
As Taxas Euribor voltaram a descer em todos os prazos esta sexta-feira, tendo o prazo a três meses ficado abaixo dos 3% pela primeira vez desde 28 de março de 2023.
Ao dia de hoje, a Euribor a três meses fixou-se nos 2,998%, menos 0,007 pontos face à sessão anterior. Os prazos a seis e 12 meses, que já apresentam valores abaixo dos 3% desde outubro e setembro, respetivamente, estabeleceram-se em 2,748% e 2,475%.
De recordar que as Euribor começaram a descer mais significativamente a partir de julho deste ano e, desde essa altura, têm mantido a tendência decrescente. O prazo a três meses mantinha-se com valores acima dos 3%, mas a quebra era previsível.
Face a esta descida e partindo do princípio de que a taxa vai continuar a descer de forma consistente até ao fim do mês, há a possibilidade de a média mensal final de novembro já apresentar todas as três taxas com valores abaixo dos 3%.
Taxas Euribor podem já estar a 2% no Verão de 2025
Como é possível observar de seguida no gráfico da Chatam Financial, a previsão é que no verão do ano que vem as Euribor já estejam na casa dos 2%.
Se somar um spread, por exemplo, de 0,8% dará um total de 2,8% de taxa de juro do crédito à habitação. Esta conta é importante para decidir se avança já ou não para uma taxa mista a 2 anos e com que valores.
No gráfico seguinte tem a indicação de como está a correr a descida da Euribor, que apesar de lenta, tem acontecido de forma gradual.