Já pode mudar ONLINE o seu contrato de gás para o mercado regulado

Escrito por Pedro Andersson

04.10.22

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3 min de leitura

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Já pode mudar online para o gás regulado (GALP CUR e EDP Gás Serviço Universal)

Desde 1 de Outubro que os clientes de gás da EDP e da GALP estão a pagar o dobro ou o triplo por cada kWh que consomem, talvez até sem se aperceberem da fatura que aí vem.

Como expliquei AQUI, até há poucos dias para mudar para o mercado regulado (o mais barato de todos) era preciso ir presencialmente a uma das 12 empresas (cada área tem a sua) ou tinha de estar horas à espera que atendessem o telefone.

Neste momento, quero alertá-lo de que quer a EDP Gás Serviço Universal, quer a GALP CUR (ambas do mercado regulado) já têm disponível os formulários online para fazer a transferência de forma imediata e  fácil.

EDP Gás Serviço Universal:

https://contratosedpgassu.com/h/MxdWZK6gpo

GALP CUR:

https://www.galp.com/pt/pt/cur/gasnatural/Contrata%C3%A7%C3%A3o/Realizar-Contrato

A mudança de contrato ainda vai demorar cerca de 3 semanas. Portanto, mesmo assim não vai escapar a parte dos aumentos. Seja como for, está a fazer o que deve fazer para proteger as suas finanças pessoais.

Se é cliente da Iberdrola e da Goldenergy, confirme quando entram em vigor os novos aumentos para sair (se lhe compensar) para o mercado regulado. A Endesa já avisou que até 31 de dezembro não vai mexer nos preços.

EDP Serviço Universal foi a primeira a ter o formulário online pronto

Recordo-lhe que o Governo deu 45 dias para todas as 12 empresas do mercado regulado do gás terem uma plataforma online para fazer a mudança do contrato de gás do mercado livre para o mercado regulado.

Se não sabe do que estou a falar leia este artigo AQUI. Basicamente, o que deve entender é que os atuais clientes de gás (não é da eletricidade) da EDP e da GALP estão a sofrer aumentos gigantes desde 1 de outubro. Eles são obrigados por lei a avisar um mês antes e isso aconteceu.

Portanto, se é cliente destas duas empresas e quer evitar duplicar ou triplicar a sua fatura do gás em outubro, deve mudar imediatamente para o mercado regulado. Para saber qual é a sua empresa veja o artigo com o link que coloquei logo no início.

A (boa) notícia é que quem está no norte do país e cuja empresa do mercado regulado é a EDP Serviço Universal, já não precisa estar horas ao telefone nem em filas de espera na loja deles no Porto. Basta seguir este link:

https://www.edpgassu.pt/

Cá em baixo clica em “Contratação no mercado regulado” e segue os passos. E já está. Só tem de aguardar. Não precisa rescindir com a sua empresa anterior. Eles tratam de tudo.

Este formulário vai permitir-lhe poupar muito tempo.

Atenção a um detalhe. Há empresas com o mesmo nome. Por exemplo, a EDP Comercial é a EDP com o gás caro, e a EDP Gás Serviço Universal é a que tem o gás mais barato (no mercado regulado). São empresas diferentes.

O mesmo com a GALP. Tem a GALP cara e as GALP do mercado regulado são as que dizem Gás Natural CUR, mas têm o mesmo símbolo. Atenção ao mudar.

Para além da EDP Gás Serviço Universal e da GALP CUR, as restantes empresas, que eu saiba, ainda não têm o formulário online pronto.

Aguardemos. Ainda estão dentro do prazo. Se quiser mudar para uma das outras empresas CUR (Comercializadoras de Ùltimo Recurso) ainda vai ter de ir para as filas, esperar que atendam o telefone, ou que vejam e respondam ao seu e-mail.

Não fique é parado à espera da fatura do final de outubro, porque se não fizer nada vai apanhar um susto. Depois não diga que não avisámos.


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72 Comentários

  1. Marco Lopes

    Isto é legal? Quem se responsabiliza pela factura de Outubro?? 😐

    Caro(a) Cliente,

    Agradecemos o seu contacto que mereceu a nossa melhor atenção e informamos que vamos dar seguimento ao seu pedido.

    A mudança de comercializador em circunstâncias normais pode demorar até 3 semanas. Devido ao elevado número de pedidos de contratação, o processo poderá demorar mais que o habitual.

    Agradecemos a sua compreensão.

    Com os nossos cumprimentos,

    EDP Gás – Serviço Universal, S.A.

    Responder
    • Manuel Salgado Alves

      E quanto ao gás propano da Galp?

      Responder
        • Ana

          Quem tem gás propano canalizado e não pode mudar de fornecedor, porque infelizmente não existe gás natural na zona, fica sujeito ao monopólio do fornecimento de GPL Canalizado pelas companhias a quem lhes foi distribuído o fornecimento nos locais dos concelhos (que colocaram e abastecem os respetivos depósitos). No meu caso é a GALP.
          Este fornecedor tem praticado os preços que lhe convém, alterando os mesmos sem qualquer comunicação prévia ao consumidor apenas divulgando-o colocando a nova tabela no seu site. Ora, se enviam a fatura eletronicamente deviam enviar as atualizações ao clientes por esta via…mas não. Existe fiscalização do regulador quanto a estes fornecedores? Presentemente o preço praticado por este comercializador é, no termo fixo de 0,100 e o valor fixo por m3 de 5,1320, podendo ser alterados quando entender.
          E, quanto a Reclamações referentes à atuação deste fornecedor, se não há concorrência não há grande preocupação com estes justificarem ou corrigirem a sua atuação.
          Esta situações devem terminar e o GPL Canalizado deverá ter o mesmo tratamento que o Gás Natural! Podiam falar disto…

          Responder
      • Mara Soares

        Boa tarde.

        Sou cliente EDP (Gás), mas não consigo fazer alteração do meu contrato para EDP Gás Universal, porque o meu CUI inicia por 1602 e não 1601, o que devo fazer?
        Obrigada pela disponibilidade.

        Responder
        • Dulce

          Tem de ver qual o fornecedor regulado na sua zona. Procure no site da erse.

          Responder
        • Luis Lopes

          Boas tardes, hoje, em 13/02/2024, ainda compensa mudar para gás CUR? E mudar para electricidade indexada?
          Tenho electricidade e gaz na EDP comercial. Obrigado

          Responder
          • Pedro Andersson

            Claro que sim, já dia ter mudado há 1 ano e meio.

      • Ferreira

        A aldrabice está montada.
        1 o que é o cui
        Ok , está na fatura… Mas, não começa por PT6101
        Pois , então vou ver o cur da minha zona. É a Setgas. Então contactar com a Setgas , só por um telefone fixo !!!!!!perder um dia e montes de euros em telefone❓❓❓❓ onde está o e-mail da Setgas❓
        É MESMO PARA A DESISTÊNCIA.😂

        Responder
        • Pedro Andersson

          Olá Ferreira. Procure melhor. O formulário está operacional para a setgas. Acabei de testar..m

          Responder
    • Daniel

      Bom dia, possuo contrato de electricidade e gás, ao aderir ao mercado regulado de gás terei também que fazer nova adesão só a electricidade?

      Responder
      • Pedro Andersson

        Olá. O que lhe responderam na sua empresa quando ligou?

        Responder
    • Marco Lopes

      Caro Pedro, se os comercializadores demorarem mais de 3 semanas, temos de ser compreensivos sem qualquer indemnização?

      Algo está errado! O prazo de 3 semanas para concluírem as migrações está na LEI ou é apenas uma informação indicativa?

      Por exemplo, o mercado de telecomunicações tem regras definidas na LEI… a portabilidade não pode demorar mais de X dias, caso contrário o operador incorre numa indemnização diária por cada dia de atraso!

      Obrigado!

      Responder
      • Pedro Silva

        A galp (mercado liberalizado) está a incluir nos consumos de electricidade, a partir de 1/09, um mecanismo de ajuste dos custos de produção. Este ajuste faz com que o kWh que era de 0,2023 passasse para 0,3927, um aumento de quase 100% e ninguem fale disto….

        Responder
          • Mariana

            Acabei de enviar informação 🙏

          • Ana Bernardo

            Boa noite,
            Sucedeu-me o mesmo com a Galp estou incrédula.
            Um aumento de 0,2023€ para 0,3927€.
            Enviei email com foto para [email protected] .
            Isto é vergonhoso.
            É legal??
            Tentei contactar a tarde toda a ERSE sem sucesso.
            Cumprimentos
            Ana Bernardo

          • Pedro Andersson

            Olá. Sim. É legal. Mude rapidamente para a su eletricidade ou empresa que não cobre essa taxa.

          • Mónica Beatriz Teixeira

            Ola boa tarde tenho um contrato de gas propano com a gascan.
            Vou comprar um termoacumulador e ja nao vou precde ter gas em casa . Como faço para cancelar o contrato?
            Obrigado pela atenção

        • Marco Sousa

          Tb já vi isso

          Responder
      • Dulce

        A mim na loja disseram que a partir que faz pedido já é preço do regulado.

        Responder
    • João Palricas

      Depois de preencher o formulário é necessário comunicar a mudança à comercializadora antiga?

      Responder
    • MANUEL CRUZ

      Bom dia.

      Fiz o meu pedido de transferência de GAS natural que tenho actualmente na GALP e sou da região de Lisboa,
      neste link: https://www.galp.com/pt/pt/cur/gasnatural/Contrata%C3%A7%C3%A3o/Realizar-Contrato, creio que será para a LISBOA GAS. Preenchi os dados no formulário on-line deste link, confirmei e no fim produziu um ficheiro PDF com o nome de Realizar Contrato, mas este documento nem tem um número de registo. Até eu podia produzir este ficheiro com um print do ecrân. Assim voltei a pretender fazer novamente o registo naquele link e ao introduzir de novo o meu número de CUI deu erro. Será esta a forma de eu obter a verificação de que efectivamente fiz a transferência do meu contrato.
      O documento não tem qualquer dado de que tenha sido efectuado o registo e naquela data.
      Quando fiz a transferência do contrato da electricidade para a GOLDenergy tudo foi muito transparente.
      Obrigado

      Responder
      • MANUEL CRUZ

        Ainda a complementar esta informação, passado 1 hora, nem recebi um SMS, nem um email, de confirmação de Registo ou outra informação relacionada.
        Continua a sensação pessoal que me questiona, será que fiz o pedido ou que o mesmo foi aceite ?
        Enfim …

        Responder
    • Jorge Grilo

      Boa tarde,
      Também agi de igual forma, agora terei de esperar por um contato da Edp Gas SU pois é necessário proceder a várias formalidades de modo a dar por concluida toda a operação de mudança de operador.
      Aguardo

      Responder
  2. Pedro Coelho

    A goldenergy avisou na fatura de setembro que ia subir os preços. Só respondeu à pergunta de quanto no dia 30 de setembro… Espertos…

    Responder
    • Marco Lopes

      Estive a procurar na legislação se existe obrigação LEGAL dos fornecedores de energia e gás avisarem os clientes com antecedência, com indicação de preços, etc, para o consumidor poder tomar uma decisão informada, e não encontro qualquer lei sobre o assunto, pelo que, parece-me que estamos entregues à bicharada!

      Responder
  3. alexandre

    Na GALP CUR o formulário dá erro, não aceita o número de porta (válido) e, consequentemente, não deixa submeter por mais voltas que se dê. Do suporte técnico zero respostas e telefonar para lá resulta em a chamada cair ao fim de cerca de 50 minutos em espera (andam assim há duas semanas).
    Enfim….

    Responder
  4. Luís Cerqueira

    A Galp gás natural CUR não consigo fazer a alteração, quando coloco o CUI diz que é inválido e estou a colocar o código que vem na fatura da EDP Comercial, estou nisto à 3 dias.

    Responder
  5. Daniel

    O site da GALP CUR tem erros há códigos postais que não são aceites estando estes códigos postais na zona de distribuição deles é o caso do 2810-055

    Responder
    • Ana Pires

      Comigo aconteceu o mesmo, com outro código postal. Muito estranho… Vou enviar email e tentar ligar amanhã para ver se conseguem resolver o problema.

      Responder
      • Sandra Duarte

        Tive o mesmo problema nos 3 digitos do codigo postal e da morada, mas coloquei 1 ate deixar de dar erro.
        No fim o que importa é o NIF certo penso eu…

        Responder
        • Paulo Veiga

          Consegue ajudar e dar um código postal que funcione.

          Obrigado

          Responder
  6. Eloyrene Delgado Reyes

    Tentei mudar mas o me contrato diz 1602 e so da para os 1601, nao se qual e a diferença e recomenda mudar ate de operador que nao e da Edp, nao entendo

    Responder
  7. Ana paula Domingues

    Tenho Galp Cur há uns anos. Devo mudar?

    Responder
  8. Ana Mendes

    Até quando é a data limite para mudança? Sou Endesa e até agora não compensa a mudança para o mercado regulado. Posso adiar até quando?
    Obrigada desde já

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Não haverá limite. É até ao fim dos tempos 🙂

      Responder
  9. Carlos Quaresma

    Boa tarde, para mudar o contrato de gás para o mercado regulado, surge a questão do escalão de consumo: Como devo escolher o escalão? Onde posso verificar esses dados já que, na fatura, tenho consumos de escalão 1 e de escalão 2. Antecipadamente grato pela disponibilidade para me esclarecer.

    Responder
  10. Maria de Fátima Tomé Henriques Gomes

    Como faço para obter a EDP e faz regulado

    Responder
  11. João Pereira

    O que é o RPE?
    Ao solicitar pedido de contrato com a LisboaGás (CUR) é apresentado uma opção (que por defeito encontra-se desativa) com a indicação “Opõe-se ao acesso massificado ao RPE ? ”

    Que siginifica esta opção ?

    Obrigado

    Responder
  12. Marco Amador

    Olá!
    Tenho contrato com a EDP comercial e o meu CUI começa por PT1605, logo, pelo link da EDP Gás Universal, não me dá possibilidade de avançar no “FORMULÁRIO PARA SOLICITAÇÃO DE PROPOSTA DE CONTRATO DE FORNECIMENTO DE GÁS NATURAL”. Teria o CUI que começar por PT1601…
    Por sua vez, no link para a GALP Gás Natural CUR, ao informar o CUI do contrato atual, surge apenas a informação da Lisboagás Comercialização, S.A. e não consigo avançar mais no sentido de solicitar uma proposta contratual. Ao entrar no site da Lisboagás Comercialização, S.A., apenas disponibiliza informação da localização das suas lojas e contactos, não existindo formulário para mudar ONLINE para o fornecimento de gás natural pelo mercado regularizado.
    Alguma sugestão para conseguir mudar ONLINE? Estou a fazer alguma coisa mal para conseguir essa solução?

    Responder
    • Marco Amador

      Apenas para acrescentar que a Lisboagás Comercialização, S.A. pertence à Galp Gás Natural Distribuição, S.A., sendo uma empresa concessionária destes.

      Responder
  13. Ricardo César

    Boa tarde.

    Quando no artigo diz que a endesa não vai alterar os valores até 31 de Dezembro quer dizer em concreto o quê? Que o custo do KW do gás se vai manter ao preço antigo, ou seja, semelhante aos valores do mercado regulado?
    Nada no site deles, nem os proprios preçarios, tem essa indicação, onde posso validara informação?
    Obrigado.

    Responder
  14. Vicor Monteiro

    Boa tarde,

    O formulário da Galp Gas Natural Cur não funciona porque o código fiscal por exemplo 2855 diz que é invalido.
    E, a prte restante do formulário bloqueia.

    Obrigado

    Responder
    • Rz

      Igual comigo

      Responder
  15. Marco Lopes

    Caro Pedro Anderson faça uma reportagem sobre o que se está a passar com a EDP SU!

    Claramente não estão a conseguir cumprir prazos, estão a enganar os clientes dizendo que os prazos são 45 dias (ÚTEIS!) o que é MENTIRA (estive ao telefone com o departamento jurídico da ERSE que me confirmou 3 SEMANAS e recomendou fazer uma reclamação) e encontram uma desculpa atrás da outra quando confrontados com os factos…

    Muitos consumidores, como eu, que pediram a alteração atempadamente em Setembro, ainda não tiveram os seus contratos comunicados ao DISTRIBUIDOR sequer (estive ao telefone com a PORTGÁS que me confirmou que não tem nada no sistema sobre o meu contrato!), enquanto outros consumidores, que fizeram o pedido mais recentemente (e pela mesma forma! PDF enviado por email), tiveram os contratos migrados em pouco mais de 7 dias!).

    A culpa de tudo isto é do GOVERNO! E como a EDP não consegue cumprir, quer sacudir a água do capote para cima do DISTRIBUIDOR (que não tem culpa de nada) e dos consumidores!

    Responder
  16. João Palma

    Na GALP CUR o formulário dá erro, não aceita o número de porta (válido) e, consequentemente, não deixa submeter por mais voltas que se dê.
    Do suporte técnico zero respostas e telefonar para lá resulta em a chamada cair ao fim de algum tempo…

    Responder
  17. Rui

    Alguém conseguiu alterar o contrato para a Galp CUR(Duriensegás)? Coloco o CUI que solicitam mas depois só me informa a morada física deste operador, não existe formulário eletrónico

    Obrigado

    Responder
    • Laurinda Rosa Pereira Bauleth

      Agradeço que me informe se depois de ter mudado da EDP COMERCIAL para a Endesa, o fornecimento de gaz, posso voltar a mudar para a EDP GAZ SERVIÇO UNIVERSAL. AO QUE LI ESTÁ EMPRESA TEM O GAZ REGULADO QUE É O QUE ME INTERESSA. Como tenho pouca aptidão para isto da internet pedia se pode dar o telefone e a morada desta EDP DE GAZ REGULADO. Vivo em Agualva Cacem e tenho 87 anos.a

      Responder
      • Laurinda Rosa Pereira Bauleth

        Eu acho que sim pois a Endesa disse-me que não havia fideliza cao e que podia sair quando quisesse

        Responder
  18. Francisco Antero Fernandes

    Boa tarde,
    O formulário da Galp Gas Natural Cur não funciona porque o código postal 2830 -284 diz que é invalido.
    Fica bloqueado e não deixa completar.
    Contactei pelo tef. 21 041 82 38 eles tentaram preencher e também lhes deu erro.
    Enviei e mail para “[email protected]” a expor problema e fico a aguardar resolução.
    Se não resolverem lá terei de ir a uma loja.

    Responder
    • Luis Jeronimo

      Portugal no seu melhor!
      Entretanto lá vai (pelo menos) 1 mês à vida.
      Tudo feito em cima do joelho, a começar pelo governo, e ninguém se responsabiliza.
      Mas quando nós falhamos lá vêm (de imediato) a penhoras, multas, coimas, taxas, intimações, e quejandos…
      Tristeza.

      Responder
  19. Luís Filipe Alves Jerónimo

    O formulário, no site do meu CUR, diz-me que o meu CUI é inválido !!!???

    Responder
    • Luís Jerónimo

      Portugal no seu melhor!
      Entretanto lá vai (pelo menos) 1 mês à vida.
      Tudo feito em cima do joelho, a começar pelo governo, e ninguém se responsabiliza.
      Mas quando nós falhamos lá vêm (de imediato) a penhoras, multas, coimas, taxas, intimações, e quejandos…
      Tristeza.

      Responder
  20. Rossana Chaves Coelho Curado

    Boa tarde. Não dá para trocar os contratos de gás propana??? Tenho contrato na galp e só aparece opções para gás natural. Obrigada

    Responder
  21. Graça Albino

    Boa tarde

    Não consigo fazer a mudança online devido ao CUI não começar por 1601. Terei que ir tentando e tentando e tentando ligar à Lisboa Gás?
    Ainda não percebi se facto de o CUI não começar por 1601, é pela zona ou pelo contrato incluir Gás e Eletricidade? agradecia esclarecimento sobre esta questão que (já deu para perceber) é bastante comum
    Entretanto a EDP Comercial, informou que o contrato passaria de anual a trimestral
    Caso consiga fazer a transição, terei que pagar algum tipo de indeminização?

    Desde já os meus agradecimentos

    Desde já os meus agradecimentos

    Responder
  22. Raquel Soares

    Bom dia

    O formulário da Galp Cur não está a funcionaar. Depois de introduzir o CUI aparece a informação da “Setgás” e não acontece rigorosamente mais nada.

    Responder
  23. Deonel Pinto

    Olá Boa tarde Pedro

    Tenho contrato com a Galp:
    “Eletricidade e Gás Natural até 14%
    acumulado em Cartão Continente”
    “14 cênt./l, em combustível Galp em Cartão Continente”

    Ao mudar para o mercado regulador, irei perder estes “benefícios”!
    será que se justifica a mudança!?

    Se tiver uma opinião sobre este assunto ficar-lhe-ia agradecido

    Atenciosamente

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá Deonel. Só você é que pode fazer essa conta 🙂

      Responder
  24. Paulo Veiga

    Estamos a dia 14 de Outubro e na página da GALP (CUR), continua a aparecer código postal inválido para códigos corretos que pertence à comercializadora SetGás.

    Não devem querer que os clientes mudem ou então que vá perder horas para as lojas deles.

    Isto é o Mercado Regulado….

    Responder
  25. Susana Nova

    Solicitei a mudança para a EDP Gas SU mediante o formulário online no dia 27/09 e como confirmação apenas recebi sms a informar que o pedido foi recebido com sucesso.
    No entanto, até à data não tive mais nenhum feedback e já se passaram as 3 semanas.
    Alguém na mesma situação? O que fazer?

    Responder
  26. Luís Quinta

    Bom dia,
    No dia 12 de Setembro enviei para o email “[email protected]” o formulário de solicitação de proposta de contrato de fornecimento de gás natural, devidamente preenchido, e juntando como anexo cópia da última fatura de gás.
    Infelizmente à data de hoje (24 de Outubro) continuo ainda a aguardar uma resposta.
    No dia 11 de Outubro liguei para a linha de apoio comercial da EDP Gás Serviço Universal e informaram que estavam com atrasos. Através do meu NIF confirmaram que o mesmo ainda não estava registado no sistema.

    Responder
  27. David

    Não sei muito bem o que se passa, mas aqui no site:
    https://www.galp.com/pt/pt/cur/gasnatural/Contrata%C3%A7%C3%A3o/Realizar-Contrato
    Isto não faz nada!
    Seleciono uma das 3 opcções, coloco o CUI, aparece a informação da empresa CUR “Lisboagás Comercialização, S.A.”

    E pronto. O site fica aqui…parece uma couve. Não faz nada, não dá para avançar…..
    ??? Isto tem algum truque ???

    Responder
  28. Filipe Santos

    Boas alguém já conseguiu mudar para o mercado regulado?
    Fiz mudança online EDP Gás há mais de 1 mês e nenhuma resposta até hoje.. gostava de saber se é normal tanto tempo de espera..

    Responder
  29. Bárbara Mercês

    Boa tarde! Gostará ria de mudar para gás e electricidade regulado, mas tenho muitas dúvidas. Sou Galp. Obrigada

    Responder
  30. Maria Manuel Brandao

    Gostaria de questionar se me devo opor ao ” acesso massificado ao Registo do Ponto de Entrega (RPE)

    Responder

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