PPR | Quanto estou a ganhar (ou a perder) com os meus PPR (Fevereiro de 2024)

Escrito por Pedro Andersson

10.03.24

}
13 min de leitura

Publicidade

Vale a pena fazer um PPR como investimento? (Mês #40)

Trago excelentes notícias (para mim)! A soma dos meus 10 PPR está no seu máximo histórico. Depois de 1 ano e meio a “penar” com valores negativos, em apensas 3 meses recuperaram não só dos valores negativos em que andaram, como cresceram e ultrapassaram o máximo de mais-valias que tive antes do início da guerra na Ucrânia.

Estou muito feliz (por estar a “ganhar” dinheiro, claro), mas sobretudo porque é um excelente exemplo que mostra porque nunca deve resgatar os seus PPR quando eles estão negativos, desde que acredito que são bons. Estarem negativos quando há crises regionais ou mundiais, é perfeitamente normal. Aliás, é nessas alturas que deve reforçar o máximo que puder, porque estão em saldos. Se eu tivesse reforçado os meus PPR nessas alturas emq ue estavam a “perder” 20%, agora as minhas valorizações seriam ainda maiores. Não o fiz porque – como já vos disse várias vezes – a minha prioridade neste meomento não são os investimentos, mas sim amortizar o meu crédito á habitação.

Neste momento, tenho 10 PPR com 1.000 euros cada um para tentar perceber como se comporta cada um deles ao longo do tempo e se valem a pena como ferramenta de investimento. A minha expectativa é que compensem a longo prazo. Como não gosto de argumentos teóricos, estou a testar com dinheiro real (o meu) e partilho mensalmente os resultados convosco.

Vamos ao balanço de Fevereiro. Neste momento, apenas 2 dos PPR ainda estão negativos (o NB PPR e Bankinter Mega TT). Todos os outros já estão em terreno positivo e a crescer consideravelmente. Vão continuar assim? Não faço a mínima ideia.

Já estive a “perder” quase 600 euros, num investimento de 8 mil euros. Mas também já estive a ganhar 744 euros. Como sabe, só perco dinheiro se resgatar quando estão negativos. Neste momento se regatasse todos os PPR teria 780 euros lucro (bruto).

Também subscrevi 1.000 euros em Cerificados de Aforro (Série E) para ter um termo de comparação entre o mais clássico produto com capital garantido e os melhores PPR do mercado (no sentido de mais rentáveis historicamente). Nos CA estou a ganhar 30 euros (subscritos em Novembro de 2022).

Se isto dos PPR que estão sempre a valorizar e a desvalorizar lhe faz confusão é porque tem um perfil conservador e o melhor que tem a fazer é colocar o seu dinheiro em Certificados de Aforro ou depósitos a prazo. Nós não somos todos iguais e lidamos com o risco e as oscilações do nosso dinheiro de forma diferente. O importante é dormir bem à noite.

Vamos ao balanço de Fevereiro de 2024. Veja os gráficos com todos os detalhes mais abaixo.

NUNCA SE ESQUEÇA DE QUE NUNCA DEVE INVESTIR DINHEIRO QUE LHE FAÇA FALTA PARA O DIA A DIA. Se pensar a um prazo de 10, 15 ou 20 anos, esta queda relacionada com a guerra e a inflação vai ser – esperamos – apenas um acidente de percurso, como foi a Covid-19. E RENDIMENTOS PASSADOS NÃO GARANTEM RENDIMENTOS FUTUROS. São apenas indicações.

INFORMAÇÃO PERMANENTE: Muitas pessoas, ao longo de décadas, sempre pensaram que os PPR eram apenas para a reforma e que servia para ir buscar entre 300 ou 400 euros ao IRS pela dedução fiscal, ou para baixar o spread do crédito à habitação. Uma enormíssima parte dos PPR que as pessoas têm são “maus” PPR, com rendimentos miseráveis.

Foi só há 3 anos que percebi que não é (só) assim. Desde que eu não coloque este valor no IRS, posso levantá-lo quando quiser (ver as condições do banco ou corretora) sem qualquer penalização.

Decidi, em Novembro de 2020, fazer um PPR para cada um de nós aqui em casa, incluindo para os meus filhos (de 16 e 8 anos, na altura). Mensalmente, faço aqui o balanço de quanto estão a crescer (ou a desvalorizar) para partilhar convosco mais alguma literacia financeira completamente isenta de influência de bancos, marcas, publicidade, etc. É o que é, com valores absolutamente reais (os meus) e depois você tira a suas próprias conclusões.

O facto de ser PPR é importante por causa da fiscalidade mais favorável do que nos restantes tipos de investimento. No final, após 8 anos, faz toda a diferença (paga 8% de mais-valias em vez de 28%).

Subscrevi os PPR em 10 instituições diferentes e com componentes diferentes de ações e obrigações. Uns são mais arriscados do que outros. Fiz de propósito para perceber como cada um deles reage perante os mesmos acontecimentos. Neste artigo expliquei os meus critérios.

Quanto estou a ganhar (ou a perder) com os meus PPR?

Fiz estes (podiam ser outros, mas tenho por princípio ser o mais transparente possível convosco, por isso digo os nomes):

  • PPR Alves Ribeiro (Banco Invest)
  • PPR Stoik (SGF – Sociedade Gestora de Fundos)
  • PPR Optimize Agressivo (Optimize – Sociedade Gestora de Fundos)
  • NB PPR (GNB) Pode subscrever em vários bancos (Activobank, Best, Novo Banco)
  • Save & Grow (Casa de Investimentos)
  • Mega TT PPR (Bankinter)
  • Smart Invest PPR Dinâmico (Banco Invest)
  • PPR Doutor Finanças (Golden SGF)
  • Caixa Geral de Depósitos (CGD)
  • PPR ETF (Golden SGF)
Não estou a “vender” nenhum produto ou instituição bancária/corretora. Só quero que perceba como funcionam os Fundos PPR.

Balanço dos meus PPR – Mês #40

PPR STOIK

O PPR Stoik durante todo o tempo (incluindo durante as crises) esteve sempre no TOP 3 dos meus PPR mais rentáveis. Em fevereiro ficou em segundo lugar.

Como poderá verificar no gráfico no final deste artigo, consegue sempre estar acima da média, mesmo nos momentos piores.

Neste momento, está a crescer 15%. Subscrevi 1.000 euros neste PPR STOIK e neste momento se resgatasse, teria um ganho de 150 euros. Ao dividir a rentabilidade pelos 3 anos que já passaram, dá cerca de 5% ao ano.

PPR Alves Ribeiro (Banco Invest)

O meu PPR AR está em fevereiro em terceiro lugar no ranking. Se o resgatasse hoje, ganharia 133 euros brutos. Está a crescer 13%.

As contas que estou a partilhar convosco ao longo do tempo será sempre em relação aos 1.000 euros originais subscritos no dia 2 de Novembro de 2020, com o valor de subscrição da unidade de participação nessa data específica. Devo sempre relembrar que rendimentos passados não garantem rendimentos futuros. As suas contas começarão no dia específico em que começar a investir.

Smart Invest Dinâmico

Tenho um segundo PPR no Banco Invest que é o Smart Invest Dinâmico. Comecei-o alguns medes depois do Alves Ribeiro. Continua em terreno positivo. Neste momento está a valer 1.097 euros, com um crescimento de 9,75%.

PPR Optimize Agressivo

O PPR Optimize Agressivo continua em 1º lugar. Se o resgatasse hoje, teria um lucro de 174 euros, com um crescimento de quase 17%. É o PPR mais “nervoso” que tenho. Quando desce desce muito, mas quando sobe também sobe mais rapidamente. Anda sempre também nos primeiros 3 lugares.

Este é um PPR com uma enorme percentagem de ações no cabaz (cerca de 90%). Daí o nome “Agressivo” na descrição. Esta corretora também tem PPR menos arriscados. Depende do seu perfil.

O que vai ganhar no fim disto tudo é o que o seu PPR estiver a valor no dia em que o resgatar. Não interessa se já esteve a ganhar 500%. Se no dia em que que resgatar estiver a ganhar só 1%, é 1% que leva para casa. Daí a importância de ter um objetivo bem definido para saber o que fazer e quando deve resgatar.

NB PPR

O NB PPR continua negativo. Estou a “perder” cerca de 44 euros. Tal como nos outros, resta-me aguardar que a situação no mundo recupere. Está negativo -4%. Melhorou 1% este mês.

Se não estiver satisfeito com o seu PPR, transfira-o para outro que considere melhor, depois de pesquisar a concorrência. Não o mantenha, só porque sim. Não perde os benefícios que ganhou entretanto. Se trocar de um fundo PPR para outro Fundo PPR não paga rigorosamente nada. Se mudar de um seguro PPR para um fundo PPR tem de pagar uma penalização de 0,5%. Muitas corretoras suportam essa despesa por si. Informe-se. Mas não o faça quando estiver a perder dinheiro. Nestas situações deve esperar pelo menos que fique positivo.

O Save & Grow regressou aos valores positivos. Os meus 1.000 euros estavam a desvalorizar cerca de 25% em Dezembro, mas desde janeiro que já voltou a valores positivos. Foi o PPR que teve a recuperação mais fantástica. Estou a “ganhar” 95 euros (+9,5%).

Este PPR tem quase 100% de ações, e está assente numa estratégia de valor. Ou seja, só tem no cabaz empresas consideradas muito seguras que reforçam quando estão a preço de saldo. Tem uma estratégia muito específica com base na coerência das escolhas das empresas que compõem o fundo PPR.

O PPR da “Casa de Investimentos” (é assim que se chama a Gestora de Fundos) foi subscrito por mim vários meses depois dos outros, por isso tem de levar isso em conta no comparação no gráfico porque quando o subscrevi já os outros levavam um grande avanço. Mas faço assim porque quero que percebam isso mesmo. A data em que subscrevem é importante. Tenho grandes expectativas em relação a este PPR.

Bankinter MEGA TT

O Bankinter “Mega TT” também continua negativo. Se resgatasse hoje, receberia menos 57 euros em relação aos 1.000 € que subscrevi. Já esteve a ganhar quase 7% há um ano e agora está -6% negativo. Tem de estar sempre preparado para suportar com paciência estes momentos que podem demorar semanas, meses ou anos.

PPR Doutor Finanças

Aproveitando o preço de saldos da maior parte dos PPR, subscrevi em Novembro de 2022 mais um PPR: o PPR Doutor Finanças. Este PPR foi promovido como o Plano Poupança Reforma com comissões mais baixas em Portugal. Para já, está a ter uma rentabilidade muito interessante.

Subcrevi 1.000 euros no dia 9 de Novembro de 2022 e depois de estar algum tempo negativo regressou aos lucros com um crescimento de quase 13% em apenas 1 ano. Ganharia 127 € brutos se os resgatasse hoje.

Para comparar com os Certificados de Aforro, subscrevi os dois praticamente no mesmo dia (também exatamente 1.000 €). Nos certificados de Aforro tenho agora 1.030 €. Ou seja, este PPR, em 1 ano, está a crescer o quadruplo dos Certificados de Aforro.

PPR ETF (Golden SGF)

Este PPR tem 4 meses. Em apenas 3 meses está a crescer 6%. Est6amos a falar de 64 euros em 3 meses, se os regatasse hoje. Repare como isto pode comparar com os depósitos a prazo de 3,5% a 1 ano. O “problema” é que nada disto é garantido. É um investimento a muito longo prazo. Mas como não coloco os meus PPR no IRS, se quisesse resgatar neste momento poderia fazê-lo sem qualquer penalização no IRS. Tem de ver no seu PPR específico se é penalizado pela corretora se resgatar antes de 1 ano. Isso pode acontecer. Mas como o meu objetivo é duplicar o valor de todos os meus PPR, nem sequer é uma hipótese para mim.

Caixa Arrojado PPR

Fiz na mesma data que o PPR ETF, o PPR da Caixa Geral de Depósitos Arrojado. Também em apenas 3 meses, está a valorizar 3,9%. Um “lucro” de 39 euros. Pouco em comparação com o “colega”. Mas vamos dar tempo ao tempo. Não estou à espera que este PPR seja um campeão. É mesmo só para testar e para você ter mais um termo de comparação. Quero que perceba que os PPR não são todos iguais perante os mesmos acontecimentos.

O gráfico

Aqui tem os valores ao cêntimo de todos os meus PPR nos últimos 5 meses, comparando com os Certificados de Aforro (que também subscrevi).

Acredito que visualizar o crescimento dos PPR com estas linhas vai ajudar a perceber como cada um deles se comporta quando os mercados (bolsas) estão em alta e em queda. Em fevereiro de 2024, o Optimize está em primeiro, o STOIK está em segundo, e o PPR Alves Ribeiro está em terceiro e “Doutor Finanças” em quarto.

Feitas as contas, com 10.000 € (10 PPR de 1.000 € cada um) após 40 meses (3 anos) estou a ganhar 780 euros (em fevereiro de 2024). Caso fossem 100 mil euros, estaria a ganhar neste momento 7.800 € (brutos) em relação ao que investi.

A ideia dos PPR é investir, reforçar regularmente e não mexer até que precise do dinheiro (muito lá para a frente). Pode duplicar, triplicar ou até quadruplicar o seu dinheiro. Até lá, vai passar por muitas situações difíceis.

Como pode ver no gráfico abaixo, o total das minhas mais-valias mudou radicalmente desde que a guerra na Ucrânia começou. De bons lucros passei a perdas. Neste momento, já recuperei das minhas desvalorizações.

Já lhe expliquei que não me interessam os Seguros PPR com capital garantido. Quero arriscar ter ganhos maiores em vez de simplesmente garantir o que tenho, com ganhos mínimos. Quando chegar aos 60 anos (ou quando atingir o valor que tenho como objetivo) será altura de transferir para um PPR com capital garantido, ou resgato entretanto para amortizar a minha casa.

Mas respeito muito quem opta por produtos com capital garantido. É uma decisão pessoal. Cada um tem o perfil que tem. Mas ganha historicamente muito menos. A diferença é que não perde nunca nada do que lá tem. Mas também nunca ganhará nada de muito significativo e que faça diferença na sua vida. É a diferença que faz pôr o dinheiro a trabalhar para si.

Enquanto alguns vêem as notícias e veêm nuvens negras, outros vêem oportunidades de investimento. É a diferença entre conhecer e interpretar os acontecimentos ou andarmos à deriva sem rumo.

Se quer testar produtos sem capital garantido, sugiro estes passos:

  1. Fazer um bom Fundo PPR (veja rendimentos e comissões, e defina o seu perfil – defensivo, moderado ou agressivo)
  2. Subscrever ETF
  3. Subscrever Fundos de Investimento
  4. Investir em ações (em plataformas com baixas comissões)
  5. Arriscar em plataformas de crowdfunding
  6. Investir em imobiliário (quando perceber no que se está a meter)
  7. Reinvestir os ganhos em novos investimentos

5 passos simples que vão mudar a sua vida

Finalmente, um livro que ensina tudo o que a Escola, o Estado e as famílias não ensinam sobre Dinheiro. Em apenas 5 passos, tem o caminho com a estratégia mais eficaz para criar riqueza com o seu salário, e não com o que gostava de ter.

https://bit.ly/GanharDinheiro_ComoCriarRiquezaComUmSalárioNormal


OS OUTROS 4 LIVROS (Links para encomendar)

Contas-poupança – Como superar a inflação e ganhar com a crise

Contas-poupança – Vença a crise com inteligência

Contas-poupança – Poupe ainda mais, Invista melhor

Contas-poupança – Viva melhor com o mesmo dinheiro

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

EURIBOR HOJE | Taxas sobem a 3 e 6 meses e descem a 12

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

COMBUSTÍVEIS | Preços na próxima semana (29 de abril a 5 de maio)

Preços dos combustíveis na semana que vem A informação dos preços dos combustíveis é baseada nos cálculos que têm em conta a cotação nos mercados internacionais e outros fatores considerados na formação do preço dos combustíveis em Portugal. São dados que recolho...

PodTEXT | Quanto é que vou poupar com os novos escalões do IRS?

O podcast de sempre, agora mais inclusivo! Como a literacia financeira é um aspeto fundamental para a boa gestão das finanças pessoais, os podcasts do Contas-poupança tornam-se agora mais inclusivos e passarão a ser publicados também em texto, nomeadamente para...

Combustíveis | Os 5 postos mais baratos e mais caros para abastecer

Saiba quais são os cinco postos mais baratos e os cinco mais caros para abastecer em Portugal Todas as semanas, o Contas-poupança publica os preços dos combustíveis para a semana seguinte, além de partilhar também o preço eficiente estabelecido pela ERSE. A intenção é...

EURIBOR HOJE | Taxas descem a 3 e 6 meses e sobem a 12

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

Mais-valias no IRS | Estou isento, mas o simulador diz que tenho de pagar. É erro?

O simulador do IRS da AT tem um erro? Calma! A resposta é não. Estão a chegar-me dezenas de perguntas sobre este suposto erro do simulador do IRS no Portal das Finanças. A resposta é simples. Como sabem, no programa de apoio Mais Habitação, uma das leis diz que quem...

Investimento em Certificados de Aforro voltou a cair em março

Aposta em Certificados de Aforro caiu pela quinta vez consecutiva O Banco de Portugal (BdP) lançou os últimos dados sobre o investimento em certificados de aforro no mês de março, que revelam que voltou a recuar pela quinta vez consecutiva. É a primeira vez desde...

Painel solar fotovoltaico – Balanço março de 2024 (Mês #88)

Balanço de Março de 2024 Como era de prever, à medida que nos aproximamos do Verão, a produção dos painéis volta a aumentar progressivamente todos os meses. Em março, os meus 5 painéis produziram cerca de 150 kWh. É relevante. É praticamente metade da eletricidade que...

Eletricidade | ERSE vai fixar tarifas em junho devido à “volatilidade de preços”

Decisão do regulador implica aumento das tarifas a partir de junho A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) anunciou em comunicado uma proposta de fixação excecional das tarifas de eletricidade a partir de dia 1 de junho. De acordo com o regulador, a...

Autoridade Tributária volta a alertar para e-mails fraudulentos

Contribuintes recebem e-mails falsos sobre "divergências" no IRS A Autoridade Tributária (AT) voltou a alertar os contribuintes para a circulação de um e-mail falso que indica "divergências" na declaração de IRS. Outras mensagens fraudulentas que parecem ter sido...

Publicidade

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Artigos relacionados

3 Comentários

  1. Monteiro

    Olá Pedro, para quando a actualização do acompanhamento entre o que escolher entre PPR e ETF ?

    Já não actualiza esse post há vários meses se não estou em erro.

    Responder
  2. Luís Lopes

    É de respeitar as orientações deste Sr. De todo o modo, o seguinte:
    1. Não iluda as pessoas! O exmo não faz mais do que brincar aos PPRs.;
    2. Estes produtos são bons, excelentes para os administradores destes fundos(faturam ao segundo!);
    3. A médio e longo prazo estamos todos mortos!
    Os PPR são uma invenção de aldrabice.
    Atentamente
    Luís Lopes

    Responder
    • Carlos

      Boa noite, qual o investimento que sugere visto não concordar com PPRs?

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.