O Programa de Oferta de Assinaturas Digitais para jovens até aos 18 anos, inserido no Plano de Ação para a Comunicação Social (PACS), arrancou esta sexta-feira, anunciou o Governo.
"A partir das 14:00 de hoje [sexta-feira], todos os jovens entre os 15 e os 18 anos (inclusive), podem aderir gratuitamente a uma assinatura digital de um jornal ou de uma revista, de caráter generalista ou económico, à sua escolha, durante dois anos", explicou o executivo em comunicado.
Desta forma, todos os jovens entre os 15 e os 18 anos podem escolher uma assinatura digital de um jornal ou revista à sua escolha, à qual poderão aceder durante dois anos.
A adesão é feita através do Portal do Governo por meio da autenticação com o Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital (CMD), podendo esta última ser ativada a partir da aplicação gov.pt ou num Espaço Cidadão.
Como funciona o processo de subscrição?
Qualquer jovem entre os 15 e os 18 anos, inclusive, que sejam residentes em Portugal podem subscrever uma publicação periódica - jornal ou revista -, à sua escolha.
O prazo limite para efetuar a subscrição de uma assinatura digital é 31 de dezembro de 2025 e o registo deve ser feito através do Portal do Governo. A subscrição gratuita da publicação à escolha dura dois anos.
Que passos deve seguir para pedir a assinatura digital gratuita?
Os jovens interessados devem aceder ao portal e autenticar-se com o Cartão de Cidadão ou CMD e preencher um formulário. No documento digital que terão de completar, devem indicar o seu número de identificação civil, isto é, o número utilizado para identificar o cartão de cidadão de cada pessoa, que está na parte frontal do documento.
De seguida, devem preencher a data de nascimento, o distrito e concelho de residência, o e-mail e escolher o jornal ou revista que pretendem subscrever.
Para os jovens estrangeiros, mas residentes em Portugal, o processo é praticamente igual, com diferença de que devem indicar o número de contribuinte em vez de o número de identificação fiscal.
Depois de seguidos estes passos, basta submeter o pedido e no prazo de três dias, a publicação escolhida vai enviar um e-mail com as instruções e os códigos de ativação necessários para concluir o processo.
A partir do momento em que recebam o e-mail com os códigos de ativação, os jovens têm um prazo de 30 dias consecutivos para avançar. Caso deixem passar esse prazo, os códigos caducam e terão de pedir uma nova subscrição.
Que jornais e revistas fazem parte do programa de assinaturas digitais gratuitas?
São 11 os jornais e revistas, generalistas e económicos, que aderiram ao programa de assinaturas digitais gratuitas.
Os jovens podem escolher uma única subscrição entre as seguintes publicações: Correio da Manhã, Diário de Notícias, ECO - Economia Online, Expresso, Jornal de Notícias, Jornal Económico, Observador, Público, Sábado, Vida Económica e Visão.
Quanto poupam os jovens com a oferta?
A partir do momento em que acedam à oferta de uma assinatura digital, os jovens podem usufruir da mesma por dois anos. Se decidissem assinar uma publicação durante dois anos e tivessem de pagar a subscrição do seu bolso, quanto gastariam?
As contas são diferentes para cada publicação, uma vez que cada jornal ou revista tem o seu próprio preço.
Correio da Manhã - Uma assinatura digital anual no Correio da Manhã tem um custo de 69,99 euros/ano. Em dois anos, os jovens acabam por poupar 139,98 euros.
Diário de Notícias - Já a assinatura digital do Diário de Notícias tem um preço anual de 59,99 euros/ano, o que significa uma poupança em dois anos de 119,98 euros.
ECO - Economia Online - O ECO cobra 55 euros/ano pela subscrição, totalizando uma poupança em dois anos de 110 euros.
Expresso - Atualmente, o preço da assinatura do Expresso está com um desconto de 40%, fixando o valor em 78 euros para o primeiro ano. A renovação para o segundo ano de assinatura é de 99,99 euros. Os jovens que escolham a assinatura digital deste jornal poupam, em dois anos, 177,99 euros.
Jornal de Notícias - A assinatura digital do Jornal de Notícias tem um custo anual de 49,90 euros. Em dois anos, a poupança é de 99,80 euros.
Jornal Económico - A subscrição digital anual do Jornal Económico custa 51,99 euros, ou seja, em dois anos a poupança é de 103,98 euros.
Observador - A assinatura anual do Observador custa, neste momento, 49,90 euros para o primeiro ano, com renovação a 79,90 euros para o segundo. Em dois anos, a poupança seria de 129,80 euros.
Público - Atualmente, a assinatura digital anual do Público custa 52 euros, um preço com desconto, renovando para o segundo ano por 68 euros. Em dois anos, a poupança seria de 120 euros.
Sábado - A assinatura digital da revista Sábado custa 69,99 euros/ano. Ao fim de dois anos, um jovem que não beneficiasse da oferta pagaria 139,98 euros.
Vida Económica - O preço da assinatura digital do Vida Económica é de 100 euros/ano, portanto, um total de 200 euros ao final de dois anos de subscrição.
Visão - A revista Visão tem assinatura digital mensal e trimestral. O preço do trimestre é de 19,90 euros, o que se traduz em 79,60 euros/ano. Ao fim de dois anos, a poupança seria de 159,20 euros.