
Só tem até 31 de dezembro para baixar o IMI
Como lhe explicámos neste artigo, o governo decidiu aumentar o preço do metro quadrado de construção em 2026, para efeitos do cálculo do IMI. Vai subir de 615 para 712,50 €.
Ora, isso quer dizer que se esperar por 2026 para pedir a reavaliação do Valor Patrimonial Tributário da sua casa, vai deixar de compensar porque provavelmente já não vai poupar. Deve simular já - diria, imediatamente - para saber quando poderia poupar se pedir essa reavaliação até 31 de dezembro de 2025.
Recentemente, descobri um simulador gratuito que - na minha opinião - é muito mais prático do que o da DECO. Testei-o e parece-me funcionar bem, sendo que é feito por um profissional de contabilidade que tem uma empresa própria e que criou este simulador para lhe facilitar o trabalho no emprego e que o colocou agora à disposição de todos os cidadãos.
A empresa chama-se “MaisTax” e é de Torres Vedras. Podem encontrar o simulador aqui: https://maistax.pt/imi/caderneta
Testei-o pessoalmente e verifiquei que (como já fiz o pedido de revisão 2 vezes) não tenho poupança este ano. Por isso não vou fazer nada. Mas continuo a poupar cerca de 120 euros por ano.
Pedi a vários colegas de trabalho aqui na SIC para testarem e todos tiveram poupança, o que é um dado revelador da enormidade em impostos que muitos portugueses pagam a mais sem necessidade, por preguiça ou ignorância.
Use o simulador e veja já se merece pedir a reavaliação nas próximas horas ou dias. Pode imprimir o Modelo 1 do IMI, preencher manualmente e entregar pessoalmente na sua repartição de Finanças; pode preencher digitalmente o pdf e entregar online no portal das Finanças ou - se pagar 6,5 € - pode usar o simulador do “MaisTax” e ele faz isso por si.
Falei pessoalmente com o criador do simulador, o André Miranda, e ele garantiu-me que ao carregar o pdf da sua caderneta ela não fica guardada em nenhum servidor. Só ficará guardada, se usar o serviço pago em que ele faz a entrega do Modelo 1 por si, e por isso, precisa de ter os dados. Mas a simulação - que é o que nos interessa nesta fase - é completamente gratuita e sem nenhum esforço da sua parte.
Pagar IMI a mais, porquê?
Centenas de milhares de portugueses podem estar a pagar IMI a mais sem necessidade.
Se nunca pediu às Finanças para reavaliar o valor patrimonial da sua casa, provavelmente ainda está a pagar IMI como se a sua casa fosse nova, mesmo que já tenha muitos anos.
Quem é proprietário de uma casa - a menos que esteja isento - tem de pagar IMI todos os anos. Estamos a falar de centenas de euros. O Imposto Municipal sobre Imóveis é uma percentagem entre 0,3 e 0,45% do Valor Patrimonial Tributário (VPT) da sua casa, que tem de pagar á sua Câmara Municipal. As Finanças mandam a conta e temos de pagar.
Um estudo da DECO diz que nos últimos anos, podem ter sido pagos mais de 75 milhões de euros injustamente. E verificaram que é possível poupar no IMI em todos os concelhos do país.
Obviamente, nem todos os portugueses estão a pagar IMI a mais. Aliás, milhares estão justamente a pagar IMI a menos, porque se pedirem a reavaliação da sua casa, esse valor iria subir e pagariam mais IMI do que atualmente. Seria o meu caso. Também pode usar o simulador da DECO. No caso deste cidadão a poupança é de 82 euros.
Tem medo ou tem preguiça?
Centenas de milhares de portugueses podiam estar a pagar menos IMI todos os anos, mas não sabem como fazer as contas ou têm medo de ir às Finanças pedir para baixar o valor patrimonial da casa. A ignorância e a falta de literacia financeira (que também tem a ver com não pagarmos impostos a mais) faz com que muitos portugueses estejam a entregar milhões de euros todos os anos ao Estado sem nenhuma necessidade.
Como se calcula o IMI
Vamos por partes. Todas as casas em Portugal são avaliadas pelas Finanças. Não é o preço de mercado. Não tem uma coisa a ver com a outra.
O Valor Patrimonial Tributário, ou VPT, está na sua Caderneta Predial (que pode descarregar gratuitamente, 24h por dia, no seu Portal das Finanças).
Como é que as Finanças chegam ao valor da sua casa? Multiplicam o preço do m2 (que muda regularmente e é definido pelo Estado, como agora para 2026), pela área da sua casa, vezes 1 se for habitação, vezes o valor do seu bairro ou da sua rua, vezes o índice de conforto (se tem piscina, garagem ou ar condicionado, paga mais), e pelo coeficiente de vetustez que é a idade do imóvel. 1 é novinho em folha e esse valor vai descendo conforme a antiguidade do imóvel. A multiplicação de todos estes retângulos é que dá o VPT.
Ao longo do tempo, cada fator vai mudando para cima e para baixo, logo, o resultado da conta também vai mudando e o VPT da sua casa também.
Casa nova a estrear com 20 anos?
Há um problema: é que as Finanças não fazem esta conta automaticamente. Se nunca pedir às Finanças para atualizar a conta, a sua casa vai ser sempre nova, mesmo que já tenha 20 anos. E paga como se fosse nova.
Para saber se está a pagar IMI a mais ou não, basta ir em alternativa ao simulador da DECO paguemenosimi.pt.
Pega na sua Caderneta predial, e preenche passo a passo o formulário. Se tiver dúvidas, basta clicar no ponto de interrogação e percebe logo o que tem de preencher.
No caso deste cidadão, que nunca pediu a reavaliação do valor patrimonial da casa, tinha 1 no coeficiente de vetustez. A casa é de 2007, mas - com quase 20 anos - anda a pagar IMI como se ainda fosse nova a estrear.
Se agora pedir às Finanças para atualizar as contas, a poupança vai ser de cerca de 82 euros todos os anos, daqui para a frente. Isto tanto vale para casas mais antigas, como mais recentes.
Como já percebeu, é muito importante fazer esta simulação todos os anos. E se o resultado for que não vai poupar nada, deve ficar quieto e não mexer, porque se pedir a reavaliação sem ter a certeza da poupança, até pode acontecer passar a pagar mais do que antes. E não é isso que nós queremos.
Para saber se está a pagar IMI a mais ou não, compare o valor do simulador do “MaisTax” com o simulador da DECO paguemenosimi.pt, e depois, se quiser, reconfirme no simulador do Portal das Finanças (que é extremamente difícil de perceber).
Se decidir pedir a reavaliação, tem de fazer isso até dia 31 de dezembro de cada ano. Caso contrário só vai ver o IMI baixar um ano depois. Pode fazer o pedido descarregando o Modelo 1 do IMI na internet, preenche, assina e entrega pessoalmente nas finanças ou faz o pedido online no Portal das Finanças, preenchendo todos os dados pedidos no formulário.
Seja como for, guarde bem as provas de que fez o pedido de reavaliação ainda este ano, para o caso das Finanças se atrasarem na análise.
Simule e ajude outros a simular o valor atual do VPT da sua casa. Se tiver a certeza de que vai baixar e que não há erros ou se não fez melhorias em sua casa como piscinas ou anexos, avalie se o valor da poupança dá para o trabalho.
Eu já baixei o IMI duas vezes. E não me arrependo nada.
Pode ver ou rever a reportagem do ano passado em vídeo aqui:














