Aceito os termos e condições.

Email Marketing by E-goi

VÍDEO | Como faço para mudar o gás para o mercado regulado?

Escrito por Pedro Andersson

22.09.22

}
6 min de leitura

Como se faz para mudar para o mercado regulado do gás?

Se é cliente de gás natural da EDP ou da GALP, a sua fatura vai disparar a partir de outubro. As outras empresas do mercado livre ainda estão à espera para ver o que acontece, mas deve estar atento porque a qualquer momento também podem anunciar aumentos intermédios para os clientes atuais. O próprio governo aconselhou os clientes que vão ter aumentos a mudarem para o mercado regulado. Mas nem todos sabem o que é que isso significa. Na reportagem do Contas-poupança desta semana, fizemos as contas para ver se compensa. Tem o link para o vídeo no final do artigo.

O que é o mercado regulado

Em primeiro lugar é preciso explicar o que é isto do mercado regulado e do mercado liberalizado.

Imagine dois mercados. Num, o MERCADO REGULADO, os vendedores são obrigados a vender todos os produtos ao mesmo preço. Os preços são fixados pelo Estado durante o ano inteiro (ou só mudam um bocadinho de 3 em 3 meses se for necessário).

No outro, o MERCADO LIBERALIZADO, cada vendedor faz os preços que quer, acima ou abaixo dos valores do mercado ao lado. E você é que escolhe onde é que vai comprar. Normalmente, quem procura promoções vai aos vendedores deste mercado e até agora conseguia bons preços.

Tem AQUI abaixo os preços que estas empresas estão a praticar para novos clientes este mês de Setembro.

GÁS | A lista das 10 empresas mais baratas (Setembro de 2022)

No caso do gás, havia 12 vendedores no mercado regulado (um em cada região do país) e várias empresas no mercado liberalizado. E, de acordo com a lei, quem saía para o mercado liberalizado já não podia voltar ao Regulado.

Como os preços começaram a ficar altíssimos por causa da Guerra na Ucrânia, o Governo decidiu abrir novamente a possibilidade de qualquer pessoa voltar a comprar gás natural no mercado regulado.
O problema é que muitas pessoas não sabem qual é a empresa que devem contactar.

Como saber qual é a sua empresa de gás do mercado regulado

É simples. Vai à página de internet da ERSE (em erse.pt) e em “CUR – Comercializadores de Último Recurso” (que tem o ponto de interrogação – clique na seta pequenina). Escreve o nome do seu concelho e ao lado aparecem logo o nome e os contactos da empresa que fornece gás natural no seu concelho. É esta empresa que deve contactar e não outra.

Tem AQUI abaixo o link onde já expliquei isto em pormenor.

GÁS REGULADO | Como é que eu sei qual é a empresa para a qual devo mudar?

Mas atenção, confirme primeiro que vale mesmo a pena mudar. Pode usar o simulador da ERSE para saber se consegue mais barato do que na sua empresa.

Se tudo isto lhe faz confusão, pode ouvir este episódio do Podcast.

PODCAST | #127 – Eletricidade e gás – Qual é a diferença entre Mercado Liberalizado ou Regulado?

No caso específico da EDP e da GALP é praticamente garantido que vale a pena mudar para o mercado regulado ou para outra empresa mais barata do mercado livre.

Só para ter uma ideia, o preço do kWh do gás a partir de 1 de outubro passa a ser de cerca de 6 cêntimos no mercado regulado, já com o aumento previsto. Na EDP vai subir para cerca de 20 cêntimos e na GALP para cerca de 17 cêntimos.

No caso da EDP, uma fatura de 20 euros de gás pode passar de 20 para 60 euros, ou de 50 para 150.
Para evitar que isto aconteça, muitos portugueses já começaram a fazer fila para mudar o contrato presencialmente nas lojas das empresas do mercado regulado. No Porto, por exemplo, é na loja da EDP Gás Serviço Universal.

Em muitas das 12 empresas já pode fazer o novo contrato também através do telefone, por e-mail ou já têm uma espécie de formulário provisório (caso da EDP Gás Serviço Universal). Para fazer a mudança pela exclusivamente pela internet talvez tenha de esperar por meados de outubro porque muitas das 12 empresas ainda estão a preparar as plataformas informáticas.

Para saber quanto está a pagar agora, basta ir à sua fatura e procura a linha que diz kWh. Se o valor for muito superior a 6 cêntimos ou se já sabe que vai subir, pode ser uma boa altura para passar já para a empresa que lhe deu no simulador de localização da ERSE.

Atenção a um detalhe. Há empresas com o mesmo nome. Por exemplo, a EDP Comercial é a EDP com o gás caro, e a EDP Gás Serviço Universal é a que tem o gás mais barato (no mercado regulado). São empresas diferentes.

O mesmo com a GALP. Tem a GALP cara e as GALP do mercado regulado são as que dizem Gás Natural CUR, mas têm o mesmo símbolo. Atenção ao mudar.

Tenho de fazer nova inspeção?

Há mais uma informação importante. O governo proibiu que seja pedida uma nova inspeção ao gás para mudar de comercializador. Isso podia ser um problema para muitos consumidores, não só porque pode custar quase 100 euros, como provavelmente ficaria muitas semanas em fila de espera.

Se mudar o gás para o mercado liberalizado pode ter de fazer essa inspeção se a que tem caducou. Esta exceção é SÓ para quem mudar para o mercado regulado, OK?

Tem AQUI abaixo um artigo só sobre este assunto e as datas em que tem de fazer obrigatoriamente essa inspeção.

Se eu mudar o GÁS para o mercado regulado tenho de pagar uma nova inspeção?

E como é com o gás propano?

Outra dúvida comum é sobre o gás propano. A ERSE confirmou à SIC que a passagem para o mercado regulado não se aplica a essas situações. Terão de continuar a pagar o preço que as empresas definirem ou a mudar para o gás natural (se já tiverem essa canalização disponível) ou para gás de botija ou então mudam todos os vossos equipamentos para elétricos e livram-se do gás para sempre.

E quem usa o gás de botija “normal”?

Essa é outra questão. A maior parte das famílias em Portugal ainda usam gás de botija. Pelo menos até final de outubro o preço das botijas é fixo e não pode aumentar. Tem AQUI abaixo o link com os preços máximos em vigor. Recuse-se a pagar mais do que isto. É ilegal.

Botijas de gás | Preços máximos entraram hoje em vigor durante dois meses

Atenção aos Serviços adicionais

Um último alerta. Ao analisarmos várias faturas para esta reportagem, verificámos que muitos clientes estão a pagar por serviços que não se lembram de ter contratado como seguros para o caso de ter avarias em casa. Não tem nada de errado se quer realmente estes seguros.

Neste caso específico, o cliente estava a pagar 3,98 € + IVA todos os meses e não sabia sequer que o tinha. Já o mandou anular. Olhe para a sua fatura e confirme se está a pagar por serviços adicionais que não precisa. Podem ser quase 100 euros por ano que está a pagar sem se aperceber.

Se não viu ou quer rever a reportagem que passou na SIC, no Jornal da Noite, tem aqui o link com a entrevista à ERSE.

https://sicnoticias.pt/programas/contaspoupanca/2022-09-21-Como-travar-os-aumentos-do-gas–ea51cd6b

 


Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

COMBUSTÍVEIS | Preços na próxima semana (3 de outubro a 9 de outubro)

Preços dos combustíveis na semana que vem A informação dos preços dos combustíveis é baseada nos cálculos que têm em conta a cotação nos mercados internacionais e outros fatores que são considerados na formação do preço dos combustíveis em Portugal. São dados que...

PODCAST ESPECIAL | #131 – O que tenho de fazer para receber o apoio dos 125 euros do Estado?

O QUE TENHO DE FAZER PARA GARANTIR QUE RECEBO OS APOIOS DO ESTADO PARA COMBATER A INFLAÇÃO? Será que tenho de registar o meu IBAN para receber os 125 euros do Estado em outubro? A resposta é sim e não, depende se vai receber os 125 euros através das Finanças ou da...

Já pode mudar ONLINE o seu contrato de gás para a EDP do mercado regulado

EDP Serviço Universal é a primeira a ter o formulário online pronto Recordo-lhe que o Governo deu 45 dias para todas as 12 empresas do mercado regulado do gás terem uma plataforma online para fazer a mudança do contrato de gás do mercado livre para o mercado regulado....

VÍDEO | Como vão ser pagos os apoios do Estado em Outubro para ajudar a combater a inflação?

Como vão ser pagos os apoios do Estado em Outubro para ajudar a combater a inflação? Embora não seja nenhuma fortuna, os 125 euros por pessoa e os 50 euros por filho, e a meia pensão adiantada para os reformados e pensionistas, vão ser uma boa ajuda para pagar algumas...

APOIOS DO ESTADO | Tenho de registar o meu IBAN para receber os 125 euros do Estado?

Tenho de registar o meu IBAN para receber os 125 € do Estado em outubro? A resposta é sim e não, depende se vai receber os 125 euros através das Finanças ou da Segurança Social. Para ajudar a combater a inflação, o governo vai oferecer 125 euros a cada cidadão e mais...

PODCAST | #130 – Qual é o primeiro passo para vencer a inflação?

Como faço para superar a INFLAÇÃO? Muitas pessoas olham para os preços altíssimos e sentem-se perdidas porque acham que não há outra solução a não ser aceitar os preços cada vez mais altos e esperar pelos apoios do Estado ou por aumentos salariais que compensem o...

COMBUSTÍVEIS | Preços na próxima semana (26 de setembro a 2 de outubro)

Preços dos combustíveis na semana que vem A informação dos preços dos combustíveis é baseada nos cálculos que têm em conta a cotação nos mercados internacionais e outros fatores que são considerados na formação do preço dos combustíveis em Portugal. São dados que...

GÁS | Como é que sei se estou no mercado regulado e se vale a pena mudar?

O que é isso do "mercado regulado"? A partir de 1 de outubro, algumas empresas (não são todas) vão aumentar o preço do gás natural quase para o dobro ou o triplo. A melhor opção para fugir a esses aumentos é mudar o gás para o mercado regulado. Vou explicar-lhe mais...

GÁS | A lista das 10 empresas mais baratas (Setembro de 2022)

GÁS | As 10 empresas mais baratas este mês Sim, vem aí um autêntico tsunami nos preços do gás natural para quem é cliente da EDP e da GALP. Se é o seu caso, aconselho-o fortemente a mudar o mais depressa possível para o mercado regulado (presencialmente, por e-mail ou...

PODCAST | #129 – Como faço para baixar a prestação do crédito à habitação?

COMO LIDO COM O AUMENTO DA EURIBOR? A Euribor continua a subir desalmadamente e isso vai refletir-se na sua prestação do crédito à habitação mais mês, menos mês. E as subidas podem ser de dezenas de euros por mês... No meu caso já subiu 60 euros por mês. Nesta viagem...

Publicidade

Publicidade

Artigos relacionados

14 Comentários

  1. Pedro Cotta

    Tem piada ter andado estes anos todos a aconselhar o mercado liberalizado, para agora andar a correr outra vez para o regulado.

    Responder
    • JRJordao

      Durante anos valeu a pena estar no liberalizado.

      Responder
  2. Pedro cleto

    Bom dia
    Sendo eu cliente da mesma empresa que de gás e electricidade no mercado liberalizado na empresa endesa, gostaria de saber a sua opinião se deveria mudar para o mercado regular ou manter-me na empresa actual
    Obrigado

    Responder
  3. Celina prata

    O meu filho tem 25 anos e comprou um apartamento. Foi à loja EDP em Fevereiro de 2022 e pediu luz e gaz. Só que durante 2 meses não enviaram faturas e quando vieram vieram quantias acima dos 70 euros por mês. Foi protestar e disseram que tem um pacote Full.
    Ele nem sabia o que era e não precisa daqueles serviços. Não deixam anular! Falaram em fidelidade durante um ano. Sentiu-se enganado. O que pode fazer? Obrigada

    Responder
    • Marco Lopes

      Assinou um contrato e tem cópia desse mesmo contrato… Esses planos exigem fidelização… Algo que também tem de estar no contrato!

      Responder
  4. Soraia

    Boa tarde,
    No seguimento da reportagem de ontem, fui analisar o meu contrato e faturas, e verifiquei que não recebi nenhum aviso por email ou carta a informar sobre aumentos, avisos esses que já recebi outras vezes acerca de aumentos de eletricidade (tenho contrato luz+gás).
    A minha dúvida é: será que devo mudar já para o mercado regulado, mesmo não tendo recebido o aviso “formal” da empresa fornecedora?
    É que como não me informaram sobre qual o aumento que irei ter, não consigo fazer as contas, e como tenho o contrato luz+gás, tenho receio de mudar e não me compensar…

    Obrigada.

    Responder
    • Davide

      Estou na mesma situação…

      Responder
    • Marco Lopes

      A EDP enviou os avisos por e-mail…

      Responder
      • Soraia

        E quem não recebeu aviso por email? Recebo todas as faturas por email e estive a ver no spam, e avisos nada…

        Responder
  5. manuel julio santos

    Excelentes informações e aconselhamentos muitos oportunos. Muchas gracias Don Pedro Andersson.. Manuel Júlio dos Santos ( Almeida ) .

    Responder
  6. Ana Marques

    Bom dia,
    Todos falam de Gás Natural, mas e quem tem Gás Propano canalizado? Como proceder? É possivel ajudar /aconselhar como proceder?
    Muito obrigada.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Tem a resposta no artigo que está a comentar 🙂

      Responder
  7. Ana Tavares

    Obrigada pelo artigo! E para quem tem o contrato de eletricidade e gás junto? se mudar o gás para o mercado regulado arrisco-me a ficar sem eletricidade em casa ou terei de realizar um novo contrato de eletricidade com a empresa antes de mudar o gás ? Cumprimentos

    Responder
  8. Paula

    Caro Pedro, li todas as suas recomendações e no meu caso foi simples e rápida a mudança para o mercado regulado. Analisei a minha factura de gás desde setembro 2021 até agora, um ano de aumentos consecutivos da Galp, de 0,05€ até 0,16€ . Fiz a mudança para a Lisboagás, presencialmente numa loja do cidadão, sem filas e sem esperas.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.