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Quer saber se está a pagar demais pela sua potência contratada?

Milhares de portugueses desperdiçam dinheiro na fatura de eletricidade, porque têm uma potência contratada superior à que necessitam. Em alguns casos, podemos estar a falar de 5, 10 ou 15 euros a mais todos os meses. Ao fim do ano são 100 euros que podiam ficar no seu bolso, mas que nós gostamos de “oferecer” à nossa empresa de eletricidade. Quer saber como descobrir a potência adequada para si?

Quer saber se está a pagar demais pela sua potência contratada?

O seu contador diz-lhe se está a pagar demais

Lembrei-me de recordar esta dica porque a E-redes anunciou que concluiu a instalação de 6,6 milhões de contadores de eletricidade inteligentes no país. Foi um processo iniciado em 2016 e que terminou agora. Foram instalados 25 mil contadores por semana. Portanto, neste momento, já deve ter um contador destes. Se não tem, reclame.

Os contadores inteligentes possibilitam que o cliente deixe de estar presente na grande maioria dos serviços remotos de ativação e alteração contratual, bem como leituras reais de fatura sem estimativa. Concluída a instalação, estes serviços remotos só passam a estar em funcionamento quando os clientes recebem uma comunicação posterior a informar da integração dos novos contadores na rede inteligente. Portanto, não é por ter um contador inteligente, que já não precisa de enviar as contagens. Tem de esperar pela tal mensagem. Foi o que aconteceu comigo. No meu caso, demorou 3 anos.

Já tem a sua conta na E-redes?

Se já tiver um contador destes, basta registar-se na página da e-redes na internet em https://balcaodigital.e-redes.pt/home, com o seu NIF e uma senha que vai definir.

A partir desse momento, tem acesso a todos os dados do seu contador e do contrato de eletricidade. Nesta página tem acesso aos seus consumos hora a hora, à potência máxima atingida no mês anterior e às contagens de 15 em 15 minutos. Para mim estas informações valem ouro (embora já as tivesse antes, mas com aparelhos privados que adquiri, para saber ao segundo quanto a minha casa está a gastar). Mas para 99% dos portugueses, o que vos mostrar a seguir é já um salto de gigante.

A E-redes é a antiga EDP Distribuição. Não interessa qual é a sua atual empresa fornecedora de energia. A e-redes é completamente independente de todas elas e a única coisa que faz (nesta relação contratual) é enviar as contagens (quando envia e são recebidas) as contagens, no dia que está definido.

Fazer login na e-redes

Deve registar-se com o seu NIF e cria uma senha. Reforço a ideia de que esta conta não tem nada a ver com a sua fornecedora de energia (isso é outra coisa). Aqui é só para controlar o que diz o seu contador de eletricidade, para depois confirmar se a sua empresa está a receber os dados corretos ou se vai ter de se “chatear”.

As informações sobre o meu contrato na e-redes

Ao entrar com o meu login, tenho acesso a todos os dados que o meu contador disponibiliza. Por exemplo, percebi (já o sabia, porque andei numa guerra de meses para que a data do envio do contador para a e-redes fosse na mesma data da faturação da minha empresa de eletricidade) que o meu contador inteligente manda a contagem sempre a dia 17 de cada mês.

Porque é importante que veja em que data o seu contador inteligente manda a contagem para a sua empresa? Porque imagine que a e-redes faz a contagem no dia 1 e a sua empresa fecha a faturação a dia 30. Terá sempre 29 dias de estimativas, o que é ridículo. Por isso, solicitei que a data da contagem passasse a ser no dia em fechava a faturação da minha fornecedora. Mandei e-mail a pedir isso quer à minha empresa, quer à e-redes. Depois de muitas respostas negativas a empurrar para o outro, lá consegui.

A potência contratada ideal para si

Este é um dos pontos mais importantes para mim. Basta você fazer login na e-redes e fica logo a saber, onde quer que esteja, qual foi o pico máximo de consumo em cada mês. Pode escolher o mês que quiser.

Ao olhar para este gráfico (que não é a potência) sabe quanto consumiu naquele momento específico. Se o pico máximo estiver sempre abaixo de 4.000 W, significa que 4.6 kVA provavelmente é suficiente para si. Se nunca passa dos 3.500 W, significará que 3.5 kVA será suficiente. Se passar várias vezes de 4.000 ou 5.000 W é porque deverá ter uma potência contratada de 5.75 ou mais.

No momento em que fiz estes print screens da minha página na E-redes, estava em manutenção. Esse quadro, quando estiver disponível, dirá exatamente o máximo que a sua casa atingiu em cada mês. Isso tirar-lhe-á todas as dúvidas.

Se os valores apontam para 4.000 W, mas uma pessoa tem uma potência contratada de 6.9 ou 10.35 estaria com uma potência contratada (PC) claramente exagerada e poderia poupar muito dinheiro ao fim do ano. No meu caso, bastaria agora ligar para a minha empresa e pedir para baixar a Potência Contratada e até fariam isso remotamente sem ter de vir cá alguém.

Os dados diários de consumo

Se está a pensar comprar um painel solar fotovoltaico, estes gráficos da e-redes são fundamentais.

Consegue saber quanto gasta a sua casa quando não está ninguém em casa e quando está habitada. Assim, evita comprar painéis acima do que vai consumir. Estes dados são muito valiosos para fazer escolhas inteligentes e acertadas sobre os seus consumos elétricos.

Também pode exportar os dados para uma folha Excel e fica a saber o seu consumo em blocos de 15 minutos. Isso permite-lhe saber, por exemplo, se tem equipamentos a gastar mais do que o normal e a que horas ligam e desligam e quanto consomem. Isto é particularmente importante quando suspeita que estão a cobrar-lhe demais de eletricidade ou que tem o contador avariado. Este “detetive” de crimes elétricos pode ajudá-lo a encontrar o eletrodoméstico “criminoso” ou a perceber se há mesmo avaria no contador.

Conheça os seus consumos ao detalhe

Em Portugal, há 6,2 milhões de clientes em BTN (Baixa Tensão Normal), ou seja, são clientes domésticos como você e eu. 

Faça login na sua página pessoal na e-redes e tente descobrir o máximo que puder sobre o seu consumo para depois fazer escolhas inteligentes.

Também pode verificar as contagens que estão a ser feitas automaticamente pela E-redes e se tiver painéis solares, quanto é que está a oferecer à rede ou a vender à sua empresa.

No meu caso tive de esperar 3 anos entre ter o contador inteligente e receber estes dados diariamente. Talvez você tenha mais sorte. Mas quando receber o e-mail da e-redes a dizer que tem mais serviços disponíveis no seu contador, agora já sabe do que se trata. 

Disponível online, livrarias e supermercados.