Como ter eletricidade grátis usando as ferramentas de marketing das empresas
A eletricidade está caríssima e vai aumentar. É, de facto, preocupante. Um dos meus sonhos (enquanto consumidor) era ter eletricidade de graça. Pois bem, consegui finalmente! Não estou a brincar. É mesmo a sério.
A junção de várias estratégias pemitiu-me atingir esse objetivo este mês de junho de 2021. Confesso que nunca achei possível, mas de facto aconteceu. Também é verdade que isso só vai acontecer mais alguns meses por ano e durante o tempo que alguns de vocês permitirem. Já explico porque estou a dizer isto.
Em primeiro lugar deixem-me explicar a minha situação: somos 4 cá em casa com gastos de eletricidade ainda elevados (entre os 300 e os 350 kWh/mês). Há 4 anos que tenho um painel solar fotovoltaico que me permite baixar a fatura em cerca de 6 ou 7 euros por mês (LER AQUI) porque sempre que há sol durante o dia e não está ninguém em casa, o que esse painel solar produz é suficiente para não pagar nada de luz porque a minha casa consome tudo o que o painel produz em tempo real.
Por outro lado, sempre procurei a empresa de eletricidade mais barata no mercado para as minhas necessidades. Logo, gastanto o mesmo que gastaria com a empresa mais cara, pago muito menos pelo mesmo consumo.
Tenho todas as lâmpadas LED e incentivo todos aqui em casa a usar só a iluminação estritamente necessária.
Por último, uso todas as promoções que posso para baixar a fatura de eletricidade. É o caso dos “códigos amigo” da Endesa.
Este mês, especificamente, gastei 53,99€ de eletricidade, mas como tenho 54 amigos saíu-me a custo zero. Zero mesmo. Não paguei eletricidade. Vou pagar apenas 1,54€ da Taxa Audiovisual, que não está abrangida pela promoção.
No mês que vem e em Agosto, uma vez que gastamos menos eletricidade que nos meses mais frios e de inverno, acredito que a minha fatura será também zero ou perto disso. Depois disso, pagarei apenas o que estiver acima de 54 euros.
Estou a escrever este artigo não para me vangloriar de uma conquista qualquer (embora ache obviamente piada a estas pequenas “guerras” entre David e Golias), mas para vos mostrar que quando temos o radar ligado e aproveitamos as oportunidades das ferramentas de marketing das empresas podemos atingir poupanças extraordinárias. Este ano já poupei mais de 400 euros em eletricidade e espero chegar aos 700 euros. É dinheiro que vou colocar nos PPR dos meus filhos.
Em todo o caso, esta minha poupança tem os dias contados porque só a manterei enquanto estes 54 amigos se mantiverem também na Endesa. À medida que forem saindo, a minha poupança irá descendo também (é 1 euro de desconto por cada amigo). Agora o limite é 25 amigos por pessoa (LER ARTIGO AQUI). Mesmo assim, é uma poupança substancial (300 euros por ano) e está ao alcance de qualquer consumidor.
A estes 54 amigos e aos anteriores quero agradecer a vossa amabilidade ao usarem o meu código amigo, que nunca solicitei e que fizeram o favor de me pedir. Fiquei sensibilizado com a vossa atitude tão simpática. Como vêem, esta situação permitiu-me transmitir esta mensagem simples: é possível.
E quando surgirem estas oportunidades em outras empresas, cá estarei também para o partilhar. Isto não é publicidade a nenhuma empresa. Aconteceu ser esta, podia ser outra qualquer. E assim que encontrar melhor mudo, claro. Só que com estas condições, para já, não encontro nenhuma que me faça mais barato.
Este mês o preço do meu kWh foi… ZERO.
LEIA TAMBÉM:
Eletricidade sobe 3% no mercado regulado em julho
A eletricidade deverá subir brevemente em Portugal (em Espanha o IVA vai descer)
Porque não aproveita para mudar para uma empresa mais barata enquanto não sobem os tarifários? Não tem de ficar a pagar zero. Baixar a sua fatura de eletricidade em 10 euros por mês, são 120 euros por ano.
Caro Pedro Andersson,
Considero que a informação e aconselhamento que vem partilhado connosco há anos têm sido de uma enorme valia. Bem haja por isso.
No entanto, sou de opinião que este seu artigo sobre “Como ter eletricidade grátis usando as ferramentas de marketing das empresas” afasta-se desse padrão a que nos habituou.
O que nos relata é algo de meramente circunstancial que o Pedro Andersson foi capaz de atingir porque conseguiu que 54 pessoas utilizassem um código associado à sua pessoa na relação que têm com o seu fornecedor de energia eléctrica. Ora essa circunstância não é facilmente replicável por cada um de nós, “comuns mortais”, que lemos (com gosto) o seu “Contas Poupança”: não temos a visibilidade e mediatismo de que o Pedro Andersson (merecidamente) disfruta e mesmo que tenhamos uma vasta roda de amigos, certamente já terão relações comerciais com diversos fornecedores de energia eléctrica e não será expectável que um grande número mude de fornecedor só para me dar oportunidade de utilizar a “benesse” em causa.
Para frisar ainda mais o que disse, peço-lhe que considere a seguinte hipotética (e caricata) situação:
– Imagine que o seu fornecedor de energia eléctrica tinha como universo de clientes precisamente o Pedro Andersson e os seus 54 amigos.
– Imagine que todos tinham “o radar ligado e aproveita(vam) as oportunidades das ferramentas de marketing” de que o seu artigo fala.
– Imagine ainda que, por coincidência, consumiam por mês energia eléctrica num valor não superior a 54€.
Nestas condições o Pedro Andersson e todos os seus amigos iriam ter electricidade “de borla”.
Acha que o seu fornecedor de energia eléctrica iria deixar que isto acontecesse?
Não resisto a colocar ainda uma última pergunta:
Sabendo nós que os fornecedores de energia eléctrica não são “instituições filantrópicas”, aonde irá o seu fornecedor de energia buscar a compensação para a borla que lhe está a dar?
Mais uma vez, muito obrigado pelo seu excelente trabalho… mesmo que desta vez não creia que tenha dado o tiro na direcção certa.
Os meus cumprimentos.
Olá Manuel. Compreendo a sua crítica. Também pensei nisso. Mas é uma forma de mostrar que é uma estratégia de poupança à escala de cada um. A Galp dá descontos no continente. Outras empresas também têm códigos amigo. Durante algum tempo fiz compras com 100% de desconto no continente. Esse tipo de poupança funciona. Durante quanto tempo não sei. Mascsempre que encontro aproveito. Deixa de compensar, parto para outra empresa. Por exemplo, há bancos que oferecem dinheiro para abrir conta. Porque não hei-de abrir uma para mim, para a minha mulher e para os meus dois filhos, se der? E partilhar isso com os meus amigos? O meu primeiro tablet foi conseguido por aderir a um cartão de crédito. Como vê este caso da Endesa é apenas mais um exemplo. Foi nesse sentido que decidi escrever o artigo. Mas agradeço a sua crítica. Faz sentido o que disse. Abraço.
Bom dia Sr.Pedro Anderson subscrevo na totalidade as palavras do Sr.Manuel Duarte,sendo que existem valores que não estão explicados ou estão muitos confusos, por exemplo diz ter 54 amigos,na factura aparece 55 com um valor de 54,39 € (?),outro valor é o valor da taxa de audovisualdiz que vai pagar 1,54 € (??) Se o normal por mês é 2,85 euros!? Bem sei que endesa é a única empresa que divide o valor pelo número de dias ou seja o valor de 1,54 euros nunca pode ser de 30 dias, pode explicar o porquê? Assim não está claro,aliás o valor que consta na factura é de 2,81€ correspondente a 30 dias,sendo que este valor é que a empresa tem de entregar ao estado.Pode explicar estes valores?
Cumprimentos
O Pedro tem atualmente 55 ou mais amigos ativos. No entanto, o valor máximo que há para descontar nesta fatura de eletricidade é 54,39€. Por isso foram “usados” 55 amigos, um deles apenas parcialmente.
JRJordao,desculpe mas não responde ás minhas duvidas,agradecido.
Cumprimentos
A fatura de eletricidade foi de 53,99€ antes de taxas e impostos.
O plano amigo da Endesa permite que 54,39€ (porquê este valor em vez de 53,99€, não sei) sejam descontados. Para tal, é necessário ter pelo menos 55 “amigos”, já que cada um rende 1€ de desconto.
Foi assim aplicado o desconto completo de 54 desses “amigos” (54 x 1€), com os restantes 0,39€ obtidos de um 55º “amigo” cujo desconto foi apenas utilizado parcialmente.
JRJordao,desculpe mas não responde ás minhas duvidas,depois da partilha de conhecimento é importante explicar os valores ,no caso ninguém consegue explicar e claro entender,agradecido.
Cumprimentos
Caro Manuel,
Não concordo em nada com o seu comentário; as empresas têm departamentos de marketing que são responsáveis por determinar o custo de uma estratégia de publicidade. Estas ofertas, e quaisquer ofertas fornecidas por quaisquer empresas, são da pura responsabilidade destas, e acho muito errado culpabilizar o consumidores mais atentos que tentam usufruir delas, e ainda pior que se culpe o jornalista mensageiro que leva estas ofertas a um público maior.
É preciso ter em conta que este benefício poderá ser «meramente circunstancial» para quem terá um salário médio em Portugal, mas para quem tem o salário mínimo, ou menos ainda, esta benesse poderá ser muito útil.
Sim, é verdade que conseguir 54 amigos para diminuir a conta elétrica é muito dificil fora do ambiente mediático, mas é apenas uma oferta entre muitas. Apenas pretendo valorizar o trabalho que o Pedro faz, e reiterar que qualquer responsabilidade destas ofertas é das empresas, que podem a qualquer momento alterar ou retirá-las.
Abraço,
Manuel
Já agora, não sei se é permitido, mas aproveitando a borla, fica o meu plano amigo: https://planoamigo.pt/?cod=309023360
Poucos terão a capacidade de obter um desconto total do valor da eletricidade. Mas muitos poderão angariar um desconto de 5 ou 6 euros, que lhes garante uma poupança simpática. Estas oportunidades merecem ser divulgadas, e porque não recorrendo a um exemplo que embora difícil de alcançar é sem dúvida inspirador?
Esta situação faz lembrar a indignação de alguns quando se falou em liquidar antecipadamente o crédito da casa, recorrendo a exemplos de quem o tinha conseguido em 10 anos.
É bom que se tome consciência de que estas coisas são possíveis, não para muitos, mas para alguns que nem sabiam. E tantos outros podem-no conseguir num grau mais modesto mas ainda assim muito positivo.
Eu graças a estas aplicações também fiquei a conhecer o processo e até ao momento já tenho 3 amigos. Aproveito para deixar o meu código se me for permitido Código Plano Amigo: 308307682 para que possa ajudar outras pessoas tal como eu quando entrei fui ajudado.
Excelente caro Andersson, Pena que nas novas adesões já não seja possível atingir tamanho desconto ainda assim para quem conseguir 25 amigos, 25€ desconto não é nada mau. Deixo o meu código para quem estiver interessado em aderir e ter +1€ desconto mensal logo á partida. Código: 309460182
Humildes cumprimentos,
Boa noite
Eu tenho 3 paineis solares da EDP, se mudar de operadora a electricidade produzida dos paineis continua a ser utilizada pela nova operadora?
Cumprimentos