O seu contador diz-lhe qual é a potência contratada ideal para si

Escrito por Pedro Andersson

26.12.20

}
5 min de leitura

Publicidade

Veja no seu contador qual é a potência contratada ideal para si

Esta dica serve apenas para quem já tem os chamados contadores “inteligentes”, e mesmo assim não é para todos. Em alguns casos é preciso estar a carregar num botão verde (no meu caso) até esse valor aparecer nop ecran do contador.

Mas sei que funciona, porque tenho recebido muitas mensagens de pessoas que já têm acesso a estes dados no contador deles e com eles conseguem decidir manter ou baixar a potência contratada. Como sabem, é uma das formas de poupar na eletricidade: não pagar mais do que a potência que de facto usa.

O que é a potência contratada?

De uma forma muito simples, é o valor que está disposto a pagar para ligar vários aparelhos elétricos ao mesmo tempo sem o quadro “ir abaixo”. Com 5 euros por mês, praticamente qualquer família contrata 3.45 kVa, ou seja, pode ligar aparelhos (estou a simplificar) até que gastem simultaneamente 3.450 W. Feitas as contas, se tiver o forno ligado a gastar 1.000 W, e se ligar o secador de cabelo que gasta 2.000 W, já está a gastar nesses instantes 3.000 W. Se ligar o microondas, mesmo que seja por alguns segundos, e isso representar um pico de mais 1.000 W já vai atingir o acumulado de 4 mil Watts, ou seja, o quadro dispara.

É por uma questão de conforto (ou ignorância) que muitas famílias optam por ter 4.6 kVa ou 6.9 ou 10.35 kVa. Quanto mais alta for a potência contratada, mais paga por mês, naturalmente. Mesmo que não consuma nenhuma eletricidade.

O que os contadores dizem

A “novidade” é que os novos contadores inteligentes (alguns) dizem minuto a minuto qual foi a potência máxima que a sua casa gastou nos últimos 30 dias. Basta perder um minuto (literalmente) a olhar para o seu contador e fica logo a saber se está a pagar a mais na sua fatura ou não.

Muitos consumidores estão a receber um e-mail ou carta da EDP Distribuição (não é da EDP Comercial, OK?) a avisar que o novo contador já permite saber muitas coisas sobre os seus consumos para poder gerir melhor os seus gastos. Por exemplo, a minha mãe é cliente da Endesa e recebeu o e-mail a dizer que já tem essas informações ativas.

Nesse e-mail tem um folheto que aconselho todos a lerem. Está AQUI: AF_EDPD_Campanha Contadores_08_2020_digital

Mas basicamente ensina onde pode descobrir esse valor “mágico”.

Tem aqui a legenda para os valores que estão sempre em “rodízio” no seu contador.

O valor que lhe interessa é o que tem por baixo a legenda “1.6.10” que representa a Potência Máxima atingida nos últimos 30 dias.

Neste vídeo tem os meus números a correr, mas como repararão quando devia chegar a este valor “salta” para o princípio. Não aparece automaticamente. No meu caso, teria de carregar no botão verde várias vezes até chegar ao cófdigo 1.6.10. Se por exemplo aparecesse 4.5 kWA quereria dizer que nos últimos 30 dias nunca gastei mais do que isso de potência contratada. Podia calmamente baixar a potência para  4.6 kVA.

Como tenho um aparelho ligado ao contador há anos que me dá esses valores, não me faz diferença ir espreitar o contador. Mas para muitos de vocês pode ser uma novidade. É uma informação muito útil. Veja se aparece no seu. Esta informação é mesmo muito importante para pagar apenas o que deve pagar de potência contratada, e não mais .

Se o valor máximo atingido for muito inferior à Potência contratada que têm, estará mais do que na hora de ligarem para a vossa empresa fornecedora de eletricidade para pedirem para baixar um ou dois escalões (ou os que estiverem a mais).

Note que estes valores que vai ver serão absolutamente rigorosos. Não se trata de tentar adivinhar qual será a potência mais adequada para si. É mesmo a potência ideal para si. Só deve ter em conta que deverá ter o patamar imediatamente a seguir ao valor que lhe der o contador. Estou, claro, a partir do princípio de que vai ver isto num mês em que usou ao máximo todos os aparelhos que costuma usar. Tem de ser um mês representativo.

Portanto, se já é dos que foram contemplados com os contadores inteligentes, aproveite para ver se tem lá esta informação que é preciosa para si. Se tiver uma potência contratada exagerada, vai poder poupar muitos euros por ano. Repito: é o valor do contador que tem por baixo a legenda “1.6.10”.

Se estiver a pagar 3 euros a mais todos os meses, estamos a falar de mais 36 euros por ano que ficam no seu bolso. São 75 litros de leite, de acordo com a moeda oficial do Contas-poupança. Veja lá isso.



Acompanhe-nos AQUI

NOVO LIVRO “CONTAS-POUPANÇA” – Dezenas de dicas para poupar muito mais e fazer crescer o seu dinheiro em 2020. Estes 3 livros vão ajudá-lo a vencer qualquer crise financeira na sua vida. É só clicar AQUI ou nas fotos dos livros.

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

PodTEXT Vamos a contas | Fiz retenção na fonte, mas tenho de pagar IRS. Porquê?

O podcast de sempre, agora mais inclusivo! Como a literacia financeira é um aspeto fundamental para a boa gestão das finanças pessoais, os podcasts do Contas-poupança tornam-se agora mais inclusivos e passarão a ser publicados também em texto, nomeadamente para...

O Governo vai baixar o IRS – O que muda no meu salário?

O meu salário vai subir quanto? O Governo aprovou hoje o famoso “alívio fiscal” de que tanto se tem falado nas últimas semanas. Vou tentar traduzir para “dinheirês” o que acaba de ser decidido. Conheça a nova tabela dos escalões do IRS O Conselho de Ministros desta...

EURIBOR HOJE | Taxas descem a três meses e sobem a seis e 12

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

COMBUSTÍVEIS | Preços na próxima semana (22 a 28 de abril)

Preços dos combustíveis na semana que vem A informação dos preços dos combustíveis é baseada nos cálculos que têm em conta a cotação nos mercados internacionais e outros fatores considerados na formação do preço dos combustíveis em Portugal. São dados que recolho...

Se quiser investir é melhor um PPR ou um ETF? (Mês #31- Março 24)

PPR vs. ETF: Qual é melhor para investir a longo prazo? Nos últimos anos, com o aumento da literacia financeira (e aqui no Contas-poupança orgulhamo-nos de fazer paret desse percurso), milhares de portugueses descobriram que os PPR podiam servir para ganhar dinheiro e...

PodTEXT| Como vai usar de forma (mais) inteligente o seu reembolso do IRS?

O podcast de sempre, agora mais inclusivo! Como a literacia financeira é um aspeto fundamental para a boa gestão das finanças pessoais, os podcasts do Contas-poupança tornam-se agora mais inclusivos e passarão a ser publicados também em texto, nomeadamente para...

EURIBOR HOJE | Taxas sobem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

VÍDEO | Como funciona o IRS Jovem e quem tem direito?

Aproveita o IRS Jovem Os jovens que acabaram os estudos e começaram a trabalhar desde 2020, têm direito a descontos muito grandes no IRS. Na reportagem esta semana do Contas-poupança explicámos-lhe quem tem direito ao IRS Jovem e como funciona. Quem tem direito Se...

Portugal em 13º lugar entre 39 países na literacia financeira

Tendência para criar poupanças tem vindo a diminuir desde 2020 O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF) - composto por representantes do Banco de Portugal (BdP), da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) e pela Comissão do Mercado...

EURIBOR HOJE | Taxas descem a três meses, mantêm-se a seis e sobem a 12

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

Publicidade

Artigos relacionados

23 Comentários

  1. CFerreira

    Tenho um contador inteligente e nas informações que rodam automaticamente essa informação não aparece, mas se forço a mudança da informação manualmente, carregando no botão do contador, já aparece essa e outras que não aparecem na informação “automática” .

    Responder
  2. Rodrigo

    Eu estou na EDP Comercial e na área de cliente nem tenho a opção para baixar a potência para menos de 3,45 kVa, só posso aumentar.

    Responder
    • Jorge

      Boas, Rodrigo.

      Essa é a potência mínima comum para qualquer casa, basicamente… Mais baixo talvez só garagens ou algo parecido, penso eu.

      Cumprimentos

      Responder
    • JULIANA

      Boa noite. Na opção 1.6.10 aparece-me 01.34. É possível?
      Qual a potência que me aconselha pois tenho contratada 3,45.
      Se alguém poder ajudar agradeço.
      Cumprimentos.

      Responder
      • Pedro Andersson

        Olá. 3.45 é o mínimo “saudável”. Está muito bem.

        Responder
  3. Mário

    Para pessoas que já têm os novos contadores e que já foram notificados com este tal email, pelo que entendi ainda há trabalho pela frente para poder tirar partido da tal “inteligência” …
    Devida as proteção de dados o cliente ainda tem de ir ao site da EDP Distribuição https://online.edpdistribuicao.pt/ e dar consentimento para que a empresa da eletricidade que tem contratada tenha acesso aos dados do contador inteligente.
    Para fazer isso tem de entrar no site da EDP Distribuição depois selecionar o local de consumo/contador que pretende que possam vir “buscar a contagem” automaticamente, para isso tem de selecionar o local de consumo/contador, clicando no respetivo quadrado que no canto superior direito junto da caneta a vermelho, depois de selecionado tem de clicar onde diz “Partilha de dados” > “Dar consentimento” > “Comercializador” e depois clicar nas caixas que aparecem a confirmar que querem partilhar os dados e finalizar o processo clicando em “Dar consentimento”.
    Aproveitem para dar uma vista de olhos pelo site, tem muita informação em relação ao vosso consumo de energia, assim como indica qual foi a vossa potência máxima nos últimos dias e picos de uso por hora, etc.
    Desconhecia por completo este site apenas tinha conhecimento da aplicação para o telemóvel da EDP Distribuição que permite enviar a contagem mesmo que o contador não esteja em vosso nome (ideal para ajudar por exemplo familiares mais velhos a evitar as estimativas)

    Responder
    • Frederico Pereira

      Mário, excelente dica.
      Obrigado.

      Responder
      • Gustavo

        Mario, obrigado por compartilhar essa informação.

        porém se tratando de “saber sobre a potencia máxima atingida”, onde no site encontro essa informação, ou preciso fazer algum calculo para chegar a potencia que usei.
        Dentro da leitura tenho as informações sobre o dia ( vazio, cheia eponta ), mas não traz a potencia que atingi nesse dia.

        Sabes onde encontramos isso?

        Responder
  4. João Eduardo dos Santos Dias

    Comigo também foi assim: Tenho um contador igual ao da imagem e só depois de carregar no botão é que apareceram os números do folheto…

    Responder
  5. Paula

    Bom dia.
    No meu caso fui pressionando o botão verde do contador até aparecer o valor associado à variável 1.6.10. Tenho uma potência contratada de 6,9 e o valor máximo nos últimos 30 dias foi de 3,25. Para já pedi para passar para o escalão inferior (5,75) e vou monitorizar o contador nos próximos 2/3 meses. Sendo inverno até é quando o consumo de eletricidade é superior. Se não passar muito dos 3.25, vou passar para os 4,60. Para fazer a alteração bastou ir à área de cliente da Galp e fazer o pedido. 10 minutos depois já tinha um sms a dizer que vão intervir remotamente no contador já amanhã. Muito obrigada pela dica, foi muito útil. Um Bom Ano!

    Responder
  6. Joaquim

    Boas
    Em primeiro lugar agradeço mais uma vez ao Pedro pois já tenho seguido as dicas do seu blog, que substitui o que nós os comuns cidadãos deveríamos ter direito a informação. Por defeito, e omissão informam o que temos que pagar mas não o que temos de receber, nem os nossos direitos.
    Tenho um contador “inteligente” há mais de uma ano e, desde que o montaram, a EDP comercial não veio mais fazer leitura. A última fatura, ao contrário das outra, veio por estimativa. Mandaram-me um email referido no blog ” o seu local de consumo foi inserido na rede inteligente”., o que de facto já o fazem desde a instalação do contador como referi anteriormente. Fiz logo reclamação, pois não dou consentimento do controlo por parte de ninguém dos meu hábitos de consumo. Como foi registado com um número e, ainda não obtive resposta, pedia alguém por favor se me dizia se é legal controlarem os meus hábito de consumo.

    Responder
  7. Daniela Silva

    Boa noite, tenho um contador inteligente desde 2015/2016, mas ainda não está ligado à rede inteligente. Ou seja, ainda não envia contagens em tempo real e não tenho ainda acesso aos meus consumos. Há maia alguém na mesma situação?
    Queria ver qual o consumo máximo nos últimos 30 dias, mas automaticamente não aparece. Também não consigo fazer manualmente (carregando no botão) porque tenho o contador na rua e dentro de uma caixa com tampa transparente que não dá para abrir. Mais alguém na mesma situação?

    Responder
    • albresc

      Também tenho um contador por trás duma tampa que só abre com chave ‘proprietária’ que não tenho…
      Não deviam dar uma chave para poder aceder ao contador?
      Ou arranjo eu uma?

      Responder
  8. Catarina Silva Carvalho

    Boa tarde, o meu contador não tem essa opção (não é igual ao da foto, portanto não será inteligente). Não está previsto a substituição do aparelho ou atualização pela EDP pois não?
    Que aparelho tem o Pedro, logado ao contador que lhe informa destes valores?
    Obrigada.

    Responder
  9. luis conceição

    Boa tarde Sr. Pedro Andersson,
    depois de ler o seu artigo fui verificar o meu contador e constatei que o pico de potência usada nos últimos 30 dias foi de 2,45 kva. Uma vez que a potência contratada que eu tenho é de 6,90 Kva, vou pedir alteração para os 3,45 kva, Assim vou poupar de duas formas, uma pela diminuição do valor da potência contratada e outra pelo valor do IVA que agora vai passar para os 6%.

    Muito obrigado pelo serviço público que tem prestado.

    Responder
      • JULIANA

        boa noite, na opção 1.6.10 apareceu-me 01.34kw. É possível? Qual a potência que me aconselha a contratar, eu tenho neste momento 3,45kw?
        Aguardo resposta
        Cumprimentos

        Responder
  10. Lígia Almeida

    Bom dia. Na opção 1.6.10 aparece-me 1.09. Isso significa o quê? Que a potência para mim chegaria, hipoteticamente se existisse, 1,09??? É que o valor pareceu-me tão diferente dos relatados que até fiquei com dúvidas… Se alguém poder ajudar agradeço. Cumprimentos.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Se só liga um aparelho de cada vez sem exceção pode ser possível sim, mas seria uma raridade. Viu mesmo bem?

      Responder
  11. Maria

    Boa tarde, existe alguma opção para quem tem o contador na rua, “fechado” sem acesso ao botão?
    Como posso saber a potência máxima?

    Obrigado

    Responder
  12. Rui

    Boa noite, tenho contador novo à 3 meses e tenho estado a acompanhar o histórico de consumos obtido no portal e-redes de forma a calcular a quantidade ótima de painéis solares a instalar.
    Este mês tive um dado que até então tem estado vazio, o gráfico “Potência máxima tomada mensal” finalmente apresentou um valor:
    30/03/23 a 29/04/23
    • Potência contratada 6.9
    • Potência máxima 3.876
    Penso que esta pode ser uma alternativa prática para quem não tem acesso ao contador.
    Eventualmente agora poderia considerar a redução da potência instalada, no entanto olhando ao mês anterior tenho uns picos que ainda estou a ajustar, o objetivo é distribuir a carga ao longo do dia no que for possível, por exemplo máquinas de lavar com operação remota, bomba de piscina, etc… o caminho é automação inteligente com monitorização de produção, arrancando tudo o que estiver com necessidade durante as horas de pico de produção e sequencialmente.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.