
Os valores das Taxas Euribor são publicados diariamente e os prazos de três, seis e 12 meses são particularmente importantes para compreender a evolução do valor das prestações de quem tem crédito à habitação.
Para que possa manter-se a par da evolução das Euribor ao longo do tempo e chegar ao final do mês já com uma ideia do que se vai passar com a prestação da casa, o Contas-poupança vai calcular a média semanal de cada um dos prazos.
Neste momento, as taxas a 6 e 12 meses já registam valores abaixo dos 3% - desde setembro e outubro, respetivamente -, algo que não acontecia há mais de um ano e meio. No prazo de três meses, os valores ainda estão ligeiramente acima dos 3%, mas tudo indica que a curto prazo continuem a descer.
Evolução das Euribor entre 1 e 8 de novembro
Nos últimos oito dias, a média das Euribor a seis e 12 meses mantiveram-se abaixo dos 3%, fixando-se, respetivamente, em 2,891% e 2,602%. Já a taxa a três meses, registou uma média semanal de 3,055%, estando cada vez mais próximas de passar para o "grupo" dos 2%.
No gráfico seguinte, que mostra a evolução das Taxas Euribor desde janeiro de 2023, a curva descente torna-se cada vez mais evidente. As descidas mais expressivas começaram a sentir-se a partir de julho deste ano.
Taxas Euribor podem já estar a 2% no Verão de 2025
Como é possível observar de seguida no gráfico da Chatam Financial, a previsão é que no verão do ano que vem as Euribor já estejam na casa dos 2%.
Se somar um spread, por exemplo, de 0,8% dará um total de 2,8% de taxa de juro do crédito à habitação. Esta conta é importante para decidir se avança ou não para uma taxa mista a dois anos e com que valores.