O NIF tem de ser do Encarregado de Educação e não da criança
Como sabem, este ano para terem os manuais escolares gratuitos, é preciso inscreverem-se no Portal MEGA e imprimir um voucher para depois levantar os livros nas papelarias aderentes.
Mas muitos pais estão a colocar o NIF errado ao se inscreverem. Isso anula todo o processo e pode vir a gerar atrasos e complicações. Podem estar a colocar o NIF dos filhos ou de alguém que não é o Encarregado de Educação. Se o Encarregado de Educação é o pai não pode colocar o NIF da mãe, por exemplo. Porque o NIF de inscrição do Portal MEGA tem de bater certo com o NIF que a escola tem registado na matrícula.
Estou a referir este pormenor porque recebi um e-mail do Ministério da Educação (como pai e não como jornalista) que partilho convosco para o caso de vos ter passado ao lado.
Antes disso, se não sabe do que estou a falar tem este artigo AQUI em que explico como as coisas funcionam este ano.
O e-mail do Ministério da Educação
Caro(a) Encarregado(a) de Educação,
Relembramos que o registo na plataforma MEGA deve ser feito com os dados do(a) Encarregado(a) de Educação: NIF e utilizador. Caso, por engano, não se tenha registado com NIF do(a) Encarregado(a) de Educação, pode corrigir o registo, uma vez que a plataforma passou a disponibilizar a possibilidade de alterar o NIF que está registado.
Como fazer a alteração do NIF:
Aceda à sua conta de Encarregado de Educação e selecione a opção “Alterar Número de Contribuinte” do menu situado no canto superior direito.
Deverá ler atentamente a mensagem que vai aparecer no seu ecrã e só depois clicar no botão “ALTERAR NÚMERO DE CONTRIBUINTE”.
Ao fazê-lo, terá de aceder novamente à sua conta de Encarregado de Educação e, nesse momento, terá a possibilidade de associar novo Número de Contribuinte no Portal das Finanças.
Relembramos que só com o Número de Contribuinte registado na Escola como Número de Contribuinte do Encarregado de Educação poderá aceder ao(s) seu(s) Educando(s), assim como ao(s) voucher(s) respectivo(s).
Para qualquer esclarecimento poderá recorrer às FAQ em https://manuaisescolares.pt/
home#perguntas-frequentes Ou contactar o nosso centro de suporte em:
E-mail: [email protected]
Telefone: 960 242 870
Recordo que esta situação só se aplica aos pais que têm filhos entre o 1º e 6º anos de escolaridade e SÓ NO ENSINO PÚBLICO. Também se aplica aos alunos até ao 12º ano mas só em Lisboa.
Se tiver dificuldades, dirija-se à sua escola. É suposto eles ajudarem.
Acompanhe-nos AQUI
Registe-se AQUI para receber a Newsletter do Contas-poupança. Assim não perde nenhuma dica.
YouTube (Subscreva o canal)
Facebook do Contas-poupança
Pergunte no Grupo “Contas-poupança – As suas dúvidas”
Se quiser um resumo muito claro e prático das dicas que demos nestes anos todos, pode adquirir o livro “Contas-poupança”. Escrevi-o com esse propósito.
É só clicar AQUI abaixo.
Bom dia Sr. Pedro. Á alguma previsão de tempo para recepcionar os vauchers no e-mail? Até agora não recebemos o nosso, mas se calhar é normal.
Obrigada.
Ola. Em alguns casos é imediato. Noutros tem de ser feito manualmente pela escola. Suguro que ligue para a secretaria da sua escola.
Eu preciso de fazer a alteração do NIF, mas não me aparece a opção de Alteração de NIF.
Alguém com o mesmo problema?
Eu preciso alterar o e-mail porque não sei o antigo quero por o recente e no da para pedir o voucher como faço?
Boa tarde
Uma situação que me chamou atenção no site e que partilho.
“Sim no final do ano os livros deverão ser entregues como novos. Sem estar escritos nem danificados”
Esta mensagem apareceu-me numa caixa de dialogo no canto inferior direito, ou seja, os nossos filhos não podem escrever nos manuais ou se o fizerem terão de no final do ano apagar tudo.
Mais um presente envenenado que nos estão a “oferecer”….
Bom dia Sr. Pedro. Hoje questionei a secretaria da escola, que me informou que não estão a conseguir ter acesso á plataforma e que por isso teriamos que aguardar. Não me sabem dar previsão de tempo!
Obrigado. Vamos tentar saber se é geral.
Penso que este tema “Manuais gratuitos” deve estar mal inserido, pois o que deveria ter aparecido é “Novidades nas Contas de Serviços Mínimos Bancários”, que aqui não aparece. E gostava de conhecer estas novidades, sobretudo no que respeita ao pagamento das comissões de manutenção.
Tem razao. É erro. O link é este
https://contaspoupanca.pt/2018/08/11/acabe-com-as-comissoes-dos-bancos-novidades-das-contas-de-servicos-minimos/ desculpe
Boa tarde. Efectuei o registo no site Mega – Manuais Escolares para o meu filho e tudo correu bem, onde me foram dado os vouchers para levantar os livros, tudo a correr bem, …, excepto o nome do agrupamento da escola e o nome da escola, isto porque houve transferência de agrupamento e a base de dados não é actualizada.
Duas semanas a tentar contactar telefonicamente, mais de 10 tentativas por dia, mensagens através da app do telemóvel, mas parece que do lado de lá tiraram férias, são surdos e cegos, ou não sabem ler…
Dirigi-me aos dois agrupamentos e ninguém sabe de nada.
Típica evolução do país.
Ola bom dia. estou a tentar registar o meu filho e não consigo,,, O registo já tinha sido feito no ano passado em conjunto com a irmã mas como este ano ele mudou de escola a filha continua registada, do qual já tenho os volcher. e do filho não sei se devo esperar pois as turmas ainda não saíram o terei que regista-lo, coisa que já tentei e não consigo, pois dizem que não e possível utilizar mais uma vez o meu NIF, Obrigado
Bom dia,
Estou a tentar aceder e pede para colocar mail password e quando faço seguinte pede para validar o nif, faço todos os passos e no fim diz que o nif INSERIDO ESTÁ A SER USADO.
Podem ajudar-me por favor
obrigada
Bom tarde,
Estou a tentar aceder e pede para colocar mail password e quando faço seguinte pede para validar o nif, faço todos os passos e no fim diz que o nif INSERIDO ESTÁ A SER USADO.
Já vi que o problema não acontece apenas comigo. Podem ajudar, sff?
Obrigado
Bom dia,
Estou a tentar aceder e pede para colocar mail, password e quando faço seguinte pede para validar o nif, faço todos os passos e no fim diz que o nif INSERIDO ESTÁ A SER USADO.
Já vi que o problema não acontece apenas comigo. Podem ajudar, sff?
Obrigado
Bom dia,
Estou a tentar aceder e pede para colocar mail password e quando faço seguinte pede para validar o nif, faço todos os passos e no fim diz que o nif INSERIDO ESTÁ A SER USADO.
Podem ajudar-me por favor
obrigada
Boa tarde… estou desde ontem tentando e aparece ERRO dizendo que meu NIF já esta sendo usado…como devo proceder? mantém a mesma situação em todas as tentativas.
PS: coloquei o NIF do encarregado de educação.
Alguém pode orientar-me?
Boa noite,
Estou a tentar aceder e pede para colocar mail password e quando faço seguinte pede para validar o nif, faço todos os passos e no fim diz que o nif INSERIDO ESTÁ A SER USADO.
Podem ajudar-me por favor
obrigada
Bom dia,
Estou a tentar aceder e pede para colocar mail password e quando faço seguinte pede para validar o nif, faço todos os passos e no fim diz que o nif INSERIDO ESTÁ A SER USADO.
Podem ajudar-me por favor
obrigado
Bom dia,
Estou a tentar aceder e pede para colocar mail password e quando faço seguinte pede para validar o nif, faço todos os passos e no fim diz que o nif INSERIDO ESTÁ A SER USADO.o que faço?
Podem ajudar-me por favor
obrigado
Bom dia, eu gostava de saber a onde me posso dirigir, pois os vouchers do meu filho que vai para o 2º ano nao vem corretos ?