Como posso poupar na fatura da luz?
Como sabem, todos os meses faço aqui na página um Top 10 das empresas mais baratas de eletricidade. O objetivo é que perceba que os preços da eletricidade mudam todos os meses e que deve andar sempre atento para mudar para a empresa que estiver a fazer os melhores preços a cada momento. Mudar não custa nada e demora 2 minutos.
No balanço deste mês de julho (pode recuperá-lo AQUI), verifiquei pelo simulador da ERSE que a GALP estava a fazer os melhores preços nos tarifários fixos (foi assim durante 2 meses). Acontece que há poucos dias, decidiram acabar com essa “promoção” e voltaram a aumentar os preços. Portanto, serve este artigo para alertar para isso.
Novamente de acordo com o simulador da ERSE, agora são outra vez algumas pequenas empresas a fazer os preços mais baixos. Compare com os valores que está a pagar na sua fatura de eletricidade.
A empresa que tem o kWh mais barato no dia 16 de julho é a G9 Energy. Antes dela aparece a Plenitude (com o kWh mais caro, mas com a potência contratada mais barata).
Por outro lado, a EDP aparece como a empresa mais cara de todas, com mais de 19 cêntimos por kWh. Exatamente pela mesma eletricidade. Veja se é mesmo isso que aparece na sua fatura e se é isso que quer.
O indexado ainda vale a pena?
Fiquei de vos avisar quando o indexado deixasse de compensar. Estamos a chegar a esse momento. Ainda não é a altura de sair a correr, mas como pode ver no gráfico abaixo, o tempo das grandes poupanças acabou. Já vão longe os tempos em que teve meses de eletricidade praticamente de graça ou até negativa. É mesmo assim que funciona e não tem nada de certo ou errado. A meio do mês de Julho está quase a atingir o mesmo preço do mercado regulado (SU Eletricidade).
Portanto, a partir deste momento, fica ao seu critério – aliás, o critério sempre foi seu – ficar ou sair do tarifário indexado. As previsões é que os preços do OMIE continuem a aumentar (não sabemos a que velocidade) ao longo dos próximos meses.
Relembro que, mesmo saindo do indexado, pode regressar sempre que quiser, e vice-versa. Ninguém o prende a nada. Veja sempre o que é melhor para as suas finanças a cada momento. O mundo está sempre a mudar e nós é que temos de nos adaptar a ele.