenho muitos minutos que não gasto no contrato e que poderiam servir para as várias vezes que ligo para o apoio ao cliente.
    Agradeço desde já a resposta

    Responder
  7. Paulo

    Mesmo que os 707 não deixem de existir (que deviam!), devia ser ilegal taxar o tempo de espera a ouvir música da treta e anúncios! Isso não é um serviço prestado, não devia ser pago.

    Responder
  8. Marco Lopes

    1 ANO depois… novidades???

    Responder

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