ELETRICIDADE | Qual é a empresa mais barata este mês? (Julho 2024)

Escrito por Pedro Andersson

03.07.24

}
7 min de leitura

Publicidade

O indexado já não é o melhor tarifário do mercado

Há cerca de 2 anos que os tarifários indexados eram os melhores do mercado. Em Junho isso mudou. Será que é a altura de sair do indexado e voltar para os tarifários fixos? Depende.

Pelas minhas contas, que detalho mais abaixo, por uma “unha negra” em junho, a Galp e a Alfa têm melhores preços do que o indexado da Luzboa (que uso como referência para o indexado). É uma diferença de menos de meio cêntimo para a Galp, mas é uma mudança de paradigma. Será que em Julho essa alteração vai manter-se ou agravar-se? Talvez. À medida que o Verão se aproxima, as barragens podem ficar com menos água e pode haver menos vento e a eletricidade pode tornar-se mais cara. É habitual isso acontecer nos meses de Verão. Depois de Agos, o preço do MgaWatt no OMIE volta a baixar. Mas no ano passado não dei por esse acontecimento. Este ano não sei.

O que vos posso dizer é que neste momento a minha avaliação é de que o indexado ainda não lhe está a dar prejuízo que justifique uma mudança radical de médio prazo. É a altura em que deve ficar mais atento às oscilações diárias da eletricidade em omie.es. Se tem uma empresa que não seja a GALP com o preço inferior a 14 cêntimos ainda compensa o indexado. Está provavelmente a desperdiçar dinheiro.

As mudanças de junho estão a refletir-se em vários aumentos nas vossas faturas. Como expliquei neste artigo AQUI, todas as empresas foram obrigadas a aumentar as Tarifas de Acesso às Redes (TAR) desde o dia 1 de junho. Esse aumento de 2,6 cêntimos refletiu-se imediatamente no indexado, e nos outros variou para cima ou para baixo de acordo com a política comercial de cada empresa. Com os valores que acabei de recolher já pode avaliar para que empresa deve mudar este mês.

Devo alertar que os preços nos gráficos foram feitos com base no simulador da ERSE hoje (dia 3 de julho).

Em Junho houve muitas horas em muitos dias em que o preço da eletricidade no mercado grossista esteve a zero ou até negativo.

Como sabe, este tipo de tarifários (que muitas empresas têm) consiste em você pagar o preço a que as empresas compram a eletricidade + uma pequena margem de lucro que varia de empresa para empresa. Umas fazem a média do mês anterior, outras usam a fórmula do preço da eletricidade hora a hora. Tem de perguntar qual é a fórmula de cada uma e escolher a que lhe interessar mais.

Se é daquelas pessoas que não se importa de andar sempre em cima do melhor preço, continua a ser de aproveitar. Como verá no gráfico abaixo, há diferenças muito substanciais de preço entre as maiores empresas de eletricidade em Portugal, nomeadamente a EDP. Atenção que deve ver também o preço da potência contratada, que varia de empresa para empresa.

Não se iluda: há preços muito diferentes entre empresas. Só está nas mais caras se quiser.

Compare os preços na sua fatura com os preços da concorrência que apresentarei neste artigo. E mude se confirmar que vai pagar menos pelo kWh (e já agora, também pela potência contratada).

Fixo ou indexado?

Para quem não sabe, há dois tipos de tarifário: fixo (em que sabe o preço do kWh e que é igual o ano inteiro) e o indexado (em que o preço varia todos os meses para cima ou para baixo, conforme o preço da eletricidade no mercado ibérico). Este mês pode ser ótimo, e no mês seguinte não. Tem de saber sair quando já não compensar. Neste momento, está ela por ela. Também já tem tarifários dinâmicos (calculados hora a hora).

Tem aqui o podcast mais recente sobre os tipos de tarifários disponíveis e como funciona cada um deles.

PODCAST | #235 – Poupar na eletricidade: qual é o melhor tarifário para mim?

Devo avisar que o tarifário indexado não é para qualquer pessoa. É só para aqueles que estão sempre atentos ao que se passa no mercado da eletricidade. E que estão disponíveis para mudar de empresa outra vez, assim que encontrarem mais barato.

Se não sabe o que é um tarifário indexado de eletricidade, leia este artigo.

VÍDEO | Poupança de 50% na eletricidade com os tarifários indexados

Esta é a média de Junho. Na imagem a seguir a esta, tem o preço com a fórmula da Luzboa, que é a única que conheço em detalhe (já tem o valor com o aumento da TAR desde Junho).

 

Seja qual for a sua situação, tente renegociar os preços primeiro junto da sua própria empresa. Quase todas as empresas fazem isso, se ameaçar mudar de empresa e mostrar que há preços mais baixos na concorrência.

Ligou para o apoio ao cliente… baixou o preço da eletricidade 16% (Um caso prático)

Como pode ver a seguir, com os dados do simulador da ERSE no início de julho, há muitas empresas mais baratas do que a SU Eletricidade. A Galp baixou bastante os preços e é neste momento a empresa com os melhores preços. Passou de ser uma das caras para as mais baratas. A EDP – que é a que tem mais clientes – é atualmente das mais caras (manteve o mesmo preço, nos 19,55 cêntimos/kWh). Atenção que os valores do simulador da ERSE podem não corresponder aos preços que tem na sua fatura ou que lhe possam fazer quando ligar para o apoio ao cliente.

NOTA: Nesta minha pesquisa retirei todos os critérios de ofertas para novos clientes e ofertas condicionadas. Por exemplo, a Coopérnico e outras têm bons preços, mas obriga a ser associado ou a aderir a produtos ou serviços. Faça a sua própria simulação na ERSE. A parceria Goldenergy/ACP também pode ser interessante para quem é sócio.

Não se esqueça de que – quando comparar empresas – deve levar em conta também o preço da potência contratada. Pode alterar estas contas, sobretudo para quem tem consumos muito baixos. Mas continuo a insistir que, na minha opinião, acima de 200 kWh/mês, deve levar em conta sobretudo o preço do kWh como critério principal, porque é o que mais pesa na fatura.

Se estão no indexado, mudem só quando tiverem um kWh mais barato noutra empresa. Aí deve entrar em consideração o preço da Potência contratada e outros descontos que lhe interessem. Este comparativo não tem todas as empresas: há mais algumas empresas pequenas e pouco conhecidas com preços abaixo do mercado regulado (SU Eletricidade). Use o simulador da ERSE e veja todas. São mais de 20.

Para encontrar as empresas que têm tarifários mais baratos use o simulador da ERSE ou pesquise no Google “tarifários eletricidade”, contacte as empresas e compare o preço do kWh que está a pagar na sua fatura com os preços que lhe oferecerem. São elas que tratam da passagem da sua empresa atual para a nova. Não tem de fazer nada. Não tenho ligação a nenhuma empresa. Você escolhe a que quiser. Neste vídeo explico como se faz.

Se quiser poupar, tem de estar atento e ser uma pessoa informada. E agir com rapidez assim que encontrar mais barato. Pode poupar muitas dezenas ou até centenas de euros por ano, conforme os seus consumos. Não se esqueça que a eletricidade não tem marca. É toda igual. 


Um livro com 5 passos simples que vão mudar a sua vida

Finalmente, um livro que ensina tudo o que a Escola, o Estado e as famílias não ensinam sobre Dinheiro. Em apenas 5 passos, tem o caminho com a estratégia mais eficaz para criar riqueza com o seu salário.

   

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

EURIBOR HOJE | Taxas descem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

PODCAST | #257 – Você tem medo de ganhar dinheiro?

Tem medo de ganhar dinheiro (e não sabe)? Por muito estranho que lhe possa parecer, há pessoas que têm medo de ganhar dinheiro. Talvez faça parte deste grupo, mas nunca se apercebeu disso. Trata-se de um receio muito comum que várias pessoas têm que é: "Não vale a...

PPR | Quanto estou a ganhar (ou a perder) com os meus PPR (Junho de 2024)

Vale a pena fazer um PPR como investimento? (Mês #44) Junho voltou a bater o recorde de mais-valias na soma dos meus 10 PPR. Até ao momento tenho uma valorização média de 12%. Naturalmente, cada um dos PPR tem um desemprenho diferente. Tenho dois que ainda estão...

Famílias carenciadas vão receber um cartão com dinheiro em vez de cabaz alimentar

Cabaz Alimentar passa a cartão com dinheiro É uma questão de dignidade, diz o Governo. Até agora, as famílias identificadas pela Segurança Social como carenciadas recebiam um cabaz alimentar físico (com mantimentos para um mês) mas nem sempre esses bens eram o que a...

PodTEXT | Vou ter de pagar 20 mil€ de IRS e não estava à espera. O que faço?

O podcast de sempre, agora mais inclusivo! Como a literacia financeira é um aspeto fundamental para a boa gestão das finanças pessoais, os podcasts do Contas-poupança tornam-se agora mais inclusivos e passarão a ser publicados também em texto, nomeadamente para...

EURIBOR HOJE | Taxas descem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

COMBUSTÍVEIS | Preços na próxima semana (15 a 21 de julho)

Preços dos combustíveis na semana que vem A informação dos preços dos combustíveis é baseada nos cálculos que têm em conta a cotação nos mercados internacionais e outros fatores considerados na formação do preço dos combustíveis em Portugal. São dados que recolho...

TOP 10 | Qual a marca de COMBUSTÍVEIS mais barata esta semana? (8 a 14 de julho)

Quem subiu e quem desceu os preços esta semana A ERSE definiu para esta semana como preço eficiente (que traduzo livremente por preço "justo") uma subida de 1 cêntimo/l no gasóleo simples e de 1,3 cêntimos na gasolina simples. Abaixo tem os preços que as várias marcas...

160 mil idosos podem receber pelo menos 600 € de reforma – Tem direito? (Vídeo)

Reforma mínima de 600 € e medicamentos grátis Mais de 160 mil idosos com reformas baixas podem passar a receber pelo menos 600 euros por mês e a ter medicamentos grátis na farmácia. Na reportagem desta semana do Contas-poupança, explicamos-lhe como funciona o...

PodTEXT | Uma dica para descobrir onde anda a desperdiçar dinheiro

O podcast de sempre, agora mais inclusivo! Como a literacia financeira é um aspeto fundamental para a boa gestão das finanças pessoais, os podcasts do Contas-poupança tornam-se agora mais inclusivos e passarão a ser publicados também em texto, nomeadamente para...

Publicidade

Artigos relacionados

31 Comentários

  1. João Silva

    Bom dia, o tarifário gold energy/ACP, não aparece no gráfico, é mesmo assim, como fala que seria uma boa opção.
    Cumprimentos e obrigado.

    Responder
    • Mário Viegas

      A fatura da Repsol apanha maio e
      Junho está confusa. Perguntei e deram a fórmula mas sem o valor da sua margem comercial. Pela
      primeira vez não entendo a mesma, e só em 2023 tive 4 operadores. Posso enviar a minha fatura, pois apanha maio / junho, será boa p/ analisar. Obrigado.

      Responder
  2. David

    Meo energia está á 15,99kw com FE e DD

    Responder
    • JRJordao

      15,99 para clientes Meo. 16,99 para os outros.

      Responder
      • David

        Exato, esqueci-me de referir. Obrigado pela correção

        Responder
  3. Tiago Oliveira

    Deixei a Endesa e ligaram me de volta a tentar que eu volte para eles.

    Não entendi de forma muito clara, mas a proposta parecia ser algo deste género.
    0,14€ kW
    0,4012€ a potência + acesso à rede para 4,6Kw
    15% desconto vitalício
    30€ a descontar na fatura (não entendi se era logo na 1ª fatura, se era durante 1 ano…)
    E desconto extra nos primeiros 3 meses (acho que era 5%)

    O que acha em comparação ao indexado da Plenitude, neste momento?

    Pessoalmente acho que o preço pela potência está muito elevado.

    Responder
    • Xico

      Edp e galp sao são as piore$ e mais caras! Sao maus mesmo!

      Responder
    • Naria

      Um conselho: fuja da Endesa! Prometem muito e cumprem zero. Nos últimos meses ajudei um familiar a “libertar-se” da Endesa porque durante 6 meses faturaram sempre de forma errada, os valores de consumo eram inventados (apesar de se enviar todos os meses a contagem)….foi o caos.
      No final enviaram uma fatura de 2000€ para pagar….e foi uma luta tremenda para provar que os valores faturados estavam todos errados. Foi um sufoco mas 6 meses depois está resolvido e a fatura de 2000€, por artes mágicas passou para 65€….veja só o “o pequeno engano” da Endesa.
      Endesa nunca mais. Não recomendo de todo!!!

      Responder
    • Ricardo

      Olá! No gráfico a Galp está sensívelm a 0,14
      Telefonei para lá e potência 4.6 kVA o kilowatt está a 0.169 / simples.
      A pergunta é: se no gráfico está esse valor com algum condicionamento e se atendimento podem fazer qualquer valor que não esteja no preçário da empresa.
      Obrigado

      Responder
      • Pedro Andersson

        Olá. Dizem-me que a GALP atualizou os preços. Se sim, vou atualizar a informação.

        Responder
  4. Bruno

    Esse preço da Galp é com ou sem os descontos do cartão Continente?

    Responder
  5. Di

    O simulador da ERSE diz-me que a Galp é 14,86/unidade… onde é que encontra 13,96?

    Responder
    • José

      Tambem não encontrei nenhum tarifario da Galp a 13,96 cent

      Responder
      • Pedro Andersson

        Está no simulador da ERSE. Se não existe, é quase publicidade enganosa…

        Responder
    • Tiago

      Tarifário Galp Plano Casa e Estrada com 6% de desconto para contratação de uma energia com débito direto (DD))

      Responder
      • Di

        Obrigada Tiago

        Responder
  6. Mário Viegas

    A Repsol indexado está a colocar na fatura a taxa de tarifa social.
    Isto é legal?
    Então o desconto para ajudar as famílias com baixos rendimentos
    começamos nós agora a pagar?
    Nós ajudamos! mas com o dinheiro dos outros.
    Pedro. Obrigado.

    Responder
    • Pedro Andersson

      Sim, perfeitamente legal. Está previsto ser assim. Já fiz essa reportagem a avisar que isso ia acontecer em junho. Mas fica ao critério de cada empresa. Algumas não cobram (mas aumentasm os preços de outra maneira para compensar).

      Responder
  7. Nuno M

    Bom dia Pedro e restantes participantes,
    Preciso de uma informação que poderá também ser útil para qualquer pessoa.
    Possuo uma casa com ligação trifásica e preciso de saber se é possível ligar um painel solar de autoconsumo diretamente e apenas numa das fases(230v) e assim reduzir o meu gasto energético sempre que ligar os equipamentos nessa fase. Já sei que as outras fases não vão beneficiar desse autoconsumo, mas tudo bem. Alguém ajuda-me?
    Desde já o meu agradecimento

    Responder
    • Tiago

      @Nuno M, não sendo o ideal, sim, é possível injetar a produção do painéis numa só fase, e assim tirar partido da produção fotovoltaica.

      Responder
      • Nuno M

        Muito obrigado Tiago, eu não sabia se era tecnicamente possível. É que comprar um sistema solar para trifásico, nunca mais terei retorno.

        Responder
  8. Rui

    Utilizar o simulador da ERSE para escrever um artigo acerca dos tarifários de eletricidade é como utilizar o preservativo para o crescimento da natalidade.

    Responder
  9. Pedro Lourenço

    Fatura da Ibelectra Julho, 214KWH=51,07€, no mês anterior gastei os mesmos 214 KWH=36,67€, um aumento de 14,40€, se calhar está na hora de ir em busca de outra operadora, este mês também já veio na fatura os custos tarifa social, para ajudar os coitadinhos que não trabalham. Os que trabalham e ganham pouco, ok, mas para os encostados…

    Responder
    • Cristiano Pereira Alves

      Esse valor é estranho, eu com 345kw paguei 59,17€…

      Responder
  10. josé MOTA

    Boa tarde Pedro,
    Pode, por favor, partilhar a nova fórmula da LUZBOA já com os aumentos de Junho?
    Obrigado.
    JMMota

    Responder
  11. Di

    Penso que quando o Sr. Pedro fez a simulação, o site da ERSE estava atrasado.
    Voltei a fazer o simulador hoje e confirmei com a Galp, os preços deles são 0,1627 antes do desconto, portanto MUITO mais altos mesmo com desconto do que o que está no gráfico.

    Responder
    • João Cunha

      Aumentaram também os valores da potência (GALP), pelo que ainda é pior, já que o custo do kWh pode ter desculpa devido ao aumento da mesma no mercado, agora aumentar a potência não se entende, parece que se estão a aproveitar de terem passado a ser referenciados como os mais baratos e agora “apanham” aqueles que não vão verificar se realmente se mantêm como mais baratos…

      Responder
    • Tiago

      @DI, o artigo é de 03/07/2024 e a Galp alterou o tarifário a 09/07/2024.

      Responder
  12. HUGO MIGUEL SILVA

    Luzboa, junho
    preço final do kwh 0,1413€… já se assemelha a tarifas fixas de algumas operadoras.

    0,0759€ energia
    0,0625€ acesso redes
    0,002893€ finan tar social

    Responder
    • Pedro Andersson

      Correto. Mencionei isso no último balanço. No mês de julho está equiparado ao fixo. No mês que vem não saemos. Eu aguardaria mais um mês ou dois para decidir sair. Passado o verão é normal baixar novamente. Fica ao critério de cada um decidir o que fazer.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.