Para quem acha que não vale a pena reclamar
A ANACOM recebeu mais de 37 mil reclamações nos primeiros 6 meses do ano.O número de reclamações subiu 17% em relação ao ano passado, no mesmo período. De acordo com o comunicado da ANACOM acabado de receber, 30 mil são reclamações relativas a comunicações eletrónicas (+13,5%).
MEO tem mais reclamações
Entre janeiro e junho, a MEO foi o operador mais reclamado, sendo responsável por 38,5% das reclamações recebidas pela ANACOM.
NOS em segundo lugar mas quase empatada
A NOS causou 36,2% das reclamações.
Vodafone em terceiro
A Vodafone ficou no terceiro lugar com 19,6% das reclamações.
A NOWO teve “apenas” 4,2% das queixas, mas temos em qualquer dos casos de levar em conta o número de clientes.
As razões de queixa
Em todos as empresas, a “Venda do serviço” e o “Cancelamento do serviço”, estão entre os assuntos mais reclamados, representando 14,8% e 13,8% das reclamações, respetivamente. A “Alteração das condições contratuais pelo operador,” que representa 7,3% das reclamações, foi um dos assuntos cujas reclamações mais subiram (+58,5%).
A NOWO e a NOS registaram taxas de reclamações superiores à média no período em análise, 6,1 e 3 reclamações por mil clientes, respetivamente; seguindo-se a MEO, com 1,9 reclamações; e a Vodafone, com 1,4 reclamações por mil clientes.
Entre os prestadores de maior dimensão, a NOS foi o único prestador que viu a sua taxa de reclamações diminuir face ao semestre homólogo.
No mesmo período registaram-se 5.435 reclamações sobre serviços postais, com os CTT à frente. Cerca de 45% das reclamações registadas no 1º semestre estão associadas a problemas na distribuição de envios postais. Os assuntos mais reclamados foram o “Atendimento” (22,6%), o “Extravio/atraso significativo” (14,6%) e a “Falta de tentativa de entrega ao destinatário” (12%).
O tal WAP Billing está a crescer
As reclamações sobre os serviços da sociedade da informação (p.ex. subscrição de serviços ou conteúdos digitais pela Internet), apesar de representarem apenas 3% do total, têm registado um aumento muito expressivo, subindo de 386 no 1º semestre de 2016 para 1.129 reclamações no final de junho de 2017. Falei deste problema nesta reportagem AQUI.
A TDT continua a causar reclamações. Foi alvo de 201 reclamações no 1º semestre. Registou um acréscimo de 57 reclamações.
Vale a pena reclamar?
Como podem ver, as reclamações podem não ter o resultado que gostaríamos mas nenhuma empresa gosta de ser apresentada como tendo os maiores problemas. O simples facto de sabermos isto que vem neste relatório dá força ao consumidor porque obriga as empresas citadas a reverem os seus procedimentos e a melhorarem o apoio ao cliente. Reclame sempre que achar que tem razão. Mas reclame formalmente. Não apenas da boca para fora. Essas reclamações não estão nestes números…
Artur Barreto
11:56 (Há 5 horas)
para erse, clientes, casa
Exmos Srs:
É com desagrado que denoto indiferença e desrespeito por os clientes que alerta os vossos serviços por incumprimento não só de atenção, mas igualmente falta de resposta, senão vejamos..No dia 18 de Outubro de 2017 numa pagina da internet [email protected] pedia para que não protelassem mais o envio de facturação, aguardo todavia, não só de resposta da vossa entidade, mas igualmente de factura para pagamento, o cumulativo de facturação vai tornar difícil o pagamento na integra. Daí o meu pedido feito anteriormente, mas ausente de resposta, saturado da vossa postura, decidi mudar de fornecedor, porem fui surpreendido por uma chamada telefónica da vossa empresa, e que comuniquei com um vosso funcionário de nome : João Pedro, este porem perguntava-me o porquê da suspensão e prestação de serviços por parte da Galp, simplesmente respondi que tais serviços eram precários e que estava saturado…Porem pediu-me desculpas e que estavam não só a melhorar os serviços mas igualmente a baixar os preços, tal persuasão e mediante a promessa que muito em breve tudo estaria resolvido, decidi continuar e anular com a outra entidade concorrente. Hoje tudo continua na mesma. Perante e mediante tal comportamento, deixo aqui um apelo, ou enviam a factura, ou a mudança de novo fornecedor ocorrerá.
Subscrevo sem consideração
Artur Barreto
Tenho um Huawei P8 lite a reparar desde Dezembro de 2015, a lei diz que os bens móveis devem ser reparados em trinta dias… Já fiz mais de 1600 reclamações no livro vermelho (https://goo.gl/9j4rt9), inclusive no livro de reclamações do regulador (entenda-se nas instalações da ANACOM). Já fiz queixa no centro de arbitragem e paguei os 10€ que me foram pedidos… Até agora nada.