Tem a certeza de que sabe quanto dinheiro tem?

Contas-poupança
Escrito por Pedro Andersson

20.05.21

}
4 min de leitura

Publicidade

Sabe mesmo quanto dinheiro tem?

Esta foi uma das coisas que mudou a minha vida financeira. Talvez também possa mudar a sua. Como já vos disse várias vezes, o que faz a diferença na nossa vida financeira é sabermos exatamente quanto ganhamos e quanto gastamos todos os meses. Não há grande ciência para além disso.

Só podemos gerir o que conhecemos. Imagine uma empresa que nunca sabe quanto dinheiro entra e quanto sai. Quantos meses ou anos de vida lhe dá? Mesmo que se vá mantendo de portas abertas, basta haver um imprevisto qualquer para a obrigar a fazer as contas, mas já poderá ser tarde demais.

Não lhe vou falar do orçamento mensal, esteja descansado. Se segue o Contas-poupança, espero que já o faça há muitos anos. Hoje quero falar-lhe de um gráfico Excel que faço todos os meses e que mudou a minha vida financeira. É o gráfico do meu (da minha família) património financeiro.

Qual é o seu Património?

Se eu lhe perguntasse neste momento quanto dinheiro você tem, conseguia responder-me?
Não é “mais ou menos”. É arredondado aos euros. Tenho quase a certeza absoluta de que não sabe de cabeça. E mesmo recorrendo ao seu homebanking, duvido que me consiga dar rapidamente a resposta correta.

Ou seja, o que lhe estou a pedir é que saiba o total de TODAS as suas contas bancárias, poupanças, depósitos a prazo, Certificados de Aforro e do Tesouro, PPR, Fundos de investimento, ações, bitcoin, etc. Tudo o que tiver. Se só tiver duas contas, é o total dessas duas contas que eu quero que você saiba de cabeça todos os meses. Vou explicar-lhe o que faço e como o faço. Este é a minha tabela de Excel.

Todos os meses, a dia 1, vou ver o saldo de todas as minhas contas bancárias (tenham muito ou pouco) e todas as minhas poupanças/investimentos. E atualizo a tabela, como pode ver.

Ter este ficheiro atualizado todos os meses, permite-me saber duas coisas muito importantes: primeiro, se eu precisar de dinheiro numa emergência (ou para uma oportunidade de investimento) sei exatamente quanto tenho a cada momento; em segundo lugar, consigo perceber a evolução global do meu património financeiro.

Com a evolução mensal de cada investimento/poupança sei o que está a correr bem e o que está a correr mal, e tenho a noção real e exata se estou a atingir os meus objetivos dentro dos meus prazos ou não.

Por exemplo, como já vos expliquei, o meu objetivo a médio/longo prazo é juntar dinheiro para amortizar totalmente o meu crédito à habitação. Já tracei o meu plano e espero atingir esse objetivo daqui a 10 anos (em vez de 28 anos). Ao olhar para o valor total que tenho todos os meses, consigo perceber claramente se estou no caminho certo, se estou a “andar” no ritmo certo, se preciso acelerar ou se tenho de adiar o meu objetivo.

Por outro lado, consigo também facilmente fazer um gráfico com a evolução de cada um dos meus investimentos ou poupanças para ver se estou a ganhar ou a perder dinheiro com cada um deles. Com apenas um olhar de relance consigo decidir se devo tirar de um lado e pôr no outro, por exemplo, para ter um maior rendimento com as minhas poupanças.

Seja o general das suas tropas financeiras

É quase como se você fosse um General a comandar as suas tropas: olha para o terreno e cada uma das suas poupanças é um batalhão que coloca no terreno e que avança ou recua de acordo com os seus objetivos. E pode tirar de um lado e colocar no outro, se isso lhe for vantajoso. E, em alguns casos, também vai ser obrigado a decidir desistir de uma para reforçar outra.

Já me aconteceu ter de dar um investimento por perdido, recuperar o que ainda restava e reinvestir noutro que estava a render mais (neste caso estou a falar de uma ação negativa que não atava nem desatava e tinha outras que estavam mesmo a pedir para as reforçar). O que perdi nessa ação recuperei rapidamente no que investi noutra que se revelou mais rentável.

Mas só posso tomar este tipo de decisões na minha vida financeira se souber ao detalhe quanto dinheiro tenho em cada momento, em tempo real.

Deixo-lhe a minha sugestão de fazer rapidamente essa tal folha Excel e que a atualize uma vez por mês. Ter consciência da nossa realidade (seja boa, seja má), faz muita diferença.

romance-billboard

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

Plataforma dos Certificados de Aforro já está a funcionar novamente

AforroNet volta a estar operacional após intervenção para proteção de dados O serviço AforroNet já está de novo operacional, depois de ter sido concluída uma "intervenção para a melhoria da proteção dos dados pessoais" durante aproximadamente duas semanas. Segundo uma...

CRÉDITO À HABITAÇÃO | Garantia pública para jovens vai atrasar várias semanas

Beneficiários da garantia pública no crédito à habitação vão ter de aguardar devido a atraso na regulamentação Estava previsto os jovens até aos 35 anos terem 100% de financiamento do crédito à habitação a partir da próxima semana, mas o processo vai ser adiado várias...

COMBUSTÍVEIS | Preços na próxima semana (9 a 15 de setembro)

Preços dos combustíveis na semana que vem A informação dos preços dos combustíveis é baseada nos cálculos que têm em conta a cotação nos mercados internacionais e outros fatores considerados na formação do preço dos combustíveis em Portugal. São dados que recolho...

PodTEXT | Sabia que baixaram os impostos para quem quer começar a investir?

O podcast de sempre, agora mais inclusivo! Como a literacia financeira é um aspeto fundamental para a boa gestão das finanças pessoais, os podcasts do Contas-poupança tornam-se agora mais inclusivos e passarão a ser publicados também em texto, nomeadamente para...

Universitários têm consultas grátis de psicologia e nutrição a partir de 30 de setembro

Os estudantes universitários vão poder aceder a consultas de psicologia e nutrição gratuitas a partir do dia 30 de setembro, ao abrigo de um programa que abrange instituições públicas e privadas, disse à Lusa a ministra da Juventude, Margarida Balseiro Lopes. A medida...

ELETRICIDADE | Qual é a empresa mais barata este mês? (Setembro 2024)

O indexado está mais caro do que o regulado A média de Agosto no OMIE confirmou que pode estar na altura de sair do indexado. O mercado regulado (desde Julho) está mais barato do que o indexado. Como pode ver no gráfico abaixo que atualizo mensalmente desde fevereiro...

Atenção! Fisco e Polícia Judiciária alertam para novas burlas

Esta semana ficou marcada por dois alertas emitidos pela Autoridade Tributária (AT) e Polícia Judiciária (PJ), que informaram os cidadãos de que os nomes de ambas as entidades estão a ser utilizados em novas burlas. A AT, através do Portal das Finanças, alertou que...

PODCAST | #272 – Vamos a contas – O meu filho menor pode começar a investir e como acompanho os “saldos”? (A pergunta da Vera)

A Vera ficou muito curiosa quando disse que os meus filhos já têm um PPR em nome deles, desde os 8 e os 16 anos, e que o mais novo até já investe na Bolsa (tem um ETF SP500). Mas um menor pode ter uma conta numa corretora? Como isso é possível? E tendo um ETF SP500,...

TOP 10 | Qual a marca de COMBUSTÍVEIS mais barata esta semana? (2 a 8 de setembro)

Quem subiu e quem desceu os preços esta semana A ERSE definiu para esta semana como preço eficiente (que traduzo livremente por preço "justo") uma descida de 2 cêntimos/l no gasóleo simples e uma descida de 2,2 cêntimos na gasolina simples. Abaixo tem os preços que as...

ELETRICIDADE | Devo continuar no indexado ou é altura de sair? (Setembro 2024)

Tarifários indexados continuam a subir - É altura de sair? Já vos estou a avisar há 3 meses que o preço da eletricidade no mercado indexado já atingiu e agora ultrapassou claramente o tarifário regulado. Será que chegou a altura de sair do indexado e voltar aos preços...

Publicidade

Artigos relacionados

20 Comentários

  1. Luís Mendes

    Boa tarde Pedro
    obrigado por mais um artigo. Sou um seguidor fiel, não perco os teus post, podcast etc… Foi através do seu programa na SIC, numa reportagem em Outubro de 2018 que comecei a ter mais consciência financeira. Segui todos os seus conselhos que se adequavam a mim. O primeiro conselho foi simplesmente baixar a temperatura do esquentador, permitiu poupar imenso gás, mais concretamente poupança na media de uma botija de gás mensalmente.
    Segui as dicas de investimentos (raize, ppr e afins) e em dezembro de 2020, perguntei para mim mesmo, quanto dinheiro tenho?
    Por isso fiz um excel semelhante, onde todos dia 1 de cada mês coloco todos os valores que tenho em todas contas e investimentos.
    E assim sei exatamente o dinheiro que tenho. E assim atingir mais facilmente os meus objetivos.
    Só tenho pena, que apenas aos 40 anos ter começado a ter essa consciência financeira.
    Obrigado pela sua partilha de conhecimento

    Responder
    • Pedro Andersson

      Obrigado! Mais vale tarde do que nunca :). Eu sinto mesmo. Se soubesse aos 25 anos o que sei hoje…

      Responder
  2. Nuno

    Caro Pedro,

    Antes de mais, Parabéns e muito obrigado pela informação e partilha para a nossa literacia financeira.

    Será possível partilhar a folha de Excel em branco, para adaptação no caso em concreto de cada um?

    Votos de Continuação do excelente trabalho.

    Responder
    • Samuel

      Olá!

      Estou com o Nuno. Se fosse possível partilhar a folha Excel seria perfeito.

      Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Vou ver se arranjo um bocadinho para isso :). Sem prometer.

      Responder
      • Luis

        Boa tarde,
        Antes de mais, agradeçer pelas partilhas ao longo deste tempo.
        Aqui fica mais um com interesse na folha de Excel.
        Obrigado e continuação de bom trabalho.

        Responder
      • Filipe Freitas

        Reforço o pedido de partilha da folha. Parabéns pela iniciativa e conteúdos partilhados.

        Responder
  3. João Mesquita

    Mais uma boa dica, mas esta é daquelas que não se aplica a mim. Só tenho conta num banco (CTT). Na verdade neste momento tenho duas, mas porque estou a tratar da trasferência de CH para o ActivoBank, onde mais uma vez vou poder centralizar todo o capital e começar a fazer investimentos (fundos, ETF’s) que neste momento ainda estão em estudo. Continuação de bom trabalho.

    Responder
  4. Patrícia

    Mais um posto fantástico a ajudar a abrir a pestana dos portugueses… também tenho um excel semelhante, no entanto vai calculando quando rendem as aplicações mês e a mês e o grau de independência financeira (ou quanto falta para lá chegar).

    Seria interessante partilhar (sem valores, claro!) o peso de cada conta/ativo na sua carteira/total de contas. Fica a dica!

    Responder
  5. Marco Rodrigues

    Olá Pedro!

    Ao ler estes comentário, considero que também despertei para o assunto um pouco tarde (ou talvez não), mas o que interessa aqui, é que hoje tenho o controlo total de todo o meu patrimonio financeiro. Sei exatamente quanto dinheiro tenho e onde, quanto devo, quanto e quando paguei aqui e ali e quanto terei de pagar até ao fim do ano.
    Sei exatemente quanto poupo, quanto terei ao fim de determinado momento.
    Tudo isto, porque no passado, o CONTAS POUPANÇA, despertou-me a necessidade de ter cuidado com as finanças pessoais. Adotei a aplicação BOONZI (made in Portugal) e nunca mais tive qualquer derrapagem. Semanalmente verifico o orçamento que propus a concretizar, controlo os gastos não previstos e faço ajustes. Custa a crer, mas é verdade……o dinheiro sobre a«no fim do mês se formos disciplinados. Frequentemente discuto este assunto com familiares… Dá me um gozo bestial transferir o remanescente para o meu pé de meia.
    Obrigado Pedro Andersson, pela dedicação ao seu trabalho.

    Responder
  6. Pedro

    Um sincero e singelo muito obrigado pelo trabalho que vem desenvolvendo e partilhando com todos.
    Desejo-lhe muita saúde para poder usufruir ao máximo da sua liberdade financeira.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Obrigado Pedro. É bom saber que o que fazemos é útil. Abraço.

      Responder
  7. Nuno P

    Viva Pedro, já faço o mesmo há alguns anos. A minha folha de Excel inclusivamente tem o histórico de todos os anos, o acumulado mensal e anual, bem como a percentagem em capital de risco e não risco, e de todo o meu dinheiro, quanto tenho imediatamente disponível. Posso partilhar com quem quiser.

    Responder
    • Hugo Fernandes

      Boa tarde, espero que esteja tudo bem consigo.
      Será possível me enviar a sua folha de Excel.
      Para me ajudar também.
      Muito obrigado
      Cumprimentos
      [email protected]

      Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. Um ficheiro Excel para saber se está a ficar mais rico ou mais pobre - […] de ter escrito este artigo sobre como faço para acompanhar os meus objetivos financeiros e quanto dinheiro é que…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.