GÁS | A lista das 10 empresas mais baratas (Maio de 2023)

Escrito por Pedro Andersson

08.05.23

}
4 min de leitura

Publicidade

GÁS | As 10 empresas mais baratas este mês

Se não está no mercado regulado do gás ESTÁ A PERDER DINHEIRO!

Já ando a avisar para esta situação desde Setembro do ano passado. Mude e rápido. A menos que tenha um contrato antigo com preços a rondar os 7 ou 8 cêntimos por kWh, muito provavelmente está a pagar o triplo do que poderia estar a pagar. Olhe para a sua fatura do gás e veja o preço que está a pagar atualmente. A melhor opção de todas – a larga distância – continua a ser o mercado regulado, como confirmará no gráfico.

Aconselho-o fortemente a mudar o mais depressa possível para o mercado regulado (os formulários online estão disponíveis nas 12 empresas). Há 12 empresas espalhadas de mercado regulado do gás natural pelo país. Em Lisboa será a Lisboa Gás, noutras regiões será a Transgás, Lusitânia Gás, Beira Gás, Tagus Gás, EDP Gás Universal, Diana Gás, etc. A empresa tem de ter CUR no nome para ser regulado.

Pode ver qual é a sua empresa do mercado regulado neste artigo que ensina como fazer essa pesquisa.

Na página da ERSE tem uma página onde coloca o seu código postal e sabe logo qual empresa deve contactar para fazer a mudança. Essa nova empresa, desta lista de 12, é que tratará de tudo. Não terá de fazer mais nada.

Feitos estes avisos, que espero que sejam (novamente) úteis, vamos aos preços do gás em Maio, que continuam bastante altos no mercado liberalizado (o dobro, ou mais).

Como funciona este ranking

Todos os meses faço este TOP 10 das empresas de gás mais baratas em Portugal. Comecei a fazê-lo a pedido de muitos de vocês, depois de terem visto que estava a fazer um comparativo mensalmente com os preços da eletricidade.

Devo alertar-vos que embora os dados que vos apresento sejam rigorosos (a fonte é a ERSE), o gás tem muito mais variantes do que a eletricidade. Por exemplo, os preços dependem do vosso código postal. E há empresas que disponibilizam gás na sua cidade ou bairro e outras que não. E tem vários preços conforme o escalão de consumo (o meu é o 2º). Portanto, se aceitar os meus critérios (este Top 10 é o resultado da pesquisa que faço no simulador da ERSE com os meus dados pessoais), pode usá-los como referência, mas vai ter sempre de os confirmar com os seus dados específicos. Os resultados podem ser muito diferentes.

O meu objetivo com este comparativo é que vá olhando para a sua fatura do gás (tal como faz com a eletricidade) e que perceba se está na altura de mudar de empresa ou se continua a estar bem.

Não tenho nenhuma relação com nenhuma empresa e publico os resultados que me dá o simulador da ERSE, sejam eles quais forem. Espero que esta informação seja útil para si todos os meses.

Os critérios do meu Top 10

Para fazer as contas, usei o escalão 2 e um código postal da região da Grande Lisboa. Coloquei um consumo mensal estimado de 300 kWh de gás e no simulador, coloquei como critério único “Menor oferta do comercializador”.

Gás | O Gráfico

A principal conclusão que retiro em Maio é que nenhuma empresa consegue fazer concorrência ao mercado regulado, que está à volta dos 6 cêntimos por kWh. É de facto o melhor preço de todos. Atenção que alguns de nós ainda mantemos os preços antigos do gás que são bons. Estes valores que aqui apresento é para novos clientes.

A linha azul (o preço mais baixo de todos) é a tarifa regulada que já pode subscrever desde setembro do ano passado.

Gás | O Top 10

Assim, tendo em conta todas as condicionantes atrás referidas, o ranking das 10 empresas fornecedoras de gás mais baratas (para novos contratos) no dia em que fiz a pesquisa (8 de Maio de 2023) é este (os preços não incluem IVA):

Recordo que estes valores não levam em conta descontos adicionais, nem promoções, nem “códigos amigo”. Ou seja, é você que tem de ver se há melhores alternativas no mercado que compensem ter um tarifário mais caro, mas que no fim de cada mês saia a ganhar devido a essas ofertas condicionadas. Em alguns casos vale a pena pagar mais o kWh mas no final ter um desconto líquido maior. Mas o que conta realmente é quanto é que sai da sua conta bancária a cada mês. Faça as suas contas.


Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

COMBUSTÍVEIS | Qual é o preço justo esta semana? (15 a 21 de abril)

Qual deveria ser o preço justo? A ERSE faz semanalmente as contas para o consumidor saber qual é o preço "justo" dos combustíveis face ao preço das matérias-primas e transportes de combustível. Esse preço "justo" já inclui uma margem de lucro de cerca de 10% para as...

EURIBOR HOJE | Taxas sobem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

EURIBOR HOJE | Taxas descem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

PODCAST | #231 – Como vai usar de forma (mais) inteligente o seu reembolso do IRS?

Como posso rentabilizar o reembolso do IRS Milhares de famílias contam com o reembolso do IRS como fonte de rendimento extra todos os anos. Quase como se fosse um décimo quinto mês. Mas, como é um dinheiro que aparentemente não nos sai do esforço diário, é visto quase...

PPR | Quanto estou a ganhar (ou a perder) com os meus PPR (Março de 2024)

Vale a pena fazer um PPR como investimento? (Mês #41) Em Março atingi o máximo de valorização histórica com o conjunto dos meus 10 PPR.  A minha "história" com Planos Poupança Reforma como forma de investimento tem cerca de 3 anos. Comecei em finais de 2020, e durante...

PodTEXT Vamos a Contas | Onde invisto 100€ todos os meses para os meus filhos?

O podcast de sempre, agora mais inclusivo! Como a literacia financeira é um aspeto fundamental para a boa gestão das finanças pessoais, os podcasts do Contas-poupança tornam-se agora mais inclusivos e passarão a ser publicados também em texto, nomeadamente para...

EURIBOR HOJE | Taxas sobem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

COMBUSTÍVEIS | Preços na próxima semana (15 a 21 de abril)

Preços dos combustíveis na semana que vem A informação dos preços dos combustíveis é baseada nos cálculos que têm em conta a cotação nos mercados internacionais e outros fatores considerados na formação do preço dos combustíveis em Portugal. São dados que recolho...

PodTEXT | 5 sinais de alerta de que as suas finanças não estão bem

O podcast de sempre, agora mais inclusivo! Como a literacia financeira é um aspeto fundamental para a boa gestão das finanças pessoais, os podcasts do Contas-poupança tornam-se agora mais inclusivos e passarão a ser publicados também em texto, nomeadamente para...

Quer fazer um Workshop gratuito de finanças pessoais? (Inscrições abertas)

Aprenda finanças pessoais gratuitamente Estão abertas as inscrições para a próxima edição do Finanças para Todos, da universidade NOVA SBE. O curso tanto pode online, como presencial (em Carcavelos) ou na área metropolitana do Porto. O curso terá lugar entre Outubro...

Publicidade

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Artigos relacionados

9 Comentários

  1. Ricardo Castelo Branco

    Boa tarde Pedro,

    Sigo com muita atenção estas questões da energia e do preço que pagamos por ela, e nesse sentido, não existe um mercado indexado para o gás como existe para a eletricidade ? Bem sei que em face do preço do gás no mercado regulado não fazer sentido mas , gostava de saber se o mesmo também existe.

    Obrigado

    Responder
    • João Filipe

      Já tinha colocado esta mesma questão num post relativo ao SPOT na eletricidade mas não consegui obter resposta.

      Já pesquisei sobre o tema mas não encontro nada esclarecedor.

      Entretanto, fiz a mudança para o regulado do gás na mesma altura que mudei para o indexado na eletricidade.

      De qualquer das formas, Já estou a poupar e muito!!

      Responder
      • Jose

        Também andei a pesquisar nos últimos dias e pelos vistos existe, mas não tão conhecido ou transparente como na Eletricidade.

        Pelo simulador da ERSE há 2 empresas, a Luzigás e a Audax. Mas segundo o mesmo simulador, apesar do valor do Gás estar bastante baixo há algum tempo, essas 2 ofertas foram menos interessantes que o mercado regulado em abril….

        Responder
  2. Helder

    Caro Pedro,

    Muito obrigado por abrir os olhos a nós todos.

    De fato confirmo que a sua afirmação está certa quando escreve “se não está no mercado regulado está perder dinheiro”

    Em Março mudei para regulado pois onde estava na última fatura paguei o valor de uma garrafa botija de gás aproximadamente 33 euros.

    Mudei e quando recebi a primeira fatura o valor desceu para metade com impostos e taxas incluídos.

    Mais uma vez obrigado Pedro.

    Helder

    Responder
  3. Orlando dos Santos Belo

    Caro Pedro, vivo num apartamento em que consumo gás canalizado de contador,mas não gás natural.. não sei se posso aderir ao mercado regulado,ou mesmo ao natural.
    Vivo este dilema á já algum tempo,pk não tenho recebido ajuda para esclarecer,e além disso consumo imenso gás (120€/bimestral).
    Desde já um obg,e um abraço 🤗

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Nao. Ou paga esse valor ou torna tudo elétrico.

      Responder
  4. Jose

    Caro Pedro,

    Aproveitando o tema que alguns utilizadores já levantaram, será que conseguiríamos também fazer cálculos para o preço do gás conforme a cotação do mesmo nos mercados internacionais (tal como é feito com a eletricidade)??

    Na Luzigás, segundo o simulador da ERSE a fórmula aplicada é:
    Preço = (Preço indexado médio do periodo faturado
    + custos do sistema) * (1 + fator de perdas) + K.

    O preço indexado médio é de facil acesso.
    K para este tarifário é de 5€/MW (informação do simulador da ERSE)
    Não há porém informação nenhuma acerca dos custos do sistema ou do fator de perdas.

    Já fui à procura no site da empresa mas não obtive informações…

    Responder
  5. CARLA MENA

    Bom dai,

    Sem Ser A lisboa Gás, que são uns trafulhas, qual indica par lisboa?

    Muito Obrigada

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.