Aceito os termos e condições.

Email Marketing by E-goi

Endesa limita “códigos amigo” a desconto de 25 euros por mês

Escrito por Pedro Andersson

08.05.21

}
3 min de leitura

Já não vou conseguir ter eletricidade grátis para o resto da vida

Como vos expliquei neste artigo aqui, tinha a expectativa de deixar de pagar eletricidade para o resto da minha vida. Costumo aproveitar sem receios as ferramentas de marketing das empresas para, por exemplo, fazer compras 100% grátis (ou quase) acumulando vários descontos sobre o mesmo produto, ou aproveitando ofertas para novos clientes, ou ofertas grátis no lançamento de novos produtos, ofertas de equipamentos ou eletrodomésticos por aderir a um cartão de crédito, etc. Não me choca absolutamente nada. Aproveito todas essas oportunidades.

Nesse sentido, como vos expliquei, aproveitei a promoção da Endesa (fornecedora de eletricidade) que oferecia 1 euro de desconto por mês para sempre a mim e a quem aderia à Endesa com o meu “Código amigo”. E era acumulável até ao infinito até ao máximo do valor da fatura.

Por outras palavras, em teoria se eu conseguisse 100 amigos, teria todos os meses 100 euros de desconto. Na prática deixaria de pagar eletricidade para o resto da minha vida.

Lamentavelmente, não vou conseguir atingir esse meu objetivo. Só consegui até ao momento 62 amigos. Não vou conseguir mais do que isso porque acabo de receber por e-mail uma alteração às condições por parte da Endesa.

A partir de agora (desde 5 de maio), pode continuar a acumular amigos mas até ao limite máximo de 25 euros por mês (25 amigos).

Mantém os “amigos” que tem

A Endesa teve o bom senso de aplicar esta nova regra sem retroativos. Ou seja, vou manter os 62 amigos enquanto eles se mantiverem na Endesa ao mesmo tempo que eu.

Pela minha experiência todos os meses 1 ou 2 acabam por sair pelos mais variados motivos. Ou mudaram de empresa, ou de morada ou de tarifário. Portanto é uma questão de tempo até chegar aos 25. Espero que, naturalmente isso demore muito tempo.

Só por ter adotado esta estratégia de poupança, estou a “ganhar” 744 euros por ano. Nada mau. E só forneci o meu código amigo a quem mo solicitou diretamente.

A minha última fatura de eletricidade foi de 13 euros. É outra forma também de poupar na eletricidade (usar estes descontos do código amigo, faturas aniversário, cupões na gasolina, descontos em hipermercados, etc, etc, etc). Cada pessoa tem de avaliar se preferem uma empresa em que o preço seja livre de todas estas complicações ou se ao fim do mês tenho algum ganho adicional por ter este tipo de promoções.

No caso da Endesa, um cidadão “normal” ter um desconto adicional de 25 euros (amigos) não me parece desarrazoado de todo. Estamos a falar de 300 euros por ano, se tiver a paciência e o trabalho de arranjar esses “amigos”.

Em todo o caso, fica aqui a novidade. A promoção dos “códigos amigo” da Endesa alterou as condições. Passa a ter o limite de 25 euros por mês enquanto antes era ilimitado.

Esta alteração contratual é perfeitamente legal e não tenho nada contra. Gosto de coisas claras. Até podem acabar com a promoção quando quiserem, para novos clientes. Estão no direito deles e o contrato diz claramente que podem alterar as condições sempre que quiserem.

A prever este dia (que era inevitável) gravei logo o ficheiro PDF com as condições a dizer que era ilimitado para o caso de mudarem as regras e limitarem os contratos antigos. Poderiam contar com a minha reclamação. Como as alterações não têm efeitos retroativos, assim não é necessário.

Defendo que as empresas não são obrigadas a oferecer nada a ninguém, mas se oferecem são “obrigadas” a cumprir com o que prometeram aos clientes, mesmo que depois elas descubram que afinal não lhes era tão vantajoso como pensavam inicialmente.

Quando esta promoção deixar de me compensar saio no dia seguinte para outra empresa que me faça mais barato. Mudar de empresa fornecedora de eletricidade é o que menos me custa. Por enquanto ainda me compensa, e muito.

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

PPR | Mês #8 – Quanto estou a ganhar (ou a perder) com os meus PPR (junho 2021)

Fazer PPR como investimento? Muitas pessoas, ao longo de décadas, sempre pensaram que os PPR eram apenas para a reforma e que servia para ir buscar entre 300 ou 400 euros ao IRS pela dedução fiscal, ou para baixar o spread do crédito à habitação. Foi só há cerca de 2...

Como comprar 22 bolos e salgados por 3 euros e lutar contra o desperdício

Como lutar contra o desperdício alimentar e poupar ao mesmo tempo Acabo de passar por uma pastelaria perto de minha casa, a poucos minutos dela fechar, para ir buscar uma caixa com pães, bolos e salgados que iriam literalmente para o lixo. Paguei 3 euros através da...

COMBUSTÍVEIS | Preços na próxima semana (21 a 27 de junho)

Preços dos combustíveis na semana que vem A informação dos preços dos combustíveis é baseada nos cálculos que têm em conta a cotação nos mercados internacionais e outros fatores que são considerados na formação do preço dos combustíveis em Portugal. São dados que...

As exceções para entrar e sair da Área Metropolitana de Lisboa durante os fins-de-semana

Quem pode entrar e sair de Lisboa durante o fim-de-semana Como expliquei neste artigo ontem, a partir das 15h desta sexta-feira, dia 18 de junho, e até nova ordem está proibida a circulação de pessoas de e para fora dos concelhos da Grande Lisboa. Acaba de ser...

ÚLTIMA HORA – Proibição da circulação de e para fora na área metropolitana de Lisboa este fim de semana

Proibido circular de e para fora na área metropolitana de Lisboa este fim de semana O Governo acaba de anunciar que a partir das 3 da tarde de amanhã (sexta-feira) não é possível entrar e sair da área metropolitana de Lisboa. A proibição termina às 6 da manhã de...

Os meus fundos de investimento – Balanço da semana #47 (17 de junho)

Fundos de investimento - Balanço semanal Passou mais uma semana. Estou praticamente a voltar a tocar no máximo que já tive até hoje, na média dos 3 fundos. Estou a ganhar uma média de 26% com os 3 fundos que subscrevi em julho do ano passado com o dinheiro que poupei...

JUNHO – Tarifa indexada de eletricidade continua acima do mercado regulado

Este mês é MAU para aderir à tarifa indexada de eletricidade Este mês de junho está a ser o mês mais caro dos últimos 3 anos no mercado OMIE (onde as empresas vão comprar a eletricidade para lhe vender a si). É, portanto, um mau mês para começar um contrato de tarifa...

ELETRICIDADE | Preço da eletricidade sobe 3% em julho para famílias no mercado regulado

Preço da eletricidade sobe a 1 de julho para famílias no mercado regulado As tarifas da eletricidade vão subir a partir de 1 de julho para os clientes domésticos em mercado regulado, refletindo a subida dos preços da energia nos mercados grossistas, anunciou ontem a...

Painel solar fotovoltaico – Balanço de maio e junho de 2021 (mês #53 e #54)

Balanço dos meses de abril e maio de 2021 Olá! Acabo de verificar que não fiz aqui o balanço da produção do meu painel solar em abril. Peço desculpa se estiveram à espera dele. Mas não se perde pela demora. Ficam aqui os dois juntos.  Entrámos nos melhores 4 meses do...

As taxas Euribor continuam muito negativas

Taxas Euribor continuam muito negativas São boas notícias para quem tem crédito à habitação associado às taxas Euribor. Todas as 3 taxas (3, 6 e 12 meses) continuam a rondar os -0,50% (sim, negativos). O que é que isso significa? Significa que o seu banco lhe está a...

Publicidade

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Publicidade

Artigos relacionados

6 Comentários

  1. JRJordao

    Ao abater 1€ no custo base (antes de impostos) de energia e potência, cada “amigo” vale na prática um desconto de 1€+IVA.

    Responder
  2. João Pereira

    Os códigos amigo só podem ser fornecidos à Endesa no momento da ativação do contrato?
    Ou, um exemplo prático, posso este mês dar um código amigo, e se no próximo mês tiver mais um código amigo, posso adicionar também? Desde já obrigado

    Responder
    • Luisa

      Olá! Pelo que percebi é só no momento da contrataçao que pode dar um código de um padrinho mas posteriormente, pode utilizar o seu código amigo para partilhar com outras pessoas e tornar-se assim padrinho delas.

      Responder
  3. João Pereira

    Muito obrigado.
    Sr. Pedro, envie lhe uma mensagem pelo facebook a solicitar o seu código, é um forma de o ajudar pelo seu trabalho.
    Sra. Luísa, se também tiver e quiser partilhar, pode partilhar 🙂

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.