CRIPTOMOEDAS | Estou a ganhar ou a perder dinheiro? (Mês #7 – Julho 2022)

Escrito por Pedro Andersson

13.08.22

}
6 min de leitura

Publicidade

O meu investimento em Criptomoedas – Balanço #7 (Julho 2022)

Foram dois meses terríveis para o meu “investimento” em Ethereum e para as criptomoedas em geral. Ou seja, quem comprou criptomoedas antes desta crise continua a “perder” bastante, mas quem comprou durante a crise atual neste momento já está a ganhar cerca de 25% (em poucos meses). Como comprei antes, ainda estou a perder cerca de 25%, mas mesmo assim ninguém sabe ainda se não vai cair mais. Gostaria de ter comprado mais durante estes dois meses mas, infelizmente, não tenho esse dinheiro disponível porque tenho outras prioridades financeiras.

Vou continuar a esperar que recupere. Tem os gráficos e os números exatos do mês passado mais abaixo.

O que é este balanço

Todos os meses, no final de cada mês, direi aqui como está a correr o meu “investimento” em criptomoedas (especificamente em Ethereum, que é a segunda criptomoeda mais relevante a nível mundial). Como expliquei neste primeiro artigo AQUI, a minha intenção não é ensinar-lhe com todo o detalhe como investir, comprar e vender e quais são as características técnicas de cada moeda e como saber qual é o projeto de cada uma das milhares de criptomoedas que existem.

Para isso terá de procurar fontes especializadas e tem várias páginas de facebook em português de Portugal dedicadas a essa área. Se tiver mesmo curiosidade em saber como funcionam as criptomoedas e a blockchain, a Defi, staking e por aí fora, deve investigar nessas outras fontes porque não sou a pessoa indicada.

O que vai poder encontrar aqui são as experiências de um cidadão que – sem conhecimentos profundos – ganhou dinheiro no passado com bitcoin e que agora está a reinvestir parte desse dinheiro numa outra moeda simplesmente para ver o que acontece. O que lhe prometo é ser completamente realista e dar-lhe os meus valores reais de quanto estou a ganhar ou a perder com os cerca de 2 mil euros que comprei de Ethereum a 10 de janeiro de 2022. Vou mostrar-lhe os meus gráficos e as dificuldades, alegrias e “tristezas” ao longo deste percurso.

A minha intenção não é verder-lhe nenhum curso, nem recebo comissões de nenhuma plataforma nem tenho nenhum interesse em que você se meta nisto. Até pode acontecer (e isso também seria útil) que ao ler os meus relatos perceba que isto não é para si e que deve manter-se longe deste tipo de “investimentos”.

Coloquei a palavra “investimentos” entre aspas porque as criptomoedas não têm qualquer espécie de supervisão, não são reguladas e está exclusivamente por sua conta e risco.

Neste gráfico tem o desempenho da moeda Ethereum no último mês. Nos últimos meses perdeu quase 50% do valor que tinha. Com a recuperação em julho já só está a perder cerca de 40%.

Estou a ganhar ou a perder dinheiro?

No princípio de abril, estive a “ganhar” 485 euros. Em Maio estava a perder 634 euros, e no último dia de junho estava a perder 1.313 euros. Mas, como sabe, só perderei se resgatar (neste caso, “vender”). Neste momento, estou a perder “apenas” 612,34 €.

No dia 10 de Janeiro de 2022, comprei 1 760,54 € de Ethereum. Entretanto, como as quedas foram substanciais, decidi reforçar o meu investimento no dia 24 de janeiro (comprei mais 300 euros). No dia 10 de Maio reforcei com mais 250 euros.

Como podem ver no gráfico abaixo, em abril estive sempre acima da linha de água, mas desde maio que está sempre negativo. Só agora é que está a recuperar um pouco. A linha azul é o valor fixo que investi (com os reforços no dia 24 de Janeiro e 10 de Maio) e a linha vermelha é o que esse dinheiro vai variando ao longo dos dias.

Como poderá analisar no quadro seguinte, com os valores quase dia-a-dia, poderá notar pelas cores que as criptomoedas não são apenas rosas (nem qualquer investimento em bolsa).

Aproveito para lhe mostrar o gráfico da Ethereum desde o ínício para perceber quem ganhou realmente dinheiro e quem está agora a perder, conforme a data em que “investiu”. Quem comprou a 10 euros e vendeu a 4 mil ficou milionário. Quem comprou a 4 mil euros pensando que ainda ia subir mais, neste momento está a perder uma pequena fortuna. É assim que funciona.

Como pode ver no gráfico a seguir, há uma recuperação expressiva em julho, mas se olhar para as recuperações anteriores isso tanto pode significar que vai voltar a subir ou que podem vir aí quedas ainda maiores. Nunca saberá. É o risco do investimento.

Como se compram criptomoedas

NOTA MUITO IMPORTANTE: Isto não é um conselho para “investir” em criptomoedas. Pode perder TODO o seu dinheiro.
Primeiro, tem de abrir uma conta numa corretora de criptomoedas. Há várias. Abri na Binance. Também tenho conta aberta na Kraken e na Bitmex, mas a que uso mais é a Binance. É como abrir uma conta num banco normal. Tem de mandar documentos e responder a inquéritos e preencher muitos formulários para provar que você é você. Só confia neles se quiser. Não ganho comissões de ninguém.
Depois de abrir conta nestas corretoras virtuais, tem de transferir para lá o dinheiro que entender. Pode ser por transferência bancária, por cartão de crédito ou por outro meio disponível. Depois de transferir para lá o seu dinheiro em euros, tem de comprar a criptomoeda que quiser. É só clicar no botão “Comprar”. Há centenas ou milhares. Cada uma tem um valor diferente, podem ser cêntimos ou milhares de euros. Não precisa comprar “uma” bitcoin. Pode comprar um cêntimo (satoshi) de bitcoin. Traduzindo por miúdos, pode comprar 20 euros de bitcoin ou de Ethereum ou outra qualquer.


Comprar uma criptomoeda (e reforçar) é a mesma coisa que comprar uma ação, só que o mercado das criptomoedas funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. E, para já, não paga (muitas) comissões a bancos e corretoras físicas, e não paga impostos. Por outro lado, não se esqueça de que não tem nenhuma regulação e que nunca terá ninguém a quem se queixar se tiver problemas. É todo um mundo novo.
O que pretendo que claro é que este “mundo” existe e está acessível a qualquer pessoa. Se conhecer os riscos e as vantagens pode ser uma boa alternativa de fazer dinheiro com o seu dinheiro. Sempre com o risco de perda total. Se tiver 100 euros que não lhe façam falta, pode aprender umas coisas muito interessantes. Eu estou a aprender.

Sublinho que qualquer outra moeda teria resultados diferentes dos meus e o momento em que as comprei também tem influência.


oportunidades-970x250-billboard

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

Transferências bancárias passam a ter confirmação de beneficiário a partir de hoje

Transferências na app ou homebanking passam a ter confirmação de beneficiário a partir de hoje As transferências bancárias entre contas portuguesas passam a ter, a partir de hoje, a confirmação prévia do beneficiário antes de ser dada a ordem final da transferência do...

COMBUSTÍVEIS | Qual é o preço justo esta semana? (20 a 26 de maio)

Qual deveria ser o preço justo? A ERSE faz semanalmente as contas para o consumidor saber qual é o preço "justo" dos combustíveis face ao preço das matérias-primas e transportes de combustível. Esse preço "justo" já inclui uma margem de retalho de cerca de 10% para as...

FRAUDE | Fisco alerta para mensagens falsas sobre pagamento de coimas

Cuidado com o SMS das Finanças Alguns contribuintes estão a receber mensagens escritas (SMS) para pagarem determinada quantia a título de coimas ou contraordenações, o que levou a Autoridade Tributária e lançar um alerta avisando de que estas mensagens são falsas. "A...

PODCAST | #241 – Qual é a forma ideal de distribuir as minhas poupanças e investimentos?

Sempre que tiver algum dinheiro de lado, onde é que eu o coloco? Um dos maiores erros financeiros dos portugueses é esperar ter um "bolo" grande de dinheiro para depois decidir o que fazer com ele. Está a perder tanto dinheiro enquanto espera... E depois tenho outro...

EURIBOR HOJE | Taxas descem a 3 e 6 meses e sobem a 12

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

PodTEXT Vamos a Contas | Devo amortizar o meu crédito à habitação agora ou devo esperar?

Subscreva a nossa Newsletter, para não perder nenhuma dica *Ao subscrever, a informação partilhada será usada de acordo com os nossos Termos e Condições e a nossa Política de...

Já sabe o que vai fazer sábado à noite? Há atividades gratuitas

Dia Internacional e Noite dos Museus promovem atividades grátis Se ainda não tem planos para sábado à noite, o Contas-poupança dá-lhe uma sugestão gratuita de atividades que pode fazer sozinho, em família ou com amigos, um pouco por todo o país. Amanhã, dia 18 de...

EURIBOR HOJE | Taxas sobem a 3 meses e baixam a 6 e 12

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

COMBUSTÍVEIS | Preços na próxima semana (20 a 26 de maio)

Preços dos combustíveis na semana que vem A informação dos preços dos combustíveis é baseada nos cálculos que têm em conta a cotação nos mercados internacionais e outros fatores considerados na formação do preço dos combustíveis em Portugal. São dados que recolho...

PodTEXT| Truques para conseguir o melhor crédito à habitação possível ou transferi-lo

O podcast de sempre, agora mais inclusivo! Como a literacia financeira é um aspeto fundamental para a boa gestão das finanças pessoais, os podcasts do Contas-poupança tornam-se agora mais inclusivos e passarão a ser publicados também em texto, nomeadamente para...

Publicidade

Artigos relacionados

11 Comentários

  1. José

    Olá Pedro, obrigado por mais uma partilha.

    Já tem alguma wallet ou pensa adquirir?

    Se puder partilhar um pouco mais sobre isso agradeço.

    Responder
    • Filipe Guerra

      Muito boa tarde Sr. Pedro, o meu nome é Filipe Guerra e acompanho os seu conteúdos à bastante tempo, desde o início do contas poupança a nível televisivo, e só no início deste ano (2022) comecei de facto a seguir atentamente, inclusive, ler os seus livros, coisa que nunca fiz “ler”. E fiquei realmente fascinado com toda esta parte da literacia financeira e também a nível de investimentos. Principalmente as criptomoedas.
      Os seus conhecimentos mudaram a minha vida em 180 graus, para melhor! Claro que estou numa fase muito inicial, mas o meu entusiasmo, aliado à minha motivação e força de vontade, tem-me levado a conhecer mais e até tirar cursos sobre o tema.
      O motivo pelo qual pretendo que este e-mail seja enviado, prende-se no facto de na conta Binance, para além daquelas panóplias de cripto ativos, também existe uma plataforma dentro da conta Binance que nos permite emprestar criptomoedas, com comissões a favor de quem empresta, ou seja, “taxas de juros”. Com prazos flexíveis, 30 dias, 60 dias, 90 dias e 120 dias. Gostaria de saber mais detalhadamente sobre o assunto e conhecer melhor os riscos e lucros que possamos vir a retirar. Será que é uma forma 2.0 de fazermos investimentos mais seguros com criptomoedas?

      Quero agradecer toda a ajuda, mesmo sem saber, que me tem prestado e que continue sempre para que a sua ajuda influencie outros a fazê-lo.
      O meu muito obrigado, super fã.

      Responder
      • Pedro Andersson

        Olá Filipe. Obrigado! Fico feliz por contribuir para uma maior literacia financeira. Quanto a criptomoedas, assumo sem problema que é uma área em que só “arranho” a superfície. Eu próprio sigo alguns grupos de Facebook para aprender mais. Sugiro que pesquise “criptomoedas” tem vários grupos com entendidos em Portugal. Cuidado com burlas.

        Responder
  2. José

    Referente à Binance, ao criar conta eles perguntam quais funções pretendo utilizar:

    – Holding Longo Prazo
    – Trading na Binance / Tranding em outras corretoras
    – Launchpad / Investimentos
    – Trading OTC, P2P, Trading de margem, etc.

    Tanto posso querer comprar e vender a curto prazo (Trading?) como a longo prazo (Honding?), qual devo escolher?

    Responder
    • José

      Peço desculpa por alguns erros ortográficos no comentário anterior, falta de adaptação ao teclado onde escrevi e só voltei a ler após publicar.

      Em relação à pergunta que a Binance coloca, alguém me consegue ajudar? Será para tentar perceber o nosso perfil ou para nos limitar algumas opções?

      Responder
  3. Brígida Monteiro

    Boa Tarde. Eu investi na Anydesk 200 Euros e ligaram-me a dizer que tinha ganho mais de 200 euros. Mas que para eu resgatar esse dinheiro tinha de dar o nº de adesão da minha conta online. Eu estou com muito receio que possam estar a vigarizarem-me para me retirarem dinheiro. Agradecia o seu conselho e que explicasse um pouco como funciona. Pois tenho muito medo de ser burlada. Pois já tive uma má experiência no passado. Agradeço desde já a sua resposta.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. É muito provável que seja burla sim. Contacte a polícia e peça instruções.

      Responder
  4. Ana Paula Rodrigues

    Bom dia, Pedro Andersson.

    Desde já gostaria de o felicitar pelos seus artigos e podcast de grande interesse e de literacia financeira para o público em geral.
    Agradecia o seu conselho no âmbito de investir em criptomoedas através de uma corretora de criptomoedas .
    É arriscado ou não?
    Queria investir pela 1º vez mas como não estou familiarizada com o processo pensei faze-lo atravês de uma corretora especializada em criptomoeda.
    Existem algumas mais crediveis no mercado?

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.