VÍDEO – Já pode preencher o Livro de Reclamações online

“Quero reclamar, mas não sei como…”

Há quem esteja cheio de razão para reclamar e tenha vergonha de pedir na loja o Livro de Reclamações. Talvez tenha medo da reação do responsável da loja. Talvez pense que vai demorar muito tempo. Ou talvez ache que não vale a pena o trabalho e o “nervosismo”.

Desde o Verão que já tem exatamente o Livro de Reclamações (com o mesmo valor legal) na internet. Mais abaixo coloco o link direto para o Livro de Reclamações Eletrónico.

Se não sabe como funciona, explico passo a passo na reportagem desta semana do Contas-poupança. Pode ver aqui no Link abaixo.

Mas antes disso quero só relembrar que para já o Livro de Reclamações eletrónico só permite fazer queixas em 5 áreas de negócio – os chamados serviços públicos essenciais: Telecomunicações, Eletricidade, Gás, Água e Correios.

10 mil queixas já foram enviadas

Pode parecer pouco mas só nos primeiros 3 meses de atividade já foram entregues por aqui mais de 10 mil queixas. Ou seja, sempre que tiver uma queixa num destes 5 setores, por favor, QUEIXE-SE!

Como dizia o meu avô: “O Não está sempre certo”. O resultado pode ser exatamente o mesmo da queixa em papel (podem até não lhe responder…), mas legalmente são obrigado a responder em 15 dias. E a Autoridade Supervisora saberá que a empresa não respondeu.

No Livro em papel às vezes até ficava na dúvida se o responsável mandou realmente a queixa para a Autoridade de supervisão correspondente. Bastava dizer que a carta se calhar perdeu-se no caminho…

Assim, um segundo depois, a queixa foi enviada para os dois e fica com um cópia em PDF.

Antes de fazer a reportagem testei o Livro de Reclamações como cidadão com uma queixa minha e recebi resposta quer da empresa, quer da ERSE. Só avancei depois de verificar que o sistema estava a funcionar. Agora é ver no que dá.

http://sicnoticias.sapo.pt/programas/contaspoupanca/2017-10-24-Preencher-o-Livro-de-Reclamacoes-online–Sim-ja-e-possivel

Queixe-se

Se fizerem as vossas queixas e não tiverem respostas no tal prazo de 15 dias, informem-me porque a próxima reportagem poderá ser: “A ideia até era boa, mas era se funcionasse…”

Em todo o caso estou disposto enquanto cidadão a dar o benefício da dúvida porque com a enxurrada de queixas que começarão agora a ser feitas, duvido que as empresas consigam cumprir o prazo previsto. É uma questão de bom senso.

O link para o Livro de Reclamações Eletrónico é ESTE.

Acompanhe-nos AQUI

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA”

34 dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2018.

É um livro que se paga a ele próprio apenas com uma dica. Já tem o seu?

Registe-se AQUI para receber a Newsletter do Contas-poupança.

(Todas as dicas da semana num só e-mail).


4 comentários em “VÍDEO – Já pode preencher o Livro de Reclamações online

  1. Jose da Costa Queirós Reply

    Vou enviar amanha 12 folhas de papel A4 para a MEO para eles me enviarem todos os meses durante um ano a minha factura em papel meu. Façam como eu. Vamos entupi-los. Força

  2. Francisco Coelho Reply

    Desde que a altice comprou a MEO, maus serviços…decadência… mte ao bolso.

  3. Francisco Gouveia Reply

    Boa tarde Pedro e todos quantos aqui se movimentam quer comentando quer simplesmente lendo…
    A muitos anos que vinha dizendo que faltava esta parte da nossa democracia via ONLINE pois quanto menos papel e deslocacoes usarmos melhor para nos todos, para todos os paises e para o nosso tao sacrificado planeta…
    Por acaso ainda nao usei este servico, mas ontem uns familiares que tem um problema com a NOS continente pediram-me que tentasse ver a situacao e os ajudar a resolver pois ja andam a mais de 1 mes com isto…
    Situacao simples, chamadas internacionais do fixo gratis nos dias e horarios estipulados neste caso para REINO UNIDO/INGLATERRA/JERSEY qur sempre fizeram desde a 1 ano (inicio do contrato…) ate agora so nestes ultimos 2 meses e que comecaram a cobrar e sem nada avisar..
    Varias ligacoes e idas ao balcao fisico nada resolveram, nem sabiam dizer o que motivou nem tranquilizar o cliente para este poder continuar a fazer as chamadas…
    So ontem disseram apos cliente ligar que ainda tava em analise (mais demorado que as analises clinicas mais complexas…lol) ai o cliente deu um BASTA que nao esperava mais tempo entao outro departamento ligou minutos depois a dizer que tinha havido alteracao e que JERSEY ja nao pertencia em termos de telecomunicacoes ao REINO UNIDO mas que nem tinham comunicado pois qualquer alteracao sao 30 dias por lei e por esse lapso deles iriam CREDITAR o valor dessas chamadas nestes ultimos 2 meses mas que tudo o que fizesse a partir de agora para JERSEY pagava…
    Nao satisfeitos com isso, nem eu tambem liguei para a ANACOM para saber qual a VERSAO OFICIAL do REGULADOR foi ai que expus a situacao e ficaram incredulos por tal procedimento da NOS pois nao tinham nenhuma indicacao disso…
    Tambem indiquei ter entrado no site MEO e existe la uma zona que valida se o pais atraves nunero ligado se faz parte ou nao do pacote gratuito em caso do cliente ter duvidas e na MEO o numero que a NOS diz cobrar agora continua a indicar ser GRATUITO…
    Perguntei se preenchia o livro reclamacoes ONLINE pois verifiquei ontem no site ANACOM essa inovaçao mas a pessoa que me atendeu na ANACOM informou-me que e muito limitado no numero de carateres e parece que anexos nem se conseguia enviar pelo que dava conselho de fazer um email e juntar seus anexos enviando para info@anacom.pt
    Moral da historia, se no livro de reclamacoes nao tem ESPAÇO e possibilidade de ANEXOS para que serve?
    So quero perder tempo 1 vez, nao quero escrever ou reclamar 2 vezes, certo?
    Por outro lado gostaria de saber ONDE se pode RECLAMAR de POLITICOS e ADMINISTRADORES PUBLICOS CORRUPTOS e CORROMPIDOS pois ja estamos todos fartos de ver essa gente (alguns ja condenados e com prisao efetiva cumprida, embora por pouco tempo…) voltarem ao ATIVO e LEGALMENTE PODEREM se candidatar a cargos publicos…
    Pergunto, tal como uma musica que um grupo rock Brasileiro, os PARALAMAS DO SUCESSO cantava i titulada “QUE PAÍS E ESSE?????”
    Pensem…

  4. Luis Manuel Filipe Guerreiro Martins Reply

    Olá. Na realidade, em papel já fizemos uma reclamação num hospital de renome, em Lisboa, por causa de negligência de assistência a uma familiar, numa urgência. E acreditamos que a reclamação nunca passou para fora, já que foi só a administração da entidade a responder, e como é lógico, a reclamar para si a razão. O que nos deu certezas de que a reclamação nunca saiu do círculo interno da entidade. Esperemos que assim as coisas de facto possam mudar. Bom trabalho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *