Impostos

IRS: Como atualizar o agregado familiar passo a passo?

Todos os contribuintes cujo agregado familiar tenha sofrido alterações até 31 de dezembro do ano passado deverão atualizar essas informações no Portal das Finanças até dia 2 de março. Saiba como fazer passo a passo.

IRS: Como atualizar o agregado familiar passo a passo?

Todos os anos, milhões de portugueses entregam a sua declaração de IRS esperando pagar o menos possível ou até ser reembolsados. No entanto, as obrigações fiscais não passam só pela entrega do formulário até junho.

Entre o início do ano e até ao final do prazo há vários passos a cumprir como, por exemplo, a atualização do agregado familiar até dia 2 de março.

Se até 31 de dezembro de 2025 o seu agregado familiar sofreu alterações - nascimentos, falecimentos, casamentos ou divórcios, por exemplo -, deve atualizar estas informações através do Portal das Finanças.

Como se faz passo a passo?

O primeiro passo é simples, basta aceder ao Portal das Finanças e iniciar sessão com os seus dados.

Depois de entrar, basta utilizar a barra de pesquisa para procurar por palavras-chave. Se escrever "dados agregado" será direcionado para outra página com o resultado "Dados agregado IRS" e vai clicar em "aceder" do lado direito.

Ao clicar em "aceder" será novamente direcionado para outra página onde deverá selecionar "Entregar comunicação".

Depois de selecionar essa opção, chegará à página onde já pode fazer alterações às informações do agregado familiar. Vai encontrar dois campos distintos: a informação do declarante e a possibilidade de adicionar dependentes.

Para fazer qualquer alteração à sua informação, ou seja, do declarante, basta selecionar do lado direito "abrir modo de edição" e aí poderá selecionar, por exemplo, o estado civil.

Feitas as alterações necessárias, clica em "fechar modo edição". Se for necessário alterar alguma informação relativa a dependentes, passa ao campo seguinte.

No campo "dependentes" pode selecionar "adicionar dependente" e depois terá de preencher os dados da pessoa em questão, indicando também o tipo de dependência.

De recordar que para adicionar ou fazer qualquer alteração aos dados do agregado familiar tem de ter os NIF e dados principais de todas as pessoas que façam parte do seu agregado.

Quando tiver realizado todas as alterações necessárias, vai selecionar "fechar modo edição", do lado direito, e vai guardar as novas informações clicando em "submeter" na parte de cima da página, também do lado direito.

Assim que selecionar "submeter" vai ser direcionado para outra página que confirma a gravação das novas informações.

Recorde os principais prazos da campanha de IRS de 2026.

Loading...
Disponível online, livrarias e supermercados.