GÁS | A lista das 10 empresas mais baratas (Fevereiro de 2024)

Escrito por Pedro Andersson

12.02.24

}
5 min de leitura

Publicidade

GÁS | As 10 empresas mais baratas este mês

Centenas de milhares de famílias portuguesas continuam a pagar uma brutalidade na fatura do gás natural sem necessidade nenhuma. Basta mudar JÁ para o mercado regulado (abaixo tem um link que explica como fazer).

Não percebo esta preguiça, inércia, vergonha, medo… de não se importarem de pagar MAIS, quando bastava um telefonema ou uns clicks na internet para ficarem a pagar MENOS.

Não sei como vos dizer isto de forma mais clara: MUDE PARA O GÁS REGULADO se quiser poupar na fatura do gás! Como vai ver nos gráficos abaixo, continua a metade ou um terço das outras empresas com tarifários fixos.

Há 12 empresas do mercado regulado (CUR – Comercializador de Último Recurso) em todo o país (uma em cada região). Não tem como se enganar. Se não souber fazer isto, peça ajuda a um amigo que saiba.

Já faz mais de um ano que digo regularmente que se ainda não mudou para o mercado regulado do gás ESTÁ A PERDER DINHEIRO! É aproveitar enquanto está com estes preços. Não se deixe levar pela preguiça, como muitos que não mudaram para o mercado indexado da eletricidade – como avisei também – e quando arranjaram “coragem” para ter eletricidade de graça, acabou…

Olhe para a sua fatura do gás e veja o preço que está a pagar atualmente. Se o kWh que está a pagar é superior a 7 cêntimos, está a abrir a carteira todos os meses na sua janela e a deitar dinheiro para a rua.

Em Lisboa será a Lisboa Gás, noutras regiões será a Transgás, Lusitânia Gás, Beira Gás, Tagus Gás, EDP Gás Universal, Diana Gás, etc. A empresa tem de ter CUR no nome, para ser regulado.

Pode ver qual é a sua empresa do mercado regulado neste artigo que ensina como fazer essa pesquisa.

Na página da ERSE tem uma página onde coloca o seu código postal e sabe logo qual empresa deve contactar para fazer a mudança. Essa nova empresa, desta lista de 12, é que tratará de tudo. Não terá de fazer mais nada. Não tem de rescindir contrato com a antiga. É tudo automático.

Feitos estes avisos, que espero que sejam (novamente) úteis, vamos aos preços do gás em Fevereiro, que continuam bastante altos no mercado liberalizado (o dobro, ou mais).

Como funciona este ranking

Todos os meses faço este TOP 10 das empresas de gás mais baratas em Portugal. Comecei a fazê-lo a pedido de muitos de vocês, depois de terem visto que estava a fazer um comparativo mensalmente com os preços da eletricidade.

Devo alertar-vos que embora os dados que vos apresento sejam rigorosos (a fonte é a ERSE), o gás tem muito mais variantes do que a eletricidade. Por exemplo, os preços dependem do vosso código postal. E há empresas que disponibilizam gás na sua cidade ou bairro e outras que não. E tem vários preços conforme o escalão de consumo (o meu é o 2º) e simulo um consumo de 300 kWh por mês. Portanto, se aceitar os meus critérios (este Top 10 é o resultado da pesquisa que faço no simulador da ERSE com os meus dados pessoais), pode usá-los como referência, mas vai ter sempre de os confirmar com os seus dados específicos. Os resultados podem ser muito diferentes.

O meu objetivo com este comparativo é que vá olhando para a sua fatura do gás (tal como faz com a eletricidade) e que perceba se está na altura de mudar de empresa ou se continua a estar bem.

Não tenho nenhuma relação com nenhuma empresa e publico os resultados que me dá o simulador da ERSE, sejam eles quais forem. Espero que esta informação seja útil para si todos os meses.

Os critérios do meu Top 10

Para fazer as contas, usei o escalão 2 e um código postal da região da Grande Lisboa. Coloquei um consumo mensal estimado de 300 kWh de gás e no simulador, coloquei como critério “Menor oferta do comercializador”. Este mês, coloquei também a opção “indexado”.

Gás | O Gráfico

A principal conclusão que retiro em Fevereiro é que ainda nenhuma empresa consegue fazer concorrência direta ao mercado regulado, que está à abaixo dos 6 cêntimos por kWh. É de facto o melhor preço de todos. Atenção que alguns de nós ainda mantemos os preços antigos do gás que são bons. Estes valores que aqui apresento são para novos clientes.

Gás | O Top 10

Assim, tendo em conta todas as condicionantes atrás referidas, o ranking das 10 empresas fornecedoras de gás mais baratas (para novos contratos) no dia em que fiz a pesquisa (12 de Fevereiro de 2024) é este (os preços não incluem IVA) e têm em conta também o termo fixo:

Recordo que estes valores não levam em conta descontos adicionais, nem promoções, nem “códigos amigo”. Ou seja, é você que tem de ver se há melhores alternativas no mercado que compensem ter um tarifário mais caro, mas que no fim de cada mês saia a ganhar devido a essas ofertas condicionadas. Em alguns casos vale a pena pagar mais o kWh, mas no final ter um desconto líquido maior. O que conta realmente é quanto é que sai da sua conta bancária a cada mês. Faça as suas contas.

Saia da sua empresa de sempre e mude para uma mais barata! Recebo relatos de pessoas que dizem que demoraram anos a arranjar coragem para mudar de empresa. Como assim, coragem?!  Até parece que somos ricos…


GANHAR DINHEIRO – O livro que ensina tudo o que a escola não ensina

Em apenas 5 passos, tem o caminho com a estratégia mais eficaz para criar riqueza com o seu salário.

https://bit.ly/GanharDinheiro_ComoCriarRiquezaComUmSalárioNormal


OS OUTROS 4 LIVROS (Já os leu?)

Contas-poupança – Como superar a inflação e ganhar com a crise

Contas-poupança – Vença a crise com inteligência

Contas-poupança – Poupe ainda mais, Invista melhor

Contas-poupança – Viva melhor com o mesmo dinheiro

Publicidade

Sobre mim: Pedro Andersson

Ir para a página "Sobre Mim"

Siga-nos nas Redes Sociais

Para si | Artigos Recentes 

EURIBOR HOJE | Taxas sobem a 3 e 6 meses e descem a 12

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

COMBUSTÍVEIS | Preços na próxima semana (3 a 9 de junho)

Preços dos combustíveis na semana que vem A informação dos preços dos combustíveis é baseada nos cálculos que têm em conta a cotação nos mercados internacionais e outros fatores considerados na formação do preço dos combustíveis em Portugal. São dados que recolho...

PODCAST | #244 -Vale a pena investir em ouro? (A pergunta do Pedro)

Subscreva a nossa Newsletter, para não perder nenhuma dica *Ao subscrever, a informação partilhada será usada de acordo com os nossos Termos e Condições e a nossa Política de...

Jovens vão poder decidir a cada ano que regime de IRS preferem

Opção pelo IRS jovem é anual e poderá ser alterada ou renovada O novo modelo de IRS Jovem aprovado recentemente pelo governo é diferente daquele que ainda vigora atualmente, na medida em que prevê uma redução das taxas do imposto que incidem sobre os escalões de...

Rendas de pessoas deslocadas em trabalho vão poder ser deduzidas

Medida aplica-se a deslocados a mais de 100 quilómetros de casa As pessoas que tenham de ir trabalhar para mais de 100 quilómetros de distância da sua residência habitual e pretendam rentabilizar a sua habitação enquanto estão fora vão poder deduzir a esse rendimento...

Garantia pública extingue-se quando jovens pagarem primeiros 15% do empréstimo

Garantia pública de até 15% aplica-se a casas até 450 mil euros O governo aprovou recentemente uma garantia pública de até 15% para ajudar os jovens até aos 35 anos a conseguir financiamento para comprar casa. Na segunda-feira, ao terminar o Conselho de Ministros...

EURIBOR HOJE | Taxas descem em todos os prazos

Euribor Diariamente, divulgamos aqui na página "Contas-poupança", o valor das taxas Euribor a três, seis e 12 meses. Embora as alterações diárias não tenham um impacto direto na sua prestação do crédito à habitação, são um indicador precioso para perceber a tendência...

COMBUSTÍVEIS | Qual é o preço justo esta semana? (27 de maio a 2 de junho)

Qual deveria ser o preço justo? A ERSE faz semanalmente as contas para o consumidor saber qual é o preço "justo" dos combustíveis face ao preço das matérias-primas e transportes de combustível. Esse preço "justo" já inclui uma margem de retalho de cerca de 10% para as...

Medicamentos grátis a partir de 1 de junho para quem tem CSI

Publicada em Diário da República comparticipação a 100% em medicamentos para idosos com Complemento Solidário O diploma que estabelece que os idosos que recebem complemento solidário passam a partir de 1 de junho a ter direito a medicamentos comparticipados sujeitos a...

Prazo para pedir devolução de propinas termina esta sexta-feira

Mais de 158 mil pessoas já pediram o prémio salarial O prazo para pedir o Prémio Salarial, que prevê a devolução aos jovens do dinheiro que investiram na sua educação superior, termina esta sexta-feira, dia 31 de maio. Os licenciados e mestres que tenham concluído os...

Publicidade

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. João

    a plenitude está com 25% , mesmo assim o regulado está mais barato sim ou não?

    Responder
    • Valter Vicente

      Estamos num artigo relativo ao gás e como tal vou responder tendo isso em conta. A Plenitude efectivamente tem uma oferta competitiva – Tarifa Gás Fácil – se tiver consumos baixos. Atenção que o desconto é de 15% (não 25%).

      Nas contas que fiz e tendo em conta os valores para o Escalão 1 (0 – 220 m3 / ano):
      – Para consumos mensais até 116kWh -> Plenitude Tarifa Fácil Gás
      – Para consumos mensais acima disso -> Mercado Regulado

      Isto acontece pois o valor do termo fixo nesse escalão é “estupidamente” baixo (0,013300 €/dia), o que faz com que em consumos baixos, este valor seja verdadeiramente relevante.

      Para outros escalões o limite onde compensa irá necessariamente variar. Terá sempre de analisar os seus consumos e fazer as suas contas, mesmo para o caso acima.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Partilhe o Artigo!

Partilhe este artigo com os seus amigos.