Os campeões das reclamações são…

Escrito por Pedro Andersson

18.10.17

}
2 min de leitura

Publicidade

Para quem acha que não vale a pena reclamar

A ANACOM recebeu mais de 37 mil reclamações nos primeiros 6 meses do ano.O número de reclamações subiu 17% em relação ao ano passado, no mesmo período. De acordo com o comunicado da ANACOM acabado de receber, 30 mil são reclamações relativas a comunicações eletrónicas (+13,5%).

MEO tem mais reclamações

Entre janeiro e junho, a MEO foi o operador mais reclamado, sendo responsável por 38,5% das reclamações recebidas pela ANACOM.

NOS em segundo lugar mas quase empatada

A NOS causou 36,2% das reclamações.

Vodafone em terceiro

A Vodafone ficou no terceiro lugar com 19,6% das reclamações.

A NOWO teve “apenas” 4,2% das queixas, mas temos em qualquer dos casos de levar em conta o número de clientes.

As razões de queixa

 

Em todos as empresas, a “Venda do serviço” e o “Cancelamento do serviço”, estão entre os assuntos mais reclamados, representando 14,8% e 13,8% das reclamações, respetivamente. A “Alteração das condições contratuais pelo operador,” que representa 7,3% das reclamações, foi um dos assuntos cujas reclamações mais subiram (+58,5%).

A NOWO e a NOS registaram taxas de reclamações superiores à média no período em análise, 6,1 e 3 reclamações por mil clientes, respetivamente; seguindo-se a MEO, com 1,9 reclamações; e a Vodafone, com 1,4 reclamações por mil clientes.

Entre os prestadores de maior dimensão, a NOS foi o único prestador que viu a sua taxa de reclamações diminuir face ao semestre homólogo.

No mesmo período registaram-se 5.435 reclamações sobre serviços postais, com os CTT à frente. Cerca de 45% das reclamações registadas no 1º semestre estão associadas a problemas na distribuição de envios postais. Os assuntos mais reclamados foram o “Atendimento” (22,6%), o “Extravio/atraso significativo” (14,6%) e a “Falta de tentativa de entrega ao destinatário” (12%).

O tal WAP Billing está a crescer

As reclamações sobre os serviços da sociedade da informação (p.ex. subscrição de serviços ou conteúdos digitais pela Internet), apesar de representarem apenas 3% do total, têm registado um aumento muito expressivo, subindo de 386 no 1º semestre de 2016 para 1.129 reclamações no final de junho de 2017. Falei deste problema nesta reportagem AQUI.

A TDT continua a causar reclamações. Foi alvo de 201 reclamações no 1º semestre. Registou um acréscimo de 57 reclamações.

Vale a pena reclamar?

Como podem ver, as reclamações podem não ter o resultado que gostaríamos mas nenhuma empresa gosta de ser apresentada como tendo os maiores problemas. O simples facto de sabermos isto que vem neste relatório dá força ao consumidor porque obriga as empresas citadas a reverem os seus procedimentos e a melhorarem o apoio ao cliente. Reclame sempre que achar que tem razão. Mas reclame formalmente. Não apenas da boca para fora. Essas reclamações não estão nestes números…

 

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

PodTEXT Vamos a Contas | Amortizar o Crédito à habitação faz baixar o IRS?

O podcast de sempre, agora mais inclusivo! Como a literacia financeira é um aspeto fundamental para a boa gestão das finanças pessoais, os podcasts do Contas-poupança tornam-se agora mais inclusivos e passarão a ser publicados também em texto, nomeadamente para...

Isenção de IMT e Imposto de Selo para jovens oficialmente aprovada

Medida para ajudar jovens a comprar casa vai avançar Há cerca de três semanas, o Governo aprovou em Conselho de Ministros diversas medidas para facilitar a compra de habitação aos jovens até aos 35 anos. Entre elas, além da garantia pública de até 15% do valor do...

EURIBOR HOJE | Taxas descem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

COMBUSTÍVEIS | Preços na próxima semana (17 a 23 de junho)

Preços dos combustíveis na semana que vem A informação dos preços dos combustíveis é baseada nos cálculos que têm em conta a cotação nos mercados internacionais e outros fatores considerados na formação do preço dos combustíveis em Portugal. São dados que recolho...

PodTEXT | Como perder o medo de investir e começar a ganhar dinheiro?

O podcast de sempre, agora mais inclusivo! Como a literacia financeira é um aspeto fundamental para a boa gestão das finanças pessoais, os podcasts do Contas-poupança tornam-se agora mais inclusivos e passarão a ser publicados também em texto, nomeadamente para...

EURIBOR HOJE | Taxas descem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

Apanhei um Uber… e o motorista “ganhou” 4.797 euros

Uma viagem que deu lucro... Apresento-vos o José Silva. É condutor de Uber. O meu carro (um GOLF IV que tem 22 anos e está aí para as curvas) foi pintado todo de uma ponta à outra e ficou pronto hoje. Chamei um Uber para o ir buscar à oficina. Assim que entro no Uber,...

EURIBOR HOJE | Taxas descem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

PODCAST | #248 – Amortizar o Crédito à habitação faz baixar o IRS? (A pergunta do João Paulo)

Amortizar o Crédito à habitação faz baixar o IRS? O João Paulo este ano quase que pagou IRS em vez de receber reembolso. Ele está preocupado com o ano que vem, porque tem feito muitas horas extraordinárias. Uma das possíveis estratégias dele é amortizar o crédito à...

COMBUSTÍVEIS | Qual é o preço justo esta semana? (10 a 16 de junho)

Qual deveria ser o preço justo? A ERSE faz semanalmente as contas para o consumidor saber qual é o preço "justo" dos combustíveis face ao preço das matérias-primas e transportes de combustível. Esse preço "justo" já inclui uma margem de retalho de cerca de 10% para as...

Publicidade

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. Artur Fernando Barreto

    Artur Barreto
    ​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​11:56 (Há 5 horas)

    para erse, clientes, casa
    Exmos Srs:

    É com desagrado que denoto indiferença e desrespeito por os clientes que alerta os vossos serviços por incumprimento não só de atenção, mas igualmente falta de resposta, senão vejamos..No dia 18 de Outubro de 2017 numa pagina da internet [email protected] pedia para que não protelassem mais o envio de facturação, aguardo todavia, não só de resposta da vossa entidade, mas igualmente de factura para pagamento, o cumulativo de facturação vai tornar difícil o pagamento na integra. Daí o meu pedido feito anteriormente, mas ausente de resposta, saturado da vossa postura, decidi mudar de fornecedor, porem fui surpreendido por uma chamada telefónica da vossa empresa, e que comuniquei com um vosso funcionário de nome : João Pedro, este porem perguntava-me o porquê da suspensão e prestação de serviços por parte da Galp, simplesmente respondi que tais serviços eram precários e que estava saturado…Porem pediu-me desculpas e que estavam não só a melhorar os serviços mas igualmente a baixar os preços, tal persuasão e mediante a promessa que muito em breve tudo estaria resolvido, decidi continuar e anular com a outra entidade concorrente. Hoje tudo continua na mesma. Perante e mediante tal comportamento, deixo aqui um apelo, ou enviam a factura, ou a mudança de novo fornecedor ocorrerá.

    Subscrevo sem consideração

    Artur Barreto

    Responder
  2. Fernando

    Tenho um Huawei P8 lite a reparar desde Dezembro de 2015, a lei diz que os bens móveis devem ser reparados em trinta dias… Já fiz mais de 1600 reclamações no livro vermelho (https://goo.gl/9j4rt9), inclusive no livro de reclamações do regulador (entenda-se nas instalações da ANACOM). Já fiz queixa no centro de arbitragem e paguei os 10€ que me foram pedidos… Até agora nada.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.