Investimentos

Socorro! Investi em PPR e em ETF e agora estou a perder dinheiro... O que faço?

Em primeiro lugar: calma e respire fundo. Não faça nenhuma "asneira". A falta de literacia financeira leva-nos a reagir impulsivamente. O mundo dos investimentos é um mundo onde a racionalidade vale mais do que as emoções. Vamos a um exemplo prático. Vá, dois exemplos práticos.

Socorro! Investi em PPR e em ETF e agora estou a perder dinheiro... O que faço?


Nas últimas horas, na minha página de Linkedin vi dois comentários no artigo sobre PPR que lá publiquei que revelam bem como é importante saber o mínimo dos mínimos quando começar a investir.

Este leitor, considera "muito mau" estar a "perder" 50 euros e que teve "azar" na altura em que subscreveu. Por outro lado, pelo menos já tem a consciência do risco. É bom.

Boa Tarde. O [meu PPR] este mês anda de mal a pior, estou a perder o dinheiro que lá meti!!! Acho que tiver azar na altura em que o fiz. Comecei com 1.750 e cheguei aos 1.700! Mau, muito mau!!!!! Mas pronto, é o tal risco...

Este outro seguidor, em resposta a este comentário, lamentou que os seus ETF também tenham ido pelo mesmo caminho, embora já tenha consciência de que os investimentos são uma maratona pelo menos de 20 anos.

Enquanto isso os meus ETFs também andam pelas ruas da amargura esta semana... 🤣😂

Ter quedas nos seus investimentos é normal!

Quero deixar-vos este pequeno alerta que deve servir-vos para a vida toda: se não houvesse desvalorizações nos vossos investimentos, eles não poderiam ter o rendimento potencial que têm. Seriam investimentos com capital garantido, certo?

Para vos explicar como isto funciona fui buscar o contexto desta "queda" uma semana depois da eleição de Trump e com ameaças repetidas de respostas nucleares por parte da Rússia. Ou seja, isto nem sequer é uma queda, é uma "comichão no nariz". Se esta pequeníssima desvalorização lhe faz confusão, deve preparar-se melhor para quedas a sério e manter pulso firme.

Isto que lhe vou mostrar aplica-se a fundos PPR, ETF, Fundos de investimento, ações, criptomoedas, etc.

A queda a que o seguidor do Contas-poupança se refere é esta (este é um dos ETF SP500 que tenho):

Como pode ver, desde o dia 13 de novembro que está a descer e ainda não recuperou. Parece uma queda grande, certo? E está a perder 50 euros. Mas vejamos esta queda em perspetiva.

Bastava ter subscrito o mesmo produto um mês antes, para perceber que apesar desta queda ainda estaria a ter lucro. A subida grande a 4 de Novembro tem a ver com a vitória de Trump. Portanto, se já estivesse no mercado apenas mais umas semanas, esta queda não lhe faria tanta confusão. Mas recuemos um pouco mais: 3 meses.

Se tivesse começado a investir no início de Setembro, estaria agora ainda mais satisfeito. Quase nem daria pela queda desta semana. E a 1 ano?

Repare em quantas quedas maiores do que esta desta semana este investidor já enfrentou ao longo dos últimos 12 meses. É absolutamente normal existirem quedas. Faz parte do percurso. E às vezes até podem durar meses ou anos. Se isto lhe faz confusão não se meta nisto. É a mesma coisa que pôr a roupa no estendal todos os dias e esperar que não chova nenhum dia do ano. É impossível.

E a 5 anos? Como teria sido, se tivesse comprado o meu primeiro ETF SP500 em 2019?

Continua a ver lá em cima a queda que assustou o nosso amigo? É praticamente imperceptível, face ao crescimento (sempre irregular e imprevisível) desde a Covid-19. Estão a perceber porque é fundamental não entrar em pânico quando estamos a "perder"?

Por exemplo, como pode ver, entre 2022 e 2024 praticamente não ganhou nada ou esteve a "perder". Mas uma queda a sério é a da Covid-19 e a do início da guerra na Ucrânia e outras no passado.

Neste gráfico, verá que mesmo as quedas gigantes de 20 ou 30% em apenas 1 ano acabam por ser relativizadas se o contexto for de 10 anos ou mais. E é essa a mensagem que vos tento transmitir: qualquer investimento relacionado com bolsas é a muito longo prazo. Não é para ganhar dinheiro em 6 meses ou 1 ano. Para isso tem os depósitos a prazo e contas remuneradas.

Quase 10X mais em 12 anos?

Foi olhar para estes gráficos que mudou a minha vida financeira. Se tivesse começado em 2012, hoje teria quase 10 vezes mais com o mesmo dinheiro. Se tivesse investido 10.000 € em 2012 e tivesse adormecido e acordado hoje teria cerca de 100.000 euros. Sem ter feito rigorosamente nada. Quanto terá em 2034 se investir hoje 10.000 €? Não faço a mínima ideia e ninguém lhe pode garantir nada. Se não os investir (ou outro valor qualquer), daqui a 10 anos terá o mesmo dinheiro que tem hoje. O raciocínio é simples.

Não se assuste com pequenas quedas de 2, 3, 5 ou 6%. Essas são "normais". As quedas de 10, 15 ou 20% são preocupantes, sim, porque podem demorar mais tempo a recuperar, mas desde que tenha os seus investimentos diversificados e não apenas numa empresa ou duas que - essas sim - podem ir à falência e perder tudo, pode (e deve) esperar que a tempestade passe. E, se possível, reforçar. Mas aí, já exige um pouco mais de coragem. Que virá com o tempo.

Disponível online, livrarias e supermercados.