CRIPTOMOEDAS | Estou a ganhar ou a perder dinheiro? (Mês #4 – Abril 2022)

Escrito por Pedro Andersson

01.05.22

}
5 min de leitura

Publicidade

O meu investimento em Criptomoedas – Balanço #4 (Abril 2022)

Abril foi um mês agridoce. Começou de forma excelente, com uma valorização muito alta, mas que veio sempre a descer ao longo do mês. Ainda estou a ganhar 3%, mas longe dos quase 20% no princípio de abril.

O que é este balanço

Todos os meses, no final de cada mês, direi aqui como está a correr o meu “investimento” em criptomoedas (especificamente em Ethereum, que é a segunda criptomoeda mais relevante a nível mundial). Como expliquei neste primeiro artigo AQUI, a minha intenção não é ensinar-lhe com todo o detalhe como investir, comprar e vender e quais são as características técnicas de cada moeda e como saber qual é o projeto de cada uma das milhares de criptomoedas que existem.

Para isso terá de procurar fontes especializadas e tem várias páginas de facebook em português de Portugal dedicadas a essa área. Se tiver mesmo curiosidade em saber como funcionam as criptomoedas e a blockchain, a Defi, staking e por aí fora, deve investigar nessas outras fontes porque eu não sou a pessoa indicada.

O que vai poder encontrar aqui são as experiências de um cidadão que  – sem conhecimentos profundos – ganhou dinheiro no passado com bitcoin e que agora está a reinvestir parte desse dinheiro numa outra moeda simplesmente para ver o que acontece. O que lhe prometo é ser completamente realista e dar-lhe os meus valores reais de quanto estou a ganhar ou a perder com os cerca de 2 mil euros que comprei de Ethereum a 10 de janeiro de 2022. Vou mostrar-lhe os meus gráficos e as dificuldades, alegrias e “tristezas” ao longo deste percurso.

A minha intenção não é verder-lhe nenhum curso, nem recebo comissões de nenhuma plataforma nem tenho nenhum interesse em que você se meta nisto. Até pode acontecer (e isso também seria útil) que ao ler os meus relatos perceba que isto não é para si e que deve manter-se longe deste tipo de “investimentos”.

Coloquei a palavra “investimentos” entre aspas porque as criptomoedas não têm qualquer espécie de supervisão, não são reguladas e está exclusivamente por sua conta e risco.

Neste gráfico tem o desempenho da moeda Ethereum neste último mês.

Estou a ganhar ou a perder dinheiro?

No último dia de Abril, estive a “ganhar” 36 €, ou seja, o meu investimento estava a valorizar 3%. No principio do mês (4 de abril), estive a “ganhar” 485 euros.  E no dia 24 de janeiro, estive a “perder” 441 euros. Só para perceber como isto funciona. 

No dia 10 de Janeiro de 2022, comprei 1 760,54 € de Ethereum. Entretanto, como as quedas foram substanciais, decidi reforçar o meu investimento no dia 24 de janeiro (comprei mais 300 euros).

Como podem ver no gráfico abaixo, em abril estive sempre acima da linha de água. A linha azul é o valor fixo que investi (com o tal reforço no dia 24 de Janeiro) e a linha vermelha é o que esse dinheiro vai variando ao longo dos dias.

Como poderá analisar no quadro seguinte, com os valores quase dia-a-dia, poderá notar pelas cores a montanha russa que são as criptomoedas. Ou tem estômago e pulso de ferro ou isto não é para si.

O “segredo” é: assim que o valor naquele dia específico atingir o objetivo que definiu, carrega no botão “Vender”. E já está. Esse dia tanto pode acontecer como não. E até pode acontecer você por um mero acaso estar de férias num lado qualquer e não ter dado por isso e perder esse momento. É o que tem de perceber de forma muito clara. Claro que – isto já é para “especialistas” – pode criar ordens automáticas de compra e de venda, mas já é para quem tem um pouco mais de conhecimentos para além do básico. Lá chegaremos mais à frente.

Tem aqui o meu mês de abril com detalhe.

Como se compram criptomoedas

NOTA MUITO IMPORTANTE: Isto não é um conselho para “investir” em criptomoedas. Pode perder TODO o seu dinheiro.

Primeiro, tem de abrir uma conta numa corretora de criptomoedas. Há várias. Abri na Binance. Também tenho conta aberta na Kraken e na Bitmex, mas a que uso mais é a Binance. É como abrir uma conta num banco normal. Tem de mandar documentos e responder a inquéritos e preencher muitos formulários para provar que você é você. Só confia neles se quiser. Não ganho comissões de ninguém.

Depois de abrir conta nestas corretoras virtuais, tem de transferir para lá o dinheiro que entender. Pode ser por transferência bancária, por cartão de crédito ou por outro meio disponível. Depois de transferir para lá o seu dinheiro em euros, tem de comprar a criptomoeda que quiser. É só clicar no botão “Comprar”. Há centenas ou milhares. Cada uma tem um valor diferente, podem ser cêntimos ou milhares de euros. Não precisa comprar “uma” bitcoin. Pode comprar um cêntimo (satoshi) de bitcoin. Traduzindo por miúdos, pode comprar 20 euros de bitcoin ou de Ethereum ou outra qualquer.

Comprar uma criptomoeda (e reforçar) é a mesma coisa que comprar uma ação, só que o mercado das criptomoedas funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. E, para já, não paga (muitas) comissões a bancos e corretoras físicas, e não paga impostos. Por outro lado, não se esqueça de que não tem nenhuma regulação e que nunca terá ninguém a quem se queixar se tiver problemas. É todo um mundo novo.

O que pretendo que claro é que este “mundo” existe e está acessível a qualquer pessoa. Se conhecer os riscos e as vantagens pode ser umna boa alternativa de fazer dinheiro com o seu dinheiro. Sempre com o risco de perda total. Se tiver 100 euros que não lhe façam falta, pode aprender umas coisas muito interessantes. Eu estou a aprender.  

Sublinho que qualquer outra moeda teria resultados diferentes dos meus e o momento em que as comprei também tem influência.



Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

EURIBOR HOJE | Taxas descem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

Apanhei um Uber… e o motorista “ganhou” 4.797 euros

Uma viagem que deu lucro... Apresento-vos o José Silva. É condutor de Uber. O meu carro (um GOLF IV que tem 22 anos e está aí para as curvas) foi pintado todo de uma ponta à outra e ficou pronto hoje. Chamei um Uber para o ir buscar à oficina. Assim que entro no Uber,...

EURIBOR HOJE | Taxas descem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

PODCAST | #248 – Amortizar o Crédito à habitação faz baixar o IRS? (A pergunta do João Paulo)

Amortizar o Crédito à habitação faz baixar o IRS? O João Paulo este ano quase que pagou IRS em vez de receber reembolso. Ele está preocupado com o ano que vem, porque tem feito muitas horas extraordinárias. Uma das possíveis estratégias dele é amortizar o crédito à...

COMBUSTÍVEIS | Qual é o preço justo esta semana? (10 a 16 de junho)

Qual deveria ser o preço justo? A ERSE faz semanalmente as contas para o consumidor saber qual é o preço "justo" dos combustíveis face ao preço das matérias-primas e transportes de combustível. Esse preço "justo" já inclui uma margem de retalho de cerca de 10% para as...

Nova versão do Cartão de Cidadão já está disponível

Cartão de Cidadão é agora mais tecnológico e seguro A nova versão do Cartão de Cidadão, anunciada em março ainda pelo anterior governo, está oficialmente disponível a partir desta terça-feira. As alterações estão em linha com a mais recente legislação europeia e com...

EURIBOR HOJE | Taxas descem a 3 meses e sobem a 6 e 12

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

PPR | Quanto estou a ganhar (ou a perder) com os meus PPR (Maio de 2024)

Vale a pena fazer um PPR como investimento? (Mês #43) Maio foi o melhor mês de sempre na soma dos meus 10 PPR. Até ao momento tenho uma valorização de quase 11%. Não consigo neste momento fazer uma conta exata ao juro anualizado ao longo destes 3 anos porque subscrevi...

EURIBOR HOJE | Taxas descem a 3 meses e sobem a 6 e 12

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

GÁS | A lista das 10 empresas mais baratas (Junho de 2024)

GÁS | As 10 empresas mais baratas este mês Em Junho, o preço do gás natural no mercado regulado continua a ser o mais barato em Portugal. Chega a ser quase metade em relação às marcas mais caras. Está a aproveitar esta poupança? As grandes empresas este mês baixaram...

Publicidade

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Artigos relacionados

8 Comentários

  1. Cláudio Gomes

    Qual a plataforma onde se paga menos comissões?

    Responder
    • João

      Bom dia.
      Excelente trabalho.
      Esse Excel é seu?

      Responder
  2. Ana Oliveira

    Olá Pedro. Bom dia.
    Fico a sua newsletter sempre com muito interesse e agradeço a sua disponibilidade em nos facultar informações sempre relevantes.
    Sobre este assunto, gostaria de lhe colocar a seguinte questão: é a mesma coisa adquirir criptomoedas ou ações através do Revolut? Funciona de igual forma? Pode haver vantagens ou desvantagens através do Revolut ou é mais aconselhável adquirir através dos bancos que indicou como exemplos?
    Grata.

    Responder
    • Joao

      Cuidado com o Revolut, consegue comprar mas não consegue enviar moedas para por exemplo outras carreiras digitais, comecei por aí tb em 2019 mas logo desisti. Papam muito nas transações e comissões.

      Responder
      • Ana Oliveira

        João, agradeço a sua resposta.
        Também estou a começar agora. Investi muito pouquinho, no sentido de tentar perceber o funcionamento.
        O que quer dizer com “não consegue enviar moedas para por exemplo outras carreiras digitais”? Isto é mesmo novidade para mim.
        O que optou por fazer no Revolut? Vendeu? O que fez na altura em que desistiu? Qual é para si, na sua opinião, a melhor opção para adquirir?

        Responder
      • Joao Paulo

        Olá João eu uso a Revolut e não tenho problema nenhum.
        E uso um bot que é comprado (coisa seria) para comprar crypto 24 sobre 24 horas na binance.

        Responder
  3. Joo

    O melhor é comprar moedas que tenham utilidade, a Etherium é um veneno em pagar para passar de um lado para o outro… nada de ShitCoins, tipo Doge ou Shibainu… temos Algo, XRP(mesmo com o que se está a passar nos USA ela é um bom investimento) XLM, Hbar (com os NFT’s a rebentar ela usa uma plataforma deles)
    Atenção que hoje em dia está afundar um pouco, mas é um bom ponto de entrada nesta vida.
    Tudo a seu tempo, é um investimento de longa duração. E paciência.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.