Os aumentos salariais aos funcionários da Administração Pública, acordados pelo Governo com dois dos sindicatos da função pública, começaram a ser pagos na quinta-feira com retroativos a janeiro.
Com a nova atualização, o salário mínimo nacional do Estado aumenta para 878,41 euros, mais 6,88% em relação aos 821,83 euros que eram pagos em 2024. Os trabalhadores que aufiram de vencimentos brutos de até 2 631,62 euros por mês têm um aumento de 56,58 euros, ao passo que as remunerações superiores a esse valor sobem 2,15%.
De acordo com a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP), que publicou um aviso a 10 de janeiro em Diário da República com as datas de processamento dos vencimentos para 2025, os primeiros salários a ser pagos são os da Presidência do Conselho de Ministros e dos Ministérios das Finanças, da Defesa, do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, da Cultura, do Negócios Estrangeiros e da Juventude, que já começaram a ser pagos na quinta-feira.
Os restantes salários serão pagos até dia 23 de fevereiro, sendo que os pagamentos cuja data coincida com feriado ou fim de semana serão antecipados "para o dia útil imediatamente anterior".
Os aumentos em causa resultam do acordo plurianual de valorização dos trabalhadores da Administração Pública, assinado entre o Governo e duas das estruturas sindicais da função pública, Fesap e Frente Sindical, que também atualiza em 5% o valor das ajudas de custo a partir deste ano e com efeitos retroativos a janeiro.