Já pode mudar ONLINE o seu contrato de gás para a EDP do mercado regulado

Escrito por Pedro Andersson

28.09.22

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2 min de leitura

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EDP Serviço Universal é a primeira a ter o formulário online pronto

Recordo-lhe que o Governo deu 45 dias para todas as 12 empresas do mercado regulado do gás terem uma plataforma online para fazer a mudança do contrato de gás do mercado livre para o mercado regulado.

Se não sabe do que estou a falar leia este artigo AQUI. Basicamente, o que deve entender é que os atuais clientes de gás (não é da eletricidade) da EDP e da GALP vão sofrer aumentos gigantes a partir de 1 de outubro. Eles são obrigados por lei a avisar um mês antes e isso aconteceu. As restantes empresas do mercado livre ainda não anunciaram esse tipo de aumentos para os próximos meses, mas vamos aguardar por janeiro.

Portanto, se é cliente destas duas empresas e quer evitar duplicar ou triplicar a sua fatura do gás em outubro, deve mudar imediatamente para o mercado regulado. Para saber qual é a sua empresa veja o artigo com o link que coloquei logo no início.

A (boa) notícia é que quem está no norte do país e cuja empresa do mercado regulado é a EDP Serviço Universal, já não precisa estar horas ao telefone nem em filas de espera na loja deles no Porto. Basta seguir este link:

https://www.edpgassu.pt/

Cá em baixo clica em “Contratação no mercado regulado” e segue os passos. E já está. Só tem de aguardar. Não precisa rescindir com a sua empresa anterior. Eles tratam de tudo.

Este formulário vai permitir-lhe poupar muito tempo.

Atenção a um detalhe. Há empresas com o mesmo nome. Por exemplo, a EDP Comercial é a EDP com o gás caro, e a EDP Gás Serviço Universal é a que tem o gás mais barato (no mercado regulado). São empresas diferentes.

O mesmo com a GALP. Tem a GALP cara e as GALP do mercado regulado são as que dizem Gás Natural CUR, mas têm o mesmo símbolo. Atenção ao mudar.

As restantes empresas, que eu saiba, ainda não têm o formulário online pronto.

Aguardemos. Ainda estão dentro do prazo. Se quiser mudar para uma das outras 11 empresas CUR (Comercializadoras de Ùltimo Recurso) ainda vai ter de ir para as filas, esperar que atendam o telefone, ou que vejam e respondam ao seu e-mail.

Não fique é parado à espera da fatura de outubro, porque se não fizer nada vai apanhar um susto.


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67 Comentários

  1. Sérgio Xavier

    Olá.
    Ontem à noite fiz a alteração a partir do site e apenas recebi uma mensagem no telefone a acusar a recepção do pedido. Alguém sabe informar-me se se trata de um processo automático ou se ainda demora alguns dias?

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Legalmente a transição pode demorar 3 semanas.

      Responder
      • Sérgio Xavier

        Obrigado pela atenção, Pedro.
        Um grande bem-haja.

        Responder
        • Fernando Pinto

          Boa tarde Pedro.Tinha o serviço de EDP e gás na EDP Comercial .
          Há duas semanas mudei o gás para o mercado registado..Tinha de o fazer também com a Edp??
          Obrigado pela atenção, Pedro.
          Um grande bem-haja.

          Responder
          • Fernando Pinto

            …Mercado regulado..não registado..as minhas desculpas..Abraço

        • Dilar Neves

          Boa tarde. A situação do aumento do gás aplica-se só ao gás natural, certo? Quem tem contrato com gás propano não há alterações, não precisa de mudar nada?

          Responder
          • Pedro Andersson

            Olá. Certo.

          • Sandra Magalhães

            Boa noite, tenho contrato cpm a Galp para electricidade e gás. Se o fizer o pedido para mudar para o mercado regulado de gás, a EdP também trata? Isto é, fico com o gás através da Edp e a luz através da Galp?
            Muito obrigada!

      • Helena Miranda

        Olá Pedro, antes de tudo , parabéns pelo contributo que dá á nossa sociedade .
        É muito esclarecedor em tudo.
        Estou na galp com o gás , é urgente mudar , pelo que vi , a minha fatura vai triplicar, se o fizer hoje , embora a transição possa demorar 3 semanas, em termos de pagamento , começo a pagar a partir de hoje , ou só quando a transação for feita ?

        Responder
        • Pedro Andersson

          Olá. A partir de hoje já está a dobro que ontem…

          Responder
        • Vera

          E a fatura da electricidade, irá sofrer alterações nos valores como o gás? Só tenho electricidade cá em casa e não percebi se deva alterar o meu contrato para mercado regulado ou não 🤷‍♀️

          Responder
      • Carlos Manuel Leite Marcelo

        boa noite , fiz contrato com a EDP em Julho corrente ano e queria mudar para o mercado regulado do gaz natural ,onde posso obter os impressos online para o efeito , ou na zona de residençia em alverca ,onde o puderei fazer presencialmente.
        grato.
        Carlos Marcelo

        Responder
        • Fábio Castanho

          Bom dia,

          Tenho contrato com a galp, gas + eletricidade no liberalizado, onde encontro os 7 digitos do codigo de fornecimento para poder alterar o gas para o mercado regulado do gas no balcao digital? Obrigado

          Responder
      • Luís Pereira

        Boa Tarde, eu estou na goldenergy e gostaria de saber se posso mudar para o mercado regulardo?
        Obrigado

        Responder
        • Pedro Andersson

          Olá. Todas as pessoas podem mudar para onde quiserem 😉

          Responder
          • Alexandra

            Olá Pedro

            Preciso da sua ajuda contrato EDP comercial com luz e gás natural
            Posso efetuar tudo on-line? Pelo que percebi tenho que entrar em contato com a comercial certo?

            Quais os passos on-line?
            Não estou a conseguir …

      • Ana Ramos

        Boa tarde,

        Entrei em contacto com o CUR precisamente por causa deste prazo, alegaram que tem 45 dias e deram-me a indicação do Decreto-Lei n.º 57-B/2022, de 6 de setembro, o que me parece não ter qualquer relação.
        Não conseguindo esclarecer o CUR ficou de entrar em contacto comigo imediatamente a seguir, o que não aconteceu até ao momento.
        Por isso pedia, se possível, esclarecimento relativamente a esta situação.

        Responder
        • Carlos Castelhano

          Bom dia,
          Tentei já varias vezes mudar online o meu contrato de gás para o mecado regulado e não consigo porque quando introduzo o CUI PT16050000086574CP, o sistema não o reconhece por não começar por PT1601 e recomenda o contacto com o CUR, que é a Lisboagás, que não atende os telefones indicados, nem responde a email’s desde dia 29 de,Setembro passado..
          Agradeco quaoquer informação que ajude a ultrapassar esta disfunção.
          Muigo obrigado.
          Cumprimentos.
          Carlos Castelhano

          Responder
      • Joaquim Cunha

        Boa tarde.
        Como não consigo encontrar quem me responda, peço por favor que me diga quanto tempo é que vão demorar, para me aceitarem nomerdado regulado?
        Fiz o envio de toda a documentação no dia 9 de setembro, já lá vão praticamente 5 semanas e continua tudo na mesma.
        Já liguei algumasvezes e dizem para esperar.
        Como enviei a proposta no primeiro dia possível, pressuponho que ainda não mudaram a ninguém, pois se não; passaram à frente de mim.
        Como posso fazer para me mudarem para o mercado regulado do gás?
        É preciso um advogado?
        Muito obrigado pela atenção.

        Responder
      • João Fernandes

        Verdadeiro serviço público !
        Muito obrigado.

        Responder
    • Henrique Piteira

      Boa tarde. Caro Pedro Anderson qual a data pelo qual se poderá fazer contratação gás natural via site? Na minha zona é a Setgas ( Galp gás natural cur ) . Obrigado. Cumprimentos Henrique Piteira

      Responder
      • Elsa Martins

        Caro Pedro Anderson,
        Antes de mais muito obrigada pela partilha de informação tão importante e disponibilidade para esclarecimento de dúvidas. Estava a preencher o formulário online e pedem o nr de fornecimento mas não encontro. Pode por favor ajudar?
        Obrigada e cumprimentos.
        Elsa Martins

        Responder
        • Paula Aleixo

          Cara Elsa, o numero do fornecimento é o CUI – Código Universal de Instalação – e pode encontra-lo em qualquer fatura do seu actual distribuidor.
          Cumps

          Responder
    • Sandra

      Ontem fui à loja do cidadão de odivelas mudar para a lisboa gás, não havia fila e eles tinham um balcão só para esse serviço, achei estranho, mas a mudança já está feita.

      Responder
  2. Carlos

    A iberdrola ja me mandou carta com aumento a partir de novembro.
    Passa de 0.09 para 0.26 kw h

    Responder
      • Jorge

        Pedro Andersson A Hiberdrola fez me o mesmo, enviaram me uma carta NÃO REGISTADA datada de 29 de Abril de 2022 que acabou por extraviar e chegou me às mãos em inícios de Setembro… a aplicar um aumento de 0.09€/kWh para 0.2720€/kWh apartir de 15 de Julho… Escusado será dizer que não nos foi possivel fazer qualquer tipo de alteração ou oposição ao aumento. Para melhorar a situação a própria conta de eletricidade de Agosto tardou em chegar só tendo sido emitida após ter feito a ligação para o apoio a clientes, e 11 dias depois já estava a receber a conta do mês seguinte para pagar, ambas com consumos médios idênticos, sendo que me é cobrado quase 4 vezes mais face ao que estava a pagar! Esta demora fez também com que não me apercebesse que tinha havido alterações contratuais.
        Ao ligar para o apoio não houve qualquer justificação para o facto destas comunicações serem unilaterais, sem direito a carta registada ou sequer telefonema de aviso.
        O apoio a clientes tentou me redirecionar para secção que trata de contratualização e promoções onde devido a não haver ninguém disponível foi dito que retribuiriam a chamada em 48h, ninguém contactou pelo que voltei a ser eu a contactar o apoio a clientes que me informou que já tinha sido aplicado uma redução de preço para “a melhor promoção em vigor” o preço da energia passava de 0.2720€/kWh para 0.1449€/kWh bem como houve redução do preço da potencia de 0.3311€/dia para 0.2247€/dia e umas horas depois efetivamente recebi uma ligação em que davam a conhecer essa alteração.

        Ia fazer a mudança para outro operador, mas entretanto abri uma reclamação em https://livroreclamacoes.pt/ a ver qual era solução que era proposta mas passados 10 dias o resumo da resposta foi: “Voltaremos ao seu contacto, após a análise da situação concreta e da obtenção de informação necessária para o efeito.”

        Algo que aconselhe fazer nesta situação?

        Com os melhores cumprimentos

        Responder
      • SONIA MOREIRA

        Olá boa tarde em finais de Agosto entrei em contato via e.mail com Edp Universal para fazer a alteração para regulado, responderam para eu enviar o formulário preenchido e uma copia da minha fatura atual. A pergunta que eu faço é dado que a plataforma já esta disponível vou ter que fazer a inscrição na plataforma,? Desde já o meu obrigada pela atenção ao assunto acima exposto. Sónia

        Responder
        • Carlos Monteiro

          Boa noite!
          Estou com a mesma dúvida, embora tenha recebido via email uma resposta automática a informar que a mudança seria efetuada possivelmente num tempo superior às 3 semanas

          Responder
  3. Ana Cláudia Marques

    Bom dia,

    Mas estes impressos online só funcionam para clientes no Norte do país? Essa parte não percebi. Se puder esclarecer melhor,ficarei grata. Obrigada

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. É para quem o CUR for a EDP gás serviço Universal.

      Responder
    • Paulo Guerra

      Boa tarde, um bem haja pelo trabalho realizado.
      Estou no Galp/Continente, pelas diversas simulações efetuadas fiquei sempre na dúvida com os valores apresentados se valia a pena a mudança isso porque nalguns casos as empresas após validarem a minha fatura, dizem que ñ tem valores mais baixos, será?

      Responder
  4. Ana Fonseca

    Bom dia.
    Não está previsto alargarem o serviço de mudança online para outras zonas do país? Está impossível ir às lojas. Filas de horas.
    Obrigada

    Responder
  5. Ismael Coureiro da Graça

    Eu sou reformado mas a minha esposa como nunca trabalhou não tem qualquer reforma terá direito a receber os 125 euros?

    Responder
  6. Cândido Oliveira

    Boa tarde.

    O meu CUI não começa com PT1601 mas sim com PT1602?
    Tenho de contactar com o CUR da área de residência?

    Responder
  7. Carlos Silva

    Quais são os preços no mercado regulado ( kwh e fixo )?

    Responder
    • Paula Aleixo

      Caro Carlos,
      apartir de 1 de Outubro o mercado regulado tem um preço de:
      TARIFAS TRANSITÓRIAS DE VENDA A CLIENTES FINAIS EM BAIXA PRESSÃO < 10 000 m3/ano
      Escalão (m3/ano) Termo tarifário fixo Energia

      EUR/dia EUR/kWh
      Escalão 1 0 – 220 0,0733 0,0580
      Escalão 2 221 – 500 0,1103 0,0544
      Escalão 3 501 – 1 000 0,1468 0,0515
      Escalão 4 1 001- 10 000 0,1705 0,0505

      Cumps

      Responder
  8. Ana Silva

    A Goldenergy também já anunciou que vai aumentar. Quem tem a campanha do ACP vai pagar €0.1414 por kwh (luz) e €0.1127 por kwh (gás).

    Responder
  9. Pedro Coelho

    A goldenergy informou na fatura que o preço do gastiria ser alterado. Não indicaram nenhum novo preco.
    Também já aconteceu isso no passado com o termo fixo da eletricidade…

    Alguém tem informação do novo preço da goldenergy? No apoio ao cliente também não me sabem responder…

    Responder
    • Ana Carolina Silva

      Só sei valores para potência contratada 3.45:
      Campanha ACP: kwh gás 0.1127
      Sem campanhas: kwh gás 0.13

      Responder
      • Pedro Coelho

        Ligaram-me agora (tinha pedido esclarecimento no dia 1 de setembro…)
        Goldenergy (com campanha dual) passa a:
        Escalão 3: 0,1146€/kW
        Termo fixo: 0,1336€

        Responder
  10. Paulo Costa

    Boa tarde,
    E a eletricidade também se pode mudar para o mercado regulado?

    Responder
  11. Anabela Mota Santos

    Lamentavelmente não consigo aceder à plataforma da EDPGASSU, até quando?

    Responder
  12. Maria Gomes

    Boa tarde, tenho lido os seus artigos os quais têm sido de extrema importância, na clarificação dos temas que aborda. Quanto à mudança, no meu caso concreto, da EDP comercial para EDP universal, fui aconselhada telefonicamente, pela EDP universal, e sob a pena de ficar com dois contratos a solicitar a mudança apenas em dezembro. Em agosto fui informada, pela EDP universal, via email, que o meu contrato passaria a ser de três meses e revisto ao fim desse mesmo periodo de tempo face ao aumento significativo do preço do gás Kwh. Como não respondi a esse email tenho mesmo que aguardar até terminus do contrato???

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá.na sua mensagem tem uma série de coisas erradas. Veja lá isso com o apoio ao cliente 🙂

      Responder
    • Nelson

      Boa tarde! Obrigado por todo o verdadeiro serviço público que presta ao partilhar as suas experiências e dicas para a gestão financeira do dia a dia!
      Entrando no tema propriamente dito, fiz ontem a alteração do meu contrato, para sair da EDP Comercial e ir para o mercado regulado, na Tagusgás, que é o operador da minha área de residência. Foi simples, bastou esperar cerca de 1h nos menus do atendimento automático até chegar à fala com um operador e ter os dados à mão. Ficou tudo tratado e agora é só esperar pelas faturas de acerto. A EDP Comercial confirmou que recebeu o pedido de alteração e que a parte da electricidade não iria sofrer alterações, tanto no preço como nos descontos.

      Responder
  13. Nelson Gonçalves

    Boas! A minha fatura de gás vem em nome de EDP GÁS serviço universal. Como sei se já estou no mercado regulado ou não?
    Obrigado!

    Responder
      • David João Pereira da Silva

        No gaz era servido pela Iberdrola e agora mudei para a Endesa garantindo que até janeiro os preços não subiam? Será verdade?

        Responder
  14. Sandra Raquel Simoes Roldao

    Boa noite
    Eu tenho gas Galp mas nao e gas natural e sim canalizado em garrafa. Tambem e considerado para mudança para o mercado regulado?
    Obrigada

    Responder
  15. Paulo

    Continua a só funcionar para CUI iniciados com PT1601. O meu é diferente o que obriga a ir à loja.
    A Iberdrola garantiu-me que o preço só será alterado na renovação do contrato em Fevereiro (mas para não mudar sem antes falar com eles)

    Responder
  16. Daniel

    Boa tarde Caro Pedro Andersson,

    Antes de mais muitos parabéns pelo Contas Poupança.
    Resido em Lisboa e tenho contrato de gás com a Iberdrola. Gostaria de mudar para a tarifa regular (CUR), que no meu caso será com a Galp (Lisboagás).
    Estou a tentar encontrar no site (https://www.galp.com/pt/pt/cur/gasnatural/) a solução para proceder à alteração, no entanto não encontro nenhuma opção para o fazer.
    Ainda tentei efectuar Registo de Novo Acesso BALCÃO DIGITAL (não sei se será este o caminho), no entanto, não encontro na minha factura da Iberdrola a informação do ‘Nº de Fornecimento’ que é requerida pelo site.

    Será que me consegue ajudar nesta dúvida?

    Muito obrigado.

    Responder
  17. Elisabete Oliveira

    Como sabemos quais são as empresas mais baratas dentro do leque do mercado regulado?
    Muito obrigada

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. No mercado regulado todas tem o mesmo preço. Por isso é que é regulado 🙂

      Responder
  18. Fátima Carvalho

    Já fiz o pedido de alteração de gás à EDP Universal por e-mail, recebi resposta que iam dar seguimento ao meu pedido, mas que a alteração poderá demorar 3 semanas. Será conveniente fazer novo pedido on-lin ou isso poderá gerar confusão? Muito obrigada

    Responder
  19. João Duarte Costa

    A Galp também já tem site para mudança para o mercado regulado (é anunciado quando se liga para o 808 506 009.
    O site é https://regulado.galp.com/

    Responder
  20. Adriano

    Boa tarde, já é possível mudar para a Tagus (Galp), online também. Só não sei o que significa o REP Massificado. Alguém sabe? Tenho de opor ou não. Obrigado.

    Responder
  21. Luis Vieira

    Tenho contrato com EDP comercial
    ( Eletricidade +Gás )
    Se alterar para o gás regulado perco os descontos e alteram o contrato da eletricidade ?

    Responder
    • Pedro Andersson

      Olá. Provavelmente sim. Pergunte no apoio ao cliente.

      Responder
  22. Luís Filipe Roque Gonçalves

    Sou (era) cliente Galp e ontem aderi ao mercado regulado por via online (Covilhã), através de https://www.galp.com/pt/pt/cur/gasnatural/.
    Fiquei com um registo de contrato mas ainda não tenho qualquer feedback. Se funcionar, darei conta aqui.

    Responder
  23. Alexandra Cunha

    Boa tarde Pedro. Tenho uma questão: se mudarmos agora para o mercado regulado quais os prazos para poder voltar ao mercado livre? Caso a situação mude (?) podemos livremente voltar ao mercado livre? Ou há prazos estipulados por lei? Obrigada

    Responder
  24. Vítor Moreira

    Caro Dr. Pedro Andersson,
    Admiro o seu trabalho. Bem-haja. Estou confuso à cerca do Mecanismo de Reajuste. Até ontem estava convencido de que qualquer contrato novo ou renovação após 26 de Abril passado, todos pagava-mos o Mecanismo de Reajuste a partir de 15 de junho 2022. Qual foi o meu espanto quando liguei para a EDP Comercial a pedir cotações de eletricidade, também questionei sobre o dito reajuste, foi informado por uma menina, que em BTN até 41.4 de potencia contratada não paga Mecanismo de Reajuste. Em que ficamos?

    Obrigado

    Responder
  25. Filipa Lucas

    Bom dia, No formulário de mudança aparecem as seguinte opção “Mudança de Comercializador sem alteração de titular” é este que devo selecionar certo? Sou cliente EDP comercial e pretendo mudar para o mercado regulado. Obrigada.

    Responder
  26. Susana Nova

    Solicitei a mudança para a EDP Gas SU mediante o formulário online no dia 27/09 e como confirmação apenas recebi sms a informar que o pedido foi recebido com sucesso.
    No entanto, até à data não tive mais nenhum feedback e já se passaram 3 semanas.
    Alguém na mesma situação? O que fazer?

    Responder
    • Duarte

      Igual por aqui. Fiz o pedido de mudança para mercado Regulado do Gás ( EDP SU) através do formulário on-line e apenas recebi a mensagem a confirmar o pedido. Desde essa data não obtive resposta ou contato da EDP SU. Lá terei que passar pessoalmente na loja EDP. Nem sei para quê criaram o formulário on-line . Não serve para nada.

      Responder

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