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A minha aventura com o fecho da conta do Banco CTT

Escrito por Pedro Andersson

18.01.22

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4 min de leitura

Banco CTT – Capítulo encerrado (com pena minha)

Como expliquei neste artigo AQUI, o banco CTT decidiu deixar de ser um banco ZERO e vai começar a cobrar comissões de manutenção de conta a partir de março. Há exceções, mas apenas para quem pagar de outra maneira (por exemplo se pagar a anuidade do cartão multibanco). No final deste artigo, apresentei também as alternativas que conheço de bancos grátis, caso esteja a pensar deixar de pagar comissões de manutenção de conta.

Conta encerrada

Fechar uma conta bancária não tem nada de mais e se eu tivesse tentado encerrar a conta no banco CTT da forma “normal” tudo teria decorrido sem nenhum problema, mas quero partilhar consigo a minha “aventura” porque pode vir a ser-lhe útil no futuro.

Em primeiro lugar, achei muito estranho haver tantas pessoas a perguntar no facebook do Contas-poupança como é que tiravam de lá o dinheiro sem pagar comissão de levantamento do dinheiro ao balcão. Se uma pessoa encerra uma conta é porque tem outra (acho eu). Pelos vistos, há muitas pessoas que não sabem como se transfere dinheiro de uma conta para outra através do multibanco ou através do homebanking ou da app do banco. Portanto, mais uma vez confirmo que há um Portugal que está no facebook que ainda não domina de todo o básico da literacia tecnológico-financeira. Isto não é uma crítica, é apenas uma constatação.

Para fechar a conta, ela tem de estar a zeros, OK?

Bom, o que eu que eu decidi fazer? Neste momento, na minha vida já não uso carteira com documentos, nem dinheiro físico. Tenho tudo no telemóvel. Pago tudo com MBway, faço todas as transferências bancárias pelas app ou por homebanking, e uso os documentos da app id.gov.pt para me identificar. E assino os meus documentos e contratos com assinatura digital e chave móvel digital. Praticamente já não uso papel e cartões em plástico para nada.

Assim, fui alegre e contente fechar a minha conta bancária no banco CTT apenas com o telemóvel (desde que a lei foi clarificada, é um meio de identificação tão legal como o Cartão de Cidadão físico ou a carta de condução ou o Documento Único Automóvel. Não levei a carteira com os documentos.

O encerramento da conta tem de ser feito presencialmente e se a conta tiver mais titulares têm de ir todos. É só um aviso.

Fui atendido rapidamente e quando me pediram a identificação apresentei a app id.gov.pt. A funcionária ficou a olhar para mim e disse imediatamente: “O banco CTT não aceita essa forma de identificação. Temos ordens superiores para não aceitar”. Ripostei que, se a Polícia aceita, um banco privado também tem de aceitar. E pedi o livro de reclamações.

A funcionária, perante o pedido do livro de reclamações pediu uns instantes e foi falar com o responsável para saber se havia alguma solução. Disse-me que não havia mesmo solução e trouxe o Livro. Comecei a preencher a reclamação e entretanto lembrei-me de que posso enviar por e-mail o PDF com o meu cartão de Cidadão através da app id.gov.pt e sugeri essa solução. (Entretanto, o superior dela ligou-lhe e deu-lhe também essa alternativa).

Para quem não sabe, o pdf gerado pela app id.gov.pt equivale a uma certidão autenticada pelo próprio Estado Português. Logo, não faz sentido ser recusada seja por quem for.

Passados uns longos minutos, e após ter enviado o pdf para o e-mail que ela me deu, lá deram autorização superior para encerrar a conta.

E pronto. Fica aqui a dica: se alguma instituição lhe barrar a identificação através da app id.gov.pt, sugira o envio do pdf para análise deles. No caso do Banco CTT funcionou.

Fiz a reclamação na mesma com a sugestão de que resolvam rapidamente o problema.

E asim encerrei a minha conta no banco CTT. Foi uma experiência interessante, mas já não é “a minha cara”. Fico desgostado por terem prometido e depois não terem cumprido. Claro que sei que as circunstâncias mudam. E sei que fizeram tudo legalmente. Eles avisaram que iam passar a ter comissões e eu só continuo com eles se quiser. Neste caso, não quero. Tudo bem. Passaram a ser um banco como os outros e têm todo o direito de o ser. Continuo com os outros que são grátis.


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111 Comentários

  1. M

    Fantástico que um dos argumentos utilizados para a cobrança de comissões é ser obrigatório por indicação do Banco de Portugal., segundo uma informação dada por um funcionário quando questionado. Ora, imagino que muitas pessoas aceitem esta justificação sem questionar.

    Responder
    • Eduardo Machado

      Poderia informar quais os bancos que não nos “roubam” com o acordo do desprezível banco de Portugal?

      Responder
      • Luciana Machado

        Foi o pior banco onde estive. Problemas a abrir, problema durante, o mm tipo de problema a fechar… Só estive 1 mês e meio e jurei para nunca mais. Além do q o atendimento deixa a desejar. Zero para este banco

        Responder
        • Lara Abreu

          Bom dia gostaria de saber quais são as contas gratuitas de que fala se me puder enviar e mail agradecia e também tenho lá 0.8 cêntimo na conta sera melhor encerrar obrigado

          Responder
          • Ana Palhares

            Olá Pedro é muito obrigada! Tenho (e continuo) aprendido muito consigo!

            No meu caso a questão é:

            Como só utilizo a conta no banco ctt por causa só PPR como devo fazer? Manter e ter apenas os serviços mínimos? Transferir o PPR para outro banco? E qual?

            Parece tudo muito complicado… mas “dar” mais dinheiro aos bancos não obrigada!

            Que aconselha?

            Obrigada e continuação do excelente trabalho!

            AP

      • Sérgio Oliveira

        Sou eu que vejo não no meio de tanta publicidade que aparece ao longo da notícia (eu sei que e necessária) ou não está lá a indicação dos bancos que NÃO COBRAM COMISSÕES?

        Responder
        • Pedro Andersson

          Olá Sérgio. Tem a minha lista logo no link do primeiro parágrafo…

          Responder
      • António Machado

        Subscrevo todas as criticas.
        Prometem tudo para angariar clientes e quando a conseguem mudam tudo.
        Além disso, foi o banco mais incompetente e menos transparente com que mudei. Atrevo-me a dizer que em termos de colaboradores e gestores de conta, é deplorável a forma como tentam dar a volta ao cliente.

        Responder
      • Paulo Correia

        É para mim um péssimo banco
        Ao ponto de uma funcionária me pedir o pin do meu cartão eu disse distraidamente.
        Soube mais tarde que foi despedida vamos imaginar o porquê.
        Enfim sem comentários mais.

        Responder
    • Paulo Sousa

      Também partilho da sua opinião de acabar com os papeis mas para viagens de avião não aceitam a documentação através da appdo gov que refere pelo menos na Ryanair

      Responder
      • Pedro Andersson

        Olá. Sim, mas isso acho normal. A APP não funciona no estrangeiro.

        Responder
        • Luís

          Nós bancos? Nem aceitam o passaporte com elemento de identificação! Não sabiam? Só cartão de cidadão! Dizem ser ordem do Banco de Portugal!
          Só rir!

          Responder
      • Carlos

        Todos os Bancos têm a chamada conta de serviços mínimos, imposta por lei ,onde não cobram ( nem podem) comissões. Pode escolher qualquer Banco.
        A partir da primeira conta, Todos cobram comissões. Ninguem, nem nenhuma empresa trabalha gratuitamente. Este artigo presta um mau serviço de esclarecimento

        Responder
        • Raul Simoes

          Obrigado caro senhor. Mas não concordo consigo. Passei por essa situação e não foi assim como diz relativamente aos serviços mínimos. Mas respeito a sua opinião. Somente não concordo por ter acontecido o contrário do que afirma tanto comigo como com o meu pai. Assunto encerrado. Obrigado Pedro Anderson pelo serviço público.

          Responder
        • Jorge Valente

          Se visses menos futebol, telenovelas e big brother, terias tempo para te informares.

          Responder
        • Nuno

          Tenho o MOEY( Crédito Agricola), e nunca paguei uma comissão.
          E transfiro, faço levantamentos, , pago, e nunca me cobraram uma comissão. É um banco digital, é certo mas 0 comissões.

          Responder
        • Marco

          Um gajo tão informado e não sabe que a autoridade não aceita documentos virtuais da APP gov.pt 👌👌👌

          Responder
          • Pedro Andersson

            Olá. Qual é a autoridade que diz que não aceita?

        • Tatiana Nascimento

          Concordo. Querem um serviço, têm de pagar. Nunca percebi tanto escândalo com o pagamento de comissões. Que possam reclamar dos valores aplicáveis, entendo, mas pela comissão em si não entendo. Reclamem com a empresa da luz, da água ou do gás porque pagam.
          Este artigo tem o intuito de ajudar quem não percebe, mas incita a que as pessoas que são tão focadas no facebook mas não se informam nem querem saber façam disto força para ir directamente ao Banco reclamar mais vezes ainda e com arrogância até. Informem-se nas leis do Banco de Portugal, informem-se sobre cada Banco e deixem de se queixar e resmungar com os funcionários bancários que culpa têm ZERO!
          A app é muito giro, visto que queremos tudo mais digital, mas temos de perceber que as empresas possam ainda não ter os mecanismos preparados de um dia para o outro para essa leitura. Temos de ser mais flexíveis e tentar ajudar-nos uns aos outros. No Banco onde trabalho também já tive situações dessas com clientes e que foram mal educados sem necessidade, sendo que já existem leitores de cartão de cidadão que permitem a abertura de uma conta sem mais nenhum documento desde que esteja tudo atualizado e o cartão não esteja bloqueado.
          E encerrar conta … é óbvio que todos os intervenientes têm de estar presentes pois se assinaram e acordaram para abrir conta, também têm de acordar e assinar para a fechar. Não é preciso muita inteligência para achar isso obrigatório.
          O Contas-poupança devia ajudar mais a compreender do que a insitar discussão. Bancos Zero… isso nem devia existir. É um serviço, deve ser pago e pronto.

          Responder
        • Pedro

          Não é verdade, o Activobank não cobra por 1,2, ou mais contas

          Responder
      • RICARDO TRINDADE

        Boa Tarde, também estou a verificar o mesmo no Raize, a principio era tudo a zeros, e agora começaram a cobrar comissões, já parei os investimentos, e agora só aguardo que terminem os que estão activos, o que vai demorar 5 anos, pois foram feitos alguns a 60 meses, dêem conhecimento deste caso também, obrigado.

        Responder
    • Rosa Torres

      Obrigada pela partilha.
      Também tenho conta no BCTT e nunca fui avisada das tais despesas de manutenção, ou comissões.
      Sendo assim, também vou pensar em mudar de banco, que não cobra comissões!

      Responder
    • Paulo Sérgio

      Fantástico, obrigado por compartilhar.

      Responder
    • Luis silva Silva

      Boas isso nem é o pior..o pior é a minha mulher ter mudado do millenium bcp para o bpi há 27 anos e agora o millenium dizer que a minha mulher nao fechou a conta e entao vendeu uma suposta divida de correspondencia a uma em presa do Luxemburgo que nos bloqueou as contas e que nos pedem 5 mil euros.por nao ter fechado a conta….

      Responder
  2. Eduardo Fernandes

    Boa tarde Pedro,
    Eu uso a conta do banco CTT com o único objetivo de ter o tal fundo de emergência, como o Pedro já fez referência noutros artigos.
    Após o seu alerta, também eu vou encerrar a conta no banco.
    Estava a pensar abrir conta no ActivoBank, para substituir a do CTT. No entanto, ontem surgiram alguns rumores que o ActivoBank também iria começar a cobrar comissões de manutenção de conta.
    Tem alguma informação acerca disso?
    Agradeço desde já a atenção dispensada.
    Cumprimentos

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Não conheço esses rumores. Se isso acontecer, terei de avaliar o que faço uma ex que tenho lá vários investimentos. Um problema de cada vez…

      Responder
      • Cristiano

        Bom dia, na minha experiência, cancelei logo após a entrada em vigor da cobrança do cartão, em alternativa aderi à conta da moey, sem comissões e clm oferta do cartão físico, tratando de tudo via APP, para cancelar não sei se vai ser a mesma história :-)))
        Também tenho tido dificuldades da app do ID.GOV, quer em bancos, quer em empresas prestadoras de serviços (edp, vodafone), e na última vez, numa escritura, na qual um dos intervenientes de esqueceu do CC, os advogados presentes tinham orientações da OA(acho que foi isso que percebi), para não aceitarem essa forma de validação.

        Responder
        • Pedro Andersson

          Pedir sempre o livro de reclamações, até isto entrar no dia a dia.

          Responder
        • José

          Boa tarde.
          Também tenho conta no moey.
          O único problema é não puder fazer depósitos em numerário, só por transferência bancária.
          Cumprimentos.

          Responder
      • paulo teixeira

        Bom dia, em relação à aceitação ou não dos documentos através da app do ID giv a lei foi alterada em 2020 e foi rectificado a alinha da obrigatória de de aceitação, caso o local ou estabelecimento não tenho meio de ler o código QR pode recusar ESA forma de identificação.

        Responder
        • Pedro Andersson

          Olá Paulo. Obrigado. Pode mandar-me esse decreto-lei? Contactei a AMA após a sua mensagem e desconhecem essa exceção. Eu também nunca li. Pode ter-me escapado.

          Responder
          • Pedro Andersson

            Em todo o caso tem imensos meios de validação que não dependem do qr code. O relógio e o selo “branco” em movimento por exemplo. E a polícia ainda tem mais um código de validação manual por baixo do qr code.

        • Carlos

          Tbm tive este problema e esta justificação quando tentei usar a APP para alugar um carro. Tive de ir buscar os documentos físicos.

          Responder
        • Angie

          Ja pois é!! Eu encerrei lá uma conta e tive k parar 98€….autêntico i disparate

          Responder
    • Marco Lopes

      Esse rumor foi-me transmitido por um gestor de conta do BCP há 2 anos… 😀

      Responder
      • Luís

        Obrigado Pedro pelo serviço público que presta no campo da literacia financeira!

        Responder
  3. Diogo

    Olá Pedro, primeiro muitos parabéns e obrigado por melhorar a Literacia financeira dos portugueses.

    Tenho ppr’s, que contratei através do banco CTT, são produtos da Zurich e o banco é o agente.
    Já questionei a seguradora com a seguinte dúvida, ao qual ainda não tive resposta.
    Encerrando a conta nos CTT o que acontece aos ppr’s? Mudam de agente e IBAN associado ou tenho de os transferir?

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá Diogo. Vai ter mesmo de lhes perguntar a eles :). Em último caso pode sempre transferir qualquer PPR para onde quiser. Atenção à eventual penalização de 0,5%.

      Responder
      • Liliana

        Boa tarde
        Mas se lá só e apenas tivermos o PPR, também nos cobram comissão?

        Responder
      • Lailila Moreira Martins

        Bom dia Pedro.
        Excelente artigo parabéns!
        Uma pergunta, que bancos n cobram comissões? Neste mundo onde tudo é nada se cobra!!!

        Responder
  4. Susana Araujo

    Sr. Pedro a sua arrogancia esta cada vez pior…
    Para levantar o dinheiro no balção CTT tem um custo de 5.20 euros sim, por isso pode sugerir que as pessoas façam uma transferencia para a retirada do dinheiro, mas de forma humilde.
    “Pelos vistos, há muitas pessoas que não sabem como se transfere dinheiro de uma conta para outra através do multibanco ou através do homebanking ou da app do banco. Portanto, mais uma vez confirmo que há um Portugal que está no facebook que ainda não domina de todo o básico da literacia tecnológico-financeira. Isto não é uma crítica, é apenas uma constatação.”
    Por favor, poupe-me. Voce deve-se achar a ultima bolacha do pacote so pode! Humildade precisa-se e não é no banco ctt que a encontra nem em nenhum outro banco! Quem o viu e quem o vê!

    Responder
    • Jota

      Mau era se não vinham as virgens ofendidas. Parece-me que foi uma constatação e não uma critica.

      Adiante…

      Responder
    • Leandro

      Que comentario mais ridiculo. Sem fundamento !!!

      Responder
    • Susana Perdigao

      Credo…..
      Em vez de agradecer quem ajuda sem cobrar, ainda chama de arrogante. As pessoas sabem usar o Facebook porque se dão ao trabalho de explorar e aprender, para o seu belo prazer. Porque não usam o mesmo método para pouparem?
      SE acha realmente que este homem é arrogante a Sra é uma mal agradecida. Atenção que eu escrevi (SE). CASO SE LEMBRE DE LEVAR A MAL O QUE LHE ESCREVO.
      UM BOM DIA !

      Responder
    • carlos manuel

      Susana tem toda a razão

      Responder
    • vales oalo

      Concordo com o comentário feito ..

      A arrogância, prepotência e ego ” inchado” ja começam a enjoar …

      Responder
      • Francisco Vale

        Só segue e lê quem quer. Se não gosta, tem uma solução muito simples…
        Obrigado por toda a ajuda Pedro.

        Responder
        • Mário Simões

          Absolutamente! de acordo! Só tenho a agradecer que haja alguém que escreva estas “dicas”. Obrigado, Pedro!

          Responder
  5. Sérgio

    Boa tarde Pedro,
    Na sua peça refere que mencionou anteriormente quais as alternativas a ter outras contas sem custos.
    Pode deixar o link desse artigo?
    Obrigado

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá Sérgio. É logo o link na primeira frase do artigo que está a comentar 🙂

      Responder
  6. Liliana

    Isso é porque ainda nao fechou conta na CGD 😁 Uma anedota mesmo 😠

    Responder
  7. Sofia

    A minha aventura de encerramento de conta no banco ctt também foi ” interessante”. O ano passado quando decidiram cobrar a anuidade do cartão eu e o meu marido fomos encerrar as nossas contas… A dele ficou logo encerrada na hora com a assinatura dos dois, já a minha…. A minha conta tinha uma conta poupança associada que também foi encerrada mas a dita resolveu creditar na conta à ordem penso que uns 0.7€, isto fez com que eu que após a deslocação ao banco tenha deitado fora os códigos de acesso (e já sem cartão) tenha recebido uma chamada a alertar que não conseguiam fechar a conta com o saldo… Fiz resgate dos códigos no site e lá ficou tudo “novamente” a zeros… De março a junho recebia extratos mas nem os abria… Até que em junho me ligam a avisar que a conta continuava aberta porque faltava a assinatura do 2o titular… Eu não me lembrei que o meu marido era também titular, ele muito menos e a sra que nos atendeu no dia de encerrar a conta também não nos avisou… Com isto a conta foi encerrada no fim de julho…

    Responder
    • Edexote

      A culpa neste caso foi tua, então recebes cartas de um banco e nem as abres? Dava muito trabalho fazer isso?

      Responder
      • Sofia

        Recebia os extratos por email e quando tentava abrir o documento dava erro e não o conseguia ler.

        Responder
  8. Filipe Fernandes

    Olá, boa noite. Em relação ao id.gov o próprio irn não aceita como identificação, fui levantar o CC do meu filho (menor), e só com cartão físico. Abraço

    Responder
    • Pedro Andersson

      É pedir o livro de reclamações até entrar no dia a dia.

      Responder
  9. Marco Lopes

    Se lhe acontecer o mesmo que me aconteceu, a aventura está apenas no início…!!!

    Responder
  10. Rui Ribeiro

    Bom dia Pedro! E que tal um artigo com a comparação das comissões de conta dos principais bancos? Um pouco à semelhança do que faz com a oferta de eletricidade. Seria interessante penso eu, na medida em que, à semelhança do Pedro, muitos portugueses, apesar de haver alternativas sem comissões, têm de manter pelo menos uma conta num banco “tradicional” por lá terem o crédito habitação! Como é o meu caso também!
    Fica a sugestão!
    Cumprimentos.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. O banco de Portugal já tem esse comparador. É só usar e está sempre atualizado. Basta pesquisar no Google “comparador de comissões bancárias” 🙂

      Responder
  11. Paulo Vicente

    Boa tarde. Qualquer instituição bancária é obrigada a ter uma alternativa que se chama conta bancária serviços mínimos. Eles não o sugerem ou promovem por razões óbvias, mas quem pesquisar um pouco encontra essa solução. No máximo só podem cobrar anualmente 1% do IAS, que em 2022 corresponde a 4€ e qualquer coisa.

    Responder
    • Ftomas

      Nada tenho a ver como o banco CTT nem com outro QQ.
      Mas parece me que quem já pagava cartão o valor que vai pagar a mais por ano é perto dos 5 euros.

      A conta de serviços mínimos tem critérios que nem toda a gente cumpre como ter só uma conta…

      Por outro lado a quantidade de serviços que temos acesso com uma conta e cartão bancário valem mais do que a maioria paga em comissões.,.

      Mas é apenas uma opinião

      Responder
      • Mário Simões

        concordo…é mesmo assim… e um cartão dá muito jeito

        Responder
  12. Fernando Oliveira

    Bom dia Sr. Pedro!
    Os meus sinceros agradecimentos, pelo tempo que nós dedica e pelas ajudas que nos dá!
    Não ligue a comentários que o querem memorizar, como chamar de arrogante!
    Deve ser de funcionária do Banco CTT!
    Deixei-lhe recentemente um pedido para um trabalho sobre a TORRALTA! Se tiver um bocadinho, diga algo sobre isso!
    Cumprimentos

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá Fernando. Obrigado. É normal não conseguir agradar a todos. Faz parte. Sobre a torralta e casos semelhantes ainda não encontrei a solução… Se e quando descobrir aviso. Entretanto queixa na cmvm e provedoria de justiça.

      Responder
      • Fernando Oliveira

        De novo, o meu obrigado!
        Vou accionar!

        Responder
  13. carlos manuel

    Nos outros bancos os encargos são maiores que no banco CTT não tem razão de se queixar

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Não é uma queixa :). Eu tenho opções grátis. É uma escolha.

      Responder
  14. Cecília

    Bom dia, eu tenho conta aberta mas com saldo zero. Ainda não encerrei porque o custo para encerramento da conta é de 90€!! O que acho um roubo!!

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Encerrar a conta é gratuito… A menos que tenha havido um óbito ou assim. Confirme isso por favor. Felicidades.

      Responder
      • Jorge

        Boa tarde, só uma pergunta para os que estão contra si (Pedro Andersson): se não gostam porque se dão ao trabalho de ler?

        Responder
  15. Pedro Pereira

    Há uns anos tive um problema idêntico com um banco, que me começou a cobrar 5€ por mês, e decidi fechar a conta. Na altura tinha acções e dinheiro. Transferi tudo para outro banco, e quando foi para fechar a conta, o banco queria cobrar-me um valor de encerramento. Não lidei bem com essa situação, e não fechei, apenas mantive tudo a zeros até hoje. Nunca mais soube nada dessa conta. Algum inconveniente em fazer desta forma que nos cobrarem encerramento?

    Responder
    • Nuno

      Caro Pedro Pereira,

      Desconheço a política do Banco em questão, relativamente ao preçário de manutenção de conta, contudo, não posso deixar de sugerir uma consulta à Central de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal – https://www.bportugal.pt/area-cidadao.

      “Nunca mais soube nada dessa conta” não é a melhor opção em qualquer situação associada a um instrumento financeiro, mesmo no caso de um comum depósito.

      Felicidades

      Responder
  16. Jorge

    Caro Pedro,
    Agradeço imenso a sua informação mas permita-me que lhe deixe aqui o feedbak da minha experiência na tentativa de abertura de conta no ActivoBank.
    Deste ontem já realizei 5 tentativas de abertura de conta – 3 no computador e 2 através da App e já contactei por duas vezes a linha de apoio. Na primeira vez, estava a tentar via PC e recomendaram que o fizesse via App. Na segunda, já com a App, que fosse tentando porque deveria estar muita gente a tentar. Entretanto questionei se não poderia fazer a abertura ao balcão de uma agência Millenium, tendo-me sido respondido que sim e recomendada a agência do C. C. Vasco da Gama, a 70 Km da minha residência, em Santarém, cidade, capital de distrito, onde pelos vistos só é possível fazer abertura de conta online… num sistema que há mais de 24 horas dá sistematicamente erro…
    Um abraço e continue com o bom trabalho!

    Responder
    • Maria do Alecrim

      Se os bancos se servem do nosso dinheiro sem nos pagar qualquer juro, por que razão temos de pagar a mautenção da conta?
      Ninguém nos defende desta pouca vergonha? Se todos pusermos o dinheiro “debaixo do colchão ” eles vivem de quê?

      Responder
      • Ana Paula Carrasqueira

        E pode me dizer por favor qual é o banco que não cobra nada de comissões?! Já agora gostastava de saber!

        Responder
        • Pedro Andersson

          Olá. Tem vários. Tem a lista dos meus no link da primeira frase do artigo que está a comentar 🙂

          Responder
        • Rod

          Boa tarde,

          Obrigado pelo artigo.
          Gostaria de questionar como se pode fazer para fechar a conta à distância uma vez que irei estar no estrangeiro por um período.de 6 meses.

          Responder
    • Pedro Freitas

      ActivoBank,
      Sou cliente, abri conta online sem problemas, pago zero de comissões e do cartão de débito, por enquanto!

      Responder
  17. Luís Oliveira

    Interessante artigo. Felizmente não tinha nenhum título à guarda no banco e, para complicar, um que já não esteja a a ser transaccionado ou qualquer produto financeiro. Nesse caso o encerrar da conta é um processo moroso com ou sem carteira.

    Responder
  18. Manuel Gonçalves

    Tive um problema idêntico com a Caixa Geral de Depósitos.
    Exibi um procuração original de um titular e não foi aceite. Tinha que ser reconhecida pelo notário.
    Depois de reclamar, a resposta foi “nim”, tive uma despesa acrescida e uma nova deslocação ao banco.
    Os bancos só modernos para abertura de conta, para fechar é dificultar ao máxima e cada um um faz como quer e lhe apetece.

    Responder
  19. Eduardo Pereira da Silva

    Boa noite Pedro, obrigado pelo seu trabalho. Mais meia dúzia de Pedroso e acabava muitas poucas vergonhas

    Responder
  20. Liliana

    Pensando bem, não faria sentido podermos fechar a conta totalmente em digital, com Chave Móvel, tal como fazemos para abrir contas online? Nota: nos casos em que já não exista saldo, claro. Temos de reclamar, realmente, para algumas coisas evoluirem.

    Responder
  21. Nuno Gomes

    Quanto à identificação, é falso que seja aceite pelas polícias, pois ainda não foram alteradas as leis penais quanto a isso….
    Este artigo pode induzir as pessoas em erro. Os documentos fisicos são insubstituíveis actualmente.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá Nuno. Está desatualizado :). Já usei pelo menos em duas operações Stop.

      Responder
    • Pedro Andersson

      4 – Os documentos referidos nos números anteriores podem ser substituídos por: a) Aplicação móvel que permita a comprovação dos dados constantes dos referidos documentos, nos termos dos n.os 1 e 4 do artigo 4.º-A da Lei n.º 37/2014, de 26 de junho, na sua redação atual; b) Carta de condução digital, no caso da alínea b) do n.º 1, nos termos a definir por portaria dos membros do Governo responsáveis pelas áreas da administração interna, da modernização administrativa e dos transportes. 5 – Caso não seja possível a verificação dos dados no local em tempo real, nos termos do disposto no número anterior, o condutor deve, no prazo de cinco dias, apresentar os documentos físicos à autoridade indicada pelo agente de fiscalização ou enviar por meios eletrónicos o documento retirado da aplicação referida na alínea a) do mesmo número. 6 – A apreensão do título de condução ou do documento de identificação do veículo é efetuada através de: a) Entrega dos documentos físicos, quando o condutor deles seja portador; b) Registo por meios eletrónicos, quando o condutor os substitua nos termos do n.º 4, devendo os documentos físicos ser entregues à autoridade indicada pelo agente de fiscalização no prazo de cinco dias. 7 – Quem infringir o disposto nos n.os 1 a 3 é sancionado com coima de (euro) 60 a (euro) 300. 8 – Quem, nos casos previstos no n.º 5 e na alínea b) do n.º 6, não entregar os documentos no prazo de cinco dias à autoridade indicada pelo agente de fiscalização é sancionado com coima de (euro) 60 a (euro) 300.

      Responder
      • Jorge

        E o que dizer de a conservatória do registo civil não aceitar a identificação pela id.gov.pt…

        Responder
    • Nelson Branquinho

      Olhe que não é bem assim…. eu apresentei o Cc, cartão de condução e dua do carro tudo na app e o polícia aceitou

      Responder
  22. Guus Heiligen

    Fica aqui uma dica relativa a e-mails e dados pessoais: enviar sempre de forma cifrada. Não o e-mail em si, mas o conteúdo. Neste caso deveríamos cifrar o PDF e enviar, ou pedir uma plataforma de transferência segura onde o documento possa ser enviado.

    Tal como o autor menciona no inicio do artigo relativamente à literacia tecnológica, as pessoas não percebem que um serviço de e-mail funciona como os CTT (haha irónico), nada impede um intermediário mal intencionado de abrir as cartas e ler o que lá está.

    Responder
  23. Joao

    um bocado clickbait… nao sei que “aventura” viveu…apenas nao queriam aceitar o cartao de cidadao atraves da app gov id (que nao faz sentido recusarem, mas nao me estranha dado o atraso tecnologico das empresas no geral – quantas historias de apenas aceitarem documentos em formato fisico para digitalizarem?)

    Responder
  24. Bruno Filipe Cerqueira

    Bom dia.
    Muito obrigado por partilhar estas informações valiosas.
    No meu caso pessoal, estive mesmo quase pra abrir conta no Banco CTT devido à inexistência de comissões mas optei pelo ActivoBank devido ao facto do Millennium BCP me ter começado a cobrar 8,32€ por mês.
    O Moey também seria uma excelente opção e tem uma App intuitiva e fácil de usar.
    A minha única dúvida é se no futuro estes mesmos banco e outros, mais digitais, continuarão a não cobrar comissão de manutenção, pois porque para receber 99,84€ (8,32€ x 12) de juros limpos anuais é necessário ter muitoooooooo dinheiro a prazo.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá Bruno. Se começarem a cobrar decidimos o que fazer…

      Responder
  25. Maria Freitas

    Olá, para abrir uma conta bancária é só mesuras. Para fechar uma conta bancária é sempre uma complicação, temos quase que justificar e justificar ( questões de comissões e prémios). Se for por óbito de um dos titulares, ainda pior. No Millennium pode-se movimentar a DO e levantar títulos, mesmo sabendo que um dos titulares já faleceu… mas depois de iniciará processo de relação de bens para encerrar conta, são muito escrupulosos, até são fiscalizadores do pagamento do imposto de selo junto das finanças para levantar o “restinho” que lá ficou….para que serve a habilitação de herdeiros? E quando nos dirigimos a uma sucursal em Lisboa não é para nós remeterem para um gestor de conta em Coimbra que não sabe distinguir um seguro de vida de um seguro de acidentes pessoais…..

    Responder
  26. Ftomas

    Pedro, diria que a aventura correu muito bem. E é de louvar terem solucionado a questão do id.gov.pt.

    Boa observação sobre o Facebook 😃

    Responder
  27. Hugo

    Tal como cancelei o cartão quando passariam a cobrar anuidade, agora encerro de igual forma a conta. Gostaria de partilhar que achei curioso ao balcão não perguntarem nada nem comentarem nada. Também não gosto quando são chatos em alguns serviços ou lojas e insistem quando não queremos algo ou para nos demover, mas pelo menos podiam perguntar o motivo por curiosidade, numa questão de melhoria continua dos seus serviços, mas não aconteceu. O colaborador não se mostrou minimamente interessado nem preocupado que cancelasse a conta. Sei que como cliente não lhes fazia ganhar dinheiro, mas também nunca ofereceram nada interessante para o meu caso, nem mesmo no fim. Fiquei a pensar se são mesmo desinteressados os funcionários e por consequência o bancoCTT ou já tem muitos clientes a fazer o mesmo que nós e então fui só mais um nesta debandada.

    Responder
  28. Vasco Coelho

    Segundo sei, só a carta de condução pode ser substituída pela aplicação. O cartão de cidadão ainda não porque a lei ainda não foi alterada.

    Responder
  29. Ricardo Vicente

    Que banco sem custos de manutenção, nem anuidade de cartão, proporciona ter uma sub conta( ou conta poupança) tal como o Banco Ctt proporcionava?
    Tenho conta no Activobank apesar de nao ter custos, não é viavel ter uma sub conta, onde se possa colocar dinheiro de modo a não estar a ordem. Obrigado.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Tem a certeza? Já contactou o ActivoBank a pedir isso?

      Responder
  30. Carla Moura

    Ola tenho conta(a zeros) no banco montepio tentei fechar conta e pediram me cerca de 100€ para fechar conta ,pedi para passar a conta para serviço mínimo e não passam porque um dos titulares (o meu pai)faleceu e nao aceitam so a certidao de obito.Na altura que ele faleceu ja a conta estava a zeros, mas mesmo assim nao deixam fechar e tem de se pagar.Como tenho conta no banco ctt nao posso pedir para passar a serviço mínimo.Isto é legal ter de se pagar para fechar conta?

    Responder
  31. Elsa Moreira

    Bom dia,
    E foi cobrado alguma taxa pelo encerramento da conta?

    Responder
  32. Joana

    Atenção com esses pedido de encerramento de conta no Banco CTT. Andei um ano a tentar fechar a minha conta. Pelo que percebi esse pedido vai para a sede e só lá é que eles conseguem fechar a conta. Um ano a reclamar com o call center a dizer que a conta ainda se encontrava aberta e foi-me sempre dito que o processo já se encontrava em processamento e tinha de aguardar. Mesmo tendo o comprovativo do pedido de encerramento de conta.

    Responder
  33. Pedro Pereira

    Olá Pedro. Já lhe tinha perguntado no artigo anterior, se não bastava tirar todo o dinheiro da conta e assim eles já não podem tirar nada para manutenção. Fiz isso há alguns anos com uma conta que tinha e que me queriam cobrar € para a fechar, e até hoje nunca mais ouvi falar deles. Outra pergunta que lhe quero fazer é se conhece e pode dar algum feedback sobre a conta Moey da Cx de crédito, que aparentemente também não tem custos associados. Obrigado.

    Responder
  34. Emanuel46

    Só uma achega ao problema da aceitação/rejeição do “C. Cidadão digital”.
    Recentemente, fui levantar um cheque ao Millennium/BCP, e quando o colaborador me pediu a habitual identificação, apresentei-lhe o telemóvel com o documento bem visível.
    A resposta que recebi, foi imediata: ainda não aceitamos essa modalidade, tem que apresentar o documento físico!
    Como não valia a pena estar a entrar em diálogo de surdos, nem quis argumentar mais, reafirmando em tom categórico, que a legislação em vigor confere-me o direito de me identificar sem o cartão físico, via app portanto.
    Assumi que se o Banco CTT aceitava, o BCP não deveria negar-me o mesmo direito.
    À posteriori, fiquei na dúvida se valia a pena apresentar a reclamação eletrónica, nem que fosse só “para a estatística”!

    Responder
  35. joao

    Fui ao centro de inspeções e não aceitam o documento digital só posso fazer com o DUA físico segundo eles informação passada pelo IMT, alguém me pode informar qual o decreto lei que indica que o documento digital é valido?
    obg

    Responder
  36. João

    Parece que para as inspeções ainda estamos longe de uma era digital:

    Em resposta ao seu email infra, venho por este meio esclarecer o seguinte:

    1. “…independentemente da apresentação do D.U.A. em suporte digital, é obrigatório em sede de inspeção, a sua apresentação em suporte físico (papel ou cartão plástico), afim de ser verificado o seu estado de conservação.”;

    2. O email acima referido, não refere o impedimento da realização de uma inspeção;

    3. No entanto, a sua não apresentação desse documento, não permite verificar as condições de conservação do mesmo, conforme previsto no Decreto-Lei n.º 144/2012, de 11 de julho, com a última alteração dada pelo Decreto-Lei n.º144/2017, de 29 de novembro, onde se prevê como ponto a controlar durante a inspeção, o(s) documento(s) do veículo;

    4. Como tal, a inspeção pode e deve ser realizada, sendo que a não apresentação do documento corresponde a uma deficiência do tipo 2, com o código 0.3.3 (Certificado de matrícula com deterioração que impossibilite a leitura);

    5. Pois não sendo o mesmo apresentado, equivale à impossibilidade de leitura.

    Responder

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