O Banco Central Europeu (BCE) reuniu esta quinta-feira e decidiu não alterar as três taxas de juro diretoras. De recordar que em julho o regulador interrompeu, pela primeira vez desde junho do ano passado, o ciclo de cortes.
Em comunicado, depois da primeira reunião de 2026, o BCE informou que as taxas mantêm os valores de 2%, aplicável à facilidade permanente de depósito, e de 2,40% para a facilidade permanente de cedência de liquidez. Já a taxa de refinanciamento, que influencia a Euribor, continua em 2,15%.
Na mesma nota, e referindo-se aos objetivos definidos para a inflação, o Conselho do BCE reitera "que a inflação deverá estabilizar no objetivo de 2% a médio prazo", sublinhando a resiliência da economia perante uma conjuntura mundial "difícil".
O regulador voltou a alertar que todas as decisões sobre as taxas de juro serão baseadas na avaliação das perspetivas da inflação e dos riscos em torno das mesmas, bem como na dinâmica da inflação subjacente, pelo que "não se compromete previamente com uma trajetória de taxas específica".
De acordo com o calendário disponibilizado no site oficial, a próxima reunião do BCE está marcada para os dias 18 e 19 de março.














