Os estudantes universitários vão poder aceder a consultas de psicologia e nutrição gratuitas a partir do dia 30 de setembro, ao abrigo de um programa que abrange instituições públicas e privadas, disse à Lusa a ministra da Juventude, Margarida Balseiro Lopes.
A medida já tinha sido aprovada em maio, mas só esta quarta-feira foi formalizada com a assinatura de dois protocolos com a Ordem dos Psicólogos e a Ordem dos Nutricionistas.
Todas as instituições de ensino superior aderiram à iniciativa e deverão receber cheques-psicólogo e cheques-nutrição para que os estudantes acedam às consultas, em função do número de alunos por universidade.
Os pedidos de consulta serão realizados pelos alunos a partir do site Gov.pt, que será lançado no próximo dia 30 de setembro. A partir desse programa, gerido através de uma plataforma à qual as instituições de ensino têm acesso, os alunos poderão escolher o profissional de saúde com quem pretendem marcar consulta.
Subscreva a Newsletter “Contas-poupança”, para não perder nenhuma dica
Subscrever
*Ao subscrever, a informação partilhada será usada de acordo com os nossos Termos e Condições e a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies
As respetivas ordens médicas vão disponibilizar uma lista para esse efeito em que, até agora, já constam 297 psicólogos e 208 nutricionistas.
A ministra sublinhou, ainda, que as ordens tiveram a preocupação de apresentar “cobertura territorial total”, de forma a abranger os estudantes de todo o continente e ilhas.
Para este ano letivo (2024-2025), serão disponibilizadas 100 mil consultas de psicologia e 50 mil de nutrição. No entanto, referiu Margarida Balseiro Lopes, no final do primeiro semestre a oferta será ajustada “em função da procura”.
0 comentários