Cidadão

VÍDEO – Nunca seja apanhado sem documentos

VÍDEO – Não seja multado por conduzir sem Carta ou Cartão de Cidadão Obviamente, tem de ter a Carta de condução ou o Cartão de Cidadão em plástico válidos. O que a aplicação que lhe vou mostrar faz é ir buscar aos servidores do Estado os dados que constam dos cartões em plástico e coloca-os […]

VÍDEO – Nunca seja apanhado sem documentos

VÍDEO – Não seja multado por conduzir sem Carta ou Cartão de Cidadão

Obviamente, tem de ter a Carta de condução ou o Cartão de Cidadão em plástico válidos.
O que a aplicação que lhe vou mostrar faz é ir buscar aos servidores do Estado os dados que constam dos cartões em plástico e coloca-os na app id.gov.pt no seu telemóvel em tempo real. Claro que tem de ter ligação à internet no momento em que o fizer (e bateria no telemóvel, já agora). Basicamente, o melhor é ter sempre os documentos em plástico, mas este é um excelente plano B.

Uma revolução na identificação dos cidadãos

Como funciona a aplicação

A app chama-se id.gov.pt.
Id de identificação e gov.pt porque é uma aplicação oficial do Estado Português. Pode instalá-la quando quiser a partir da loja da Google ou para Iphone. Pode pesquisar neste momento. Mas peço-lhe para ler antes este artigo até ao fim para não ter problemas na instalação.

De acordo com a AMA, tendo o cidadão acesso aos dados dos documentos através da app é EQUIVALENTE a mostrar os cartões em plástico. É o mesmo que ter “acesso” aos documentos físicos na carteira. Pelo menos o objetivo é esse.

Tem de ter a Chave Móvel Digital primeiro

Pode ver esta reportagem do Contas-poupança que explica como se obtém a Chave Móvel Digital. Quando esta reportagem foi feita ainda não se podia pedir pela internet em www.autenticacao.pt com a sua password das Finanças. Agora dá. Já pedi para o meu filho mais velho e acabou de chegar pelo correio. Portanto, posso dizer por experiência própria que funciona.

Substitui as fotocópias autenticadas

A app id.gov.pt tem ainda outra funcionalidade útil. Tendo a aplicação, basta partilhar o documento por e-mail com as instituições que achar por bem sem ter de enviar as habituais fotocópias do cartão do cidadão. É como se fosse uma certidão.

Todos os privados são obrigados a aceitar esta aplicação. Bancos, operadoras de telecomunicações, eletricidade, gás ou água, ou câmaras municipais. Não há exceções. Vale o mesmo que o cartão do cidadão em plástico.

Claro que no princípio vai encontrar resistência. É normal.

Mas e se recusarem?

Como poderão ver na reportagem, há uma forma muito segura de confirmar que a identificação e os documentos são reais (e em tempo real, para não estar a mostrar documentos caducados).

Estou a prever a seguinte situação: o polícia responde-lhe “Eu não tenho nada que usar o meu telemóvel pessoal no trabalho. Desenrasque-se.” Sim, é verdade. O Ministério da Administração Interna e outros vão ter de resolver essa questão. O que sei é que a app tem a data e um relógio sempre a funcionar em tempo real. Portanto, é uma forma alternativa de autenticação sem ser a validação por um segundo telemóvel. Mas tem de haver uma ordem de serviço das autoridades que deem essa indicação aos agentes ou guardas. Temos de dar tempo ao tempo.

Ah. Mais um detalhe. Estamos sempre a falar de identificação. Vários espectadores alertaram logo que se um condutor não pagar uma multa tem de ficar com a carta apreendida como garantia de pagamento. Não estamos a falar de outras circunstâncias.
No futuro a app vai ter também a Licença de porte de arma, Cartão de caçador, Licenças de seguranças privados e outros documentos.

Se lhe colocarem entraves em alguma instituição, peça o livro de reclamações e aguarde a resposta.

Quem tem ADSE também pode usar esta nova forma de identificação sempre que precisar, sem nenhuma limitação.

Em resumo, deve deixar de andar com a carteira? Não aconselharia. É bom saber que há um plano B, se precisar? Sim. Vai demorar até todos em Portugal conhecerem e reconhecerem esta nova forma de identificação, mas há sempre um primeiro dia para tudo. Peça a Chave Móvel Digital, depois instale a app e depois descarregue os seus cartões. Um dia pode dar-lhe jeito.

E claro que nada disto é obrigatório. Só faz quem quer. Quem achar que é um risco de segurança ter os cartões no telemóvel é só não fazer, claro. É totalmente voluntário. Eu achei muito útil. Por isso decidi fazer a reportagem. Já vi que está lançada a polémica. Tudo bem. Vamos a isso. Haveremos de chegar a alguma conclusão. Citei e tem na reportagem todas as declarações da AMA, nas quais me baseei. Se, entretanto, houver desenvolvimentos, direi.
E não “matem” o mensageiro. Esta app é de facto muito útil e prática. No mundo “real” ainda vai demorar até todos conhecerem.


GANHAR DINHEIRO – O livro que ensina tudo o que a escola não ensina

Em apenas 5 passos, tem o caminho com a estratégia mais eficaz para criar riqueza com o seu salário.

https://bit.ly/GanharDinheiro_ComoCriarRiquezaComUmSalárioNormal


Disponível online, livrarias e supermercados.