Fatura da luz – Um bicho de 7 cabeças?
A fatura de eletricidade continua a ser um pesadelo para muitos portugueses. Na reportagem do Contas-poupança desta semana expliquei-lhe como pode saber se está a poupar ou não, apenas olhando para uma pequena linha na sua fatura da luz. E como pode usar a página “Fatura amiga” da DECO para controlar os seus consumos de eletricidade e saber se é altura de mudar a potência contratada e para o bi-horário ou o contrário.
Aprender a ler uma fatura
Quando dá a contagem, perguntam-lhe pelo Vazio e fora do vazio. O que é isso, trocado por miúdos?
O Vazio é à noite. Normalmente depois das 10 da noite até nascer o sol. Fora do vazio é de dia: normalmente entre as 8 da manhã e as 10 da noite. Tem de ver exatamente as horas no seu contrato porque há vários ciclos diferentes de horas e de dias. Saber isto só é importante se tiver tarifa bi-horária. Muitas pessoas pensam que já estão a poupar só por terem a tarifa bi-horária. Nada mais errado.
Para perceber melhor, vamos comparar com os combustíveis. Ter a tarifa bi-horária é poder encher o depósito do carro a 70 cêntimos o litro depois das 10 da noite. Mas sempre que abastecer de dia, paga o litro a 3 euros. Já está a ver o que acontece se puser as máquinas a trabalhar antes das 10 da noite: Vai pagar uma brutalidade de eletricidade e não percebe porquê.
Fatura amiga
A plataforma Fatura Amiga (da DECO com o apoio da ERSE) é uma página na internet que o pode ajudar a poupar na fatura da luz. Basta ir a www.fatura-amiga.pt, registar-se e colocar os dados do seu contrato. Todos os meses coloca manualmente o que aparece na sua fatura e recebe dicas personalizadas sobre como pode baixar o que paga de eletricidade.
Também pode ver nesta página qual deve ser a sua potência contratada ideal. 80% dos portugueses sabe qual é a potência contratada que tem, mas metade deles não sabe quanto custa essa potência contratada. Podiam reduzir um ou 2 escalões e quase ter uma mensalidade de graça por ano só por fazerem isso.