Dicas

Passe Ferroviário Verde já está em vigor. Saiba como funciona

O Passe Ferroviário Verde já está disponível e oferece três modalidades de preços diferentes que permitem viajar em vários serviços de comboio distintos da CP. A opção mais barata custa 20 euros por mês, as mais caras 40 e 60 euros para prazos de dois e três meses, respetivamente.

Passe Ferroviário Verde já está em vigor. Saiba como funciona
Canva

O passe ferroviário verde entrou em vigor na segunda-feira e pode ser adquirido por todos os residentes do país para utilização em vários dos serviços da Comboios de Portugal (CP). Saiba como adquirir, quanto custa e como pode utilizá-lo.

Como posso adquirir o passe ferroviário e quanto custa?

O passe ferroviário verde pode ser carregado no Cartão CP em qualquer bilheteira da empresa ou através das novas máquinas automáticas da Área Metropolitana de Lisboa (AML).

Além de poder ser carregado em qualquer dia do mês, tem três modalidades de preço disponíveis. Um carregamento de 20 euros permite a utilização do passe pelo período de um mês, enquanto carregamentos de 40 e 60 euros, respetivamente, correspondem a dois e três meses de utilização consecutiva.

E o que é o Cartão CP e onde posso adquirir?

O Cartão CP é válido para cidadãos portugueses e estrangeiros residentes em Portugal, que permite o carregamento de vários passes num só cartão consoante as necessidades do utilizador.

Pode adquirir o cartão em qualquer bilheteira da CP através da apresentação de um documento de identificação, uma fotografia tipo passe e um formulário de requisição devidamente preenchido. O cartão é entregue ao cliente no prazo máximo de dez dias úteis ou enviado por correio se o utilizador assim o desejar.

Caso preciso do cartão com urgência, pode fazer o pedido nas bilheteiras da Estação de Santa Apolónia, em Lisboa. Mediante o pagamento da taxa de urgência de 12 euros, o cliente recebe o cartão em 24 horas.

O Cartão CP tem um custo de seis euros para a generalidade da população e de três euros para estudantes e idosos.

Comprei o passe ferroviário verde. Que comboios posso utilizar?

O passe ferroviário inclui viagens em qualquer percurso nos comboios Intercidades (em segunda classe), Regionais e InterRegionais (em segunda classe) e Urbanos de Coimbra, Lisboa e Porto.

No caso dos Intercidades, as viagens têm de ser obrigatoriamente reservadas com um período de antecedência de no máximo 24 horas. Pode fazê-lo nas bilheteiras da CP, através das novas máquinas de venda automática da AML ou no site e aplicação da CP. É ainda permitido reservar lugares nos Intercidades sem custos para duas viagens distintas por dia.

Com o passe ferroviário verde pode também viajar em todos os comboios urbanos de Coimbra, mas em Lisboa e no Porto só pode utilizar os comboios urbanos cujos percursos não estejam abrangidos pelos passes intermodais Navegante e Andante.

Os percursos em comboios urbanos de Lisboa e do Porto abrangidos pelo Passe Ferroviário Verde são, respetivamente, Carregado-Azambuja e Vila das Aves-Guimarães, Paredes-Marco de Canaveses, Paramos-Aveiro e Lousado-Braga.

Disponível online, livrarias e supermercados.