O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou na quarta-feira que o Governo vai aprovar um suplemento extraordinário destinado aos pensionistas com reformas até aos 1527 euros.
De acordo com o chefe do Governo, o suplemento deverá ser pago no próximo mês de outubro e trata-se de um reforço entre os 100 e os 200 euros.
Os pensionistas que recebem reformas menores, até aos 509,26 euros, vão ganhar mais 200 euros em outubro. Quem tiver reformas entre os 509,26 euros e os 1018,52 euros, receberá um suplemento de 150 euros, enquanto os que recebem entre 1018,52 euros e os 1527,78 euros, terão mais 100 euros em outubro.
O primeiro-ministro afirmou que a sua vontade seria que estes valores pudessem responder a um aumento das pensões “de forma permanente” para os próximos anos, mas que tal não é possível neste momento.
Subscreva a Newsletter “Contas-poupança”, para não perder nenhuma dica
Subscrever
*Ao subscrever, a informação partilhada será usada de acordo com os nossos Termos e Condições e a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies
Além do suplemento extraordinário para os pensionistas, foram anunciadas mais vagas para os cursos de medicina, para compensar as aposentações dos médicos do SNS, mas também um novo passe ferroviário.
De acordo com Luís Montenegro, o Governo vai apresentar em setembro um plano de mobilidade que inclui a criação de um novo passe ferroviário com o custo de 20 euros por mês.
Os cidadãos que decidirem comprar este passe vão ter acesso a todos os comboios urbanos, regionais, inter-regionais e à rede intercidades.