ELETRICIDADE | QUAL É O PREÇO MÉDIO DO MERCADO INDEXADO ESTE MÊS? (Junho 1 a 5)

Escrito por Pedro Andersson

05.06.23

}
7 min de leitura

Publicidade

A forma mais simples de baixar a fatura de eletricidade

A média de junho começa bem. o preço do kWh não chega as dois cêntimos. Se continuar assim será mais um mês de poupança brutal. Mas, como já o avisei, com a alteração das Tarifas de Acesso às redes por parte da ERSE, este será provavelmente o último mês com estas poupanças tão grandes. Continuará a poupar, mas menos. Para além de outras mudanças em algumas empresas (não todas).

Deixo novamente o alerta que isto não vai durar sempre, porque a ERSE já comunicou que vai baixar o desconto das Tarifas de acesso às redes (atualmente está negativa -9,5 cêntimos e poderá passar a -3 ou -1,5, ainda não se sabe). Portanto, é aproveitar mais este mês para acumular poupanças para o resto do ano. Mesmo depois do Verão, e com menor desconto (como o desconto de tarifas de acesso às redes é igual para todos) a poupança no indexado deverá continuar a ser muito grande em comparação com as outras empresas com tarifários fixos, mas a poupança líquida já não será tão grande. Já não poderão esperar ter eletricidade a custo zero ou negativa. Mesmo assim, deverá andar por valores muito baixos. Se a sua faturação for, por exemplo de 15 a 15 ou  de 20 a 20, o valor que lhe apresento será umas décimas diferente.

Fiz este vídeo a mostrar em tempo real como faço as contas para saber o preço que vai pagar no mês que vem. Assim, pode decidir sair destas empresas ANTES de vir uma fatura demasiado elevada. É como estar atento ao boletim meteorológico e regressar a casa antes de começar a chover.

Todos os domingos, faço um artigo com a média do mês até ao momento para que saiba quando sair e assim aproveitar ao máximo esta poupança. Haverá, obviamente, um dia em que este tarifário deixará de compensar. Se perceber quando deve sair, estará a aproveitar ao máximo todas as poupanças disponíveis. Há pessoas que em poucos meses já pouparam mais de 500 euros. Tem os dados até ao momento de Junho abaixo.

Neste momento (nos primeiros meses de 2023) a maior poupança está nas empresas mais baratas do mercado que têm tarifários indexados.  As poupanças podem chegar aos 70 ou 80%. Pergunte a quem segue esta página e as redes sociais quando estão a pagar depois de terem mudado e se estão arrependidos. Mas atenção, esta poupança é só para quem está atento ao preço da eletricidade no mercado OMIE (no mercado grossista) para sair ANTES de deixar de compensar. Neste momento, compensa e não é pouco.

Para quem não sabe, os tarifários de eletricidade indexados são aqueles em que você paga a eletricidade a “preço de fábrica” (na origem – chama-se OMIE – onde todos os fornecedores a compram para a vender a si) e paga uma pequena margem de lucro fixa a esse fornecedor.

Qual é o risco que corre? É que se a eletricidade subir repentinamente de preço na origem, nesse mês você vai pagar muito; mas se a eletricidade baixar muito você vai também poupar muito. É o que está a acontecer neste momento em que escrevo este artigo. A eletricidade está praticamente de graça. Tem estado a 4 cêntimos, 2, zero ou até negativa. Varia todos os meses. No mercado regulado está a cerca de 16 cêntimos e na EDP a 12 cêntimos, creio. Vê a diferença? Neste momento, está praticamente de graça, como verá.

Fiz este gráfico para você ver a diferença. A partir de agora vou também comparar com as duas empresas mais baratas com tarifários fixos para você ver bem a diferença em relação ao indexado (uso como referência a empresa Luzboa, por me aparecer no simulador da ERSE como a mais barata).

Como sei que isto é um bicho de 7 cabeças para muitos de vocês, vou dar uma ajuda. Todas as semanas vou fazer as minhas contas e vou publicar aqui (idealmente todos os domingos) o preço médio do kWh que pagariam se estivessem no mercado indexado.

Este detalhe é importante porque sair de uma empresa e entrar noutra ainda pode demorar 15 dias ou mais. Assim, com esta informação que lhe darei semanalmente, não será apanhado desprevenido com uma fatura anormalmente alta porque não se apercebeu deste movimento no mercado da eletricidade. Espero que seja uma informação útil para si.

O limite que traçarei é a média de 200 euros por MegaWatt/hora (o equivalente a 15 cêntimos por kWh, que é o valor do mercado regulado), com um pré-aviso aos 150 euros. Mas note que há empresas a fazer 9 cêntimos nos tarifários fixos (Repsol e a Endesa está a fazer a alguns clientes 6 cêntimos). Neste último caso, o indexado deixa de compensar quando tiver uma média de 30 dias de 150 MWh.

Pode ver ou rever essa reportagem neste link, para perceber como funcionam os tarifários indexados:

VÍDEO | Poupança de 50% na eletricidade com os tarifários indexados

Média do mercado indexado de eletricidade – 1 a 5 de Junho

Como é que pode ir acompanhando o preço da eletricidade? Basta ir www.omie.es e ir vendo de vez em quando se o preço da eletricidade no tal OMIE começa a superar os 200 €/MWh. Se a média mensal chegar a esse valor é só voltar para a sua empresa antiga. Até que isso aconteça, estará a poupar dezenas e dezenas de euros por mês. Como pode ver abaixo, na primeira quinzena de Maio a média é de 84,36 MWh.

Esta semana, como pode ver no gráfico, ainda estamos com valores muito baixos. Muitas grandes empresas compram a estes preços para depois a venderem a si a 10, 14, ou 16 cêntimos o kWh, se tiver um tarifário fixo.É por isso que muitas ganham milhões. Os clientes pagam o que pedem, logo porquê baixar os preços?

 Assim, pelos meus cálculos, este valor – aplicando um cálculo APROXIMADO – com os dados até ao momento pagará cerca de 1,4 cêntimo por kWh. Sei que é estranho mas é mesmo assim. Ninguém está a tentar enganar ninguém.

O mecanismo de ajuste MIBEL (que soma a este preço) também está a zero há vários meses. Portanto, o risco dessas subidas neste momento é muito reduzido.

O kilowatt/hora, para quem não sabe, é cada conjunto de 1.000 watts/hora que você consome. Por exemplo, se usar um aspirador que tem uma potência de 1.000 W, se aspirar durante uma hora, vai gastar 1 kWh. Aspira na mesma, mas se for cliente de uma empresa vai pagar 4 ou 5 cêntimos, se for cliente de outra vai pagar – pelo mesmo consumo – mais do dobro ou o triplo. É por isto que é tão importante mexer-se e estar atento aos preços da eletricidade no mercado e mudar sempre que encontrar mais barato. 

A maioria dos portugueses gosta de saber com o que conta e detesta surpresas, por isso normalmente prefere pagar mais mas ter a garantia de saber o que vai acontecer. O importante, nesta fase de inflação altíssima, é não desperdiçar 1 euro que seja. Se pode pagar 10, porque é que prefere pagar 80? Não fica fidelizado. Assim que o preço subir, sai e regressa aos que forem melhores nessa altura.

Se poupar 60 euros por mês durante 10 meses são 600 euros que ficam no seu bolso que o podem ajudar a suportar, por exemplo, o aumento de 100 euros na sua prestação da casa durante meio ano.  

Para encontrar as empresas que têm tarifários indexados use o simulador da ERSE ou pesquise no google “tarifários eletricidade indexado”, contacte as empresas e compare o preço do kWh que está a pagar com os preços que lhe oferecerem. São elas que tratam da passagem da sua empresa atual para a nova. Não tem de fazer nada. Não tenho ligação a nenhuma empresa. Você escolhe a que quiser.

O ponto a fixar é que se quiser poupar, tem de estar atento e ser uma pessoa informada. Como as pessoas que estão atentas ao boletim meteorológico. Vai encontrar aqui essa informação todos os domingos.

ELETRICIDADE | Luzboa vai aumentar os preços – Continua a compensar?


oportunidades-970x250-billboard

 

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

Arrendamento | Rendas acessíveis alargadas a quem tem rendimentos mais altos

Limite de rendimentos máximos anuais para aceder a apoios ao arrendamento foi alargado para abranger mais cidadãos O valor máximo de rendimento anual para aceder ao Programa de Apoio ao Arrendamento foi aumentado, de acordo com uma portaria publicada em Diário da...

EURIBOR | Taxas sobem a três e 12 meses, mas baixam a seis

Euribor subiram hoje a três e 12 meses, mas recuaram no prazo de seis meses Contas-poupança | Inês de Almeida Fernandes Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham...

COMBUSTÍVEIS | Qual é o preço justo esta semana? (19 a 25 de fevereiro)

Qual deveria ser o preço "certo"? A ERSE faz semanalmente as contas para o consumidor saber qual é o preço "justo" dos combustíveis face ao preço das matérias-primas e transportes de combustível. Esse preço "justo" já inclui uma margem de lucro de cerca de 10% para as...

EURIBOR | Taxas Euribor sobem em todos os prazos

Euribor subiram hoje a três, seis e 12 meses Contas-poupança | Inês de Almeida Fernandes Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua...

Segurança Social | Atribuição do Abono de Família já é automática

Segurança Social passa a atribuir automaticamente o Abono de Família, logo após registo do bebé na maternidade Contas-poupança | Inês de Almeida Fernandes Desde a passada sexta-feira, 16 de Fevereiro, o Abono de Família passou a ser atribuído automaticamente pela...

BURLAS | Não atenda telefonemas do “Banco de Portugal”

Banco de Portugal alerta para telefonemas fraudulentos que imitam o seu número telefónico O Banco de Portugal emitiu um alerta sobre chamadas telefónicas feitas por indivíduos que dizem ser seus colaboradores, usando um sistema que imita o número de telefone do BdP,...

Remuneração | Aumento real dos salários em 2023 foi de 2,3%

Salários subiram 6,6% em 2023, mas os ganhos reais para os trabalhadores foram apenas de mais 2,3% Contas-poupança | Inês de Almeida Fernandes O Instituto Nacional de Estatística (INE), revelou recentemente que o valor dos salários em 2023 aumentou 6,6% em termos...

EURIBOR | Taxas Euribor descem a três meses e sobem nos prazos de seis e 12

Euribor desceu hoje a três meses, mas subiram a seis e 12 meses Contas-poupança | Inês de Almeida Fernandes Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto...

PODCAST | #215 – Como receber 750 € “grátis” para fazer um curso de formação na área digital

Qualquer trabalhador em Portugal pode receber 750 euros para fazer um curso de formação na área do digital. E se fizer a candidatura já, pode repetir mais 750 € no ano que vem. Chama-se Cheque Formação + Digital e no episódio desta semana explico-lhe quem tem direito,...

SENHORIOS | Tribunal decide que caução de rendas não paga IRS

Tribunal decide que caução de rendas deve estar isenta de IRS. Estará aberto um precedente? Contas-poupança | Inês de Almeida Fernandes O Tribunal Arbitral, a propósito de um processo que estava em curso no Centro de Arbitragem Administrativa (CAAD), decidiu, em...

Publicidade

Artigos relacionados

22 Comentários

  1. Gonçalo Nascimento

    Boa noite, na imagem do excel que mostra o preço indexado de 1.4 centimos por kwH, qual é a formula que se aplica tendo em conta todos os campos demonstrados (MIBEL, desvios+custos, acesso as redes, etc….) para obtermos esse valor de 1.4. Obrigado e continuação destes posts bastantes uteis.

    Responder
    • Pedro

      Gonçalo a formula aplicada pela luzboa é:
      (OMIE KWh + desvios) x perdas x fator adequação + margem + acesso redes + mibel
      OMIE MWh/1000 = OMIE KWh
      84,34/1000 = 0,08434
      (0,08434 + 0,004) x 1,1581 x 1,02 + 0,005 + (-0,0958) + 0,00 =
      = 0,08834 x 1,1581 x 1,02 + 0,005 – 0,0958 + 0,00= 0,01357€

      Responder
  2. Tiago

    Pedro, conte-nos mais sobre esses 6cents Repsol e Endesa…

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. É o que está no simulador da ERSE.Depois é ligar para um e para outro, confirmar e mudar se lhe interessar :).

      Responder
      • Tiago

        Compreendo mas no simulador não encontro ofertas com esses valores

        Responder
        • Pedro Andersson

          Retiro a opção indexado, para aoarecerem os fixos.

          Responder
          • Óscar

            Fiz o mesmo mas não aparece nenhum tarifário com tarifa de 6 cêntimos por kWh. Não aparece nada abaixo de 8. Mesmo selecionando apenas a Endesa e todos os seus tarifários.

          • Tiago

            Por mais que tente no simulador não me aparece nada nao-indexado com 6 cêntimos como diz

          • Pedro Andersson

            Bom, mas acredite… 🙂

    • Orlando

      Parece que o corte nas comissoes dos creditos que entrou em vigor ja esta a ser pago aos bancos atravez da reducao nos certificados de aforro pouca vergonha e sempre o mesmo a pagar nesta republica das bananas.

      Responder
  3. Filipe

    Tenho uma dúvida sugestão é possivel saber qual era o valor do indexado anteriormente à descida da TAR? Por exemplo qual era o preço médio do kw/h na Luzboa em média antes das mexidas da TAR? Não seria assim uma forma mais direta de se saber com o que podemos em breve?

    Responder
    • Pedro

      Para ter o valor praticado pela Luzboa sem a TAR é só usar a mesma fórmula mas sem retirar os 9,5 cêntimos…
      Se não quiser fazer as contas pode ver neste site luzboa (ponto) bygato (ponto) pt o preço Luzboa e o preço final (já com a TAR)

      Responder
  4. Ricardo

    Qual seria o cálculo para o bi-horário?
    O valor do KWh será igual e apenas existe uma diferença no preço do acesso à rede?

    Responder
      • Ricardo

        Ferramentas bastante interessantes! 👍
        Muito obrigado!

        Responder
        • Santos

          MUITA ATENÇÃO quando forem introduzir as vossas leituras de eletricidade dos vossos contadores no portal de clientes da Luzboa.

          Ou seja, quando forem retirar os vossos valores, o contador apresenta por pulsos no ecrãn 1.8.1, 1.8.2 e 1.8.3.

          Estes códigos são a representação dos periodos de kwh, gastos nos diferentes horários.

          O que acontece, é que no portal de clientes da Luzboa, quando preencher essas leituras, encontrei uma ordem diferente.

          Pior, é que, de uma leitura de dados de umas para as outras, a ordem apresentada, ou a representar, nunca é a mesma.

          Em resumo, antes de introduzirem os vossos valores mensais, verifiquem com atenção de aquilo está pela ordem ( vazio, ponta, cheias….ou vazio, cheias, ponta….ou cheias, ponta, vazio…etc ).

          E se compararem com o portal de envio de leituras da e-Redes….ainda pior…a ordem apresentada ainda é outra )

          O meu contrato com a SU- Eletricidade, findou a 16 de Maio de 2023, e iniciou na Luzboa a 16 de Maio de 2023.

          A comutação, foi feita pontualmente e eficazmente pela e-Redes, mas a leitura oela e-Redes que aparece no meu portal cliente Luzboa, foi uma feita pela e-Redes no dia 30 de Maio, á Luzboa.

          Por isso, estou expectante, para ver o que será a minha nova fatura da Luzboa, em termos de eletricidade faturada, a ver se, como cliente, acompanho o padrão de leituras, o mais real possivel.

          Até porque o meu contador é inteligente desde 2019, mas nunca esteve ligado em rede inteligente.

          Acompanhem bem as vossas inteoduções de dados, que tudo corre melhor assim em termos de eficácia como clientes.

          É o que o Pedro Anderson aqui, constantemente alerta a todos.

          Façam e acompanhem o vosso trabalho de casa.

          Sejam pro ativos.

          Abraço a todos

          Responder
  5. Nuno

    Sr. Pedro Andersson – muito obrigado por toda a ajuda!

    Gostava de saber onde é que encontra o valor das Perdas, ou como calcula.

    Eu encontrei um Excel com os valores dos perfis das perdas durante o ano todo, mas com os valores de BT (Baixa Tensão), não consigo chegar ao valor que está no Excel.

    Muito obrigado!!

    Responder
  6. Óscar

    Caro Nuno,
    O valor das perdas, 1 + PT, é obtido calculando ( 1 + BT ) x ( 1 + MT ) x ( 1 + AT ) x ( 1 + AT/RT ).
    Fazendo a média de todos esses valores para o ano de 2023, obtém-se 1,158147 que é o fator que a Luzboa considera para alguns dos seus clientes (poucos).
    Na maioria dos casos a Luzboa determina a média desses valores para o período específico da fatura. Só a título de exemplo esse fator de perdas é em maio de 1,144888.
    Uma explicação mais detalhada encontra-se aqui: https://youtu.be/aC0GNmRIjVo

    Responder
    • Nuno

      Muito obrigado, Óscar! Muito agradecido.

      Responder
  7. João

    Boa tarde a todos.

    Antes de mais muitos parabéns pelo excelente serviço público prestado.

    De acordo com as simulações que efetuei no Portal da ERSE a melhor opção, sem condicionamentos e fidelização é a YES ENERGY, tendo em consideração que tenho o modelo bi-horário.

    Gostaria de saber se têm algum feedback do trabalho realizado por esta empresa?

    Adicionalmente há 2 situações que me causam alguma estranheza, o valor do €/kWh tanto no Vazio como Fora do Vazio é diferente do apresentado pela ERSE em comparação com os documentos presentes no site da YES ENERGY, isto é, muito mais baixos na ERSE do que no site da YES ENERGY.

    Existe igualmente a questão de o contrato não ter fidelização, mas obrigar a um período de comunicação por escrito para rescisão do mesmo de 60 dias prévios à sua rescisão, dessa forma não irei correr o risco de quando os valores subirem muito rapidamente, não conseguir sair a tempo, mesmo que comunique com os 60 dias de antecedênica?

    Desde já grato pela atenção dispensada.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Ola. Por isso é que digo que o simulador é apenas indicativo. Depois tem de fazer o seu trabalho de casa, como esta a fazer…

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.