
Tarifários indexados continuam a subir – É altura de sair?
Os preços finais de Agosto confirmaram essa tendência. Na minha opinião deve seriamente pensar em sair, pelo menos temporariamente, para não perder em poucos meses a grande poupança que fez nos últimos 2 anos. Alguns de vocês pouparam centenas ou até milhares de euros simplesmente por terem mudado de empresa e de tarifário de eletricidade. Valeu a pena, não foi?
Agora chegou a altura de reavaliar a situação. Ser um consumidor informado é isto: agir de acordo com as nossas circunstâncias e as do mercado.
Se não sabe o que é um tarifário indexado de eletricidade, leia este artigo (foi escrito na altura em que compensava).
O indexado já não é o mais barato
A média de agosto, já com o mês completo, ficou nos 91 euros o MegaWatt/hora. Com esta subida, o preço final do indexado fica quase nos 17 cêntimos o kWh. Ou seja, acima dos tarifários “normais”.
A previsão, de acordo com a página do OMIE, é que os preços continuem altos. Em outubro espera-se que a média se mantenha nos 86 euros. E no último trimestre de 2024, para 89 euros. Não compensa.
Seja qual for a sua situação, tente renegociar os preços junto da sua própria empresa. Por exemplo, algumas empresas baixam os preços a alguns clientes que pedem. Pode ler aqui o exemplo que tive com uma. Quase todas as empresas fazem isso, se ameaçar mudar de empresa e mostrar que há preços mais baixos na concorrência.
Num artigo a seguir, farei a lista das 10 empresas mais baratas este mês.
Não se esqueça de que deve levar em conta também o preço da potência contratada. Pode alterar estas contas, sobretudo para quem tem consumos muito baixos. Mas continuo a insistir que, na minha opinião, deve levar em conta sobretudo o preço do kWh como critério principal, porque é o que mais pesa na fatura.
Se estão no indexado, mudem quando tiverem um kWh mais barato noutra empresa. Faça as suas contas.
Para encontrar as empresas que têm tarifários mais baratos use o simulador da ERSE ou pesquise no Google “tarifários eletricidade”, contacte as empresas e compare o preço do kWh que está a pagar na sua fatura com os preços que lhe oferecerem. São elas que tratam da passagem da sua empresa atual para a nova. Não tem de fazer nada. Não tenho ligação a nenhuma empresa. Você escolhe a que quiser. Neste vídeo explico como se faz.
Se quiser poupar, tem de estar atento e ser uma pessoa informada. E agir com rapidez assim que encontrar mais barato.
Espero que tenham aproveitado bem os vários meses de eletricidade quase de graça! Se voltar a acontecer, cá estarei para avisar.