Como baixar a fatura das telecomunicações nos próximos meses?

Escrito por Pedro Andersson

28.01.24

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4 min de leitura

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Vêm aí boas oportunidades de poupança

As telecomunicações são um serviço essencial. Precisamos da internet e dos telemóveis para quase tudo na nossa vida, na parte pessoal e profissional. As grandes operadoras já avisaram que vão aumentar os preços em Fevereiro com base na inflação. Em alguns casos, até já disseram exatamente qual vai ser o aumento, mas está diretamente relacionado com a inflação. Ou seja, estamos a falar de aumentos de cerca de 4%.

Como essa situação está prevista nos contratos, não vejo muito a fazer a não ser aceitar e pagar.

Mas este ano há uma novidade, para a qual vos quero alertar. Há novas empresas a entrar no mercado português e as poupanças podem vir a ser muito grandes, se estiver atento.

Daqui a poucos meses (Março?) vai entrar em Portugal uma empresa que promete agitar as águas das telecomunicações. Como sabe, as 3 grandes operadoras praticam quase os mesmos preços e as diferenças entre elas são mínimas.

Uma das necessidades de cada vez mais pessoas é ter apenas internet e telemóvel porque não querem nem telefone fixo, nem canais que não vêm. A DIGI, é o nome da nova empresa, nos países onde tem entrado tem praticado preços muito abaixo da média do mercado. Estamos a falar de cerca de metade do que é praticado pelas grandes empresas.

Tem fibra em casa e tarifários de telemóvel com muitos dados e chamadas ilimitadas. Em Espanha, a DIGI pratica cerca de metade dos preços que são normais em Portugal para os mesmos serviços e tarifários.

Por exemplo, em Espanha, a DIGI tem internet fibra a 500 mega, 15 gigas de dados no telemóvel, acumuláveis de mês para mês e chamadas ilimitadas por 20 euros. 

O que deve ter em atenção é que as grandes empresas em Portugal estão a tentar com muita insistência fazer algumas promoções para refidelizar os clientes durante mais 24 meses. Assim, quando chegar a nova empresa, mesmo que queira mudar, não o poderá fazer porque teria de pagar centenas de euros para rescindir o contrato. Pondere esperar pelas ofertas desta nova empresa. Neste momento ainda não sabemos preços.

Há opções sem TV

Em todo o caso, é preciso dizer que neste momento já há alternativas em Portugal para pessoas que apenas querem internet e chamadas telefónicas, a MEO, NOS e Vodafone, já perceberam que têm de estar nesse mercado e essas ofertas existem.

Tem a WOO, a AMIGO, a UZO, a UMA, por exemplo. Tem de procurar alternativas. O “problema” é que essas opções, em comparação com os pacotes com canais de televisão, dificilmente compensam.

Não são ainda a maioria, mas há cada vez mais pessoas que não querem canais de televisão, mas apenas internet fixa em casa e (muitos) dados para o telemóvel.

Uma opção regional

Se não quiser esperar e se viver na região centro litoral do país, já tem uma empresa de telecomunicações com preços e serviços interessantes.

Chama-se LigaT e dirige-se sobretudo a quem também só quer internet, mas também tem canais de televisão. Está apenas disponível na região Oeste, nas zonas de Mafra e Caldas da rainha e na margem sul, Montijo e Alcochete.

Tem internet a 500 mega por 15 euros, e por mais 6 euros, tem 18 canais e mais 3 brevemente. E a novidade é que é sem fidelização. A LigaT tem mais tarifários disponíveis e espera chegar a mais cidades no futuro. 

Como vê, 2024 tem algumas oportunidades de poupança, se não estiver fidelizado. 

A melhor forma de poupar não é não gastar, mas sim pagar o menos possível por tudo aqui que precisa. Isso vai exigir que mude várias vezes de empresas ao longo do ano e estar sempre atento às novidades no mercado. Quem tiver medo ou preguiça de mudar, só porque acha que não percebe ou que dá trabalho, está a desperdiçar dezenas ou até centenas de euros todos os anos.

E, repito, cuidado antes de se refidelizar nas próximas semanas. Se aceitar (que não tem nada de mal) não vai conseguir sair nos próximos 24 meses, mesmo que haja excelentes oportunidades de poupanças com a entrada de novos operadores no mercado português em 2024.


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4 Comentários

  1. Paulo Silva

    Obrigada pela excelente explicação, pois andamos com a corda no pescoço, sempre asfixiados por tanto consumismo.

    Responder
  2. Jose Luis Canudo

    O Pedro está entre os melhores de Portugal ,nestas coisas das poupanças,e eu com a experiencia que tenho e você com a que tem ,que é enorme,e o seu conhecimento,BEM SABE que essas coisas das novas operadoras e novos preços ,não chegam logo ao interior do pais e levam anos a cá chegar.A própria da Meo,Vodafone e Nos,ainda tem zonas de Portugal por cobrir.
    Vem aí boas oportunidades de poupança ,mas não é para já e não é para todos agora.

    Responder
  3. Sérgio A.

    A minha fatura de comunicações da MEO em dezembro 2023:
    “O valor do encargo pela cessação antecipada do contrato no decurso do período de fidelização é de 62,93€ à data da emissão
    desta fatura.”

    E em Fevereiro 2024:
    “O valor do encargo pela cessação antecipada do contrato no decurso do período de fidelização é de 217,95€ à data da emissão
    desta fatura.”

    Alguém sabe explicar o cálculo que estão a fazer/ justificar este aumento com o aproximar do final do contrato?

    Obrigado.

    Responder
    • Ricardo

      Sérgio A o seu caso deve-se ao fato de ter alterado alguma coisa no seu contrato, por exemplo adicionar um telemóvel.

      Responder

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