Manuais gratuitos – Não se engane a colocar o NIF

O NIF tem de ser do Encarregado de Educação e não da criança

Como sabem, este ano para terem os manuais escolares gratuitos, é preciso inscreverem-se no Portal MEGA e imprimir um voucher para depois levantar os livros nas papelarias aderentes.

Mas muitos pais estão a colocar o NIF errado ao se inscreverem. Isso anula todo o processo e pode vir a gerar atrasos e complicações. Podem estar a colocar o NIF dos filhos ou de alguém que não é o Encarregado de Educação. Se o Encarregado de Educação é o pai não pode colocar o NIF da mãe, por exemplo. Porque o NIF de inscrição do Portal MEGA tem de bater certo com o NIF que a escola tem registado na matrícula.

Estou a referir este pormenor porque recebi um e-mail do Ministério da Educação (como pai e não como jornalista) que partilho convosco para o caso de vos ter passado ao lado.

Antes disso, se não sabe do que estou a falar tem este artigo AQUI em que explico como as coisas funcionam este ano.

O e-mail do Ministério da Educação

Caro(a) Encarregado(a) de Educação,

Relembramos que o registo na plataforma MEGA deve ser feito com os dados do(a) Encarregado(a) de Educação: NIF e utilizador. Caso, por engano, não se tenha registado com NIF do(a) Encarregado(a) de Educação, pode corrigir o registo, uma vez que a plataforma passou a disponibilizar a possibilidade de alterar o NIF que está registado.

Como fazer a alteração do NIF:

Aceda à sua conta de Encarregado de Educação e selecione a opção “Alterar Número de Contribuinte” do menu situado no canto superior direito.

Deverá ler atentamente a mensagem que vai aparecer no seu ecrã e só depois clicar no botão “ALTERAR NÚMERO DE CONTRIBUINTE”.

Ao fazê-lo, terá de aceder novamente à sua conta de Encarregado de Educação e, nesse momento, terá a possibilidade de associar novo Número de Contribuinte no Portal das Finanças.

Relembramos que só com o Número de Contribuinte registado na Escola como Número de Contribuinte do Encarregado de Educação poderá aceder ao(s) seu(s) Educando(s), assim como ao(s) voucher(s) respectivo(s).

Para qualquer esclarecimento poderá recorrer às FAQ em https://manuaisescolares.pt/home#perguntas-frequentes

Ou contactar o nosso centro de suporte em:

E-mail: suporte@manuaisescolares.pt
Telefone: 960 242 870

Recordo que esta situação só se aplica aos pais que têm filhos entre o 1º e 6º anos de escolaridade e SÓ NO ENSINO PÚBLICO. Também se aplica aos alunos até ao 12º ano mas só em Lisboa.

Se tiver dificuldades, dirija-se à sua escola. É suposto eles ajudarem.

Acompanhe-nos AQUI

Registe-se AQUI para receber a Newsletter do Contas-poupança. Assim não perde nenhuma dica.

YouTube (Subscreva o canal)

Facebook do Contas-poupança

 Pergunte no Grupo “Contas-poupança – As suas dúvidas”

Instagram

Twitter  

Se quiser um resumo muito claro e prático das dicas que demos nestes anos todos, pode adquirir o livro “Contas-poupança”. Escrevi-o com esse propósito.

É só clicar AQUI abaixo.

 

9 comentários em “Manuais gratuitos – Não se engane a colocar o NIF

  1. Sandra Afonso Reply

    Boa tarde. Efectuei o registo no site Mega – Manuais Escolares para o meu filho e tudo correu bem, onde me foram dado os vouchers para levantar os livros, tudo a correr bem, …, excepto o nome do agrupamento da escola e o nome da escola, isto porque houve transferência de agrupamento e a base de dados não é actualizada.
    Duas semanas a tentar contactar telefonicamente, mais de 10 tentativas por dia, mensagens através da app do telemóvel, mas parece que do lado de lá tiraram férias, são surdos e cegos, ou não sabem ler…
    Dirigi-me aos dois agrupamentos e ninguém sabe de nada.
    Típica evolução do país.

  2. Noémia de Ariztía Reply

    Penso que este tema “Manuais gratuitos” deve estar mal inserido, pois o que deveria ter aparecido é “Novidades nas Contas de Serviços Mínimos Bancários”, que aqui não aparece. E gostava de conhecer estas novidades, sobretudo no que respeita ao pagamento das comissões de manutenção.

  3. Catia Alves Reply

    Bom dia Sr. Pedro. Hoje questionei a secretaria da escola, que me informou que não estão a conseguir ter acesso á plataforma e que por isso teriamos que aguardar. Não me sabem dar previsão de tempo!

  4. Miguel Cruz Reply

    Boa tarde
    Uma situação que me chamou atenção no site e que partilho.
    “Sim no final do ano os livros deverão ser entregues como novos. Sem estar escritos nem danificados”
    Esta mensagem apareceu-me numa caixa de dialogo no canto inferior direito, ou seja, os nossos filhos não podem escrever nos manuais ou se o fizerem terão de no final do ano apagar tudo.
    Mais um presente envenenado que nos estão a “oferecer”….

  5. Céu Guerreiro Reply

    Eu preciso de fazer a alteração do NIF, mas não me aparece a opção de Alteração de NIF.
    Alguém com o mesmo problema?

  6. Cátia Alves Reply

    Bom dia Sr. Pedro. Á alguma previsão de tempo para recepcionar os vauchers no e-mail? Até agora não recebemos o nosso, mas se calhar é normal.
    Obrigada.

    • Pedro Andersson
      Pedro Andersson Post authorReply

      Ola. Em alguns casos é imediato. Noutros tem de ser feito manualmente pela escola. Suguro que ligue para a secretaria da sua escola.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *