Eletricidade

ELETRICIDADE | Compensa mudar para o mercado regulado? E como se faz isso?

Compensa mudar para o mercado regulado da eletricidade? E como se faz isso? Há 15 dias, expliquei-lhe nesta reportagem AQUI como pode mudar o gás para o mercado regulado para evitar os grandes aumentos que começaram a 1 de outubro. Neste momento, quem ainda não mudou, provavelmente já está a pagar o dobro ou o […]

ELETRICIDADE | Compensa mudar para o mercado regulado? E como se faz isso?

Compensa mudar para o mercado regulado da eletricidade? E como se faz isso?

Há 15 dias, expliquei-lhe nesta reportagem AQUI como pode mudar o gás para o mercado regulado para evitar os grandes aumentos que começaram a 1 de outubro. Neste momento, quem ainda não mudou, provavelmente já está a pagar o dobro ou o triplo, só que só vai perceber isso quando receber a fatura em Novembro.

Hoje, no Contas-poupança,  vamos explicar-lhe como saber se vale a pena mudar também a eletricidade para o mercado liberalizado e como é que isso se faz.

É que verifico que quase ninguém sabe QUAL É A EMPRESA DE ELETRICIDADE DO MERCADO REGULADO. E isto é grave.

É grave porque podia estar a poupar muito dinheiro e não está por ignorância ou simplesmente preguiça.

Mais logo, no Jrnal da Noite na SIC, vou explicar-lhe a diferença entre o mercado regulado e o liberalizado (na eletricidade), como fazer as contas para saber se está bem ou se deve mudar para outra empresa, e – se sim – como deve fazer para escolher essa empresa e mudar (e começar a pagar menos).

Para já, vou dar-lhe uma pista. Vá buscar a sua fatura mais recente de eletricidade e veja o Contas-poupança mais logo com ela na mão. Será mais fácil acompanhar as contas.

Fixe este valor: 16 cêntimos. É a sua bitola para o preço da eletricidade “normal”. Se paga mais, está a perder dinheiro. Se paga menos, está a poupar. Simples, certo?

Vou também mostrar quais são os preços que as maiores empresas estão a praticar este mês, para você fazer as suas comparações.

Vou dar dicas também sobre como poupar por escolher bem a sua potência contratada. Muitas pessoas ainda não perceberam a importância desta linha na sua fatura. Podemos estar a falar de um gasto de 100 euros por ano completamente desnecessário.

E lembra-se da “linha mágica” da sua fatura de eletricidade de que lhe tenho vindo a falar ao longo dos anos? É cada vez mais importante você lê-la todos os meses. Também vou falar disso.

Partilhe esta informação com os seus familiares e amigos que não percebem nada disto. Diga-lhes para verem – sem falta – o Contas-poupança mais logo (esta quarta-feira, dia 5 de outubro) no Jornal da Noite, na SIC.

Espero por si!


Disponível online, livrarias e supermercados.