O que está a acontecer?
Nos últimos dias, muitos contribuintes têm recebido mensagens fraudulentas, com o objetivo de roubar dados pessoais ou dinheiro. Estes contactos assumem duas formas principais:
- Emails falsos com o assunto de alegadas “irregularidades fiscais”, onde é pedido ao destinatário que clique num link para “resolver a situação” ou consultar um “guia de divergências”. Estes emails são assinados falsamente por um suposto “Diretor Regional” da AT.
- SMS fraudulentos que dizem que há um pagamento em falta e pedem que o contribuinte regularize a situação através de um link.
Estes contactos não são verdadeiros e não têm qualquer ligação com o Fisco. Em época de entrega do IRS e de maior contacto com o Fisco, os criminosos aproveitam-se da ansiedade de muitos contribuintes. Mantenha-se atento e informe familiares e amigos, sobretudo os mais vulneráveis, para evitarem cair nestes esquemas.
O que fazer se receber uma destas mensagens?
A AT é clara:
👉 Não carregue nos links.
👉 Não forneça dados pessoais ou bancários.
👉 Apague a mensagem imediatamente.
Estas mensagens têm apenas um objetivo: enganá-lo para que forneça informação confidencial ou faça pagamentos indevidos.
Como identificar mensagens falsas?
Aqui ficam algumas pistas importantes:
- O Fisco nunca pede pagamentos via SMS com links diretos.
- As comunicações da AT são feitas preferencialmente através do Portal das Finanças ou carta registada.
- Erros ortográficos, linguagem alarmista ou pressa no tom da mensagem são sinais comuns de fraude.
Sempre que tiver dúvidas, não reaja à mensagem. Vá diretamente ao Portal das Finanças com os seus dados de acesso e veja se tem alguma notificação oficial. Se não estiver lá, é fraude.
Se possível, reporte o caso à AT, reenviando o email ou o conteúdo do SMS para phishing@at.gov.pt.