3 anos depois, o meu contador de eletricidade inteligente finalmente é mesmo inteligente

Escrito por Pedro Andersson

15.08.21

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6 min de leitura

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Demorou 3 anos a ficar inteligente. E o seu?

Os contadores “inteligentes”, quando estiverem todos a funcionar a 100%, vão ser muito úteis para os consumidores. Pelo menos, é a minha convicção atual. Tenho-o instalado desde 2018, quando montei o meu painel solar fotovoltaico. Tem aqui o balanço mais recente. Não pedi nada, mas vieram logo substituí-lo.

Nesta reportagem expliquei porque muitas pessoas têm “medo” dos contadores de eletricidade inteligentes.

Escrevo este artigo porque acabo de receber um e-mail da e-Redes a infomar-me que (finalmente) o meu contador está ligado à rede intermédia que permite ter acesso ao controlo remoto do equipamento, à potência máxima atingida no mês anterior e às contagens de 15 em 15 minutos. Para mim estas informações valem ouro (embora já as tivesse antes, mas com aparelhos privados que tive de adquirir, para saber ao segundo quanto a minha casa está a gastar). Mas para 99% dos portugueses, o que vos mostrar a seguir é já um salto de gigante.

Em primeiro lugar, para ter acesso a esta informação, tem de se registar gratuitamente na página da e-redes (antiga EDP Distribuição). Não interessa qual é a sua empresa fornecedora de energia. A e-redes é completamente independente de todas elas e a única coisa que faz (nesta relação contratual) é enviar as contagens (quando envia e são recebidas) as contagens no dia que está definido.

Fazer login na e-redes

Deve registar-se com o seu NIF e cria uma password. Reforço a ideia de que esta conta não tem nada a ver com a sua fornecedora de energia (isso é outra coisa). Aqui é só para controlar o que diz o seu contador de eletricidade, para depois confirmar se a sua empresa está a receber os dados corretos ou se vai ter de se “chatear”.

Dar consentimento

A algumas pessoas faz muita confusão a partilha de dados, mas convenhamos que neste caso eu quero mesmo que haja partilha de dados. Ou seja, eu quero mesmo que a e-redes partilhe os dados da contagem e a potência contratada e os restantes dados para que a minha fatura seja o mais exata possível. Por isso, consenti.

As informações sobre o meu contrato na e-redes

Ao entrar com o meu login, tenho acesso a todos os dados que o meu contador disponibiliza. Por exemplo, percebi (já o sabia, porque andei numa guerra de meses para que a data do envio do contador para a e-redes fosse na mesma data da faturação da minha empresa de eletricidade) que o meu contador inteligente manda a contagem sempre a dia 17 de cada mês.

Porque é importante que veja em que data o seu contador inteligente manda a contagem para a sua empresa? Porque imagine que a e-redes faz a contagem no dia 1 e a sua empresa fecha a faturação a dia 30. Terá sempre 29 dias de estimativas, o que é ridículo. Por isso, solicitei que a data da contagem passasse a ser no dia em fechava a faturação da minha fornecedora. Mandei e-mail a pedir isso quer à minha empresa, quer à e-redes. Depois de muitas respostas negativas a empurrar para o outro, lá consegui.

O seu contador diz-lhe qual é a potência contratada ideal para si

A potência contratada ideal para si

Este é um dos pontos mais importantes para mim. Basta você fazer login na e-redes e fica logo a saber, onde quer que esteja, qual foi o pico máximo de consumo em cada mês. Ou seja, fica a saber o patamar de potência contratada ideal para si. Veja o meu exemplo.

Eu tenho uma potência contratada de 4.6 kVA, portanto, olhando para este quadro da e-redes, eu estou abaixo do que devia. Será assim? No meu caso não. Se levasse em conta estes valores, deveria subir para 5.75 kVA. Acontece que, como expliquei na reportagem (tem o link acima), os contadores têm uma pequena tolerância de alguns segundos (eu contei 15) antes do quadro disparar. Ou seja, estes picos registados foram durante pouquíssimos segundos (porque não me lembro do meu quadro ter ido abaixo este ano). Vou manter os 4.6 kVA.

Mas uma pessoa que tivesse uma potência contratada de 6.9 ou ou 10.35 estaria com uma potência contratada (PC) claramente exagerada e poderia poupar muito dinheiro ao fim do ano. No meu caso, bastaria agora ligar para a minha empresa e pedir para baixar a PC e até fariam isso remotamente sem ter de vir cá alguém.

Os dados diários de consumo

Se está a pensar comprar um painel solar fotovoltaico, estes gráficos da e-redes são fundamentais.

Consegue saber quanto gasta a sua casa quando não está ninguém em casa e quando está habitada. Assim, evita comprar painéis acima do que vai consumir. Neste gráfico abaixo percebo que neste agosto quando não estive em casa, a minha casa nunca ultrapassou ou 250 W de consumo máximo. Logo, um painel de 250 W chega para mim.

Mas se durante as horas de sol, o meu consumo fosse de 2.000 W como pode ver no gráfico, em alguns dias em que estivémos todos em casa, 4 até poderiam ser uma boa opção. Estes dados são muito valiosos para fazer escolhas inteligentes e acertadas sobre os seus consumos elétricos.

Também pode exportar os dados para uma folha Excel e fica a saber o seu consumo em blocos de 15 minutos. Isso permite-lhe saber por exemplo se tem equipamentos a gastar mais do que o normal e a que horas ligam e desligam e quanto consomem. Isto é particularmente importante quando suspeita que estão a cobrar-lhe demais de eletricidade e que tem o contador avariado. Este “detetive” de crimes elétricos pode ajudá-lo a encontrar o eletrodoméstico “criminoso” ou a perceber se há mesmo avaria no contador.

Em Portugal, há 6,2 milhões de clientes em BTN (Baixa Tensão Normal), ou seja, são clientes domésticos como você e eu. Destes todos, 3,5 milhões já têm os novos contadores inteligentes instalados. Mas destes, só 2,6 milhões já estão a dar as contagens automaticamente à e-Redes para que esta a envie para a respectiva empresa de eletricidade. E ainda destes 2,6 milhões, só 60% já dão outro nível de informação mais detalhada que pode vir a ser útil para os consumidores. Este foi o ponto da situação que me foi dado pela e-Redes (antiga EDP Distribuição). Eu pertencia a este último grupo. Agora já tenho acesso a estas informações muito importantes.

Faça login na sua página pessoal na e-redes e tente descobrir o máximo que puder sobre o seu consumo para depois fazer escolhas inteligentes.

No meu caso tive de esperar 3 anos. Talvez você tenha mais sorte. Mas quando receber o e-mail da e-redes a dizer que tem mais serviços disponíveis no seu contador, agora já sabe do que se trata.


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11 Comentários

  1. Hélio

    Boa noite

    Sr. Pedro como podemos ter estes novos contadores inteligentes? Temos de esperar que sejam substituídos ou podemos nós solicitar a sua substituição?

    Responder
  2. Armindo Pereira

    No meu caso ficou tão inteligente, que as leituras desapareceram do site. Deve ter a função de telepatia.🤭🤭🤔

    Responder
  3. Rui Silva

    Boa tarde Pedro, o meu foi substituído em miados de 2020, passado pouco tempo ficou logo a informar o operador que no meu caso é a Endesa.

    Responder
  4. Daniela Silva

    Boa noite, no meu caso, tenho um contador inteligente desde 2015 e ainda não está ligado à rede para enviar leituras em tempo real. Já entrei em contacto com a e-redes, mas não me sabem dizer quando estará… enfim…

    Responder
  5. Manuel Sousa

    Boa tarde, eu jà tenho o contador inteligente e instalei recentemente três painéis fotovoltaicos. Gostaria de saber se posso vender o excedente da produção e como o fazer.

    Responder
  6. Sandra Magalhães

    Boa tarde!
    Peço desculpa pela minha ignorância… Eu registei-me no E redes e já recebi o email de confirmação deles, mas quando acedo à minha conta, não me é possível fazer nada… Queria saber se é por não possuir ainda um contador inteligente e se sim, como devo proceder para adquirir um.
    Muito obrigada!
    Sandra Magalhães

    Responder
  7. Pedro Silvério

    Fiz pedido em 2015 de uma UPAC para casa da minha mãe, passado umas semanas foram a casa trocar por um contador “inteligente” (Sagemcom CX1000-6).
    Fiz o registo no e-redes, e vi que os registos começaram no passado dia 14-07-2021.
    Meramente faz uma leitura por dia (calculo que as 00:00 de cada dia emita leitura), ainda não tenho acesso a tanto detalhe/informação diária.
    No site do e-redes no separados dados no fundo diz “Integrado em Rede Inteligente / Não”
    O contador já tem a luz verde sempre ligada!!!
    Vou ter que contactar a e-redes para tentar alterar a data de envio de leitura e para tentar perceber quando tenho acesso a mais informação detalhada.

    Responder
  8. Carla Nunes

    Boa tarde, já lhe aconteceu comparar a exportação dos dados em excel e verificar que os dados são diferentes dos que tinha inicialmente. Ontem dia 14/03 fiz uma exportação dos dados no site da e-redes e os valores que tinha refrentes às datas de 01 a 13/03 às 24h00 eram uns. Hoje fiz nova exportação dos dados e quando comparei com a exportação de ontem verifiquei que os valores de dia 13/03 desde a 1H00 até às 00h00 do dia 14/03 sofreram alterações signifiactivas. Não tenho forma de comparar com dias anteriores porque a primeira exportação que fiz foi ontem. Alguma vez lhe aconteceu? É que a diferença é significativa. irei exportar os dados novamente amanhã para comparar com os que tenho dos dois ultimos dias e verificar se sofrerm ou não alteração. Contatei a e-redes e o operar não percebe porque diz que não consegue visualizar as contagens de 15 em 15 minutos, apenas tem acesso aos valores ao final de cada dia. Ora se os valores são enviados automaticamente pelo contador a cada 15 minutos como é que no dia seguinte existem alterações a esses valores.
    Obrigada pela sua atenção

    Responder
  9. Emanuel Azevedo

    boa tarde,
    Gostaria de colocar a seguinte pergunta a cerca do ciclo de leitura.
    A e-redes faz o ciclo de leirura dia 20 de cada mês e a Endesa emite a fatura dia 26 de cada mês, gostaria de saber se tenho que pedir a e-redes para alterar o ciclo para esse dia.

    Responder
  10. Emanuel Azevedo

    boa tarde,
    Gostaria de colocar a seguinte pergunta a cerca do ciclo de leitura.
    A e-redes faz o ciclo de leirura dia 20 de cada mês e a Endesa pede para enviar as leituras entre os dias 30 e 2 de cada mês, gostaria de saber se tenho que pedir a e-redes para alterar o ciclo para esses dias.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá.veu tive de pedir a ambos para acertarem as datas. Demorei meses e tive de mandar vários e-mails. Foi um jogo do empurra.

      Responder

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