Bancos

Juros do BCE podem voltar a baixar na semana que vem

Se acontecer - como se prevê - será uma nova boa notícia para quem tem crédito à habitação. Quer dizer que as taxas Euribor continuarão a tendência de descida. Talvez cheguemos ao fim do ano com todas as taxas abaixo dos 3%. A Euribor a 12 meses já está na casa dos 2,7%.

Juros do BCE podem voltar a baixar na semana que vem

BCE pode baixar taxas de juros na próxima semana - governador do Banco de França

O governador do Banco de França afirmou hoje ser "muito provável" que o Banco Central Europeu (BCE) volte a baixar as taxas de juro na próxima semana. O responsável acrescentou que "não será a última".

"É muito provável que haja uma descida" na reunião da instituição monetária, a 17 de outubro, depois de uma primeira descida em junho, "e não será a última", disse François Villeroy de Galhau à rádio francesa FranceInfo. "O ritmo da descida vai depender da evolução da luta contra a inflação", avançou.

Na mais recente reunião de política monetária, no passado dia 12 de setembro, o BCE desceu a principal taxa diretora em 25 pontos base para 3,5%, depois de em 18 de julho ter mantido as taxas de juro diretoras.

Na reunião anterior, em junho, o BCE tinha descido as taxas de juro diretoras em 25 pontos base, depois de as ter mantido no nível mais alto desde 2001 em cinco reuniões e de ter efetuado 10 aumentos desde 21 de julho de 2022.

Como podem ver neste gráfico da Chatam Financial, a previsão é que no verão do ano que vem já estejamos com a Euribor na casa dos 2%. Se somar um spread, por exemplo, de 0,8% dará um total de de 2,8% de taxa de juro do crédito à habitação. Esta conta é importante para decidir se avança já ou não para uma taxa mista a 2 anos e com que valores.

No gráfico seguinte tem a indicação de como está a correr a descida da Euribor. Está a ser lenta, mas regular.

Más notícias para as suas poupanças

A má notícia é para quem tem dinheiro no banco em depósitos a prazo ou em certificados de aforro da série F, cujo limite é 2,5% (mais prémios de permanência). Assim que a Euribor a 3 meses baixar dos 2,5%, isso vai fazer baixar também o rendimento desses Certificados de Aforro. Aproveite enquanto estão com valores interessantes (para produtos com capital garantido).


Disponível online, livrarias e supermercados.