Apoios sociais

Prestação Social para pessoas com deficiência aumenta 2,8% em 2026

Prestação Social para a Inclusão sobe 2,8% este ano e o seu complemento, destinado a casos de pobreza, aumenta de 565 para 670 euros, anunciou esta quinta-feira a secretária de Estado da Segurança Social.

Prestação Social para pessoas com deficiência aumenta 2,8% em 2026

A Prestação Social para a Inclusão (PSI), destinada a pessoas com deficiência, vai aumentar 2,8% este ano, em linha com o Indexante dos Apoios Sociais (IAS), enquanto o complemento sobe 105 euros, anunciou esta quinta-feira a secretária de Estado da Segurança Social.

A equipa do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social está a ser ouvida, esta quinta-feira, na comissão parlamentar de Trabalho, Segurança Social e Inclusão, tendo a secretária de Estado Filipa Lima revelado que a componente base da PSI vai ser atualizada em linha com o IAS, em 2,8%.

Já o valor do complemento da PSI, destinado a casos de pobreza, “passa para um valor de referência anual de 8040 euros, o que significa que, em termos mensais, tem um aumento de 105 euros, de 565 [euros] para 670 [euros]”, anunciou a secretária de Estado.

Filipa Lima justificou a atualização do complemento com a aprovação, no ano passado, de legislação que equipara este complemento ao valor do Complemento Solidário para Idosos (CSI).

“Como eu disse, esta portaria está em fase de aprovação e será naturalmente aplicada com efeitos retroativos a janeiro”, afirmou a governante.

Disponível online, livrarias e supermercados.